02 março 2014

Bloco de Notas: Belenenses - Benfica


6 comentários:

  1. Exibição pobre...valeram os três pontos.
    Concordo que Amorim está em melhor forma que Fejsa, mas um meio campo só com dois elementos pede que um deles tenha uma presença física mais forte, dimensão essa que falta um pouco ao jogo de Amorim.
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa presença física não faltou frente ao PAOK, tanto na Grécia, como em Lisboa... acho que não se pode ir por aí, até porque tenho visto um Amorim muito combativo a "6".

      Pode não ser um jogador que "morda a língua" antes de disputar uma bola dividida, mas não é daqueles que se encolhe no jogo, muito pelo contrário.

      E tem uma enorme vantagem: é inteligente. ;)

      Abraços

      Eliminar
  2. Cada vez mais fica enraizado o sistema de Jesus com dois avançados móveis, mas o regresso de Cardozo pode de facto baralhar as contas... com Cardozo na frente defendo que Amorim tem de ser titular num meio-campo a três... sem Cardozo na frente penso que Fejsa e Enzo são suficientes... veremos o que o futuro nos trás, mas ainda não acredito que o Benfica conseguiu vender o Rodrigo por 30M€... grande negócio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Jesus pode estar a apostar em dois avançados móveis, como o Lima e o Rodrigo, mas apesar de ambos estarem a marcar com alguma regularidade, a verdade é que as suas dinâmicas ainda não me convenceram... Aliás, vou continuar a "martelar-lhes na cabeça" com o exemplo da dupla SAS (Suarez e Sturridge) no Liverpool. Aquilo sim é um excelente exemplo de excelência de como uma dupla atacante deve jogar... O Jesus também tem alguma responsabilidade para isso acontecer e ser uma realidade. Se o conseguisse fazer, talvez não achasses que 30 M€ pelo Rodrigo era um "grande negócio"... Até lá, só tenho de concordar contigo... ;P

      Sobre a tua visão com Cardozo no ataque, estás a basear-te na recordação da exibição do Benfica na taça de Portugal, no tal jogo que elimina o Sporting no prolongamento, correcto? Com o Fejsa no lugar do Matic, Enzo no seu lugar e Amorim com tarefas de "8" e "10"? E, dar as alas ofensivas a Gaitán e Salvio, com liberdade para penetrar e juntar-se ao ponta-de-lança paraguaio?

      É uma boa forma de ver o onze com Cardozo, embora na minha opinião frente à maioria dos adversários do nosso campeonato, não seja necessário ter tantos meio-campistas*, podendo adicionar mais um segundo avançado... Já agora, esse segundo avançado bem que pode ser o Djuricic. Quanto a mim este sérvio precisa é de jogar, e eu ao olhar para o calendário do Benfica (no caso mais optimista - estarmos em todas as competições - teremos na prática 1 jogo a cada 2 a 3 dias), ele vai ser muito necessário. Penso até que poderá jogar como uma espécie de terceiro médio. Contudo, precisa de ser mais trabalhado como tal.

      Já agora, porque não um meio-campo com Amorim e Enzo?

      * Na verdade, eu não retiraria meio-campistas nos jogos mais fáceis da Liga (sobretudo, em casa, na Luz). Tirava era um defesa central. Contudo, isto alteraria um pouco a forma actual do Benfica defender, mas beneficiaria: a recuperação de bola em zonas do terreno mais avançadas, a qualidade de construção de jogo e um jogo mais em posse e pressionante no meio-campo adversário.

      Eliminar
  3. Parece-me que hoje o Amorim tinha sido a melhor solução e devia ter entrado mais cedo. Veremos com o Estoril .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, também acho que o Jesus foi muito lento nas substituições... confesso que fiquei com receio de que o Fejsa não terminaria o jogo, até porque o banco do Belenenses pressionou até mais não o árbitro do encontro.

      O Amorim poderia e deveria ter feito pelo menos 30 minutos de jogo. Só fez 8!!! Jesus preferiu esperar para ver o que o técnico do Belenenses iria fazer para depois tomar uma decisão. Acho mal, até porque o jogo estava do nosso lado e estávamos com ascendente. A partir da hora de jogo o Fejsa caiu a pique no jogo. Começou com vários passes mal medidos, várias perdas de bola a meio-campo, que estavam a culminar em várias tentativas de recuperação de bola em falta e num amarelo.

      Dito isto, há uma experiência que gostaria de fazer com Fejsa, agora que o Jardel está lesionado/em tratamento, e que era jogar com ele ao lado do Luisão ou até do Garay (ficando este como último homem da defesa).

      É que há equipas em Portugal que contra-atacam com apenas 2 homens... !?!?

      ;)

      Eliminar