12 julho 2015

Ah e tal... (Parte 3)


... não temos laterais esquerdos!?

Teoricamente até temos!
Eliseu (à esquerda na figura acima) e Marçal (à direita na figura acima) são os laterais esquerdos com que Rui Vitória está a trabalhar nesta pré-época encarnada. Isto para "inglês ver" significa que estamos preenchidos quanto a esse lugar, o que até pode ser um trunfo negocial no mercado. Contudo, e esperando que ninguém nos leia, tal como muitos de vós, sinto que é ainda um pouco curto para uma equipa que é cabeça de grupo na Liga dos Campeões. Atenção, penso que Eliseu e Marçal são mais do que bastante para consumo interno, ainda para mais quando o Sílvio e o André Almeida também eles podem desenrascar nessa posição. Mas, para a Europa dos milhões estaria mais tranquilo com alguém com outro traquejo que não o Marçal.

Sendo assim, a pergunta que se coloca é: qual o lateral esquerdo que o Benfica deveria contratar?
Há umas semanas atrás tinha uma lista de 5 jogadores. No entanto, um deles foi já adquirido por outro clube (o argentino Insua) e outro resolveu "pendurar as botas" (o alemão Jansen). Sobra assim 3 jogadores na minha lista. São eles:

  • Raphäel Guerreiro: o polivalente lateral esquerdo luso-francês, que foi o defesa mais goleador dos 5 mais importantes campeonatos europeus (leia-se Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França), mas também o melhor lateral esquerdo do Euro Sub21 na República Checa, seria a minha primeira escolha. Seria um investimento ainda elevado (calculo que entre os 7 e os 10M€), mas com 21 anos, o potencial que possui e o que já deu ao futebol, seria uma aposta segura e com retorno desportivo e financeiro entre dois a três anos.
  • Juan Manuel Vargas: se o Benfica não quer investir tanto dinheiro num jogador como o Guerreiro, há outras soluções no mercado. O peruano "El Loco" Vargas é uma delas, pois está livre e esteve em grande plano na última Copa América 2015 no Chile. Trata-se igualmente de um lateral esquerdo polivalente, uma vez que pode jogar como médio-ala ou médio-centro. Tem características físicas, técnicas e tácticas muito interessantes. Estou certo que seria no curto prazo o melhor lateral esquerdo a actuar em Portugal. Com 31 anos, os mesmos que Eliseu (e de Maxi), não iríamos contratar um jogador para o futuro, mas sim para o presente, até porque a sua experiência internacional seria uma vantagem para a equipa de Rui Vitória.
  • Fábio Coentrão: este é talvez o mais desejado por todos. Contudo, será realmente a melhor solução? O Coentrão despensa apresentações. Faz todas as posições da ala esquerda e também pelo que vimos com Mourinho também dá uns valentes toques no centro do meio-campo. Aos 28 anos está no topo das suas faculdades, isto se realmente recuperar fisicamente das suas mazelas (ainda agora não seguiu para estágio do Real Madrid na Austrália porque tem uma lesão muscular contraída nas férias?!). O problema será o valor da transferência (superior a 15M€) e o valor dos vencimentos. Solução? Empréstimo? Pode ser, mas se for assim, estou convicto que haverá mais equipas de campeonatos mais atractivos que o possam seduzir.
Que outros laterais esquerdos que estão no mercado e poderiam servir o Benfica?



P.S.: Há pessoal que considera que Sílvio na esquerda pode ser uma opção como lateral esquerdo. A meu ver e olhando para a forma de jogar do Benfica nas últimas temporadas, um falso lateral esquerdo não seria a melhor opção, pois ficaríamos privados de verticalidade na ala esquerda. Para além disso, olhando para os extremos que temos, verificamos que apenas o Gaitán (que poderá estar de saída) confere a espaços a largura e verticalidade dessa ala. Sendo assim, toda a opção tem de passar pelo menos por um lateral esquerdo de raiz, ou seja, canhoto!

4 comentários:

  1. sobre o teu ps
    tem razão sobre silvio mas a verdade é que eliseu o ano passado não deu essa verticalidade como prova disso são as assistencias dele, ou melhor a falta delas, o que ele unicamente demonstrou o ano passdo foi ter um grande remate de fora da area mas isso por si só não chega.

    sobre os extremos a verdade é que ninguem sabe muito bem o que vai na cabeça do treinador se vai manter a tactica ou muda-la.
    ninguem sabe o que vitoria quer fazer de taraabt, se carcela vem para a direita como tanto gosta ou vai para a esquerda onde pode dar profundidade se pizzi caso fique não ira para as alas, etc, etc as indefenições são mais que muitas para se ter neste momento uma opinião com tanta certeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Eliseu deu verticalidade. Pelo menos ele estava nesse lugar quando atacava, agora Gaitán e sobretudo Ola John, é muito diferente de ter Salvio. É que este último tende sempre a combinar com o lateral, já os dois anteriores... nem por isso. Já agora, daí vem muitas das críticas para com o Eliseu e quanto a mim sem sentido.

      Já reparaste que sempre que ele subia no terreno, o Ola John não lhe passava a bola e no movimento interior característico perdia a bola, por onde achas que o adversário contra-atacava? Pois é, pelo lado do Eliseu. O que as pessoas diziam logo? Que o Açoriano nunca está bem posicionado... Por causa de um que não respeita o movimento do colega, ele é logo queimado?!

      Sobre os extremos é bastante simples e é algo que o Rui Vitória já fazia no Guimarães: falsos extremos. I.e., jogadores que jogam de pé contrário ao da ala onde actuam. Carcela e Taarabt assentam que nem uma luva nesse esquema. O mesmo acontece com o Pizzi e com o Gaitán, que neste momento são jogadores do Benfica. Destes últimos dois, só vejo o Gaitán com hipóteses de sair. Caso ele saia, para falsos extremos titulares temos o Pizzi e o Carcela. Taarabt será o joker dessa posição e fica haver uma vaga para um dos miúdos: Nuno Santos seria a minha aposta, até porque quando o Salvio recuperar é talvez o jogador que melhor consegue replicar a verticalidade do argentino no flanco esquerdo.

      Gonçalo Guedes seria para mim o 4º/5º elemento para as faixas e ataque.

      ;)

      Eliminar
    2. sobre o eliseu não concordamos para isso é ver o numero de jogos que ele quase nem passava do meio campo.
      sim os extremos não combinaram quase nunca com o eliseu mas se formos ver quando o andre almeida ou o silvio ai jogaram este ano eles, a que se soma o lima e o jonas, já combinaram com eles.

      Pois mas pizzi não tem qualidade para ser titular a extremo, taraabt pode assentar se o treinador não o quiser para 10 e parece-me que vitoria lhe destina o lugar.
      nuno santos concordamos mas e o bilal vem para a B?
      e sobretudo se gaitan sair tem de vir alguem com o mesmo peso.
      e depois existe ola jonh que tem tanta probabilidade de ficar ou sair como pizzi.

      Eliminar
    3. João Carlos,

      Não acho que quando Sílvio ou o André Almeida jogaram a lateral esquerdo combinassem tanto com eles assim. De qualquer modo, mesmo atribuindo razão, isso deve-se mais ao facto de tanto o Silvio como o André Almeida quando jogam a lateral esquerdo fazerem movimentos interiores. Ora, o que o Benfica precisa não é juntar mais gente no centro do terreno, mas sim aproveitar os espaços abertos nas faixas. Se formos a ver a estatística desta temporada verificamos que o Benfica é muito mais perigoso pela direita do que pela esquerda.

      Se o Pizzi não tem qualidade na sua posição de referência, então está a fazer o quê no Benfica? Para te ser franco, se Gaitán sair e com a lesão de Salvio, o modelo dos alas deve ser o de falsos extremos, ou seja, jogadores que joguem com o pé contrário à ala onde actuam. Pizzi, Carcela e Taarabt encaixam na perfeição nesse modelo. Nuno Santos sente-se à vontade como extremo clássico ou moderno, daí não ver problemas. Bilal deverá vir para a B ou então rodar através de empréstimo. A equipa B precisa de jogadores com nível para assegurar uma boa campanha na 2ª Liga. Para além disso, Bilal está habituado a jogar como falso extremo. Aliás, o extremo clássico já quase não existe.

      Não acho que se Gaitán sair tenha necessariamente de vir alguém. Por acaso eu até gostava que viesse um Bernardo Silva. Mas, sendo mais realista, não vejo nenhum extremo de grande qualidade e que possa vir para a Luz. Talvez só o Coentrão nessa posição enchia-me as medidas no imediato... e mesmo assim acho pouco realista. Depois, para além de Pizzi que já falei, há ainda o Djuricic que neste modelo até pode ter um tratamento idêntico ao do Taarabt, ou seja, um falso extremo mais cerebral e de bola no pé. Um pouco à semelhança do que acontece com David Silva e Nasri no Manchester City.

      Ola John para mim seria vendido.

      Eliminar