14 julho 2015

Ah e tal... (Parte 4)


... Não temos alas com qualidade!? Como?!

Um dos sectores da equipa encarnada que os adeptos mais criticam por "falta de qualidade" é a ala ofensiva. É verdade que não vamos poder contar com Salvio durante o início da temporada. Também é bem verdade que apesar de aparentemente não estarmos predispostos a vender o Gaitán, a lei do mercado dita que este é um dos senhores que se segue face ao seu valor e cobiça. Talvez por isto mesmo, haja tanta preocupação e desconfiança. Mas, será que têm razão para tal?

Não podemos esquecer que o Benfica adquiriu a tempo e a horas dois belíssimos reforços para essas posições: os marroquinos Taarabt e Carcela. Talvez não sejam muito conhecidos do grande público, mas estes dois jogadores são internacionais pelos seus países e são do melhor que há. A meu ver, penso que a preocupação das pessoas vai deixar de existir quando os virem jogar. Ainda para mais, quando neste preciso momento, os habituais titulares dessa posição ainda estão no Benfica...

Embora jovens, Carcela e Taarabt são já jogadores com experiência de grandes palcos. Penso que muito rapidamente poderão assumir um papel de maior destaque na equipa. Sendo ainda jovens, penso que haverá o intuito de valorizarem-os e num espaço de 1 a 2 anos, o Benfica poder capitalizar algum dinheiro com as suas futuras vendas. É esse o modelo de negócio e temos que aceitá-lo.

Notar que quem está a construir o plantel está a fazê-lo de forma coerente e organizada, se não vejamos. Para colmatar a lesão de Salvio, a SAD encarnada foi buscar ao mercado o Taarabt. Verdade que o argentino é um extremo clássico e o marroquino prefere jogar sobre a esquerda. No entanto, para ir de encontro a uma possível ligeira mudança na forma de jogar dos alas, o Benfica contratou Carcela. Este veio colmatar a saída de Sulejmani no imediato, mas estou certo que poderá colmatar a possível saída de Gaitán. Importante salientar, que tirando o Salvio, nenhum outro extremo que temos nas nossas fileiras é um extremo puro. A maioria prefere jogar no "flanco contrário" ou é polivalente. Logo, enquanto o Salvio estiver lesionado, acredito que o Rui Vitória vai adoptar falsos extremos como posicionamento padrão (durante o jogo depois deverão trocar posições).

E se Taarabt não render e mantiver os mesmos problemas? Então o Benfica não tem Pizzi nas suas fileiras?! Não pode o internacional Português voltar às origens? Aliás, fosse eu treinador, com a recuperação de Fejsa no meio-campo e a preponderância de Samaris nessa zona do terreno, remédio teria eu que devolver o Pizzi às origens. Ainda para mais com um Salvio lesionado... Esta ideia até seria excelente pois permitiria-me trabalhar com o marroquino de forma mais calma.

O Ola John para mim não é uma solução porque simplesmente não acredito que possa vingar no futebol ao nível de um Benfica. O holandês tem um talento tremendo, mas vê o jogo de uma forma muito infantil ainda. É uma pena. Para mim estaria na lista de dispensas e sendo um jogador que não é totalmente do clube mais esforçava para uma transferência neste defeso. Dito isto, o Rui Vitória poderá ter outra opinião e poderá querer mantê-lo. De qualquer maneira, penso que parte atrás de Taarabt, por exemplo.

Um jogador que aprecio muito, pelas suas qualidades atléticas e técnicas, é o Bebé. Sei que foi emprestado ao Rayo Vallecano e estou certo que o Paco Jemez vai extrair-lhe todas as potencialidades. Estou convicto que este empréstimo será muito proveitoso para o Tiago Bebé, caso este saiba aprender o que o espanhol poderá ensinar-lhe sobre inteligência e leitura de jogo. Embora muitos adeptos desprezem este jogador, o que é certo é que um talento daqueles num corpo de um gigante não pode, nem nunca poderá ser desprezado no mundo do futebol, sobretudo na posição onde ele joga. Assim de repente, quantos laterais de qualidade existem no mundo com mais de 1,90m de altura? Esquerdos, havia um até à bem pouco tempo - o Jansen - que se reformou. Por acaso estive a verificar isso mesmo. Assim sendo, é uma vantagem física enorme ter um extremo assim tão forte fisicamente, pois não tem resistência praticamente nenhuma. Por tudo isto, não deve ser descartado já e devemos estar muito atentos à sua evolução na La Liga.

Relativamente ao Ivan Cavaleiro, penso que fizemos bem quanto à sua venda. O tipo de extremos que queremos são jogadores criativos e não tantos avançados interiores. Cavaleiro neste Benfica quanto a mim seria alternativa no ataque. Mas, para ser 3ª ou 4ª escolha... infelizmente, é melhor capitalizar. Já quanto ao Hélder Costa... bem falarei mais adiante.

Outro miúdo que poderá dar uma perninha no sector é o Gonçalo Guedes. Acredito que ele possa ser uma 4ª/5ª alternativa a este sector e ao sector atacante, sobretudo nesta fase em que Salvio está lesionado, Taarabt é uma dúvida e Pizzi poderá estar entre o centro do meio-campo e a ala.

O Murillo é um miúdo super talentoso que ainda tem de se adaptar ao futebol europeu. Embora tenha sido enunciado como contratação para o Benfica, nunca foi pensada para a equipa principal, mas sim para a equipa B. O mesmo deverá acontecer com o canhoto Bilal.

Por falar em canhotos... e se o Gaitán sair? Se o camisola 10 sair do Benfica, penso que o Carcela irá substituir-lo no curto prazo. Contudo, ficará por colmatar uma vaga. Antes de saber que Hélder Costa iria ser emprestado ao Mónaco (com cláusula de compra definida), era ele a minha primeira opção. Assim sendo, quem fica com a vaga para mim é o Nuno Santos. E olhem que não vamos ficar nada mal servidos!

Esqueçam nomes como Zivkovic. Já vi ambos a jogarem e digo-vos que o nosso "canterado" não fica nada a dever ao sérvio. Verdade que o sérvio vem como campeão mundial de sub 20, mas olhando ao valor individual e ao esforço financeiro que o Benfica teria que despender para uma 4ª opção de sector, não acho que valha mesmo nada a pena.

Já agora, por falar em nomes, um dos que parece recolher mais adeptos para colmatar a lesão de Salvio é o Markovic. A hipótese do sérvio regressar à Luz por empréstimo é algo que faz sonhar os adeptos encarnados. Eu próprio gostaria de voltar a ver o Marko jogar por nós. Quem não gostaria?! Contudo, não acho que seria bem pensado isso. Desportivamente, não vejo grande vantagem face ao que já fomos contratar. Depois estaríamos a valorizar um activo que não é nosso e com todas as implicações que isso acarretaria para os outros activos que temos.

Por falar noutros activos, faltou-me referir outro que poderá jogar na posição de extremo esquerdo: Filip Djuricic. O sérvio tem cartel em Inglaterra. As suas exibições na segunda metade da época passada ao serviço do Southampton criou uma certa cobiça pelo jogador. Sendo assim, não sei até que ponto não estará de saída da Luz. Caso não saia, este poderá muito bem disputar a titularidade do flanco esquerdo com o Taarabt. Se formos a ver bem são jogadores de perfil idêntico.

Por fim, salientar que o Talisca também poderá ser solução para as alas, embora eu apostasse mais no jovem canarinho para aprender e rivalizar com o Jonas no ataque.



P.S.: Existe só um único jogador que poderia perder a cabeça caso fosse ao mercado, após uma possível venda do Gaitán. O seu nome é Bernardo Silva. Este sim era o único nome que reunia consenso e confiança nas hostes encarnadas, mas também seria um excelente investimento desportivo e financeiro para o futuro a curto e médio prazo encarnado. Fica aqui a sugestão para o Luís Filipe Vieira e toda a sua direcção.

28 comentários:

  1. Marco Sousa15/07/15, 00:06

    Até à saída de Gaitan acredito que estamos muito bem servidos de alas. Djuricic é um dos jogadores em quem eu tenho uma certa esperança que ainda consiga explodir por cá. Pode ser que Rui Vitoria o consiga fazer.

    Em relação ao resto o Benfica não precisa de nada. Tem um onze base mesmo os que saem desse onze já têm substitutos no clube como é o caso de André Almeida e Silvio para o lugar do Maxi. O que o Benfica pode fazer e acredito que é isso que vai acontecer é esperar pela altura do fecho do mercado e tentar obter grandes jogadores que não têm lugar nos tubarões europeus. Foi assim que o Benfica fez nos últimos 2 anos com grandes contratações (Siqueira, Julio César, Jonas).

    Se nessa altura o Benfica conseguir jogadores que nos tornem ainda mais fortes.

    Em relação aos nossos rivais é normal que se estejam a reforçar, não sendo apenas normal o dinheiro que estão a gastar ao fazê-lo. O Porto perdeu 4 jogadores do onze titular e ainda tem graves lacunas noutras posições do terreno (baliza e centrais) e não tem ninguém no clube para esses lugares. É por essa razão que têm de investir já para colmatar essas lacunas.

    O Sporting é a mesma coisa. Jesus parece querer envelhecer a equipa dando-lhe mais experiência mas já teve 2 problemas graves. Perdeu um central e o trinco. Se já precisava urgentemente de um central agora precisa de 2 e de um trinco também. Faltam 3 semanas e meia para a Supertaça e 4 para a champions e Jesus arrisca-se a ir à luta com Tobias Figueiredo e Rossel. Em relação a William Carvalho o Sporting pode ter aqui um problema gigante caso perca o caso Doyen. O Sporting está por arames para conseguir cumprir com o fair play financeiro e contava com William Carvalho para a eventualidade de ter de desembolsar mais de 15 milhões. Para conseguir esses valores tem de vender 3 ou 4 bons jogadores. Jesus nem sabe mesmo onde se meteu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo!

      Por curiosidade, quais achas que serão esses jogadores a ter de olho?

      Eu já sugeri alguns para a posição de lateral esquerdo e para colmatar a saída de Gaitán até indiquei o Bernardo Silva. Este iria ao encontro de toda a gente. Até daqueles que querem demonstrar que o Benfica pode comprar também jogadores caros...

      ;)

      Eliminar
    2. Vocês vivem num Mundo de ficcão, agarrados a uma estrutura que não existe e a um bi-campeonato que são incapazes de contextualizar nas condições que foi e que apesar do titulo foram demasiado evidentes as nossas limitações

      Com que então o Benfica não precisa de ninguém até à saida do Gaitan? portanto o Benfica vai atacar o tri com uma lateral direita com André Almeida (jogador competente mas nunca para ser titular de um candidato ao titulo) e com o Silvio em part-time que estara mais de metada da época lesionado?

      E na esquerda jogamos com o mediocre Eliseu e o ...Marçal?

      Só quem é completamente cego acha que isto para o Benfica esta muito bom

      A somar a isto, temos um treinador bem mais fraco em processo defensivo do que tínhamos o ano passado, logo as lacunas evidentes dos nossos laterais ainda serão mais expostas

      Em Dezembro/Janeiro quando o Porto já tiver o campeonato ganho e tivermos até atrás do Sporting, eu depois quero ver o que vocês vão dizer e as desculpas que vão inventar

      Eliminar
    3. Há gajos repetitivos e tu és um deles ó Kafka. Já cansas.
      Volta lá para o VM onde és muito "respeitado" pela maioria de lagartos que o frequentam. Todas as pré-epocas o mesmo discurso da catástrofe e do fim do mundo.
      Então essa de o Benfica não ter estrutura até doi, revela e é a exemplar demonstração de ignorancia sobre assuntos do futebol real. Não aquele - esse sim de ficção - em que vives, o FM o PES e todas aquelas brincadeiras de meninos frustrados.

      RMC

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Já agora, eu sou tão repetitivo como tu e outros que insistem em dizer que está tudo bem, mesmo quando estamos mais fracos que no ano passado

      Mas em Dezembro eu quero ver quais vão ser as desculpas, não desapareças em Dezembro/Janeiro

      Eliminar
    6. Todas as pré-epocas o mesmo discurso? mostra lá o meu discurso na pré-época passada

      Jogos de FM e PES? aos anos que não jogo a isso, tenho mais que fazer do que me por com criancices

      Aprende a pensar por ti e não te limite a dizer que sim só porque sim, sem sequer saberes porque estás a dizer que sim...os problemas que temos nas laterais são por demais evidentes e se tu não percebes isso então não percebes nada de futebol e achas que isto é como nesses jogos que tu jogas

      E quanto à estrutura, se fosses um pouco mais crescido percebias o que quis dizer, obvio que disse no sentido figurado, claro que o benfica tem uma estrutura, agora não tem o poder que vocês querem transmitir que tem, ou que o Benfica vos vendeu muito bem vendida na reportagem da SIC...ou queres que eu te fale nos erros básicos da estrutura nestes ultimos 6/7 anos?

      Posso começar pela contratação do vosso "amado" Eliseu, quando o podíamos ter ido buscar 2 semanas antes a custo zero...queres que continue?

      Cresce rapaz e acima de tudo, aprende a pensar por ti próprio e não digas que sim só porque sim

      Eliminar
    7. Super Estrutura15/07/15, 17:00

      A "Super Estrutura" a 3 semanas da época oficial começar, esta com 40 jogadores a treinar neste momento, que grande estrutura de facto, que organização esplendorosa, 40 jogadores para treinar deve ser cá uns treinos upa upa..

      Eliminar
    8. É isso putos. Empenhem-se, vocês têm tudo pensado!
      Façam lá então o esforçozito adicional de comprar uma caut .... hã ... de criar e apresentar uma candidatura ás próximas eleições!

      RMC

      PS. Cá estarei nas próximas eleições. Esperando candidamente ver-vos cara a cara. Não desapareçam em Janeiro rapazes! Nem te refugies no VM com os teus "amigos" lagartos ó Kafka!

      Eliminar
    9. Estou a ver que isto anda animado. Desejo e faço votos que haja debate na caixa de comentários dos meus artigos. Aliás, essa é um dos motivos de escrever. Mas, espero que todos aqui lembrem-se das regras de boa educação... ok, pessoal? ;)

      Agora personalizando um pouco...

      Kafta I - Eu penso que deves tentar ver as coisas mais pelo lado dos outros e não tanto ficares agarrado à tua ideia. Existem muitas formas de ganhar o título de campeão. Uma delas é contratar jogadores de inegável qualidade. Mas, nem mesmo essa garante o título a 100%. É preciso ter isso em mente. Depois, é preciso também ter em mente que o projecto encarnado passa por optimizar recursos, ou seja, ser campeão gastando o menos possível para que possamos de uma vez por todas abater o nosso passivo. Por exemplo, sabias que ao ritmo que estamos a fazer receitas com vendas de jogadores poderemos abater o passivo gigante em menos de uma década? Já agora, vê o exemplo do Bayern Munique. Vê que eles anos após anos não contratavam grande estrelas e vê agora o que eles fazem? Porquê? Porque tornaram-se auto-sustentáveis. Já agora, isso num Portugal onde os grandes grupos estão ainda nas elites, será fundamental para o Benfica ver-se livre disso. Repara que o Sporting tem os amigos do BES e o Porto tem vários grupos dos capitalistas do Norte por detrás. Tudo a tentar branquear capitais através do futebol...

      Voltando ao tema, falavas do Eliseu e Marçal... e se eu disser-te que o lateral do Mónaco é o Elderson?! E esta hein?! Será que não estaremos a subvalorizar alguns jogadores e a sobrevalorizar outros?! Será que não poderás estar errado quando desvalorizas em demasia o Marçal ou um Taarabt?

      Eu até poderei estar a sobrevalorizar o Marçal, daí que até tenha mencionado que se podermos ir ao mercado buscar alguém com créditos mais firmados nestas elites, seria o ideal. Já não o fiz com o Taarabt, porque conheço muito bem o potencial do jogador. Mas, ao menos equacionei poder estar errado. E, isso é a grande diferença do meu e do teu discurso.

      Sobre a estrutura ser o treinador é muito futebol dos anos 70. Não é à toa que o outro na televisão via-o como um Pedroto... Lol! Um treinador hoje em dia tem de ser um "manager" pois este é que está por dentro de tudo. Jesus é um bom chefe. Mas, um treinador tem de ser um líder. Não é à toa que o Mourinho é o melhor do mundo sem nunca ter sido jogador de futebol. Ele é um líder. Será Rui Vitória um líder? Eu penso que sim. E espero que o Benfica dê-lhe as mesmas hipóteses que deu ao Jesus.

      Falas do processo defensivo do Rui Vitória num clube como o Vitória de Guimarães, como se tivesse obrigação de ter os mesmos números de um Benfica. Se assim fosse, não achas que o Guimarães seria igualmente candidato?! Porque não referes que o Benfica em Guimarães apesar de ter várias chances de golo na primeira parte, na segunda não teve um ataque verdadeiramente perigoso? Porque não falar na forma como o Guimarães de Rui Vitória soube fechar as portas ao ataque do Benfica do Judas? Onde tu vês falta de qualidade no Rui Vitória, eu vejo ali potencial para fazer muito melhor com outro tipo de meios. Aliás, eu e toda uma direcção.

      Vejamos as coisas por outro prisma. O Jesus evoluiu realmente ao longo dos anos no Benfica? Sim? Não? Vê a forma como as nossas performances na Champions foram evoluindo...


      RMC - o que é VM?


      Super Estrutura - já deverias saber que as pré-épocas do Jesus são treinos de captação de talentos...

      ;)

      Eliminar
    10. RMC

      Cresce, faz-te um Homem e depois argumenta como um Homem, como o PP acabou de fazer...já tu limitas-te a dizer criancices do volta para ali para acolá junto dos teus amigos, isso é zero e atitude de criança...senão concordar expôe argumentos válidos que contra-argumentem aquilo que eu disse e sustentem o teu discurso, tal e qual o PP fez


      PP

      Ok admito algum excesso na forma como me expremi, e peço-te desculpa por isso, até porque como é evidente não sou dono da razão, logo posso (e acredita, que desejo mais que ninguém) estar completamente errado, porque o que quero é que o Benfica ganhe,

      Mesmo tendo uma visão diferente da tua, eu sei que o Benfica quer mudar de politica, até porque ao contrário do que tentam passar o dinheiro "escasseia" de facto para os lados da Luz (ou pelo menos as dividas são muitas e portanto o dinheiro que há é para pagar as dividas), senão não se via este desinvestimento abrupto nos últimos 18 meses no plantel onde se tem vendido tudo e mais alguma coisa, mas ok aceito a tua justificação que tem de se reduzir passivo e sem dinheiro não há vicios, nada a fazer, agora isso não invalida na minha opinião que as lacunas estejam lá e sejam evidentes

      Quanto ao Mónaco, o lateral esquerdo titular do Mónaco é o Kurzawa, não compares :)..e o Eliseu já há 1 ano atrás critiquei a sua contratação...mais um caso onde a estrutura falhou como bem sabes, porque podíamos ter ido buscar o Eliseu 2 semanas antes a custo zero :)

      Quanto ao Vitória vs Jesus, ok admito que posso estar a ser precepitado, agora é a minha opinião do que vi do Guimarães nos ultimos ano, é um treinador "fraco" em processo ofensivo e defensivo e isso não está só relacionado com a qualidade dos jogadores, porque repara tudo podes ter um mau jogador, mas intenção do processo estar lá, ele pode é executar mal por não ter qualidade para tal, mas se o treinador o mandar fazer algo ele irá ter a tal intenção de fazer, depois se executa bem ou mal, ai sim já entra a qualidade do jogador, mas ok, teremos de esperar para ver o que o Vitória é capaz, apesar de eu achar que ele não vai ser capaz e no mercado havia outras opções disponiveis bem melhor que ele, mas ok só o tempo dirá quem tem razão e mais uma vez ai desejo estar eu errado

      Por fim falas dizes que achas que o R.Vitória pode ser um bom lider, sim mas isso não ganha jogos nem dá a tactica, o Scolari também um bom lider e tacticamente é zero e foi o que se viu nos ultimos anos...quem dá a tactica? quem dá os processos de jogo? tudo isso é preciso ser mais do que um lider, é preciso ser um grande treinador, mas pronto lá so o tempo nos dira quem esta certo ou errado

      Para finalizar, as nossas participações na Champions não foram famosas, mas o ano passado foi essa eliminação que nos deu o titulo, porque o plantel era curto e limitado e o que nos salvou precisamente termos estado 6 meses entre Dezembro e Janeiro a jogar apenas no campeonato, portanto dai eu bater nesta tecla que o argumento de "com esta equipa fomos campeões" não é um argumento válido, porque o contexto mudou por completo

      Mas pronto temos opiniões diferentes :)...peço-te desculpa se me excedi na minha opinião inicialmente

      Eliminar
    11. Kafta I, podias ter evitado a boca ao KMC... aliás, espero que as opiniões sejam respeitadas por aqui.

      Sobre a tua resposta:

      - Nós temos dinheiro. Agora temos de ver uma coisa, os empréstimos devem ser vistos sempre como ferramentas de alavancagem. Portanto, quanto mais rápido virmos esses empréstimos saldados e continuando vitoriosos, mais rapidamente estaremos no "verde" em termos financeiros. Quando assim o for, poderemos vender quem, quando e como quisermos. Poderemos inclusive fornecer melhor condições a jogadores... em suma, poderemos crescer financeiramente como jogador. Enquanto houver empréstimos cerca de 20 a 30% das receitas vão para eles. Se o Benfica tem receitas de 200M€, significa que 40-60M€ vai para pagamento de empréstimos, ora isso é mais do que o valor do nosso orçamento para o futebol!

      O Kuzawa é o lateral esquerdo titular, mas o Mónaco que luta para os lugares cimeiros da Ligue 1, deveria ter um lateral substituto à altura, segundo a tua imagem de construção de um plantel. Ora convenhamos que o Elderson não se enquadra dentro do perfil, não achas? Lancei esse exemplo, para justificar que às vezes as opções "Marçal" podem ser úteis.

      Quanto ao Eliseu não ter vindo a custo zero. Epá, são "business" do futebol. Pode haver muitas opiniões, pelo valor que estamos a falar, penso que o Benfica deu mais aquele valor para o Málaga para que num futuro possa retirar dividendos.

      Sobre o Vitória e o Vitória (eh!eh!eh!), sou mais crítico com o trabalho ofensivo que o Judas não fez do que com o do Rui com os Tomanés de Guimarães. Já reparaste que o JJ esteve 6 anos no Benfica e não foi capaz de implementar um estilo de jogo com uma circulação da posse de bola mais segura e efectiva? Já reparaste quantos jogos foram os duelos individuais de Gaitán e Salvio que desbloquearam defesas? E, frente a equipas mais fortes?

      Relativamente a processos de treino, estou completamente descansado com o Rui. Penso que é daqueles que está mais na vanguarda em Portugal. A forma como ele reconstruiu ano após ano o seu Vitória, com jogadores de 2ª e 3ª linha do panorama nacional é de valor. Isto apesar da tua visão não ser muito optimista.

      Não acho que o plantel fosse assim tão curto. Eu penso é que se perdeu muito tempo em captações e houve opções erradas de "casting" que poderiam ter dado outras soluções.

      Podemos ter opiniões diferentes e isso não é mal nenhum. A conversar é que a gente se entende. Eu pessoalmente, acho mais construtivo debater ideias com pessoas com outras perspectivas do que com "yes man".

      ;)

      Eliminar
    12. Sim tens razão relativamente à boca que mandei :)

      Quanto ao facto de Jesus nunca ter implementado um jogo de posse, vou-te ser sincero, eu pessoalmente gosto mais de um futebol mais vertiginoso e de transições, acho mais espectacular à vista, não descurando atenção todas as virtudes do futebol de posse, ou não fosse eu também um admirador do expoente máximo desse estilo, chamado Guardiola :)

      Quanto ao Rui, mencionas que estas totalmente descansado quanto aos seus métodos de treino, e consideras que é dos mais evoluidos, ok respeito, mas chamo-te a atenção para um pormenor que tem acontecido frequentemente nas equipas do Rui Vitória, (atenção não é implicar da minha parte, vou constatar um facto), que tem sido as sistemáticas más 2ªs voltas, onde as suas equipas decaem bastante de rendimento...penso que concordas com este facto? aliás basta olhar aos pontos feitos nas 1ªs e 2ª voltas e as diferenças são sempre significativas, mas mesmo a nível de jogo jogado caem bastante

      Qual a tua opinião sobre esta situação?

      Eliminar
    13. Normal Kafta I! Já reparaste nas nossas segundas voltas nas últimas temporadas? ;)

      É normal a 2ª volta do Guimarães, porque eles perderam um jogador fulcral: o Hernâni. Não é fácil substituir um bom jogador num plantel daqueles... mesmo que o miúdo que está no banco até tenha potencial, não tem experiência e isso faz logo ressentir a equipa. Não só não cria desequilíbrio ofensivo como contribui na criação do desequilíbrio defensivo.

      Eliminar
  2. fazes a analise corecta ao ivan mas depois não consegues ver que o bebe é igual ele é um segundo avançado, ou avançado interior, são jogadores que precisam de espaço para correr com a bola, são bons para jogar em contra ataque, perante equipas fechadas que dão pouco espaço não conseguem explodir e não há fisico que lhe valha quando não tem espaço para embalar e tecnica não abunda para ter outras soluções.

    esta serie de artigos que tu tens vindo a fazer querem demonstrar que não temos pior plantel que o ano passado e tirando os que vamos ainda abrir que ainda não sabemos ao certo o que podem dar tens alguma razão só que existe um mas..
    o ano passado é claro para todos nós que tinhamos o pior plantel dos ultimos seis anos, mas o onze inicial ou mais utilizado não andou muito longe dos anos anteriores, faltaram soluções no entanto deu para ser campeão devidos a tres factores.
    1-seres o campeão.
    2-manteres o treinador e com ele o modelo de jogo e sobretudo o conhecimento que os jogadores tinham desse modelo e das ideias do treinador.
    3-ficaste afastado das provas da uefa e a partir de fevereiro jogamos de semana a semana.
    se este ano o ponto 1 se mantem e até se reforçou o ponto 2 não existe e não tem nada que ver com a qualidade do novo treinador e o ponto 3 esperemos que não se volte a repetir, logo ter um plantel da mesma qualidade do ano passado não chega e é isso que temos não temos nenhuma posição melhorada em relação ao ano passado e em algumas vamos perder qualidades por manteres os mesmos jogadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há isso de jogador de contra-ataque. O Pirlo que sempre foi lento, também poderia ser considerado um jogador de contra-ataque ou um "10" de equipa de contra-ataque, tal a forma rápida como ele colocava a bola nos seus atacantes.

      Poderia ter falado do Bebé nesses moldes. Mas, o Bebé tem algo que o Ivan não possui de forma clara: capacidade de finta. Digamos que em termos de reportório o Bebé tem mais que o Ivan. E é por esse facto que digo que o Bebé pode e deve ser aproveitado para a ala encarnada. Não este Bebé que está muito selvagem, mas um Bebé regrado.

      Eu penso que nunca tivemos pior plantel. Tal como o Quique Flores não tinha pior plantel. O que faltou no ano passado foi que logo desde o primeiro dia, tivemos que construir uma dupla de meio-campo. Fejsa e Ruben Amorim seriam os titulares de caras e com eles em campo, o Samaris poderia entrar com calma no onze. Já viste que nós acabámos por perder a Europa por causa de estarmos a construir um novo meio-campo?

      Aliás, até vou mais longe, a própria pré-época encarnada, na época passada, serviu única e exclusivamente para escolher jogadores. Eu sinceramente não percebo o porquê disso acontecer com tanto relatório do departamento de "scouting". Por exemplo, vimos o Judas a testar o Talisca em todas as posições e mais algumas nessa pré-época. Claramente não o conhecia. Ou seja, penso que se perdeu muito tempo na pré-época a brincar aos treinos de captação. Ainda por cima quando ele sabia que não iria poder contar com os dois titulares do meio-campo!

      Sobre o ponto 2 que referes, eu até penso que esta mudança de treinador será benéfica para a equipa. Há pelo menos 2 anos que o modelo de jogo não sofria evolução. A própria equipa também não evoluiu em termos de jogo jogado. Houve pois uma clara aprendizagem dos novos jogadores, mas no compito geral, faltava algo. Esse algo já escrevi aqui e prende-se com o 4º momento de jogo:

      http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2015/07/o-4-momento.html

      Com o Rui Vitória, penso que vou ver o Benfica com falsos extremos e espero que continuemos a ter avançados móveis. Isto irá beneficiar imenso na preparação e controlo do 4º momento, uma vez que os jogadores das faixas não terão apenas a tendência de verticalizar o jogo, mas também de gerir melhor os tempos, algo que no Benfica do Judas isso não acontecia.

      Por fim, não temos nenhuma posição melhorada? Sinceramente, não me parece, porque mal ou bem os jogadores evoluíram quer individualmente, quer colectivamente.

      De qualquer forma, então como é que tu farias?

      Eliminar
    2. existem jogadores que precisam de espaço entre as defesas e a baliza e outros que não, até fintam dentro duma cabine telefonica, e o bebe tendo mais tecnica do que o ivan não é um jogador tecnicista.

      o quique não tinha pior plantel de facto não devia ter com estes grandes jogadores Jorge Ribeiro, Yebda, Binya, Balboa, Marco Zoro, Urreta, Fellipe Bastos, Makukula.
      se achas que o plantel do ano passado tinha melhores e mais soluções do que por exemplo o do ano anterior é contigo agora basta ver os jogadores que sairam e os que entraram para os seus lugares e a diferença é muita.

      o rui jogava com falsos extremos jogando com um avançado, jogando com dois avançados vai manter? os avançados moveis só resultam se jogares com dois se jogares com um apenas precisas de um que consiga jogar mais fixo, coisa que não tens.

      Sim mas não tens só ganhos tambem tens perdas não só de jogadores, e para já são dois da equipa principal, como em alguns casos os mesmos quer dizer perder qualidades casos do eliseu, do lima.

      Neste momento precisas de dois titulares claros um lateral, e penso que até aqui concordas, e um ponta de lança não temos e o lima vai em duas epocas seguidas em perda e este ano vai aumentar.
      Depois se gaitan sair tens de reforçar o lugar se não perdes qualidades.
      podera existir a necessidade de mais um extremo ou não dependendo da lesão do salvio, da reciclagem de alguns jogadores do plantel e sobretudo de que tactica vamos utilizar.

      Eliminar
    3. João Carlos, olha que te posso mostrar uns videos do Bebé a fintar numa "cabine telefónica". Isto para um tipo com 1,90m, atenção...

      O problema do Quique foi que teve um Aimar a 50% e tinha muita juventude. O Jesus fala de galo quando diz que via na equipa do Benfica muito potencial, pudera! Quem é que não via?! É o mesmo que eu digo da equipa do ano passado do Benfica.

      Sobre a equipa de 2015 para a 2014:
      - Eliseu pelo Siqueira, embora toda a gente prefira o brasileiro, o Português ficou com melhores números.
      - Samaris pelo Matic/Fejsa/André Gomes, o melhor que tivémos foi sem sombra de dúvida o Matic, quanto ao André Gomes e Fejsa penso que o Samaris não perde. No mínimo empate.
      - Pizzi pelo Enzo, o argentino era melhor nas tarefas defensivas. A atacar, gostei muito do Português. De qualquer modo dou de barato.
      - Jonas pelo Rodrigo, claramente ficámos a ganhar com o Jonas. Penso mesmo que era o jogador que faltava ao Benfica para o 4-4-2 do Judas funcionar minimamente.

      Sobre ter ou não ter jogadores para jogarem mais fixo na área? Temos o Nelson Oliveira, o próprio Jonas, em parte o Lima e o Derley. Tendo em conta a fisionomia do Talisca seria importante este aprender a jogar como pivot ofensivo. Já agora, não é preciso ter alguém que jogue encostado aos centrais. Aliás, os melhores sistemas de jogo ofensivo do futebol actual são sistemas que deixam os centrais adversários tentarem identificar quem irão marcar. Ou seja, se não tivermos ninguém para eles marcar, mais perto estamos de quebrar a defesa adversária. Pode-se combater o fogo com fogo, ou então com água... e até com terra!

      Sobre perdas dos jogadores, é importante recordar que o Benfica tem uma "pool" de talentosos jogadores que são colocados a rodar para ir ganhando experiência e aprimorar qualidades. É essencial criar uma espécie de titular, uma espécie de aprendiz de titular e uma espécie de futuro aprendiz, para ir alimentando a equipa, para que o modelo de negócio do clube não se ressinta.

      Sobre os reforços, eu gostaria de ter um lateral esquerdo de raiz que possa ser uma referência para a equipa e até mesmo para os adeptos. Raphäel Guerreiro seria o ideal para o modelo de negócio. O Coentrão seria o ideal para os adeptos e apaixonados pelo futebol. Mas, se calhar o mais racional seria o Vargas.

      Quanto ao Lima, eu vejo isto desta maneira, um ataque de um clube grande não funciona com "meninos". É preciso experiência. Se formos a ver bem, quanto maior a idade do avançado, menos oportunidades necessita ele para concretizar. Isto tem a ver com a maturidade da tomada de decisão. Obviamente que os grandes craques são-o porque pensam o jogo com outro maturidade... Jonas e Lima formam uma excelente dupla. Vê-se que até têm muita cumplicidade fora de campo e isso é algo que não devemos deitar fora. Por outro lado, tenho nas minhas fileiras um miúdo que quer singrar no futebol como o Nelson Oliveira. Estou convicto que se ele for fazendo as segundas partes do Lima, em menos de 3 meses já estará a disputar com o brasileiro a titularidade e aí a passagem de testemunho faz-se naturalmente. Quanto ao Talisca, este miúdo será importante em várias posições incluindo a fazer de Jonas mais "defensivo". Por exemplo, quando estamos a ganhar e queremos fechar e congelar o jogo, é tirar um avançado e meter o Talisca, passando o 4-4-2 (4-2-4) para um 4-2-3-1.

      Quanto ao reforço do lugar do Gaitán, em caso da sua saída, Taarabt penso que em pouco tempo vai estar no onze. Djuricic poderá ser uma solução até para o jogador crescer tacticamente (leia-se defensivamente). Agora se tivesse dinheiro cometia uma loucura: Bernardo Silva.

      Eliminar
    4. sobre o bebe descordamos ponto.

      sobre o plantel do quique para alem das evidencias tens a juventude global do plantel e isso tambem conta na fraqueza ou não do pantel alem de que tiveste um plantel curto, 24 jogadores utilizados + mantorras, comparados sempre com os 27 do anterior treinador.

      fazes as comparações que te interessam é que falta ai muita gente: julio-oblack, garay-lisandro, eliseu-siqueira, ola jonh-markovic, talisca-djuricic, pizzi-enzo, cristante-andre gomes, jonas-rodrigo, derley-cardozo.
      ou tambem das de barato o garay, markovic, andre gomes, cardozo.
      no fundo o que tu fazes é comparar o onze eu falo em plantel não em onze são coisas totalmente diferentes eu ja disse que a diferença no onze foi pouca ou nenhuma no plantel foi muita.

      o nelson não tem intinto goleador para jogar sozinho, o jonas até pode ser mas o que sabemos é que nessa posição não funcionou muito bem quando jogou no valencia, talvez por isso ou não.
      o lima nunca foi a posição dele o derley sim mas pouco marcou o ano passado, para alem disso parece que tem guia de marcha.

      mas o problema do lima é precisamente esse com o passar do tempo ele precisa de mais tempo para marcar em 13/14 ele marcou a cada 177,57 minutos o ano passado aumentou para 187,42 para alem do que se viu nas duas ultimas epocas é que lima só marca quando a equipa esta em forma e a produzir e precisamos de alguem que marque mesmo que a equipa não produza e esse jogador não é lima.
      quando tens jonas um jogador com experiencia não precisas que o segundo titular tenha a mesma experiencia.

      só reforças o plantel se taarabt e carcela vierem para os lugares de sulejmani e ola jonh se vierem substituir salvio e gaitan ficas claramente mais fraco.

      Eliminar
    5. Planteis curtos são melhores para trabalhar. Há um estudo que diz que a maioria dos jogadores utilizados encontra-se entre os 16 a 17 jogadores. Os restantes são jogadores para entrar esporadicamente, daí que eu defenda exactamente o uso da pequenada nesses lugares, sobretudo, no primeiro ano de equipa A. Isso dá para o treinador ir formatando os jogadores ao seu estilo.

      Por acaso esqueci de comparar esses. Se o fizesse talvez até teria alguma vantagem em termos de onze. Júlio César por exemplo é superior a Oblak, embora o esloveno tenha um potencial terrível. Talisca idem com o Djuricic. Relativamente a Garay é errado, pois a comparação não pode ser com o Lisandro, mas sim com o Jardel. Aliás, se há sectores onde estamos muito bem servidos é na baliza e no centro da defesa. Em 2013-2014, quem tínhamos para fazer a vez de Siqueira? Sílvio? André Almeida? Ou preferias o Cortez? O mesmo aconteceu a época passada, mas com o Eliseu a fazer de Siqueira. Tinhas Markovic e Ola John. Só vejo aqui o excesso. Mas, por vezes mais é menos. Ou seja, ter mais alternativas não significa ter maior variedade de "armas". Ao nível que o Benfica está e seguindo a política desportiva encarnada, isso não acontece, pois a maioria da variedade que existe tem potencial, mas precisa de ser formada (Ola John, Talisca, Djuricic, Cristante,... todos eles precisam de crescer futebolisticamente para começarem a render aquilo que sabemos que poderão render, pelo potencial que já apresentaram).

      Quem te disse que o Nelson não tem instinto goleador? A estatística de golos dele nos últimos anos? É isso? Repara na estatística do Derley esta temporada? Olhando para ela algumas vez dirias que ele já foi dos melhores marcadores nacionais numa equipa da dimensão do Marítimo?

      Quanto à análise do Lima é outro caso de que as estatísticas são precisas de serem bem interpretadas. Falas que ele está a demorar mais tempo para marcar um golo, como se:
      1 - ele continuasse a ser a referência do ataque.
      2 - a qualidade e o número de ocasiões de golo fosse a mesma.
      Ou seja, estás a falar em termos absolutos, quando tens de falar em termos relativos, ou seja, minutos para marcar golo face ao número de oportunidades que tem. Ao fim e ao cabo é isso que mede a eficácia e eficiência de um avançado.

      Depois, Jonas é experiente, mas tens de ver que aqui o que conta é o valor da dupla. A dupla Jonas mais Lima vale mais que a soma das partes, i.e., de Jonas e Lima separadamente. Futebol não é lego, em que tu tiras uma peça e montas outra que fixa-se bem. Para fixarem-se bem é necessário por um lado "química"/empatia entre jogadores, qualidade e tempo para se adaptarem mutuamente.

      No curto prazo se sair Salvio e Gaitán, é normal que o Benfica fica um pouco mais fraco. Mas, a qualidade de Taarabt e Carcela são garante que em menos de 3 meses já estaremos a esquecer dos dois primeiros, tal como aconteceu com o Jonas. O que tenho lido e ouvido é que toda a gente subvaloriza os dois marroquinos.

      Sinceramente, não estou a ver muito melhor que estes dois no mercado, ainda para mais pelo custo que terão. Conheces alguém?

      Eliminar
    6. desculpa no plantel saiu o garay e entrou o lisandro, o jardel já estava no plantel, lá esta continuas a confundir onze com plantel.
      o julio é melhor que o oblak até posso concordar mas o esloveno teve melhores numeros não podes mudar os criterios conforme te dá jeito para as conclusões que já tiraste.

      quanto ao nelson existem jogadores que nascem goleadores e os que se fazem se analizares o nelson mesmo nas camadas jovens nunca foi um goleador, e isso não tem nada a ver com a qualidade que ele possa ter ou não, pode fazer-se goleador mas leva tempo.
      não esperas que um jogador que faz meia duzia de golos de repente passe a marcar trinta isso não existe tal como o rodrigo se correr bem é um processo lento se as coisas correrem bem pode marcar uma dezena e depois ir para mais, ora o que precisamos é de quem nos dê garantias de marcar mais de duas dezenas de golos já e isso posso te garantir que o nelson nunca o conseguira este ano.

      o lima não era a referencia do ataque e marcou 30, no ano seguinte passou a ser a referencia, e esse é que é o grande problema dele ser a referencia, e marcou muito menos este ano era a referencia e esteve mais de 12 jogos sem marcar um unico golo quando a referencia passou a ser o jonas e a equipa passou a carburar voltou a marcar.
      podes ir à vontade à procura do numero de oportunidade que ele precisa para marcar e continuaras a ver que ele cada vez precisa de mais oportunidades para marcar, até admito que nos ultimos dois anos o volume de jogo e as oportunidades diminuiram mas no entanto a equipa marcou os mesmos golos isso significa que fomos mais eficazes, foram os outros porque o lima não foi.

      não é uma questão de subvalorizar é a de não saber o que vão dar todos são muitos bons, vide ola e djuricic, mas depois por um motivo ou outros não deram.
      mas mesmo que fossem quem eram os suplentes o guedes e o nuno não esperas que os dois ao mesmo tempo sejam a solução, depois se um ou os dois se lesionam o guedes e o nuno a titular dificilmente vai dar alem de que ai sim queimas por completo os jogadores por falta de tempo para crescer.

      eu não conheço nem tenho de conhecer não vejo todos os jogos do mundo a estrutura esta lá para isso o que eu consigo ver é o que nos falta e o que na minha opinião, e como é obvio até pode estar errada, nos tornaria mais fortes.

      Eliminar
    7. 1/2

      Eu penso que a tua ideia de construção de plantel é ter dois jogadores por posição de qualidade idêntica, correcto?

      Ok! Nada de mais errado! A diferença dos grandes tubarões para as outras equipas é que eles mesmo tendo um orçamento superior, fazem as contas por sector em vez de posição. Podes dividir o plantel em: guarda-redes, lateral direito, central direito, central esquerdo, lateral esquerdo, médio-centro defensivo, médio-dentro ofensivo, extremo direito, avançado direito, avançado esquerdo, extremo esquerdo. Ou então podes dividir da seguinte forma: Guarda-redes, Laterais, Centrais, Médios, Extremos e Avançados. Se fizeres desta maneira, tirando a posição de guarda-redes precisas de 4 jogadores por cada um dos sectores, sendo que 2 deles são titulares e jogadores de grande craveira, 1 outro que seja polivalente suficiente para ir rodando e a última vaga para um projecto de futebolista. Porquê? Porque toda a gente sabe que na prática só jogam entre 16 e 17 jogadores e isso é comum quer seja aqui no Benfica, quer seja no Chelsea. Quando digo 16/17 jogadores falo daqueles que tiveram mais de 1000 minutos de jogo por época. Por isso é que eu defendo que as 4ªs vagas dos sectores do plantel possam ser destes miúdos da formação ou até mesmo de um ou outro miúdo que venha através da prospecção.

      Sobre Garay e Jardel, repara no seguinte, no sector dos centrais o Benfica tinha Luisão (referência), Garay (referência com mercado), Jardel (polivalente do sector e 3ª opção com potencial para titular) e Lisandro López (projecto de grande central). Ao sair o Garay do Benfica, ficaste: Luisão (continua a referência), Jardel (sobe para a titularidade e é a referência para o mercado caso o Benfica queira vender alguém), Lisandro Lopez (passa a 3º central e a rodar com os titulares) e César (torna-se o projecto de central). Esta temporada ao que tudo indica, é a continuação do processo, mas com Lindelöf a fazer de projecto. Teoricamente falando, parece que na época do Garay tínhamos maior potencial, pois o Lisandro não era assim tão projecto como era o César na época passada, não é isso que pensas? Mas, aí vem o argumento de que a partir dos 16/17 jogadores pouco ou nada servem as 4ªs escolhas. Assim sendo, se fores a ver as 3 escolhas principais do sector, verificas que se calhar com a saída do Garay até ficaste mais bem servido em termos de proveito versus custos.

      O mesmo tipo de análise poderás fazer para outros sectores e verificar que se calhar temos uma má percepção sobre o valor do plantel de um ano para o outro.

      Menos é mais! ;)

      (Continua)

      Eliminar
    8. 2/2

      (Continuação)

      Sobre os avançados, não estou à espera que o Nelson na próxima época faça 30 ou 40 golos. Mas, gostaria de colocar-lhe a meta dos 15 golos, meta essa que era sempre a de Cardozo, por exemplo. Jogando mais tempo do que os 5 minutos finais e de forma constante, penso que o Nelson poderá chegar a um nível porreiro. Pelo menos testava-o esta temporada assim.

      Um goleador está sempre muito condicionado ao que a sua equipa possa produzir para ele... Quando escreveste «não esperas que um jogador que faz meia duzia de golos de repente passe a marcar trinta isso não existe», lembrei-me logo de um: Lionel Messi. O tipo com Rijkaard marcava uns quantos golitos por temporada, à semelhança que faz um extremo no Benfica, quando a forma de jogar do Barça mudou e sobretudo, quando o Pep colocou-o no centro do terreno, pumba, a sua veia goleadora disparou. Não é porque o Messi seja um verdadeiro predador dentro da área. É sim, porque o modelo do Barcelona é deveras avançado e produtivo. A vertente equipa é muito importante para um avançado. Terá tido o Nelson também equipas que produzissem o caudal ofensivo que ele precisa para carburar?

      Sobre o Lima ser referência, por acaso vejo isso de maneira diferente. A referência atacante do Benfica não é o ponta-de-lança, ou melhor o tipo que fica mais à mama, mas sim o jogador que joga entre-linhas. Por isso é que primeiro era o Lima, explicando esses números avassaladores, depois era o Rodrigo como referencia do processo de construção e agora é o Jonas. Repara que boa parte dos 12 jogos em seco foram na primeira metade da temporada passada, certo? Aí quem era a referência do processo ofensivo era o miúdo Talisca. Tirando os golos ao baiano, quantas assistências fez ele para os seus colegas? Por isso, é que o Talisca para mim tem ainda muito que evoluir. Olha, seguindo a lógica dos primeiros parágrafos, o baiano é o "meu projecto" para o sector atacante.

      Sobre... «podes ir à vontade à procura do numero de oportunidade que ele precisa para marcar e continuaras a ver que ele cada vez precisa de mais oportunidades para marcar» Infelizmente não tenho acesso a dados concretos para dizer sim ou sopas. Agora, está claro que uma coisa é teres atrás de ti jogadores como Rodrigo e Talisca, outra é teres um Jonas. E isso explica a evolução dos números na segunda metade da temporada face à época anterior (com Rodrigo a servir) e à primeira metade da temporada (com o Talisca atrás).

      Quanto ao Ola e Djuricic, o primeiro é claramente um erro de "casting". À muito que o digo isso, olha talvez após os seus primeiros 10 jogos no Benfica. Já o Djuricic, gostava que ele tivesse tido 10 jogos no Benfica, assim de seguida como o Ola teve... só aí poderei emitir um parecer. Sobre os extremos, partindo do pressuposto que o Gaitán e o Salvio dizem adeus ao Benfica, o que neste momento não é verdade... temos o Taarabt e o Carcela para titulares, até aqui tudo bem. Podemos até ter o Pizzi a titular, passando o "bad boy" do Taarabt para 3º homem do sector. Precisas de ter uma 4ª opção assim tão sonante depois do que escrevi sobre os 16/17 jogadores? Claro que não. Bastará um miúdo como o Nuno Santos ou o Gonçalo Guedes. Depois, não esquecer que o Djuricic e o Talisca podem fazer a posição das alas, isto se jogarmos como falsos extremos, que acho ser o caso.

      ;)

      Eliminar
    9. 1-o lisandro não estava no plantel na epoca 13/14.
      2-não coloquei cesar-m.vitor/sidnei porque independentemente da melhor qualidade do primeiro o quarto central joga tão pouco que acaba por não ser relevante.
      3- como dizes trocaste referencia por projecto de central com potencial se achas que as duas coisas se equivalem nem vale a pena conversar mais.

      explica lá bem isso da meta do cardozo serem os quinze golos num jogador que tem de media 24 por epoca.
      essa de dares como exemplo o messi só vem comprovar aquilo que eu disse.

      já agora aproveita para explicar que perante os teus argumentos um jogador que não é a referencia do ataque marca 24 golos por epoca.
      quantas assistencia fez lima nesse periodo de doze jogos sem marcar uma apenas.
      mais no total da epoca tem apenas mais uma que derley que tem um terço do tempo jogado.
      no que referes a talisca tens razão no que se refere a rodrigo não foi com ele atras que o lima marcou novamente mais golos na segunda metade da epoca 13/14.

      salvio esta fora por lesão é facto não é se.

      Eliminar
    10. 1 - Ena! Pois não! Tens toda a razão. Estava cá o Steven Vitória não era? Por um lado até foi bom eles terem emprestado o Lisandro que assim, e já não sendo um menino de 18/19 anos, pôde jogar na La Liga.

      2 - Por esse motivo optaram pelo Steven... depois não podemos esquecer que o Jesus era obcecado pelo perfil físico dos atletas em certas posições. Por exemplo, os centrais tinham de ter pelo menos 1,87m de altura...

      3 - Na época passada, quando o Garay saiu, saiu a referência com mercado, e o projecto de central com potencial ocupou o seu lugar, i.e., o Jardel. Penso que é isso que se deve pedir a uma equipa de top. Ou seja, que haja um trabalho de continuidade.

      A verdade é que para muita gente o facto de o Garay ter vindo do Real e o Jardel ter vindo do Olhanense, um será sempre jogador de top e o outro um mero suplente. Subvaloriza-se imenso o trabalho. Esta temporada, ficou provado que o Jardel não deve nada para o Garay.

      4 - O Cardozo quando chegou ao Benfica em 2007/2008, colocou essa meta para si próprio. Não sabia é que iria superar essa marca...

      5 - O exemplo do Messi veio comprovar que há jogadores que numa temporada marcam poucos golos e depois noutra fartam-se de marcar, assim do nada. Ou seja, o Lionel é exemplo vivo de que um goleador não precisa de nascer goleador. Em qualquer equipa ele seria um extremo ou um "10" a armar jogo para os avançados. No Barça ele é o avançado. Tem tudo a ver com a forma como a equipa também é montada. Mais, do que estarmos a duvidar da qualidade dos jogadores. Regra geral para a equipa A do Benfica o nível da qualidade dos jogadores é elevada, como tem de ser.

      6 - Se estás a referir-te aos 24 golos do Cardozo na sua primeira época, então posso dizer-te que ele era a referência da equipa. Tal como foi noutras temporadas.

      7 - Quantas assistências fez o Lima? Não te sei dizer. Mas, mesmo que não tenha feito uma, é normal, pois simplesmente a bola não chegava lá...

      8 - Não vejo qual é a crise com o Lima?! Ele até pode ter poucas assistências, mas tenta ver uma jogada típica do Benfica: o Lima desmarca-se entre o central e o lateral numa diagonal para a ala (a fugir da baliza), o passe é imediatamente endereçado para ele por Pizzi. O brasileiro recepciona e joga para o extremo que está perto... é o Gaitán. Este isola Jonas na cara do golo... e é golo de Jonas. Conclusão: não foi importante o trabalho de Lima?! Bem, mas sobre essa tua estatística, se o durante metade da época não alimentam a fera, nem tão pouco a bola lhe chega aos pés, e na segunda parte da época aparece um Jonas que lhe dá bolas para golo... como é que queres que ele tenha assistências?! Repara, que o Lima esta temporada nunca jogou como referência atacante. Depois da saída de Cardozo, a referência passou a ser o jogador que joga entrelinhas...

      9 - Sobre o Rodrigo... já reparaste que foi na segunda metade da época 13/14 que Rodrigo começou a carburar melhor naquela função?

      10 - O Salvioo está de fora por lesão, mas virá ainda esta temporada, por isso não podemos descartá-lo.

      Eliminar
    11. não me viste fazer criticas às opçoes feitas

      não me viste fazer criticas ao jardel, alias a comparação foi com o lisandro, e a origem dos dois não tem nada a ver o david luiz veio da terceira divisão do brasil e não foi por isso que as pessoas não lhe reconheceram qualidades.
      a diferença é que um é titular da selecção argentina vice-campeã mundial e sul amaricana e o outro nem internacional é.

      dares como exemplo de uma coisa o melhor do mundo que só é possivel por ser o melhor do mundo desculpa mas não serve de exemplo para nada, e por muitas qualidades que o nelson tenha nunca na vida se vai conseguir aproximar, nem ele nem 99,99% dos futebolista do mundo.

      Não percebeste o lima fez mesmo uma assistencia naquele tempo todo, como é que a bola não chegava lá que eu saiba marcamos golos e varios.
      Não me viste dizer que quero a saida do homem ou que ele não presta, o que eu disse é que ele tem vindo neste dois ultimos anos a perder qualidades e que vai continuar no proximo ano e que na minha opinião se não queremos como equipa perder qualidades devemos arranjar para titular alguem melhor que ele.
      o que tu descreveste no ponto 8 tem a minha inteira concordancia e esse é o meu ponto de vista, lima só serve com dois avançados se for só ele o unico arriscamo-nos a não marcar porque a maioria dos medios ofensivos não tem a mesma capacidade goleadora dos avançados nem os segundos avançados tem a mesma capacidade para chamar a si a atenção que jonas e cardozo tinham de modo a que lima se possa aproveitar.
      por isso é que eu considero que devemos contratar um ponta de lança, que não temos no plantel, que saiba jogar sozinho até porque previsivelmente, pelos menos este treino deu essa indicação, vamos varias vezes utilizar uma tactica diferente só com um homem na frente.
      não foi a referencia que mudou com a saida do cardozo o lima é que nunca soube fazer esse papel, nem tem caracteristicas para isso, ele mesmo que jogue mais adiantado joga sempre como se fosse o segundo avançado.

      se não construires o plantel agora a não contar com o salvio arriscas-te a que quando ele voltar já não servir para nada a não ser para cumprir calendario.

      Eliminar
    12. Eu acho que estás muito preso aos teus próprios preconceitos.

      A discussão dos centrais começou com a tua referência a dizer que tínhamos perdido qualidade do primeiro ano deste bicampeonato para este segundo. Ou disse que não achava que tinha sido assim tanto esse decréscimo. Acho que isso foi mais desculpa para muitas coisas mal feitas no primeiro semestre da época.

      O David Luiz veio da 3ª divisão, mas se não fosse um jogador com um marketing pessoal brutal, provavelmente sofreria do mesmo que sofre o Jardel. Já agora, referir que o Garay mesmo sendo um internacional A, não tendo um pouco de marketing pessoal, acaba por apenas estar num distante Zenit...

      O exemplo do Messi é o mais conhecido, mas há outros assim. Não sei o porquê ser muito difícil ver isso.

      Uma coisa é a bola chegar ao Lima para ele fazer retribuir numa tabela, outra é a bola chegar lá para ele marcar. Depois é normal com a idade o jogador perder faculdades... mas também é verdade que com a idade o jogador ganha outras, tão ou mais importantes das que perde. Por isso é que há jogadores a ganharem outras vidas depois dos 30 (ver Pirlo na Juventus).

      Esse ponta-de-lança que tu desejas contratar é o Nelson Oliveira. Tens de ter confiança no jogador e no trabalho que a equipa técnica está a fazer.

      Já agora, qual é o mal jogar sem referências lá na frente? Eu até acho que essa é a maneira mais moderna e completa de jogar ofensivamente, pois e a maneira de anulares dois defesas do adversário, que só sabem jogar em marcação e cobertura. Sem referências, não saberão jogar. É esse um dos segredos do jogo ofensivo do Barcelona...

      Eu até construí o plantel sem Salvio no curto prazo. Quando ele recuperar funcionará como um adicional de qualidade. Taarabt que toda a gente vê como "10" é um falso extremo esquerdo, o Carcela é um falso extremo direito e estou convencido que no curto espaço de tempo irão agarrar esses lugares. O problema é que há muita gente que não percebe nada disto e pensa que lá por ambos não terem custado 5M€ não valem nada!

      Eliminar
    13. isso de eu estar preso aos meus proprios preconceitos é uma critica que se pode apontar a todas as pessoas inclusive a ti proprio.

      em falei em perda de qualidade no plantel no global e não na defesa em exclusivo tu é que centraste a coisa na defesa e em especial no jardel que eu nunca falei.
      os erros cometidos na primeira metade da epoca foram sempre cometidos em 4 das 6 epocas do anterior treinador e nas outras tres nunca se falou que tinhamos um plantel fraco ou mais fraco que os anteriores.

      Não sei se percebeste que não tenho confiança no nelson para ser já esse ponta de lança alias cada vez tenho mais duvidas que ele algum dia venha a ser.

      já agora qual é o mal de por vezes, em determinados casos, ter uma referencia no ataque faz mal a alguem, faz mal ter mais soluções e melhor ter soluções diferente, e quando apanhares defesas diferentes do que dizes não era util outras opções.

      Eliminar