30 julho 2016

Última...


... para muitos jogadores nesta pré-época.


Nos 23 escolhidos por Rui Vitória para o derradeiro encontro de pré-época, frente aos franceses do Lyon (que é uma excelente equipa - atenção!), constam alguns nomes que não sendo jovens ou recém-contratações, são jogadores que estiveram emprestados na última temporada e que têm aqui a última oportunidade de demonstrar que têm valor para ficar no plantel encarnado. Um deles, até terá a sua única oportunidade nesta pré-época - Marçal - e não é garantido que o lateral esquerdo tenha os 90 minutos para poder demonstrar o quer que seja.

Sinceramente, é um pouco ingrato para estes jogadores que só em condições muito ímpares é que poderão ficar na Luz. Para o Benfica, são imprescindíveis para o trabalho que o Rui Vitória tem de efectuar na pré-época e para controlar as férias dos habituais titulares em ano de competições de verão das selecções nacionais, como aconteceu este ano (Copa América e Europeu) ou de possíveis jogadores lesionados. Contudo, não deixa de ser ingrato pois as reais chances destes é muito diminuta. Não é à toa que o Rui Vitória diz que «95% do plantel já está definido». Isto por si só poderia levar a que os jogadores relaxassem. Contudo, o Benfica não é o único clube onde eles poderão ter sucesso e é um dos melhores para se mostrarem a outros clubes onde poderão seguir carreira. É isso, que os faz virem, jogarem e darem o melhor deles. Mas, acredito que não seja fácil... sobretudo para os miúdos made in Benfica.

Escrito isto, para além do Marçal, Rui Vitória leva também o Júnior e o Rui Fonte. Pessoalmente, penso que o Óscar Júnior Benítez foi contratado um pouco nesta óptica. Os jovens Kalaica e Luka Jovic muito provavelmente irão para a equipa B. As minhas esperanças estão para o Rui Fonte. Penso que ele tem qualquer coisa que o poderão fazer com que fique no plantel. No entanto, falta ele provar a Rui Vitória e a todos os Benfiquistas que perante equipas internacionais consegue desbloquear e superiorizar-se a estas defesas. Penso que frente a uma equipa bem talentosa e organizada como o Lyon, terá a prova perfeita para o demonstrar. No mínimo, poderá dizer a toda a estrutura que está presente e que na eventualidade de alguma possível saída de um dos nossos avançados, ele poderá pegar de estaca. De qualquer maneira, não o venderia em definitivo esta temporada, pois penso que mesmo que não fique esta temporada, na próxima poderá ser um elemento importante, pois prevê-se muitas saídas (Raúl Jiménez, Gonçalo Guedes e possivelmente Jonas).

Uma última nota para João Teixeira, Carcela e Talisca que ficaram em Lisboa por questões técnicas, leia-se disponíveis para transferência ou empréstimo. Lamento que estejam, sobretudo o marroquino Carcela. Acho que independentemente de termos vários extremos, só temos um esquerdino - o Cervi - e poucos com já automatismos e um ano de trabalho com Rui Vitória. Quanto ao JT e ou baiano, acho que deveriam ter tido mais oportunidades, mas penso que já não contavam com eles, uma pena. Contudo, será a oportunidade de ouro para vermos a mais recente contratação: Danilo.



P.S.: Seria importante ver neste último jogo o que o Celis pode dar à equipa. Gostaria que o Rui Vitória desse 90 minutos ao Rui Fonte e vê-lo jogar com Gonçalo Guedes e Raúl ao lado dele, fazendo de Jonas.

8 comentários:

  1. Pois eu já estive mais optimista. Faltam 8 dias para o primeiro jogo oficial da época, a supertaça, e ainda se fazem testes, não há equipa definida, nem as saídas confirmadas.
    Marçal para quê? vamos ficar com 3 defesas esquerdos? Eliseu vai sair? Carcela sai para entrar Benitez? Fejsa e Salvio já lesionados? E muito mais...
    Acho tudo muito confuso ainda. E, repito, a supertaça é para ganhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marçal vai para que o Grimaldo não faça já 90 minutos e tenha alguma competitividade. Eliseu não foi porque vai começar agora a pré-época e precisa de fazer um plano de treinos individualizado.

      Espero bem que o Carcela não saia. Seria para mim um erro. O Fejsa e o Salvio é normal que tenham pequenas mazelas e como tal fazem bem ficarem de molho agora. A forma como se constrói músculo é destruindo músculo...

      Falta é trabalhar o meio-campo e isso é que me preocupa, pois parece que o RV está ainda a apalpar os jogadores que tem...

      Outro receio que tenho é agora a sondagem que tem havido pelo Mitroglou... por um lado seria óptimo para o Raúl e por conseguinte para o Rui Fonte. Por outro lado...

      😐

      Eliminar
    2. O Raul está a léguas do Mitroglu....e a anos-luz do Jonas!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. É exactamente por isso que o interesse de outros clubes está no Motroglou e não no Raúl.

      E quanto a estar a léguas estamos a falar da eficácia dos golos.

      Eliminar
  2. Cabecinha pensadora31/07/16, 13:20

    Marçal vai apenas para substituir o Grimaldo, vai ser vendido ou emprestado.
    João Teixeira já foi emprestado, Talisca e Carcela para vender. Qualquer pessoa vê que não têm lugar numa equipa de grande qualidade.
    Mitro não sai, conversa de pasquins.
    Kalaica e Jovic para a B e Rui Fonte vai para Braga.

    Gonçalo Guedes, Jimenez e Carrillo vão explodir este ano. Acreditem!

    ResponderEliminar
  3. Estou contigo, Cabecinha pensadora!

    Apenas uma ressalva, acho que o Carcela tem valor para o Benfica. Demonstrou-o na época passada, foi muito útil. Mas este ano é vítima do "excesso" de qualidade nas alas e todos os outros têm mais potencial de valorização, na casa dos 30M.

    Também aposto nas explosões que referes!

    ResponderEliminar
  4. Estou contigo, Cabecinha pensadora!

    Apenas uma ressalva, acho que o Carcela tem valor para o Benfica. Demonstrou-o na época passada, foi muito útil. Mas este ano é vítima do "excesso" de qualidade nas alas e todos os outros têm mais potencial de valorização, na casa dos 30M.

    Também aposto nas explosões que referes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Teixeira já foi emprestado para aonde?

      O Carcela e o Talisca o quê? Tenham juízo...

      Para o Guedes, o Raúl e o Carrillo "explodirem" precisam de serem titulares e para o serem ou os habituais saem, ou têm lesões, ou pura e simplesmente são apostas do treinador e direcção (i.e. jogam por decreto).

      😉

      Eliminar