15 julho 2016

Surreal...


E, o pior disto tudo, é que o Rui Jorge tem razão!

Nélson Oliveira (à esquerda) e Hélder Costa (à direita)
são jogadores emprestados pelo Benfica e nem sequer
estão a fazer a pré-época encarnada. Será que não podiam
ter sido cedidos para os Jogos Olímpicos?
Muita gente vai discordar, argumentando que os jogadores são dos clubes, ou que estas competições só estragam as planificações dos clubes, ou que os jogadores podem se lesionar, etcetera. O que as pessoas, não vêem é que o maior orgulho para um atleta de alta competição é representar o seu país ao mais alto nível, inclusive na prova mais antiga desportiva que há memória: os Jogos Olímpicos (JO). E, se esse não fosse o caso, até do ponto de vista da indústria futebolística, penso que um jogador sai muito mais valorizado no mercado após uma grande competição do que propriamente numa pré-época. Quanto às lesões... um jogador pode-se lesionar por sair da cama numa manhã em que está num centro de estágio numa pré-época qualquer. Acho que não é por aí... até porque há seguros para esse tipo de situações.

Nélson Semedo (à esquerda) e Gonçalo Guedes (à direita)
são dois jovens que estão às ordens de Rui Vitória nesta
pré-época, mas com tantos jogadores será que estes
não podiam ser dispensados durante o mês de Agosto,
para representarem a selecção olímpica?
O mais engraçado disto tudo e olhando para a convocatória que o Rui Jorge conseguiu fazer (teve que inclusive convocar um jogador desempregado, o André Martins), verificamos que são precisamente os clubes mais pequenos e os com menos recursos que mais emprestam. Notar que retirei da equação o Sporting e o Porto, porque só emprestaram na prática jogadores emprestados e das suas equipas Bs. Até posso entender que o Leonardo Jardim não tenha deixado o Bernardo Silva e o Ivan Cavaleiro ir aos JO, pois tem agora umas pré-eliminatórias para saber quem vai disputar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Mas, no meio disto tudo, e apesar de o Benfica ir meio representado com Nuno Santos e Bruno Varela, ambos emprestados ao Vitória de Setúbal, estou certo, que jogadores como Nélson Oliveira e Hélder Costa que constam da lista de emprestados, poderiam dar uma perninha. E, olhando para o número pornográfico de jogadores que Rui Vitória tem à disposição nesta pré-época, só via vantagens para o Nélson Semedo e Gonçalo Guedes irem ao Rio de Janeiro. Com certeza que da equipa B surgiria um novo lateral direito para fazer a pré-época. Nem que fossemos adaptar um dos inúmeros extremos que levamos para a pré-temporada. E, quanto a avançados, era uma boa oportunidade para observarmos mais tempo Jovic, Rui Fonte e até mesmo a mais recente contratação Zivkovic. E isto para não falar em jogadores como André Almeida e Pizzi que provavelmente faria as delícias de Rui Jorge...

Reparem na postura desportiva do Rául.
É assim que deve ser!
E, por falar no caso encarnado, ia mais longe e sou a favor de Raúl Jiménez poder jogar pela sua selecção nos JO de Rio de Janeiro. Sendo um habitual suplente da dupla Mitroglou e Jonas, esta até seria uma forma expedita de o Benfica querer valorizá-lo, mediante uma boa campanha nos jogos. É que a nível desportivo, o Benfica jogará a Supertaça Cândido de Oliveira no início de Agosto (dia 7) em Aveiro, mas não tem nenhum compromisso superior a esse a nível europeu. Ou, até mesmo um calendário muito apertado. Penso que a qualidade que fica no plantel com essas possíveis ausências seriam mais que suficientes para encararmos esses desafios com segurança e vitória, ou não?






P.S. 1: Uma coisa é certa, tudo se tornava mais fácil se fosse imposto pela Federação a cedência dos jogadores que eles quisessem.

P.S. 2: Reparem em como os clubes são os maiores beneficiados com o sucesso das selecções nacionais... olhem agora para o caso de Portugal campeão da Europa, nomeadamente para William Carvalho e João Mário que estão a ser negociados por valores muito próximos das suas cláusulas, quando há menos de um mês jamais dariam esses valores por eles. Não foi por terem conquistado o 2º lugar na liga portuguesa...

P.S. 3: Até é desprestigiante para o país campeão da Europa ir aos Jogos Olímpicos com uma equipa de retalhos e tentarem competir pelo brio nacional e pouco mais... quando facilmente poderiam reunir o talento necessário para conquistarem o ouro.

8 comentários:

  1. Eu quero é que se f.... as selecções. Há torneios e campeonatos de selecções por tudo e por nada. E os clubes é que se lixam, precisam dos jogadores...e eles estão na selecção. O Brasileirão (o campeonato brasileiro) estava a decorrer ao mesmo tempo que decorria a Copa América. Isto é aceitável?? e é uma sorte quando os jogadores não voltam lesionados. Tipo Nelson Semedo. Os jogadores do Benfica não precisam das selecções para nada para se promoverem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo em conta que o Benfica tem um plantel de 30 e muitos jogadores e só podem jogar 11, no máximo 22 se contabilizar a equipa B, sobra-nos ainda jogadores para colocar na montra...

      Epa! Esse tipo de mentalidade não é a melhor. Repara que há jogadores que levam as selecções a sério. Portugal acabou de ser campeão da Europa, onde está o brio de querermos ser os melhores?!

      E quanto a jogadores lesionados, o Nelson lesionou-se na selecção como poderia ter-se lesionado pelo Benfica. Já agora, caso o Semedo não se tivesse lesionado e tivesse ido ao Europeu, neste momento era outro "Renato Sanches" a sair por mais de 35M€, muito graças não só ao campeonato pelo Benfica, mas pelo efeito da sigla campeão da Europa.

      Não perceber isso, é não perceber como funciona o mundo do futebol. Por exemplo, sabias que um dos critérios para os jogadores poderem jogar em Inglaterra tem a ver com o número de internacionalizações?

      Eliminar
    2. PP, Como é óbvio respeito a tua opinião. Mas na verdade discordo desta sucessão de jogos das selecções. Há pretextos para todo o tipo de torneios. E no caso dos jogadores do Benfica não precisam destes torneios para nada. Falaste do Renato Sanches. Ora, precisamente este jogador confirma a minha opinião. Bastou-lhe a Liga dos Campeões para ser conhecido. Foi vendido antes do Campeonato da Europa. E assim o mesmo provavelmente aconteceria com o Nelson. E foi exactamente na selecção que se tramou. Falaste da Inglaterra. Mas isso só se aplica (aplicava) aos jogadores extra-comunitários. O que eu acho, no fundo, é que há futebol a mais. Porque é negócio, negócio puro e a "fábrica" não pára, é tipo laboração contínua. Até que haja saturação...

      Eliminar
    3. O torneio dos Jogos Olímpicos é a montra ideal. Os grandes clubes compram os grandes craques nestes torneios. O Di Maria chegou à Luz depois dos Jogos Olímpicos, por exemplo.

      O Agüero seguiu para o Atlético de Madrid, depois dos JO e por aí fora. É uma grande montra. O Benfica como clube vendedor não pode ser leviano e deixar isto passar.

      Depois, não é apenas colocar os jogadores na montra. Se o Benfica fosse um Vitória de Setúbal que tem apenas um único extremo esquerdo decente - o "nosso" Nuno Santos - até perceberia o problema de emprestar. Mas agora, tem cerca de 30 jogadores e sem contar efectivamente com outros emprestados que estão a rodar por aí... Epa! Mais parece um puto que não empresta a bola aos amigos para jogar.

      Onde há verdadeira saturação é nos cromos repetidos na pré-época. Eu até posso compreender e defender as variadas contratações todos os anos, pois se eles fossem inteligentes, metiam uns quantos a valorizarem neste tipo de torneios que só existem de 4 em 4 anos, e utilizavam o espaço e o tempo de jogo de pré-época para adaptarem rapidamente as recentes contratações ao clube. Seria uma situação Ganho-Ganho para todos.

      Ou será que os que sobravam não davam conta do recado frente a um Sporting de Braga e um Tondela reformulados depois de tantas mexidas nesta temporada?

      Eliminar
  2. Concordo totalmente com o conteúdo do post. Retirei este trecho de uma página da Visão, só peço que meditem:

    "Se tudo correr bem, daqui a umas semanas podemos estar todos a assistir a um estranho paradoxo: ver atletas da canoagem, do atletismo, do judo ou do triatlo a serem chamados ao relvado de um estádio, antes do início de um jogo de futebol, para serem homenageados pela conquista de uma medalha olímpica.... mesmo ao lado de futebolistas que o mesmo clube impediu que representassem Portugal nos Jogos do Rio de Janeiro. Mas ninguém se vai queixar, pois o importante, mesmo, é que a bola entre na baliza."

    Link do artigo, e que recomendo leitura integral: visao.sapo.pt/opiniao/almanaque-olimpico/2016-07-14-Quem-tramou-o-sonho-olimpico-de-Rui-Jorge-

    Rui Pinheiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nem é apenas o sonho olímpico do Rui Jorge. Deveria ser o nosso sonho olímpico. Há coisas que não entendo. É que a situação actual não é boa para ninguém. Os jogadores não se valorizam e têm de fazer pré-épocas que são autênticos treinos de captação (a verdadeira pré-época começa quando o mercado fechar em setembro). Para o treinador não deve interessar treinar um plantel tão vasto e com jogadores que podem estar com a cabeça noutro lado. Para a direcção é dinheiro mal parado. Para os adeptos, primeiro podem estranhar, mas depois entranha-se, até porque em caso de vitória final do ouro olímpico vão ficar orgulhosos por vários jogadores da sua equipa fazerem parte dessa empreitada.

      Eliminar
    2. Os 3 grandes,já há muito tempo que tinham avisado que só cederiam jogadores da B.

      Eliminar
    3. Realmente o Benfica coitado... se emprestasse o Gonçalo Guedes, ficar com Carrillo, Salvio, Pizzi, e agora do Júnior... tudo gente incapaz. O mesmo raciocínio poderia fazer com o Nélson Semedo...

      Eliminar