05 março 2014

A minha convocatória

 
Um olhar crítico sobre a convocatória de Paulo Bento para este jogo de preparação particular frente à selecção africana dos Camarões, mas também algumas ideias sobre o modelo de jogo que Portugal deve apresentar no Brasil.

Lista de convocados de Paulo Bento:
  • Guarda-redes: Eduardo (Sporting de Braga), Beto (Sevilla) e Anthony Lopes (Lyon).
  • Defesas: João Pereira (Valência), Miguel Lopes (Lyon), Pepe (Real Madrid), Rolando (Internazionale), Ricardo Costa (Valência), Luís Neto (Zenit), Fábio Coentrão (Real Madrid) e Antunes (Málaga).
  • Médios: Miguel Veloso (Dynamo Kyiv), William Carvalho (Sporting), João Moutinho (Monaco), Josué (Porto), Raul Meireles (Fenerbahçe) e Rúben Amorim (Benfica).
  • Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Rafa Silva (Sporting de Braga), Hugo Almeida (Besiktas), Edinho (Kayseri Erciyesspor), Silvestre Varela (Porto) e Ivan Cavaleiro (Benfica).
São 23 jogadores que foram convocados numa lógica de incorporarem num modelo e sistema de jogo pré-definido. Se repararem, pela figura seguinte, percebe-se que a intenção do Paulo Bento será enquadrar os jogadores no tradicional 4-3-3 do "clube" de Portugal. E, aqui vai o meu primeiro reparo: não seria mais interessante convocar outros jogadores com características distintas em certas posições, nomeadamente no ataque? Escrevo concretamente para as opções Hugo Almeida e Edinho que são dois avançados mais ou menos do mesmo estilo. Não teria sido uma boa altura para tentar apostar no Nélson Oliveira, dando continuidade ao trabalho já desenvolvido na selecção nacional? E, já que estamos a arriscar em convocar o Edinho, porque não arriscar e convocar um Hugo Vieira, que é um avançado completamente diferente dos que temos, e que poderia dar outro tipo de soluções ofensivas?

XI Nacional que Paulo Bento tinha em mente com a
convocatória original. Sem Ricardo Costa e Hugo Almeida,
por lesão, gostava que o Paulo Bento experimentasse
Rafa como falso "9" ou um "10" atrás de uma dupla
de avançados, mas também Miguel Veloso a central.



Entretanto, destes 23 já só sobram 21, pois o central Ricardo Costa e o ponta-de-lança Hugo Almeida foram dispensados por estarem a recuperar das respectivas lesões. De salientar que o seleccionador nacional não convocou mais ninguém. A meu ver fez mal. Este é o último encontro particular antes da convocatória para o grupo final que vai ao Brasil. A partir de agora, só motivos de força maior, i.e., lesão de algum dos jogadores do núcleo duro ou exibições de outro mundo, é que poderão levar o Paulo Bento a convocar para o mundial jogadores que nunca foram convocados até aqui. Percebo que o tempo que decorreu tudo isto foi muito rápido, mas dado que as situações clínicas dos dois referidos acima já eram mais ou menos conhecidas, poderia ter deixado mais dois de reserva. Até porque é de todo o interesse para os clubes que os jogadores que foram convocados, joguem pouco na selecção, dada a importante fase da temporada em que as equipas estão.

Por outro lado, há aqui convocados muito discutíveis... A convocatória de Miguel Lopes, apesar de estar a jogar no Lyon, a meu ver é discutível, pois se por um lado há um Cédric Soares a grande nível esta temporada no Sporting, o Sílvio no Benfica tem demonstrado que é talvez o lateral direito e esquerdo português em melhor forma. Será que o Miguel Lopes foi convocado para fazer companhia ao Anthony Lopes no voo de Lyon para Lisboa e no regresso? A convocatória do Edinho até entendo, pois tirando o Hugo Almeida, o Hélder Postiga e o Nélson Oliveira é hoje em dia o avançado que está a marcar mais golos, desde que foi emprestado ao clube turco, no final do passado mês de Janeiro. Compreendo também a convocatória dos miúdos como o Josué, o Rafa Silva e o Ivan Cavaleiro. O portista, apesar de não estar a jogar muito bem no seu clube, é um jogador que o Paulo Bento tenciona incorporar no grupo e com a carência de esquerdinos polivalentes para o ataque que temos na selecção, o jovem é sempre bem vindo, desde que se comporte com nível para tal. Veremos se vai continuar por lá mais tempo... Quanto ao Rafa e ao Ivan, acho que as suas temporadas nos seus clubes e a evolução gigante de ambos é merecedora desta chance. Por compreender estas três convocatórias compreendo o porquê de não convocar o Ricardo Quaresma que parece estar apostado em lutar por um lugar no grupo que vai ao Brasil. Seria muitos jogadores para as mesmas posições. Contudo, é importante que o portista saiba ter a cabeça fria e não tenha comportamentos como aquele que teve após o empate no estádio D. Afornso Henriques, em Guimarães.

Agora, jogadores como Ricardo Costa e Raul Meireles é que custa-me a entender. Sobretudo, num jogo particular. Eu sei que eles fazem parte do núcleo duro da equipa. Contudo, também o fazem Pepe, Coentrão, Moutinho e Ronaldo, e todos estes foram convocados. Como tal, não entendo esta necessidade de convocá-los, até porque tanto o "valenciano", como o "turco" não estão num bom momento de forma. Não teria sido mais sensato convocar o Manuel Fernandes que dá "show" no Besiktas e é cartaz do futebol na Turquia? Ah! Já agora, se a desculpa destas duas convocatórias foi essa de pertencerem ao núcleo, então porque o Rui Patrício não está lá?! O titularíssimo da baliza nacional não foi convocado porquê? Ah! Não foi convocado para poder ir outro jogador - o Anthony Lopes. O mesmo raciocínio poderia fazer com a não convocatória de Bruno Alves... Então porque não fez o mesmo com o Manuel Fernandes pelo Raul Meireles?! Até tinha mais lógica, dado o momento de forma do Raul...

Como eu aproveitaria este encontro para fazer experiências tácticas e ando desejoso por experimentar o Miguel Veloso como central ao lado do Pepe, com esta lesão do Ricardo Costa, quem convocaria para substituir o central seria um médio: o experiente Duda do Málaga. O quê?! Convocar um jogador com mais de 30 e tal anos?! Eu questiono: porque não?! Porque raio é que não devemos convocar um jogador que está em grande no seu clube?! Porque não convocar um jogador que oferece experiência e um pé esquerdo ao meio-campo que poucas selecções podem ter?! Porque não apostar num jogador que é polivalente o suficiente para fazer várias posições no meio-campo, defesa (lateral) e ataque (extremo) e tem uma capacidade acima da média nas bolas paradas?! Isto para não falar na sua capacidade de liderança...?!

E, para substituto do lesionado Hugo Almeida, e porque quero experimentar um ataque móvel, mais ligeiro e composto de jogadores velozes, porque não convocar o extremo canhoto Eliseu, que também é do Málaga? Esta convocatória de Duda e de Eliseu não é inocente. Se juntarmos a estes dois o Antunes, ficamos com a ala esquerda do Málaga. A equipa espanhola pode não ser uma das três grandes desta temporada na "La Liga", no entanto, quanto mais trabalho de clube o Paulo Bento poder aproveitar melhor. E, sinceramente, Antunes, Duda e Eliseu para segunda opção da ala esquerda da selecção nacional, não seria de descartar fora, até porque, quais são as opções? Já agora, queria realçar a polivalência de Eliseu, que pode jogar em todas as posições do ataque, assim como jogar no meio-campo e a lateral esquerdo. Destaco também a sua velocidade (um dos mais rápidos em Espanha), a sua técnica e a sua facilidade em utilizar o seu pé "mais fraco", o direito.

A minha convocatória. Apesar de estar colocada num 4-3-3
o meu onze titular seria mais uma espécie de 4-1-2-1-2, com
o Rafa a jogar como falso "9". Destaque nesse onze para
a dinâmica de Veloso e William, ao estilo de David Luiz e
Javi Garcia. No onze secundário, seria num tradicional
4-3-3, com um meio-campo muito criativo e móvel.
Edinho seria o ponta-de-lança e seria municiado por
Cavaleiro e Eliseu que teriam muita mobilidade para
trocar de flancos e penetrar em zonas de finalização.


Assim sendo, a minha convocatória seria:
  • Guarda-redes: Eduardo (Sporting de Braga), Beto (Sevilla) e Anthony Lopes (Lyon).
  • Defesas: João Pereira (Valência), Sílvio (Benfica), Pepe (Real Madrid), Rolando (Internazionale), Miguel Veloso (Dynamo Kyiv), Luís Neto (Zenit), Fábio Coentrão (Real Madrid) e Antunes (Málaga).
  • Médios: William Carvalho (Sporting), Manuel Fernandes (Besiktas), João Moutinho (Monaco), Duda (Málaga), Josué (Porto) e Rúben Amorim (Benfica).
  • Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Eliseu (Málaga), Rafa Silva (Sporting de Braga), Edinho (Kayseri Erciyesspor), Silvestre Varela (Porto) e Ivan Cavaleiro (Benfica).
Por fim, algumas ideias sobre o que deve ser o modelo de jogo da selecção nacional no mundial: maior posse de bola, saber gerir o esforço durante o encontro e controlar o jogo com a bola nos pés, apostar em transições rápidas sempre quanto possível, jogar de forma compacta, saber fazer pressão alta com linha defensiva bem subida no terreno, assim como saber defender no seu meio-campo, jogar futebol apoiado à base de passes curtos, mas também futebol mais directo com passes mais longos. Enfim, quero uma equipa que seja capaz de interpretar muito bem todos os momentos de jogo. Eu temo que o Paulo Bento esteja a pensar tal como o Carlos Queiróz idealizou no mundial de 2010, ou seja, numa equipa de transição rápida virada apenas para o Cristiano Ronaldo. Eu penso que o Cristiano e todos os outros merecem muito mais que uma equipa que jogue em contra-ataque. Temos jogadores para mais... muito mais!



P.S.: O que acham do novo equipamento do "clube" de Portugal? Por mim preferia que os calções fossem brancos com apontamentos a vermelho e verde e as meias com verde e vermelho. Fica aqui a sugestão...

Novo equipamento do "Clube" de Portugal, para o mundial do Brasil 2014. Como será o
equipamento alternativo?

2 comentários:

  1. No momento a minha convocatória para o mundial (se não houver impedimentos):

    Patrício; Eduardo; Sá (Marítimo);
    Coentrão; Sílvio; João Pereira; Pepe; Neto; Bruno Alves; Ilori;
    Veloso; Manuel Fernandes; Amorim; Moutinho; André Martins; William Carvalho
    Ronaldo; Nani; Varela; (Quaresma ou Danny)
    Postiga; Edinho; Nélson Oliveira;

    433. Sá, Martins e Nélson Oliveira para rejuvenescer e dar outras opções;
    Sílvio (DD e DE), Amorim (MC/MDef/DD) e Veloso (MDef/DE/DC) podem fazer diversas posições.
    Existem ainda alguns jogadores que podem ser tidos em conta: Josué, André Gomes, Bernardo Silva ou Rafa (menos provável).


    11:
    _________Patrício;
    Sílvio - Pepe - Neto/Alves - Coentrão
    _________ Veloso
    ______ Moutinho - Manuel Fernandes;
    Nani ________________Ronaldo
    _______ Postiga

    No trio do meio campo pode sair Veloso, recua Fernandes e entra André Martins.

    Meio campo criativo, inteligente e trabalhador;
    Postiga a distribuir jogo e a abrir espaços e o melhor jogador do mundo a aproveitar as desmarcações diagonais e a finalizar. Dois laterais competentes na defesa e fortes no apoio atacante, deixando Nani num jogo mais interior e a permitir liberdade a Ronaldo para invadir os espaços da grande área.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Arrenka,

      A minha ideia de jogo também passa por muito do que escreveste no último parágrafo.

      Só não me convenceste com essa do André Martins... :P

      Sou-te franco, ele não me convence a organizar jogo ofensivo. E, não estou a falar dele numa das alas. Estou a falar da sua forma de jogar no meio-campo ofensivo. Não acho que ele tenha o necessário para poder fazer face aos melhores médios defensivos do mundo. Acho-o ainda muito intermitente e nos grandes jogos do Sporting ele desaparece imenso, o que faz a equipa recentir disso mesmo.

      Mas, concordo que ele e outros possam ser uma solução para rejuvenescer a equipa.

      Fizeste recordar-me do Ilori... teria sido bom para o miúdo o Paulo Bento ter-lo chamado agora. É um central rápido, um pouco na linha do Pepe e isso agrada-me.

      Quanto a avançados, o pessoal não gosta do Hugo Almeida, mas vejo nele grande utilidade para o estilo de jogo de Portugal e para o sucesso de Cristiano Ronaldo. É que o Almeida tem tendência para fugir para a ala esquerda, ala onde está o Ronaldo, ao contrário de todos os outros. Isso faz com que se crie o espaço que o Ronaldo precisa nos seus movimentos preferidos, i.e., da esquerda para o centro. Pode parecer pouco, mas de facto, é essencial esse tipo de movimentos para o Ronaldo aparecer nos jogos.

      Sobre o teu onze, gosto. Contudo, será que o Nani vai estar pronto para o mundial? Caso não esteja, quem deveria entrar para aquela posição? O Quaresma? O Varela?

      Abraço

      Eliminar