06 julho 2015

Com que então...


Uma análise à entrevista no programa "Play-Off" da SIC e de como
"cuspir no prato onde comeu"
por Jorge Jesus.



Começo este artigo por escrever que Jorge Jesus tem todo o direito de actuar como bem entender. No entanto, não deve tentar mostrar algo que não é e que tentou fazê-lo ontem na entrevista da SIC. Vários foram os temas que foram debatidos brandamente no programa de ontem. Fiquei com clara sensação que o jornalista Rui Santos mais parecia um assessor de imprensa do Sporting, tal a disposição e defesa ao agora treinador do Sporting. Manuel Fernandes, ter estado lá ou num gabinete no Sporting, talvez fosse melhor estar em Alvalade. Rodolfo Reis sempre "malandro" elogiou em demasia o técnico Português, mas sempre terminando com uma pressão maliciosa em forma de comentário caso as coisas corram mal. O moderador do programa fez lá observações pertinentes embora não tenha conseguido ganhar o respeito de Jesus que sempre que lhe respondia, fazia-o num tom autoritário e quase como "lá tenho eu de explicar o b-a-bá". Por fim, uma palavra para o António Simões: penso que foi demasiado cordial e poderia ter metido o dedo na ferida em muitos dos temas, conforme irei efectuar nas próximas linhas.

Regra geral, penso que o programa deu para entender do porquê do futebol nacional não evoluir. Em primeiro lugar, senti um enorme balão de egos dentro daquele estúdio que dava para saltar para as nossas salas de estar. Tirando o António Simões, que manteve-se igual a ele próprio, todos os outros só gabavam de serem os melhores. No entanto, pouco explicavam ou então trocavam-se todos quando tentavam explicar. Pareciam os "velhos do Restelo" que Camões tão bem soube descrever nos Lusíadas. Segundo, senti que havia muita gente naquele estúdio à caça do "tacho". Terceiro, quando Simões perguntou sobre o que achavam do tema sorteio ou não sorteio, nenhum deles teve uma resposta de quem realmente tem conhecimento de como as coisas funcionam no futebol profissional. Tirando o representante do Benfica os restantes tinham respostas dignas das mais variadas tabernas do nosso país.

Bem, mas vamos lá ao que interessa:

  • Jesus diz que não se sentiu desejado no Benfica ao longo desta última época e eu pergunto, tendo em conta todo o apoio da massa adepta do Benfica (#colinho) durante toda esta temporada como foi isso possível? E mais, como foi possível ele ter sentido desejado por todos no Benfica à três épocas atrás quando perdeu tudo?!
  • Confessa lá que o motivo foi o dinheiro... e já agora, achas que descontas muito? Num país onde a maioria da população ganha perto do ordenado mínimo nacional?!
  • Se a tua saída do Benfica não teve a ver com uma mudança de política desportiva do clube então teve a ver com as "verdinhas" não foi? Caso contrário não repetias o tema de não teres tido aumento de vencimento durante todas estas temporadas na Luz...
  • Sobre a estrutura e o trabalho do treinador, quem é mais importante? O treinador?! Como tu disseste? "Não são as estruturas que ganham campeonatos. As vitórias alimentam as estruturas."!? Hmm... então quando perdeste três anos seguidos devíamos ter-te dado o pontapé no rabo em vez de afinarmos toda a estrutura para te ajudar a conquistar estes dois últimos títulos nacionais, não achas Jesus?
  • 6 anos de águia ao peito e nem sequer te despedes dos jogadores quando te vais embora? Porque não foste à gala da Liga de Clubes receber o prémio de melhor treinador? Penso que aí terias a oportunidade ideal para fazer a homenagem aos jogadores com quem trabalhaste durante estas várias épocas de encarnado, não? 
  • Já agora sobre os jovens da formação... O Bernardo Silva não ficou no Benfica porque estava atrás de Gaitán e de Salvio apenas?! Então e o Ola John, o Sulejmani, o Bebé,...estavam atrás do Bernardo era? É que se assim fosse aposto que o jovem craque encarnado ainda lá estaria. Depois falas nos jovens que levaste na pré-época passada, mas depois quantos deles aproveitaste? Tenho pena aqui que o Simões não o tenha colocado entre a espada e a parede, a perguntar porquê um Luís Filipe quando se tem um João Cancelo? Porquê um Felipe Menezes quando se tem um David Simão? Mais, verifiquei que confundes convenientemente as pessoas com o dizer que apostar na formação é meter um miúdo no onze titular, quando na realidade é dar-lhe um lugar no plantel e apostar nele aos poucos até conseguir integração.
  • Sobre potencializar um jogador, em vez de te andares a gabares de que és tu Jesus quem crias os jogadores, aprende com o "mestre" Simões sobre o tema...
  • Jesus acaba por esclarecer o porquê de que todas as suas pré-épocas no Benfica parecia treinos de captações, tal a quantidade de jogadores. Afinal é a sua forma de trabalhar. Não deixa de ser curioso quando em todo o lado do mundo do futebol profissional escolhe-se um leque limitado de jogadores para trabalhar e aqui em Portugal ainda se fazem treinos de captações. Talvez, não tenha sido a impossibilidade de não ter Jonas para a Liga dos Campeões que impossibilitou o Benfica ter continuado na Europa. Talvez tenha sido o tempo perdido em ver Luis(es) Filipe(s) na pré-época. E, já agora, porque não ler os relatórios do departamento de "scouting" encarnado? Talvez evitasse muito tempo perdido, não?!



48 comentários:

  1. Jesus ja nao era querido desde a época onde perdemos tudo em 3 semanas! So Vieira o aguentou!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso mesmo interrogo-me como ele só agora é que sentiu que já não era desejado no Benfica?!

      Eu acho que a verdadeira resposta está nos pontos seguintes...

      ;)

      Eliminar
  2. NauBenfica07/07/15, 09:13

    A peseta é uma atração do camandro! A ingratidão pulula por aí. E o que não falta no futebol é peseteros e ingratos. O resto é conversa fiada, ó Jota!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia NauBenfica! Sabes onde realmente senti uma enorme ingratidão por parte do Jesus? Quando enviou à gala da Liga um dirigente do Sporting para receber o prémio de melhor treinador da última temporada em que esteve no Benfica.

      Logo aí deu para ver a falta de coluna vertebral do treinador.

      Eliminar
    2. Bomba!!!!!! Vento Lusitano, Paulo penedo e shadows são a mesma pessoa. Publiquem se faz favor. O Carrasco

      Eliminar
  3. O Jesus ficou preso ao seu próprio ego e foi ultrapassado pelo tempo... a estrutura do Benfica já não o conseguia aturar, a ele e ás paranóias do têm que nascer dez vezes, o Benfica não parou de crescer e vai continuar a crescer, com o tempo JJ vai sentir a falta da estrutura que ignorou durante a estadia no Benfica, mas isso já será problema dele, até porque JJ me pareceu completamente perdido na entrevista da SIC, ele hoje já não tem 54 anos de idade, hoje tem 60 e tem de começar tudo de novo, teimoso como é terá certamente menos paciência e muito menos equipa para satisfazer as suas exigências, acredito que o choque vá ser brutal na cabeça do JJ, o tempo dirá se será assim ou não.
    Saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que partilho a mesma opinião. O que me incomoda mais, minto, o que me faz mais impressão, talvez porque tenho outros valores, é a forma como ele quis sair do Benfica.

      Acredito que o Luís Filipe Vieira vendo a sua personagem tenha querido que o "Judas" fosse embora. Mesmo assim teve o cuidado de tentar com que ele fosse para melhor em termos de prestígio e financeiramente. Mas, mesmo não gostando da atitude do presidente encarnado, os 6 anos de águia ao peito deveriam ter sido mais do que suficientes para o JJ não ter cortado comunicações com o LFV e o Benfica.

      Mesmo depois de tudo isto, ele teve a oportunidade de pelo menos serenar o ambiente na gala da liga. Não compareceu e pior que isso fez-se representar por um dirigente do Sporting, quando a conquista do seu prémio muito se deveu ao Benfica e seus jogadores... Ah! E por falar em jogadores, nem uma palavra para eles até ao programa "Play-Off".

      Se queres que te diga, mudámos para melhor! Mesmo que o Rui Vitória não renda já esta temporada é insistir nele, tal como soubemos fazer com o Jesus.

      ;)

      Eliminar
  4. resumindo o vieira ja nao queria o jesus mas nao queria que ele fosse para o porto mandou-o para as arabias ele n quis. nem tao pouco baixar o ordenado. penso que pelas costas do jesus ovieira liga ao mendes para se "livrar " do jesus para longe..do fcp. O JESUS COMO JA SE SENTIA INDESEJADO , SIM INDESEJADO, nao quis ir para as arabias. tudo o resto é o mercado de futebol o sporting viu uma aberta e contratou-o. simples.
    Agora tira-lo do museu dos jogadores aí o benfica esteve mal mas mal. Nao ficou bem na fotografia .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me a dedução mais lógica. Vamos a ver se o R Vitória é tudo aquilo que o Vieira pensa que é: Eu rezo para que assim seja!

      Eliminar
    2. HardRain,

      Primeiro, o Vieira não quis mandar o Jesus para a Arábia. Quis sim tentar ajudar ao treinador arranjar uma solução benéfica para todos.

      Segundo, o Jesus tinha uma proposta de renovação do Benfica. Se isto é indesejar o Jesus, então o Benfica deve ser muito masoquista...

      Terceiro, o Jesus recebeu foi uma proposta do Sporting superior ao do Benfica e não quis perder a oportunidade.

      Essa é a verdadeira razão. No fundo tudo se resume a... dinheiro.

      Eliminar
    3. Mas será que ninguém consegue perceber a historia da fotografia.
      Para já aquilo nem sequer é uma fotografia, mas sim um senário que foi criado na loja do Benfica para os adeptos do SLB tirarem uma fotografia com a equipa Bi-Campeã.
      Estão a acompanhar, para os adeptos do Benfica tirarem uma foto com a equipa.
      Eu pergunto quantos de nós adeptos do Benfica, depois de sabermos da ida do Jesus para o Sporting é que íamos la tirar uma foto com ele?
      Quantas vezes esta época é que ele andou atrás dos adeptos do Benfica a pedir apoio, o tão falado manto protector.
      Alguém ouviu uma palavra de apreço ou de gratidão para o comum adepto.
      Todos lhe reconhecem um conhecimento profundo do futebol, logo ele sabe bem que espetou uma faca nas costas dos adeptos do Benfica.
      Sabe e não teve coragem, nem nunca terá, em reconhecer isso.
      Mas que fez, fez.
      O que não mata fortalece, e nós seguiremos mais fortes
      Ja enjoa " há e tal mas tirar a fotografia isso é que não ai o Benfica esteve mal".
      Quem é que tirou a foto? Ate pode ter sido o Manel, que passou la pela loja para comprar um camisola ao puto, e quando o miúdo pediu para tirar uma foto, o Manel disse logo ao fotografo,"tire-me esse fil#o da put@ dai que não merece".
      Ninguém sabe quem foi, pode ter sido a pessoa da loja, um adepto mais exaltado, ou alguém da ESTRUTURA do SLB.

      Eu só sei é que no meio disto tudo, como diz a publicidade, "o futebol somos nós", e a nós adeptos do SLB o Sr. Jorge Jesus demonstrou uma ingratidão imensa.
      O adepto do SLB esta portanto ferido e revoltado.
      E este Sr. sabe do poder deste manto protector, por isso ira arranjar a meu ver ao longo da próxima época, maneiras de se alimentar dele, não como aliado, mas desta vez como inimigo.
      Veremos o que nos reserva este Sr.
      A todos os adeptos do Benfica, um grande abraço, e não se esqueçam que unidos somos mais fortes.

      Eliminar
    4. riscado fui o marco e não fui só no museu taça de Portugal

      Eliminar
  5. Este sujeito demonstra uma ingratidao grotesca!Quando perdeu tudo no ulti mo minuto ja gostou de sentir o apoio! Grande parolo e ingrato! J Maia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele está a tentar sacudir um pouco a água do seu capote. Está mais do que na cara que ele recebeu uma proposta financeiramente superior do Sporting. Tudo o resto serve para justificar a sua atitude.

      Eliminar
    2. Nesse ano não foi corrido porque se saísse ia para o Porto, coisa que com os jogadores que o Porto tinha era entregar o ouro aos bandidos, ou ninguém se lembra que o Porto só arranjou treinador 24h depois de o Benfica dizer Jesus não sai e dar mais 2 anos de contrato ao JJ? Memória curta.
      Por isso ele não saiu do SLB nesse mesmo ano.
      Foi bem jogado pelo LFV, que entre ele e a estrutura souberam gerir um processo que ia destruir o balneário do Benfica, o caso Cardoso.
      Bem gerido e fechado por todos.
      Já nessa altura se viu que a coisa não estava bem entre o Presidente e o Treinador. (depois do pedido de desculpas do Cardoso na televisão que pediu perdão a todos, menos ao JJ)

      A coisa correu foi bem no ano seguinte com um Porto pequeno e um SCP a aparecer do nada.
      Mesmo ganhando se soube de tricas entre a estrutura e treinador.
      Ganham o bi, e são todos os maiores.

      Claro que se o homem quer ganhar X e oferecem X-Y é natural que ele fique desiludido visto que é SÓ Bicampeão e o treinador estatisticamente melhor da história do Benfica.

      O LFV, não queria o melhor para o JJ, queria-o era fora do País, não fosse ele ir parar ao Porto assim do nada.
      Ele nunca lhe passou pela cabeça que o SCP fosse contrata-lo como aconteceu, e com a rapidez com que aconteceu.

      Não se acerta sempre, temos pena.

      Eliminar
    3. Nesse ano ele não saiu porque o LFV não é parvo de todo e sabe perfeitamente que para um treinador ter levado a equipa a todas as finais é porque não é nenhum incompetente. O LFV sabia que havia coisas a limar e trabalharam para tal. Qualquer outro presidente teria cedido à pressão da opinião pública.

      O Benfica não ofereceu menos dinheiro com a renovação. Isso foi desmentido pelo próprio Jesus no programa que documenta este artigo. O que o Jesus fez foi aproveitar-se da situação e ir para outro local onde iria ganhar muito mais.

      Fica aqui a questão: porque é que ele não disse quanto vai ganhar no Sporting? E é capaz de dizer de boca cheia que não aceitou "6 milhões net, 8 milhões net..."?!

      O dinheiro foi a principal razão da sua saída. Não pensem que foi só porque ele é do Sporting ou o pai dele foi jogador do Sporting. A "verdinha" falou muito mais alto.

      Se 4M€/ano já era um vencimento acima da realidade de todo o futebol nacional, o que será que as pessoas vão dizer quando souberem o quanto ele foi ganhar no Sporting?

      Eliminar
  6. Aguentas coração...muita dor se sente e isto é só o começo. S.L.

    ResponderEliminar
  7. Aguentas coração...muita dor se sente e isto é só o começo. S.L.

    ResponderEliminar
  8. Se calhar queria uma estátua ao lado do Eusébio..
    Queria ser visto como o grande responsável pelas vitórias do nosso clube..,queria ser o "Alex Ferguson" do benfica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mdsilva,

      Tal e qual ele utiliza como desculpa para não apostar em jogadores jovens porque estes querem logo ir para o estrangeiro (até parece que os putos que vão contratar lá fora não desejam o mesmo?!), qualquer dia não poderemos fazer grandes contratos a treinadores Portugueses, pois estes poderão fazer o mesmo que o "Judas".

      Valha-nos que nem todos são como ele! Deposito muita confiança no Rui Vitória e só espero que em caso de as coisas não estarem a correr muito bem, que a direcção e o LFV não deixe de estar com este, tal como estiveram e muito junto do JJ.

      Eliminar
  9. Gostei de ver que ele tinha tido rejeitado ofertas de Itália (tal como o Milan e outros) para treinar o Sporting.
    Ainda assim, se queria abraçar um projeto de reconstrução de equipa, seria muito mais aliciante o Milan ou outros clubes de nomeada que o Sporting.
    Poderá ser o meu ponto de vista, mas treinar um clube com a história do Milan seria muito diferente e motivador que treinar o Sporting (sem estar a desprestigiar o Sporting, mas o Milan foi 5x campeão Europeu, acho).
    Por isso, acho que a proposta do SCP foi, se duvida a mais rentável para ele. Além disso, não me recordo que um autografo tenha valido tanto como o prémio de assinatura dele!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele é um fanfarrão. Pode ter havido proposta do Milan, mas ele rejeitou-a porque provavelmente não tem o necessário para emigrar. Logo há partida há a barreira linguística.

      Ninguém ainda disse quanto ele recebe no Sporting, mas está a receber mais do que no Benfica.

      Eliminar
    2. Pensei que o que fosse necessário para uma carreira lá for a fossem TOMATES... mas se o problema é a língua...

      atão o prémio de assinatura não foi de 5M€?

      Além disso, o que muita gente se esquece é que o Sporting até agora não tinha dineiro para 'mandar cantar um cego' e de um momento para outro aparecem milhões atrás de milhões. De qualquer forma, acho que quem está a investir, vai querer retorno de uma maneira ou de outra...
      Com tanto milhão, o Marco Silva era campeão quase de certeza... Tal como acontece no FCP que gasta milhões atrás de milhões com o Lopetegui e com o Vitor Fonseca gastou tostões...
      Talvez com os mesmos recursos os resultados fossem diferentes. É uma quastão importante, no meu ponto de vista.

      Eliminar
  10. É só inveja, é só inveja! É só inveja é só inveja!
    É Jorge Judas para aqui, Jorge Judas para ali... mas ninguém consegue disfarçar a azia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tu que tens para te gabares de não seres aziado? Ganhaste algum campeonato recentemente?

      Eliminar
    2. Caro Anónimo, não se trata de azia, por ter inveja ou o quer que seja. Bastará um olhar mais atento pelos meus artigos nos últimos anos e verificará que critiquei muitas decisões do Jesus aquando no Benfica, assim como também elogiei quando pareceu-me conveniente fazê-lo.

      Mas, posso dizer-lhe que como Benfica que o apoiei em todos os momentos, mesmo quando o criticava, que sinto-me desiludido com a sua atitude e acho que o Benfica, e os Benfiquistas, mereciam melhor atitude da parte dele.

      O futebol é dinheiro... ponto e vírgula! Quem pensa assim, mais tarde ou mais cedo tem os dias contados. Futebol é acima de tudo paixão! E, quando não se respeita, acaba-se invariavelmente esquecido por todos.

      Jesus não andava no Benfica à 6 meses (como o Mourinho) ou à 1 ano. Estava na Luz à 6 anos. Já tinha passado momentos muito complicados, como por exemplo uma seca de 3 anos sem ganhar nada. E, foi nesta época que não sentiu apoio?!

      Ele quis foi mais €. Tudo o resto é conversa!

      Eliminar
    3. este deve ser do sporting pelo dinheiro e nao pela camisola

      Eliminar
    4. Santos Jacky, porque dizes isso? Por causa da forma como ele falou quando perguntaram-lhe sobre o pai ser do Sporting? Também fiquei com essa sensação...

      Eliminar
  11. Para quem aqui diz que a estrutura vai aguentar a saída do JJ eu faço-vos uma pergunta: O que era o Benfica antes do JJ ?
    Eu sou Portista e dou-vos o mérito por estes últimos 5 anos mas o mérito é do JJ. Ele consegui-o por o Benfica a jogar à bola como já não via à muito tempo.
    Outro ponto, se fossem vocês no lugar dele não fariam o mesmo? Quer dizer, ele queria ficar no Benfica mas a primeira escolha do Vieira foi mandá-lo embora? Então quem errou primeiro? Vieira ou JJ? Lamento mas ninguém nem vocês iam aceitar tal pressuposto.
    Para concluir espero que vocês que estão a cuspir para o ar a saída dele ainda vão arrepender-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que era o Jesus antes da estrutura do Benfica?

      Isto é tipo aquela questão: "Quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha?"

      O Jesus teve mérito em muita coisa, mas sem aquela estrutura por detrás não teria conseguido atingir o bicampeonato. Repara que o Jesus atravessou um deserto de 3 temporadas sem ganhar nada... apenas a Taça da Liga.

      Ninguém está a cuspir para o ar. Quem cuspiu no prato que comeu foi o Jesus. E vou mais longe. Tenho plena certeza que mais tarde ou mais cedo, tendo o mesmo apoio que o Jesus teve da estrutura, o Rui Vitória vai dar os tanto ou melhor resultados que o "Judas".

      Eliminar
  12. Como é que se pode falar em inveja de um clube que já não ganha nada há tanto tempo e que se prepara para dar o maior "trambolhão" da sua vida? Como é possível que o srº Rui Santos que em certas circunstâncias tanto criticou Jesus, agora é só elogios. O Manuel Fernandes até dá dó, parece um seguidor de um pastor de uma religião fanática. O Rodolfo tanto quer reclamar a verdade mas não consegue esconder o seu anti benfiquismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre o Rui Santos penso que está na cara de que ele quer um "tacho" como Director de Comunicação do Sporting.

      ;)

      Eliminar
  13. Não sejam injustos...O Jorge Jesus foi para o sporting, o clube do seu coração desde pequenino, por amor ao scp...Amor ($$$$), percebem? Um amor assim a modos como aqueles amores de miudas de 20 e poucos anos por idosos a caminho dos 80 anos ("mãmãe!! conheci um velho careca e muito rico!!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É triste que o tenha feito da forma como fez. Não lhe levo a mal querer ir para o Sporting porque iria ganhar mais e porque é Sportinguista. Ele estaria no seu direito. Agora, a forma como esteve em todo o processo. Nota-se na cara e em toda a sua expressão corporal que tinha "caso".

      Não é à toa que não foi receber o prémio de melhor treinador da época passada... É triste!

      Eliminar
  14. A única coisa de relevante que vi na entrevista do JJ, foi o mesmo a tentar evitar falar do seu anterior clube, para não ter de explicar a verdadeira razão da sua saída. Quiseram manda-lo para às arábias e saiu-lhes o tiro pela culatra. O JJ não apostou na formação do seu antigo clube simplesmente porque tinha ordens para isso. Dá mais comissão comprar pés de chinelo do que apostar na formação. Basta ver o passivo do clube, e comparar os rendimentos do LFV antes e depois da presidência. Além disso basta ver os valores que as ditas pérolas do clube estão a ser vendidas (15 k / Cada) e ver quem está por detrás dos negócios...enfim cada um vê o que quer a a culpa é do JJ, treinador de quem eu não aprecio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém quis mandar-lhe para as Arábias. Se assim fosse não teria havido uma proposta para renovar contrato.

      Eliminar
  15. creio mesmo que foi o benfica que nao quis o Jesus. a partir daí ele faz a sua vida. é livre para escolher o clube. nao adianta estarmos com outras conversas. quanto mais se fala do JJ neste momento pior será para o Rui Vitoria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um misto de várias situações, mas aquela mais importante foi a do Jesus ir ganhar bem mais no Sporting.

      Eliminar
  16. O benfica se perdeu tudo ha 3 epocas atras, a culpa nao foi só do Jesus mha gente!! Abram os olhos e nao apontem o dedo só ao Jesus como disse o parvalhao do Diamantino logo apos saber que ele ia pro Sporting! Deixo 1 pergunta, Sera que o sr Vieria nao foi tambem pras trutas comemorar a conquista na final da liga europa apos terem ganho as meia finais!?? vanha-vos Deus!!

    ResponderEliminar
  17. Sempre fui contra a permanência do jesus logo depois daquilo que vi no 2 ano dele no benfica. Inclusive escrevi uma carta a direção do benfica que ia deixar de pagar as cotas enquanto aquela gajo estivesse no Benfica.Acho que com as equipas k tivemos, o benfica devia estar a festejar o tetra e não o Bi.Tivemos no 3 e 4 ano um meio campo de luxo que a mto nao via na Luz: Matic Witsel, Javi. nunca jogaram juntos, e não ganhamos nada. Tudo por burrice dele.Vejamos: No célebre jogo da luz cm o o golo do maicon depois de termos virado o 0-1 para 2-1, aos 60 minutos tira o Aimar cansado. Até ai perfeito. Só que em vez de meter o Matic que é um jogador Box to box, mete um puro avançado Rodrigo. Pensou que ia golear. Resultado da inteligência dele partiu o meio campo todo. O James no 2 golo correu 30 metros sem oposição. Nunca explorou a debilidade do porto do lado dto quando passou o djalma para defesa dto.Ainda teve a inteligencia de passar o Gaitan no final para defesa esquerdo que acabou por originar a falta sobre o hulk k deu o tal golo maluco.Foram erros demais para quem queria ganhar o campeonato. Mas inteligente como é, não reconheceu os erros taticos que cometeu e claro paga sempre o arbitro auxiliar que estava a dormir no momento do golo. Só chegamos a essa situção pk ele a criou.No ano em k perdemos o titulo no ultimo minuto no dragão quer defender o resultado e mete o rodrick que ja tha sido dispensado., Um jogador sem fibra sem garra onde tha o jardel e o André gomes.Até pareceu k fez de propósito. Não é aceitavel isso a um trinador que diz que é o melhor: Sao erros a mais.E o k faz-me ficar fulo é k ele não reconhece.Quanto ao bernardo Silva, dizer que o gaitan e o salvio tiravam-lhe o espaço, é uma desculpa sem nexo. E ninguém o confrontou com isso. O bernardo é um 10, os outros sao alas, apesar k o gaitan tb pode desenrrascar no meio, e depois vai buscar o talisca k joga na posiçao do miudo.Na pré epoca coloca o miudo a defesa esquerdo. Isso é brincar cm ativos do clube.Diz que ia fazer do Yannick um grande jogador e onde ele està? mais um que na pré eopca punha-o a defesa dto.Portanto resumindo isso tudo foi mau demais. Fez coisas boas, mas fez mta asneira e não reconheceu.Para terminar vejam a equipa que ele teve n 1 ano e foi campeão e msm assim se aquilo demorasse mais duas jornadas não ganhavamos nada, pk a equipa terminou o campeonato toda queimada, pk so jogava para frente , não sabia controlar os tempos de jogos e má gestão do banco de suplentes. Vejamos então: Quim, Maxi, Luisão, David Luis, Coentrão. Javi, Ramirez, Dimaria, Aimar, saviola e cardozo. Até eu era campeão. Equipa fabulosa!. # anos no sporting e não vai ganhar nada pk ele é teimoso e limitado. Só ganhou no benfica pk tha grandes jogadores, e este ano apanhou um basco que não sabe o k é o futebol, Portugues.Se estivesse no Porto outro treinador portugues mais batido, tha ganho o campeonato com uma perna as costas.O jesus para mim está ao nivel do manuel Machado e cajuda. Só que estes ainda não tiveram oportunidade de treinar um grande cm grandes jogadores, como ele teve.O RV se lhe derem as msm condições que deram ao jesus ganhará mais que ele, pk me parece mais inteligente e ambicioso. Rumo ao 35

    ResponderEliminar
  18. Mas afinal o JJ ainda esta a causar uma azia nas hostes benfiquistas que so o doutor pode curar. Doi, doi mas que dor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Azia?! Estás enganado! Cada vez convenço-me mais que mudámos para melhor.

      Escrevi este artigo, não por azia de Jesus ir para um Sporting, mas sim pela conduta que teve ao fazer essa passagem. Poderia ter sido bem mais elegante a fazer isso. Aliás, basta ver como nem sequer se despediu dos seus jogadores e fez-lo através de um programa?!

      Eliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. Fui sócio do Benfica até Dezembro de 2012 e ao contrário do que já li por aqui, não desisti por causa do Jesus, desisti por causa do Vieira. Só quem anda muito distraído pode apontar o que quer que seja ao melhor treinador da História do Benfica, só quem não sabe como funciona a "estrutura" do Benfica é que pode desvalorizar o sucesso do treinador "sem maneiras", como se no futebol existisse educação, elevação, etc. No futebol há os que ganham, e os que não ganham. E depois há os adeptos do Benfica que ganhando, cospem em cima de quem lhes deu os títulos que ganhamos. Portanto a situação é mais ou menos clara: os adeptos estão contentes com a "estrutura" que nas 8 épocas anteriores ao Jesus, lhes deu 1 campeonato e 1 taça.

    É demasiada inteligência para mim, não entendo, e como tal, do mal o menos: não gasto dinheiro a pagar quotas. O Benfica é dos sócios e se os sócios pensam assim, façam bom proveito nos próximos 8 anos.

    O que Jesus disse, eu na minha modesta forma de ver, foi que a "estrutura" não quis que ele ficasse! E não é preciso sequer estar muito atento, basta ler o que escreveu o Correio da Manhã na altura da saída de JJ, não desmentido pela "estrutura" como por exemplo a outra noticia sobre a renovação do Maxi. O que o CM relembrou foi que em Janeiro, já eles tinham publicado que Vieira abordou Rui Vitória, em caso de não chegar a acordo com JJ!

    Ora se em Janeiro JJ lê uma artigo do CM a falar de uma abordagem a outro treinador, sem ninguém da "estrutura" desmentir, o que é que pode pensar um treinador que ganha o bicampeonato e continua sem receber uma proposta de renovação?

    E depois do bicampeonato ganha a Taa da Liga e continua sem receber uma proposta de renovação?

    E que depois de muita noticia nos jornais, acerca de mais contactos com Rui Vitória e com o Presidente do Guimarães por parte de Vieira, continua sem receber uma proposta de renovação?

    É isto que fez JJ sentir que não era desejado? Acho que ajuda, mas ainda há mais. O Expresso traduziu a famosa reunião do dia 1 de Junho entre Vieira e JJ. Desde um "trata-me por Presidente mas se não te sentires confortável, trata-me como quiseres, em nome da nossa amizade" (!?!?) e "tens um contrato de 6 milhões para treinar uma equipa francesa, mas é natural que tenhas de ir 1 ano para o Qatar, vais receber 6 milhões por época e o Mendes vai contigo amanhã para França"... etc! É isto sentir-se desejado no Benfica?

    Para mim as coisas são claras: Vieira , uma pessoa que dentro do Benfica é o rosto de muita gente que está por trás da "cortina", recebeu indicações que JJ tinha de sair. O Benfica estava a ganhar demais e se JJ ficasse, o Benfica poderia ganhar o tri, o que era uma chatice. Então há que arranjar uma forma elegante de resolver o assunto: ele sai por questões salariais às quais o Benfica não pode corresponder. E tudo ficaria bem.

    ResponderEliminar
  21. Mas JJ não decidiu em função do dinheiro, pois como sempre disse, estava velho demais para treinar lá fora. E também por razões familiares, já que pelos vistos visita com frequência o pai, num lar de idosos. E então é que tudo se complicou para Vieira e o sistema que está dentro do Benfica: JJ aceitou uma proposta do SCP, onde com prémios de objectivos, sairá a ganhar m ais do que no Benfica, com renda fixa.

    Ora esta "jogada" de JJ não estava nos planos deles, pois como iriam explicar aos adeptos que JJ saiu porque nós o mandamos embora depois de ganhar? Ninguém entenderia isso. Mas com a ajuda de Joaquim Oliveira e Jorge Mendes,e todo o controlo que têm na comunciaçao social desportiva, conseguiram passar a tese que JJ foi incorrecto, traidor, etc, e fizeram-no de forma fácil: publicando noticias da parte de gente do Benfica nos primeiros 3/4 dias, que é quando a opinião se forma. Tudo que veio depois daí, com as versões do lado de Jesus, já veio depois disso, quando os adeptos já tinham formado a sua opinião.

    Quem tem amigos como JO e JM tem a certeza que tem boa comunicação social..Que os benfiquistas não percebam e do alto da sua arrogância intelectual, vocoferem umas quantas consluões de taberna, isso é outra história.

    Para já, 1º jogo, 1º buraco. Outros se seguirão. Mas tal como nos 8 anos anteriores a JJ a culpa das derrotas nunca é da "estrutura". É sempre do treinador. Há que manter este presidente no lugar muitos anos. O Benfica, esse, está mais pobre, embora com mais visibilidade mediática...

    ResponderEliminar