11 março 2014

O excesso de individualismo de...

... acaba por prejudicar a performance atacante do Benfica.


Tenho visto e ouvido muita gente a reclamar que o Benfica marca poucos golos (eu incluído) e a criticar fortemente o brasileiro Lima por causa disso. Nesse ponto tenho de discordar veementemente. Há alguns meses atrás, era capaz de aceitar que o Lima estava em baixo de forma, mas neste momento não! Aliás, para mim, ele e o Nico Gaitán são os que em melhor forma estão. Então o que anda a falhar no ataque do Benfica para marcar poucos golos?

Simples, falta que Markovic e Rodrigo amadureçam os seus futebois! Primeiro, há um excesso de individualismo próprio da idade de quem quer mostrar muito em pouco tempo, para que seja aposta futura. Esse excesso resulta em perdas de bola por uma finta a mais, por exemplo. Segundo, há sempre associado uma má tomada de decisão e um péssimo tempo de decisão. Raramente procuram tomar a opção certa e para agravar raramente acertam no momento em que deveriam tomar a opção. Talvez para isso contribui um terceiro factor, que tem haver com a questão física. Sendo ainda miúdos, e embora na flor da idade, podem não estar fisicamente desenvolvidos para aguentar as cargas e intensidades dos jogos, o que provoca um maior desgasto físico e mental, prejudicando o descernimento das jogadas e como tal agravando as decisões.

Para melhorar estes parâmetros dos seus futebois, Jorge Jesus terá ainda muito trabalho com eles os dois. Não só a nível táctico, como posicionamentos, como a nível técnico (na execução dos gestos técnicos do passe), como a nível físico (aguentar melhor as grandes intensidades nos jogos), como que a nível mental (tomando consciência dos momentos em que devem decidir, mas também tendo maior consciência da estratégia de jogo e das funções que devem desempenhar para atingir os pressupostos da estratégia).

Talvez as melhores referências futebolísticas para o Markovic e o Rodrigo são o Messi e o Suarez, respectivamente. Não será apenas por uma questão de fisionomia ou estrutura atlética. É sobretudo, pelos atributos técnicos e tácticos dos dois fenómenos encarnados serem semelhantes às destas estrelas mundiais. Por exemplo, o Messi quando começou no Barcelona, começou na ala (como "falso" extremo direito). Aí adquiriru rotinas e hábitos de jogar simples, rápido e quase sempre ao primeiro e segundo toque. Factores imprescindíveis para que mais tarde tivesse (e tem!) sucesso no centro do terreno, em frente ao golo. Penso que o sérvio poderá seguir as mesmas pegadas de evolução futebolística, pelo que jogando agora na linha (quer seja como extremo puro, quer seja como falso extremo), será uma mais valia para ele no futuro. Aliás, basta verificarmos o quanto aquela posição fez evoluir o "Marko" em termos de rigor defensivo. Da mesma forma poderei falar do avançado Rodrigo se comparar com o Suarez. O uruguaio era um grande goleador na Holanda e até teve números bem interessantes quando chegou ao Liverpool. Mas, nada que se compare com os números de golos e de assistências que tem agora. Agora é um jogador muito mais completo e como tal muito mais preparado para outros níveis. Daí os seus mais recentes desempenhos. Faltará ainda muita coisa ao Rodrigo para lá chegar, mas olhando para os bons exemplos, e com treinadores competentes como tem, o tempo até atingir esse grau de maturação poderá ser bem encortado... será que o veremos ainda esta temporada no Benfica?

O Nico e o Lima já são jogadores mais maduros e isso nota-se imenso na tomada de
decisão destes dois jogadores, em comparação com os "miúdos" Markovic e Rodrigo.
Mas, o potencial destes dois é... gigante! Veremos se vamos a tempo de ver isso na Luz...

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Caro PP, começaste por fazer uma pergunta sem sentido... o que está a falhar no ataque do Benfica?
    Neste momento não está a falhar nada, bem pelo contrário, marcamos 3 golos a 4º classificado da 1ª Liga e não lhes demos hipóteses a nível defensivo.
    Neste momento o Benfica não joga com um ponta de lança fixo e um avançado móvel... com Rodrigo e Lima, o Benfica joga com dois avançados lado a lado, o que tem ajudado e muito a nível defensivo, atrevo-me mesmo a dizer que está finalmente encontrado o método de jogo mais equilibrado dentro da ideia dos 2 avançados que Jesus defende... no meu ponto de vista, com o regresso de Cardozo, ponta de lança fixo e lento a nível ofensivo e defensivo, sempre que Takuara jogue, Jesus deveria reforçar o meio-campo com um terceiro elemento.
    As próximas contratações da SAD encarnada para o ataque do Benfica serão mais na linha do Rodrigo ou do Lima do que do Cardozo, penso mesmo que o Benfica não comprará mais avançados do estilo do Cardozo.
    Digo isto com o devido respeito ao Cardozo, o maior goleador estrangeiro da história do Benfica.
    A verdade é que as alterações forçadas na equipa do Benfica no decorrer deste ano, acabaram por nos mostrar um caminho mais sólido e eficiente do famoso 4-4-2 do Jorge Jesus... Fejsa por Matic e Rodrigo por Cardozo, foram daquelas alterações preocupantes na altura, mas que estabilizaram a equipa e fizeram o Benfica sofrer apenas 1 golo nos últimos 16 jogos... impressionante!
    Fazia todo o sentido fazeres uma analise, daquelas que só tu sabes fazer, da eficiência defensiva que Fejsa e Rodrigo trouxeram à equipa do Benfica... no jogo do Estoril vimos um Fejsa de grande nível e um Rodrigo a cortar bolas junto da grande área do Benfica... foi um jogo maravilhoso a nível táctico, mais um por parte do Benfica, que marcou 3 golos limpinhos, mas só contaram 2... dai não achar neste momento que o Benfica tenha problemas ofensivos, está é uma equipa adulta e a gerir o esforço para o difícil calendário competitivo que esta já ai à porta... aquele abraço, saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Papoilas,

      Para mim esta pergunta faz todo o sentido e passo a explicar-te. Frente aos Estoris, Sportings e Portos desta vida, torna-se limpinho para estes meninos. Mas, frente a defesas com maior qualidade, habituadas a um estilo de jogo mais intenso e muito mais organizados, a ainda imaturidade de Markovic e Rodrigo, nos pontos que debati no artigo acima (algum excesso de individualidade, más tomadas de decisão,...) perceberás o porquê destas minhas criticas.

      O Benfica joga com dois avançados, ponto e vírgula. Há sempre um que vem mais atrás participar na construção entre-linhas. E é aqui que o Rodrigo tem de melhorar a sua tomada de decisão. Muitas vezes ele perde o tempo de passe, porque não vê logo a desmarcação do colega. Outras, retarda, retarda, retarda, até que já não exista boa linha de passe. Por outro lado, depois há ainda as más execuções, passes extraviados,...

      O mesmo poderei falar do Markovic, que dos nossos extremos é aquele que menos funções tem em organizar jogo (isso fica repartido entre o Enzo e o Nico). Mas, é fundamental em queimar linhas, com um drible. O problema é que deve tomar essa decisão, fazer o desiquilibrio, e depois dele tentar passar ao colega que se desmarca. Ao invés disso, aproveita a desmarcação do colega e pensa que ele está a arrastar um defesa, quando não é isso que acontece, pois quando o Marko dribla um, sai-lhe logo outro à contenção. Quando ele perceber que ganhará muito mais em passar logo ao colega, em vez de arriscar no drible do segundo e terceiro, irá ser sublime.

      Estas minhas críticas, não tem nada haver com o Cardozo. Aliás, nem sequer pensei nele neste momento. Aliás, acho que a estratégia de ataque com o paraguaio terá que ser um pouco diferente...

      Eu quero é ver no Benfica o melhor Markovic e o melhor Rodrigo das suas carreiras! Daí que tenha escrito estas linhas directrizes.

      Eliminar
  3. SL friends12/03/14, 19:24

    Isto realmente, toda gente escreve o que quer sobre o desporto do "povo"!
    Capacidade técnica e táctica do Suarez é para rir não?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual o teu argumento mesmo?

      O problema mesmo é haver muito treinador de bancada e na bancada...

      Eliminar
  4. Sobre o Suarez, talvez uma boa leitura sobre o seguinte artigo possa despertar um pouco as consciências e libertá-las de estereotipos...

    http://www.fourfourtwo.com/features/ball-hogger-goal-getter-how-suarez-became-premier-leagues-best-player

    ResponderEliminar