19 fevereiro 2017

Esta história poderia ter servido de...


... depois do encontro da 3ª feira passada.


Se calhar estou a ser um pouco duro com o técnico germânico, que utilizou a afirmação de «resultado é absolutamente ridículo» mais para expressar a frustração da sua equipa não ter materializado as situações que teve para marcar, do que propriamente com a exibição do Benfica na Luz frente ao seu Dortmund. De qualquer maneira, a história de Sampaoli contada pelo técnico bracarense Jorge Simão, serve perfeitamente como resposta ao técnico germânico, mas também aos críticos da exibição encarnada frente à equipa de Tüchel.



Realmente, não deixou de ser quase enternecedor verificar os moralistas e eruditos da praça pública ligada ao futebol. Quase todos os comentadores desportivos, reduziram o resultado do Benfica de Rui Vitória a factores ligados a sorte e azar. Nem sequer tentaram fazer um ensaio isento das percepções erradas com que vivem e minam continuamente a opinião pública. Não percebem a diferença que existe de qualidade e cultura desportiva no nosso país para países como a Alemanha. Não percebem o quão único e singular é uma equipa portuguesa vencer a uma equipa alemã, ainda por cima, neste caso, considerada como uma das melhores do mundo. E, acima de tudo, não percebem o que é o jogo! Lá na volta não percebem que o objectivo é "levar a mulher para casa" e não ficarem a olhar para elas "como um burro a olhar para um palácio".








P.S.: Acerca da posse de bola, muito se pode falar sobre este tema. Haverá como é óbvio muitos copycats que se aproveitarão da história e usá-la a seu belo proveito, como por exemplo para explicar o porquê de preferirem jogar em transições e não em posse. Contudo, recordo, que o Sampaoli e, a bem da verdade, também o Jorge Simão, utilizaram esta história para explicar que é necessário objectivo, porque senão, podem acabar a noite agarrados, tal como o tipo que viu o outro a levar a miúda.

12 comentários:

  1. ...que esperar num país de mentalidade pequenina,de invejosos,que mais que ganharem,o que interesssa é que o Benfica não ganhe???depois hipocritamente gritam que Portugal tem de subir no ranking para termos mais equipas na europa.aliás esta comunicação social corrupta e de cócoras dá grande destaque aos cagões-diários quando escrevem que o Benfica está com medo,nem reparam que quem ganhou bola nos últimos 3 anos foram precisamente os corruptos de Contumil,e que estão já com a conivência da justiça portuguesa a tentar ganhar por métodos apito dourado.Eles sim,eles é que andam borrados de medo com mais um ano a ganharem bola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, o que não vale controlar a imprensa. Já quando o Sporting disse adeus ao título no início deste mês, pouco se falou. E, só de pensar no discurso dos verdes-e-brancos desde o início da temporada... é mesmo isso que descreves: mentalidade medíocre e invejosa.

      Eliminar
  2. Eh pá, já vi de tudo. O Tüchel tem razão o resultado é ridículo e, como tu dizes, é um comentário mais de auto-crítica do que outra coisa.

    E a arbitragem no Ladrão? Já não via uma coisa assim... desde que o Porto jogou com o Estoril! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se faz nada, porque há muita gente com o rabo preso ao Porto, devido aos investimentos feitos naquele clube. Não é à toa que no Porto os passes dos jogadores estão todos talhados em várias parcelas devido ao número de investidores lá metidos. E, quem investe não é para perder.

      O que eu estou a ver é que as "odds" contra o Porto começam a crescer a olhos vistos nos jogos tipo Placard. Ou seja, cada vez fica mais interessante que a própria mafia comece a ter interesse em que o Porto perca...

      Eliminar
  3. O Tuchel tem razão quanto ao jogo de terça mas não o devia ter dito daquela forma. Aqui os alemães contra nós não têm a minima hipótese. Nós, latinos, sabemos amaciar o pelo do adversário já eles dizem o que pensam sem se preocupar com quem vão atingir e isto é o melhor que nos podia acontecer. Sabemos por experiência própria o que este tipo de declarações motivam um balneário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora é exactamente o que eu penso, daí ter escrito que «se calhar estou a ser um pouco duro» com o Tüchel. Também por aqui se vê a diferença cultural.

      Eliminar
    2. Exatamente, é como dizes no texto. Se calhar o treinador germânico estava mais a fazer uma auto-critica do que a apoucanhar o Benfica, como foi interpretado por cá.

      Eliminar
    3. Cá os jornalistas têm tendência para criar ruído em vez de debater ideias e outras formas de ver as coisas.

      Eliminar
  4. O Tuchel talvez vá ter uma grande surpresa nesta eliminatória. Os alemães são assim, olham os outros com sobranceria e desprezo, o que já os levou a apanherem nos cornos em duas grandes guerras. Talvez o senhor Tuchel aprenda desta vez que não devemos menosprezar aqueles que nos parecem mais fracos.
    Quanto aos comentadores que se divertem a apoucar o Benfica, só tenho pena que a inveja e a filha-da-putice não mate, para a gente se ver livres deles num ápice.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não penso que seja sobranceria e desprezo. Penso que é como o comentário do Anónimo aqui em cima escreveu. Agora, que concordo que vai ter uma grande surpresa nesta eliminatória, acredito.

      Quem tem menosprezado muito o bom trabalho que tem sido feito na Luz, são os comentadores portugueses. É incrível a "cotovolite" que sofrem.

      ;)

      Eliminar
    2. Não lhe chamaria sobranceria, é a maneira de ser daqueles povos. Na hora de dar opinião eles não pensam naquilo que o outro poderá pensar daquilo que vão dizer, mas apenas naquilo que dizem. Para nós faz-nos confusão este tipo de declarações, mas na Alemanha é bastante habitual.

      Agora o que é certo é que o Tuchel deu uma motivação extra ao plantel do Benfica, muito provavelmente sem disso se aperceber.

      Eliminar
    3. Verdade. Chama-se uma coisa que os portugueses têm muita dificuldade em perceber: assertividade.

      O que mais gostei do jogo de terça-feira e destas declarações, não é apenas o factor motivacional, se bem que para o fazer terão que deturpar um pouco o sentido que ele deu, conforme já debatemos aqui. Há muito que temos de aprender com o jogo de terça. Saber defender, saber jogar com pressão de qualidade, saber movimentarmos com e sem bola, pequenos truques para lidar com equipas como estas, como esconder melhor a bola e respirar com ela,... foi bom para avaliarmos o nosso futebol.

      ;)

      Eliminar