07 fevereiro 2013

A fraude, o absurdo e o bizarro


Porque em pleno "primetime" ficou demonstrado algumas das razões para que Portugal, e o seu futebol, continuem neste marasmo de mediocridade, sinto-me com o direito e o dever de expor o seguinte.

A Fraude
Desde terça-feira que a SIC, através da rubrica "A Grande Reportagem" do Jornal da Noite, tem apresentado a história da fraude bancária chamada BPN. Uma história cuja extensão chega até à Federação Portuguesa de Futebol, por intermédio de uma certa promiscuidade entre o  presidente Gilberto Madail e o banqueiro Oliveira e Costa. A extensão das fraudes, dos dinheiros fáceis, dos favorecimentos, da corrupção... enfim do compadrio penso que os factos falam por si. Fico com curiosidade se também houve ou não branqueamento de capitais e encher os bolsos não só à custa de todos os depositantes do banco, como também através da paixão dos portugueses à sua selecção... que entretanto nesse período mudou de nome para "Clube de Portugal". De facto a gestão financeira da FPF, mais parece de um qualquer clube de futebol...


O Absurdo
Tinha terminado de ver o programa e mudado novamente para a RTP para ver a selecção, perdão(!?), o "clube" nacional, quando vejo o resultado empatado... nada que me surpreendia. No entanto, porque não sabia quem tinha marcado, utilizei o teletexto e pasme a minha alma quando leio a notícia do Benfica sobre a denúncia de utilização incorrecta dos seus jogadores... A minha reacção foi a mesma que a do Cristiano Ronaldo quando chegou a Guimarães noutro dia... Aliás, excelente golo CR7! Afinal sempre fazes falta à selec... desculpem-me, ao clube nacional! Bem, mas continuando, tal como já foi esclarecido no comunicado encarnado, que prontamente respondeu com a verdade dos factos do seu lado.
Mais, facilmente acabamos por perceber que quem denunciou não sabe ler regulamentos, pois vejamos só o que diz o n.º 1 do art.º 13.º (ver página 113) do Anexo V (Regulamento de Inscrição e Participação de Equipas "B" na II Liga por clubes da I Liga):
Qualquer jogador apenas poderá ser utilizado pela equipa principal ou equipa “B”, decorridas que sejam 72 horas após o final do jogo em que tenha representado qualquer uma das equipas, contadas entre o final do primeiro jogo e o início do segundo.
Ora muito provavelmente quem leu ficou todo empolgado com o "qualquer jogador". Esquece-se que esse "qualquer jogador" refere-se à equipa B e não aos da equipa principal (casos dos visados Aimar, Salvio, Jardel, Ola John e Lima), pois como está definido no art.º 1.º do mesmo Anexo V (ver página 110):
O presente Regulamento regula a participação das equipas “B” no campeonato da II Liga.
Realmente, por aqui dá para perceber outro dos grandes problemas em Portugal: a baixa literacia!

Por outro lado, fica a nu a estratégia que certos grupos de interesse têm para atingir os seus fins: a contra-informação e o desviar atenções com ruídos parasitas! Fica óbvio a quem mais interessa este tipo de ruído, não é verdade? Se calhar aos mesmos tipos que vêem cada vez mais a fraude ser exposta...


O Bizarro
Realmente, o "clube" nacional (não confundir com o Nacional da Madeira...) teve hoje uma exibição que mais parecia estar a experimentar fenómenos do Entroncamento, do que propriamente a jogar na cidade berço da nação. Talvez tenha sido pelo luto das suas mais recentes vestimentas... talvez tenha sido porque o Equador não é assim tão má equipa como muitos jornalistas e técnicos da selecção pensavam ser... talvez porque Nani continua a jogar quando lhe apetece e na maioria das vezes mal (Vá safou-se a assistência para o golo do Postiga?! Pois, mas o Valência noutro lado, marcou e deu a marcar! Percebe-se agora o porquê de Ferguson metê-lo no banco!)... talvez porque Raul Meireles nem sequer deveria estar em campo... talvez porque Bruno Alves tem aquecido o banco na Rússia e como tal estava com frio em Guimarães... talvez porque Postiga não é o Postigol que querem fazer dele... ou talvez, mas mesmo talvez, o João Pereira e o Eduardo quiseram fazer um "sketch" para os apanhados futebolísticos a serem exibidos nos Óscares. O Eduardo então até teve tempo para repetir o "take"...

Mais a sério... o Paulo Bento ainda não percebeu que o Bruno Alves até pode ser um porreiraço a jogar futvolei com o pessoal e o Raul Meireles a ajudar a escolher tatoos para os companheiros, mas que não estão em condições para envergar a camisola do "clube" nacional?! Eu até me custa dizer isto, mas o próprio Ricardo Costa, do Valência, está em grande forma no clube e nem sequer o experimenta num jogo particular? E, deixa-se fora da convocatória um jogador como o Hugo Viana, que mal ou bem é o que mais se assemelha a um construtor de jogo a meio-campo e que tem experiência de selecção?

Mas, não é só uma questão de jogadores... Paulo Bento também tem muita culpa no cartório, pois se um seleccionador do Equador, uma selecção mais modesta que a nossa em termos de recursos, a todos os níveis, consegue chegar a Portugal e praticar o que treinou, e nós não... então quem é que é o competente? Portugal não tem qualquer fio de jogo! Vive de Ronaldo lá na frente, do Moutinho a tentar cobrir o meio-campo todo e do Coentrão lá atrás! Assim não vamos lá... Não sei o que fazem nos treinos, mas é claramente insuficiente. O nosso meio-campo então, em termos de dinâmicas... muito pouco para os 90 minutos. E, nem sequer se o resultado tivesse ficado com o 2-1 que tínhamos até aos 62 minutos, teria outro discurso que não este. Bolas, somos uma das selecções do top 10 mundial. Temos dos melhores jogadores do mundo. E, no final o máximo que praticamos é um futebol de terceira categoria?! Ah! E a desculpa de os jogadores estarem a pensar nos seus clubes e não estarem bem aqui, não pega! Só o facto de virem com essa história tresanda a pouca exigência.

E ainda os tablóides criticam o CR7 por ele ter saído mais cedo do estádio.
Se calhar ele é o mais profissional de todos e como depois de ter dado os
110% à selecção, foi logo para o hotel para recuperar e descansar, pois se
calhar amanhã de manhã, já estará a treinar com o Mourinho...
lá estão
os caranguejos a tentar puxarem-no para baixo...

6 comentários:

  1. Anti Porkos07/02/13, 05:09

    Atenção que eles querem pegar pelo artigo 23º-7.a e não pelo anexo V.

    Artigo 23.º
    Calendário dos Jogos

    1. O dia e hora de realização dos jogos são estabelecidos por acordo dos clubes intervenientes em cada jornada.
    ...
    7. Na fixação do dia e hora dos jogos das competições oficiais, devem ser observadas as seguintes condições:
    a. Salvo acordo escrito entre os clubes contendores, qualquer jogo oficial de competição nacional deverá respeitar um intervalo entre jogos de 72 horas, calculado entre o final do primeiro jogo e o início do segundo jogo da competição nacional;

    Lendo o 1º e o 7º desde logo fica a dúvida como é possível existir alguma irregularidade porque segundo o que está escrito no 1º o dia e a hora são estabelecidos por acordo dos clubes intervenientes.
    Parece óbvio que este parágrafo visa proteger os clubes que tenham maior sobrecarga de jogos, logo se o SLB ainda é o que sai prejudicado por menos descanso onde está a LÓGICA de querer penalizar. Sendo assim parece que o SLB tinha legitimidade em adiar o jogo mas devido ao calendário sobrecarregado tal não fazia sentido senão nas férias de verão ainda deviam andar a realizar jogos.
    Acreditando numa notícia do 00 que falava que existiam centenas destes casos torna-se ÓBVIO que isto apenas se trata de um engodo para papalvos com o fim de não PUNIR O CLUBE CORRUPTO sob o pretexto de elevado número de casos, ora acontece que o caso deles é completamente diferente porque diz respeito ao uso de jogadores entre a equipa principal e a B sem respeitar o mínimo de 72 horas.
    Mais uma vez a liga e os seus cabecilhas corruptos pretende safar os PORKOS lançando a dúvida, o caos e a desinformação, cabe a todos nós SLB, adeptos e DIRIGENTES não deixar que isto aconteça, querem guerra vamos a isso, vamos tornar a vida desses fdgp um inferno, sem prisioneiros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, qualquer que seja o prisma, a queixa deles não faz qualquer sentido!

      Eliminar
  2. Anti Porkos07/02/13, 05:10

    Em jeito de continuação ao meu post anterior vou referir agora outra situação a que nem anónimos ou liga parecem ter dado importancia.

    Artigo 19.º
    Calendários
    ...
    2. Os jogos das competições oficiais adiados no decurso da primeira volta têm de ser realizados obrigatoriamente no decurso das quatro semanas que se seguirem à data inicialmente fixada para o jogo, salvo casos de força maior devidamente comprovados e reconhecidos por deliberação da Comissão Executiva.

    Ora bem o Vitória Setúbal- FCP tinha data prevista para 15 de dezembro, por motivos extraodinários que não se entendem, nem o tempo nem o relvado estariam sem condições para a realização do jogo, o Proença bem andou a escolher poças mas mesmo assim não enganou ninguém. Até aqui já é estranho mas parece que não existe nada por onde pegar, tudo bem, o jogo é no entanto finalmente realizado a 23 de Janeiro, passaram mais de 4 SEMANAS em clara violação das regras. É evidente mais uma vez a cumplicidade, favorecimento e vista grossa por parte da liga ao seu amado clube, o FCP, o caso de força maior foi de certeza a deslocação dos corruptos á LUZ, mas isso não me parece que sirva de justificação segundo as regras.

    Sugiro então que sem mais tardar todos nós avancemos com uma queixa para a liga devido a isto, melhor ainda se cada um enviar uma como anónimo e outra identificada, estas criaturas como se sabe apreciam a fina ironia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anti Porkos,

      Por acaso lembras-te de uma temporada em que foi retirado ao Porto uma série de pontos no final da temporada?

      Pois bem, penso que por causa disso também haverá uma punição algo idêntica... mas, apenas no final.

      É por isso que eles estão a esforçarem-se tanto nos bastidores para que o Benfica comece a descambar, tal como nessa temporada. De tal forma que em Março e Abril já tenham uma série de pontos perdidos, o equivalente a uma ou duas derrotas.

      O suficiente, para no final da temporada, mesmo com esse retirar de pontos eles sejam campeões.

      Já vi este filme "n" vezes que... mais, e ainda vão tentar sair desta como vítimas, como estarem a "lutar contra tudo e contra todos"... enfim, é a cultura dessa gente.

      Eliminar
    2. Anti Porkos07/02/13, 18:45

      As 'grandes' consequencias do apito dourado!
      Que eles estão a espernear qual porko a ser arrastado para a matança não existe dúvida, agora não acho que sejam penalizados no campeonato porque a utilização irregular foi na taça da liga, afinal parece que a taça da cerveja sempre tem valor!
      Depois de um suposto académco vir com teorias da treta ainda são capazes de arranjar um daltónico para vir dizer que a utilização do equipamento foi ilegal, esta gente é capaz de tudo seja vender a alma ou a mãe, é preciso não esquecer que é contra este tipo de gente que lutamos!

      Eliminar
    3. Eu estava-me a referir ao adiamento, pelos vistos ilegal, do jogo frente ao Vitória de Setúbal... mas, ainda há esse da utilização indevida de jogadores da B na equipa principal antes de fazer 72h.

      Quanto ao resto, é mais do mesmo deles...

      Eliminar