16 julho 2015

Ah e tal... (Parte 5)


... precisamos de mais avançados!? O quê?!


Para muitos Benfiquistas, ter os melhores avançados da actualidade a actuar em Portugal, parece não ser o bastante, e tranquilizador o suficiente para poderem dormir em descanso neste defeso de Verão. É isso mesmo que leram, Lima e Jonas são actualmente os melhores avançados no nosso país. E, vou mais longe, actualmente os dois juntos valem muito mais do que a soma do valor individual de cada um.

O brasileiro Jonas é um jogador de enorme classe. Entrelinhas posso dizer-vos que é talvez dos melhores jogadores que vi jogar em Portugal. Nem mesmo o Saviola conseguia ter performances como a sua, mesmo no ano do título de 2009/2010. Para seu substituto existe o baiano Talisca. Este poderá jogar em outras posições de campo, como por exemplo, nas alas e mais recuado no centro do terreno. No entanto, é como "10" ou até mesmo "9.5" que penso que poderá contribuir melhor neste Benfica 2015/2016. Aqui terá um bom mentor como o Jonas, para poder aprender a arte do ofício. Na sua sombra poderá ir entrando no jogo da equipa sem a azafama que na época passada exigiram-lhe.

Quanto ao Lima, o que dizer do nosso camisola 11? São já 68 golos em 3 temporadas de águia ao peito (23 golos por temporada), e a parceria entre ele e Jonas só tem tendência para melhorar. É por isso mesmo que neste momento defendo a sua continuidade. Tanto de Lima como de Jonas. Verdade que o Lima já tem 32 anos e terá provavelmente mais um ou dois anos de grande nível (e isto porque vê-se que é um atleta regrado) até começar a sentir a fadiga física e mental de muitos anos na alta competição. Por isso mesmo, é excelente a aposta de Nelson Oliveira. Finalmente criaram as condições ideais para o jovem avançado Português poder descolar verdadeiramente com a sua carreira de ponta-de-lança. E, nada melhor que ter o Lima como mentor. O internacional Português tem características futebolísticas um pouco distintas do Lima, uma vez que poderá jogar como avançado solto ou de referência entre os centrais. Do ponto de vista de potencial, para mim é o mais completo dos nossos avançados. Agora, só faltará dar o "clique" como uma vez o Rui Vitória disse (ainda estavam no Paços de Ferreira). Penso que o momento é agora!

Para mim estes quatro cobrem todas as necessidades que possamos ter. Para a época que se avizinha, são mais do que suficientes, até porque há jogadores como, por exemplo Taarabt, que podem dar uma ajuda lá na frente se for necessário. Menos é mais! Menos jogadores (4 para 2 posições é o ideal) permite mais tempo de jogo para todos eles, sobretudo para os mais novos que precisam de crescer de forma sustentada.

Ter um avançado como o Derley ou o Jonathan Rodriguez para passarem a vida na bancada ou no banco de suplentes com muito poucos minutos de jogo, é para mim um crime para com as suas carreiras. Por isso mesmo, eu emprestaria-os ou venderia-os. Fala-se do Villareal para o uruguaio, o que seria excelente dada a forma de jogar do "submarino amarelo". Para a situação do brasileiro, falou-se à tempos de um clube francês estar interessado em dar 5M€ pelo Derley. Seria a solução o ideal. Nota: que tal utilizar o Derley como moeda de troca numa possível contratação do Raphäel Guerreiro, por exemplo?

Quanto a nomes ventilados no mercado? Não fazem muito sentido desde o momento que renovo com a dupla Jonas e Lima. Pois, essa renovação é uma aposta nas suas continuidades. Assim não faz sentido ir-se fazer um investimento avultado para depois passar o tempo no banco. Por isso mesmo, sou contra irmos contratar o jovem Mitrovic. Não só é ainda um miúdo (20/21 anos), como também é um investimento muito elevado que pressupõe que seja aposta imediata. Ora isso iria "minar" a estabilidade do grupo. Desportivamente, dada a inexperiência do jogador, apesar do seu tremendo talento, potencial e recente historial de golos no Anderlecht, acho que não iríamos ganhar nada que não possamos fazer com Jonas e Lima. Depois, pessoalmente, penso que o potencial do Nelson Oliveira é superior ao do Mitrovic... O mesmo raciocínio poderia usar para o jovem avançado mexicano do Atlético de Madrid, o Raúl Jiménez. Já o caso do Chicharito é um pouco diferente. Apesar do mexicano ser já um jogador com experiência, os valores que exige de vencimento não são ajustados, a meu ver, com o seu potencial futebolístico. Por outras palavras, o seu valor está altamente inflaccionado.

Para finalizar, recordar que temos ainda outro miúdo que poderá ser opção para o ataque: Gonçalo Guedes. A verdade é que o adolescente está a dar boa conta do recado nesta pré-época. Está aqui um dos tais 5º jogadores para o sector mais avançado da equipa.

13 comentários:

  1. Luis Pereira17/07/15, 01:22

    Desculpa mas trocar o Jonhatan Rodriguez pelo Nelson Oliveira não me parece muito sensato. Já perdi a conta às oportunidades dadas ao Nelson Oliveira. Não estou a ver porque é que este ano vai ser diferente. E quanto ao uruguaio nota-se que tem uma presença, força, garra e explosão como não temos em mais nenhum avançado. Acredito mesmo que nos vai dar muito dinheiro daqui a 2 ou 3 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então mais uma razão para estar a jogar com regularidade. Aqui o Jonathan irá ficar muito tempo no banco. Repito o que escrevi Luis, o Villareal seria um excelente empréstimo para ele. Vê o quanto o Vietto evoluiu.

      Eliminar
  2. Concordo contigo. Mas também acho que o Benfica precisa de um avançado com características diferentes às dos avançados que temos atualmente no plantel.
    Na minha opinião, precisamos de um avançado mais possante fisicamente, um avançado de área, que jogue mais fixo, e que nos dê outras alternativas para certos jogos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tipo um Cardozo ?! :p

      Parece-me que o Nélson Oliveira pode desempenhar essas funções de avançado de àrea potente fisicamente, além de poder obviamente jogar também num papel mais solto e movel, é um avançado muito completo, e acho que merece hipotese neste Benfica.

      Eliminar
    2. O Nélson Oliveira não tem qualidade para jogar no Benfica, nunca vai passar do que tem demonstrado até agora, que é pouco ou nada, e já devia ter sido vendido ou dispensado

      Eliminar
    3. Loucos,

      Esse avançado potente fisicamente é o Nelson Oliveira.

      ;)

      Eliminar
    4. Goleador SLB,

      É isso mesmo!

      ;)

      Eliminar
    5. Kafka I,

      Acho deveras imprudente da tua parte fazeres afirmações tão fortes como aquela que acabaste de fazer aqui. Não tenho nada contra ti, mas desejo no meu íntimo que estejas bem errado e que no final desta temporada venhas cá dizer: "Tinham razão pessoal! Afinal o Nelson Oliveira até é um belíssimo avançado para o Benfica!"

      ;)

      Eliminar
    6. PP

      Também desejo estar errado, mas até agora as "odds" jogam a meu favor, pois o Nélson tem feito questão de ano após ano me mostrar que tenho razão, não é jogador para um clube como o Benfica

      Eliminar
    7. Nunca as "odds" estiveram tão a favor do Nelson Oliveira. Só desejo é que ele tenha imensa saúde nesta temporada.

      Eliminar
    8. Primeiro jogo da época e mais uma vez Nélson Oliveira a dar-me total razão (como faz questão de me dar sempre razão ano após ano)... jogador simplesmente mediocre, sem conhecimento táctico do jogo, e a única coisa que sabe fazer é receber e correr para a frente

      Eliminar
  3. Eu também gostava que fosse o Nelson Oliveira. Ele tem muito talento, e está na hora dele afirmar-se no Benfica. Só que até agora ele não conseguiu impor-se. Vamos esperar pelos jogos da pré-época para ver as indicações que ele nos dá.

    ResponderEliminar