05 julho 2015

Custo Zero


Um olhar sobre a diferença entre custar zero e nada valer.


A jovem revelação do ano, Gonçalo Guedes, o melhor jogador da temporada, Jonas, e o melhor guarda-redes do campeonato, Júlio César, têm em comum terem sido dos melhores na época passada, mas também terem custado zero euros aos cofres da Luz. Digam lá se o Benfica não soube mexer-se bem no mercado de transferências?

O Benfica soube muito bem ir buscar um avançado que estava no desemprego (Jonas) e fazer dele o melhor jogador da Liga Nacional e se não fosse uma má arbitragem, também o melhor marcador da 1ª Liga e das restantes competições nacionais (taça de Portugal e da Liga). Do mesmo modo, o Benfica acreditou na recuperação do tão anunciado "lesionado crónico" Júlio César e recuperou-o para o futebol. E, mesmo não tendo sido uma aposta consequente na primeira equipa, o apoio da equipa B e do seu "staff" técnico levou a que o jovem formado nas escolas do Benfica, o Gonçalo Guedes, se tornasse na mais recente revelação da 2ª Liga nacional. E tudo isto sem custar um único cêntimo. Trata-se pois de um excelente acto de gestão desportiva e financeira.

Não deixa de ser curioso que na mesma gala de abertura da época 2015/2016 da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), os maiores prémios foram para quem pouco custou ou para quem nada vale. Neste caso falo do ex-treinador do Benfica, Jorge Jesus, que não apareceu na gala. No entanto, fez-se representar por um elemento da equipa do Sporting para receber um prémio que foi merecido por ele mas com o trabalho de todos na equipa do Benfica. Penso que só por aqui dá para perceber o tipo de pessoa que o Jorge Jesus é... infelizmente. Escrevo infelizmente, porque passou 6 anos no Glorioso onde mal ou bem foi idolatrado pela maioria. Onde teve sempre todas as condições para desempenhar bem o seu trabalho. E, no final, mesmo querendo ir para o Sporting do seu coração, em vez de criar/manter uma ponte com o Benfica, parece ser o primeiro a levantar muralhas ao seu passado recente. Sinceramente, não entendo. E, se calhar é melhor nem querer perceber, pois a pequenez, a tacanhez e a estupidez humana... não têm explicação!

Uma coisa é certa, se dúvidas houvessem, ontem o Jorge Jesus dissipou-as e provou a todos que é um autêntico "lagarto", dado o comportamento típico de um invertebrado. Não antevejo um futuro auspicioso ao técnico Português "cuspindo como cuspiu no prato onde comeu"...




P.S.: Por falar em jogador a custo zero, o que dizer do Marroquino Adel Taarabt. Estou com a sensação que vai ser outro "caso Jonas"...

O Marroquino Taarabt poderá ser o "Jonas" da época 2015-2016.

12 comentários:

  1. ....dizer apenas que o GONÇALO não é a custo zero.....FALTA dizeres que ser formado no seixal TEM CUSTOS PARA O BENFICA,,,,,mas percebo o teu ponto de vista,,,,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que se refere aqui são os custos de transferência.
      O Seixal custa 4M/ano mas tem centenas de jovens a jogar futebol e dezenas de técnicos e profissionais.
      Os salários são outro custo mas isso é comum a toda a gente, ninguém trabalha de borla.

      Eliminar
    2. O Gonçalo Guedes é praticamente a custo zero. Os custos da formação não é de apenas um jogador mas sim das centenas senão milhares de jogadores que anualmente treinam por lá.

      O meu ponto de vista é que muitas vezes não é preciso gastar muito dinheiro para se ter qualidade. É preciso isso sim ser-se inteligente, saber o que procurar e com critério.

      Outra ideia que quis referir foi a diferença entre custo zero e não valer nada. É diferente. Jonas, Júlio César e Gonçalo Guedes não custaram nada e valem muito. Jesus custava 4M€ anuais e pelo que vi ontem não vale nada como Homem.

      Eliminar
  2. Lagarto autêntico é vertebrado. Lagarto com mania de sangue azul, esse sim, é invertebrado.
    J.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um Sportinguista a sério é um vertebrado. Um Sportinguista a sério não se revê na forma como a direcção se portou com o Marco Silva. Eu tenho o prazer de conhecer vários Sportinguistas a sério.

      Agora, este Jesus, é mesmo lagarto. O mais triste é que ele sempre foi bem tratado no Benfica... se calhar bem demais...

      Eliminar
  3. Grande mérito para a estrutura do Benfica, por ter conseguido contratar dois craques (Júlio César e Jonas) a custo zero que foram fulcrais na conquista do campeonato.
    É a prova que quando não se tem as condições financeiras que outros clubes têm, pode-se com um bom trabalho de prospeção construir bons planteis
    Quanto a Gonçalo Guedes, é o retorno da aposta forte que o Benfica tem feito na formação.
    Também tenho a mesma sensação quanto ao Taarabt..

    ResponderEliminar
  4. percebo onde queres chegar no que se refere à qualidade dos jogadores e ao que custou o gonçalo já ao valor do custo do jonas e do julio cesar o que afirmas não esta correcto.
    não só eles não vieram a custo zero como, segundo o prospecto da emissão de obrigações, custaram os dois 3.5M€

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso são os prémios de assinatura. Existe para este tipo de jogadores, como também existe para certos jogadores contratados. O que me referi foi ao custo de transferência.

      Eliminar
    2. sim são premios de assinatura não disse o contrario.
      algumas renovações tem tambem esses premio, mas para jogadores com contrato esses premios são sempre muito mas mesmo muito inferiores a estes valores dos jogadores livres.
      não sou eu que os contabilizo como custo de transferencia é o proprio clube que o faz assim alias só dessa maneira é que é possivel chegar ao numero se fosse contabilizado como salarios como são os restantes premios era impossivel lá chegar.

      Eliminar
    3. Acho que estás a desviar o espírito deste artigo. Numa situação normal estes jogadores custariam-nos pelo menos 10 vezes mais só em transferência que esses tais prémios de assinatura. O Benfica fez um bom trabalho no mercado. Enquanto isso, outros gastaram fortunas e não ganharam qualquer troféu.

      Numa opinião pública que desconfia logo da qualidade dos jogadores quando vêm a custo zero face a outros que custam fortunas, estes Jonas, Júlio César e até mesmo Gonçalo Guedes vêm confirmar o quão certo está a política de contratações encarnadas.

      Eliminar
    4. concordo plenamente com o que dizes não só no custo dos jogadores se eles tivessem contrato com alguem quer no prosuposto que se foi caro é porqueé estrela.

      talvez me tenha desviado do espirito do post mas o que eu queria chamar à atenção é que os jogadores a "custo zero" tem custos e na maioria dos casos até são elevados não estou a dizer que não tem qualidade ou que não compensem o que estou a dizer é que tem custos.
      a politica resulta nos a "custo zero" do mesmo modo que nos contratados se os jogadores produzirem e apresentarem resultados porque existem os que não resultam e podia dar aqui um rol de exemplos.

      Eliminar
    5. Exactamente João Carlos!

      Mas, não deixa de ser engraçado verificar que entre um jogador de custo "zero" e outro que tenha custado vários milhões, a opinião pública pensa logo que o de custo "zero" não tem qualidade.

      Isso é um pouco o que tenho sentido ao ler e ouvir a "vox pop" sobre o Marroquino Taarabt, por exemplo.

      ;)

      Eliminar