01 fevereiro 2013

Temos os melhores!



Nemanja Matic e Miguel Rosa foram hoje distinguidos pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), como os melhores jogadores dos meses de Dezembro (2012) e Janeiro (2013) da 1ª Liga e de Janeiro (2013) da 2ª Liga, respectivamente.


O melhor médio da 1ª Liga nacional
Matic, o melhor médio da 1ª liga.
É certo que o goleador Cardozo, com dois "hat-tricks" consecutivos, no mês de Dezembro merecia também este prémio. Aliás, ficou em segundo lugar nas votações, à frente de outro avançado, o portista Jackson Martinez. Contudo, o sérvio que enverga a mítica camisola 21, a do ex-jogador e capitão encarnado Nuno Gomes, tem sido um jogador fundamental na estratégia encarnada. Não é à toa que é um dos mais utilizados no Benfica. A exibição frente ao Sporting, Porto e agora em Braga foram inequívocos na atribuição de um prémio merecido.

Uma coisa é certa, por tudo o que já jogou esta temporada, o seu lugar no melhor onze desta 1ª liga já não escapará. Em Portugal, e no mundo, são pouquíssimos os jogadores que aliem tão bem uma estampa física com uma técnica de pés e inteligência em campo assinaláveis. Mais do que um médio-defensivo, o Matic é um médio completo. Por isso mesmo, e olhando um pouco para as necessidades das grandes equipas europeias, antevejo um futuro muito risonho para o sérvio. Pena é que se calhar vamos ver partir mais outro daqueles jogadores que gostaríamos de mantê-los.

Já agora, gostava que no próximo mês o premiado, também fosse um atleta do Benfica... e tenho já uma preferência: Lima! Que mês de Janeiro (1ª liga e taças), este jogador está a fazer! Tenho a certeza que se tivesse feito o gosto ao pé frente ao Porto, o sérvio só iria ganhar o prémio de Dezembro...


O melhor médio da 2ª Liga nacional
Miguel Rosa, já é um habitué nestas andanças...
Se o Matic é o melhor médio da 1ª liga, neste momento, o jogador formado pelo Benfica, e capitão da equipa B, é o melhor médio na 2ª liga. De facto, já não há adjectivos para as exibições do camisola 77. Para além de dar alma a uma jovem e inexperiente equipa, também lhe confere aquele factor extra de grandes equipas, que só os grandes jogadores dão. No campo, tanto joga à esquerda, à direita, ao meio, mais à frente ou mais atrás. O importante é mesmo ele jogar!

A única questão que podemos colocar é quando o iremos ver na equipa principal? Para responder a esta questão, não é apenas o treinador Jorge Jesus que a poderá responder. Também quem coordena o departamento de futebol profissional encarnado é que poderá esclarecer isso num futuro muito próximo. É que se a equipa encarnada continuar a contratar jogadores para a posição do Miguel, é normal que ele nunca irá ter espaço na equipa principal...

Da mesma forma que o Lima tem estado em destaque na equipa principal nos últimos tempos, também destacaria o jovem Leandro Pimenta na equipa B. Muitas vezes ofuscado pela irreverência do capitão Miguel Rosa, o Pimenta acaba por temperar muito bem as manobras a meio-campo. Um jogador que Jorge Jesus deve também prestar atenção, pois poderá ser-nos muito útil caso haja alguma lesão ou impedimento no meio-campo da equipa A.

Sem comentários:

Enviar um comentário