15 março 2014

Será isto muito diferente disto?


Não querendo defender estas reacções destes dois treinadores, tenho que as compreender. O povo costuma dizer: «Só não sente quem não é filho de boa gente!», e essa é uma grande verdade que se pode aplicar também no futebol. Quem já o jogou ou quem tem por hábito estar junto das lides futebolísticas perceberá a quantidade de situações extra-futebol que decorrem e a qual os treinadores estão sujeitos. É uma pressão tremenda, com muita hipócrisia, muito cinismo, muitas bocas foleiras, muitos ataques pessoais indirectos e directos.

Compreendo a reacção de Jorge Jesus no último encontro frente ao Tottenham à luz destas circunstâncias. Não acredito que o "Jota-Jota" fosse capaz de tamanha deselegância se não fosse por outro motivo. O técnico encarnado é um "puro" no que ao estravazar de emoções diz respeito. Acredito inclusive que tal foi sempre o seu calcanhar de Aquiles, numa sociedade cada vez mais hipócrita e encapotada. Por isso mesmo, também admiro a posição demarcada e sem dar muitas confianças de Mourinho.

Agora, uma coisa é certa, para este tipo de treinadores conseguirem manterem-se no topo, têm que dar muito mais do que muitos outros de coluna invertebral que pululam no futebol nacional e internacional. Aqueles que não o conseguem por falta de talento ou competências técnicas, acabam por ser completamente engolidos pela imprensa e tudo o que a move. A única forma de manter esta totalmente calada, ou quase totalmente, é ganhar!

Termino com uma nota para muitos dos comentários que vou ouvindo e lendo de Benfiquistas sobre esta situação do Jorge Jesus. Não se esqueçam que a sua maioria é construída com base em filmagens e opiniões dos mesmos orgãos de comunicação social que todos nós tanto criticamos por tentarem querer minar ao máximo o Glorioso. Não acham que deveriam ter isso também em consideração?

Quanto ao Jorge Jesus, também aqui uma crítica: aquando da pergunta sobre esta situação, porque não dizer que foi uma situação a quente num jogo de futebol? Custa alguma coisa?!

6 comentários:

  1. Não tem nenhuma diferença, mas existe um fosso entre os dois senhores que apresentas como exemplos. Mourinho provoca os adversários, tem de ter um (ou mais) inimigos por onde passa, MAS NUNCA SE VIRA CONTRA OS SEUS!!!!

    IMAGINAS MOURINHO A EMPURRAR O ADJUNTO, O SHEU, A GRITAR COM O RUI COSTA??

    Mourinho, por onde passa, fomenta o espírito de grupo, e os jogadores dão tudo por ele em campo!!

    Se eu fosse presidente do SLB, o jejum ou pedia desculpas ou ia embora, o Benfica é muito maior que Jejum!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquilo que o Jesus fez não é "virar contra os seus"! É uma reacção dele para não se meter.

      Quanto ao Mourinho, eles sabem desde logo que não se devem meter naquilo que o José faz. Só apenas devem intervir para o apoiar.

      Se o Jesus também não cultivasse o espírito de grupo duvido muito que o Benfica estaria na posição que está em todas as suas competições.

      De qualquer forma, também eu poderei criticar algumas decisões que ele toma e que considero que não sejam em prol do espírito de grupo. Por exemplo, por vezes não entendo como é que uns jogadores são logo colocados no onze titular e outros que eram habitualmente titulares e com excelentes exibições são logo colocados na prateleira... para mim, isso muitas vezes acontece por interesses de terceiros e na melhor das hipóteses vindo de cima...

      Se fosse presidente, minto! Se fosse o Jesus, na primeira oportunidade que tivesse para falar sobre aquela situação apenas diria o que escrevi no texto, ou seja, que foi uma situação mais quente própria do futebol de alta competição. E, adicionava a isso a afirmação de que mesmo assim aquela atitude não é uma atitude que se deve ter no futebol, ou seja, fazendo uma "mea culpa". No entanto, também não deixava de referir que aquilo não foi uma provocação gratuita, mas sim uma resposta a uma provocação.

      Há muitas coisas que não aprecio no Jesus, mas tenho de dar o braço a torcer para uma delas: o tipo é um "puro". Ele é aquilo que está à vista. Não necessita de máscaras, nem de cinismos, nem de hipocrisias. Isso pode ser visto com uma enorme qualidade para uns, e um enorme defeito para outros...

      Eliminar
  2. "Se eu fosse presidente do SLB etc." Mas achas que o presidente é de outra estirpe? Que não faria o mesmo? Não fez ele já pior?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eu acho, foi o que escrevi e pode ser resumido da seguinte maneira:
      1 - existe circunstâncias no futebol que potenciam determinadas atitudes irreflectidas.
      2 - não se pode querer julgar as pessoas apenas com base naquilo que nos é transmitido por determinados orgãos de comunicação social.
      3 - não devemos esquecer que são estes mesmos media que têm enorme interesse em ver o Benfica a perder, até pela rivalidade que agora existe com o canal Benfica TV.

      Eliminar
  3. Compreendes? estás a falar do grande amigo do vilas broas que gozava com o benfica e que comeu as papas na cabeça ao JJ?..JÁ SABIAMOS que era um grande amigo do Costa ( graças ao qual chantageou o benfica e ficou a ganhar o dobro _). Ainda o iremos ver em tertulia com o vitor pereira e o paulo Fonseca. Isto depois de partir a tromba ao presidente que ao sheu e ao rui costa faltou pouco. Compreendes mesmo ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Jorge Jesus, não é parvo e sabe que para ter futuro no futebol é preciso deixar sempre vias abertas para todos os lados. Por isso acredito que ele não queira extremar posições com o Pinto da Costa, por exemplo. Isso não invalida-o de ter o presidente do Porto na sua lista negra, pois a forma como perdeu os últimos dois a três campeonatos para o Porto deixam moça no ego do Jesus. Ou então, afinal ele não é egocêntrico...?!

      Há muita coisa no mundo do futebol que muita gente não percebe porque está a ver com o coração e não tanto com a razão e a visão da indústria do futebol.

      Eliminar