29 novembro 2013

Falando de avançados...


... com trintões como Cardozo e Lima no activo, quais destes quatro deverão ser num futuro a curto e/ou médio prazo os avançados do Benfica?

Por outras palavras, gostava de saber quais os dois avançados que os dirigentes do Benfica deverão proteger a todo o custo, de potenciais interessados, e apostarem firmemente para formarem o ataque encarnado nas próximas temporadas?

Este assunto vem à baila, não só pelo mau momento de forma de Lima ou da possível dependência excessiva de Cardozo no ataque, mas sobretudo devido:
  • à excelente exibição de Rodrigo, que aproveitou os poucos minutos em campo frente ao Anderlecht, para mostrar que ainda tem qualidade para fazer parte do Benfica;
  • às constantes boas exibições do avançado argentino Funes Mori, que já vai no 5º golo em 5 jogos na segunda liga nacional, pela equipa B do Benfica;
  • ao grande momento de forma de Alan Kardec (24 anos e contrato até 2016), que é figura de proa no Palmeiras, campeão brasileiro da série B, onde é o melhor marcador da equipa com 14 golos (em 26 jogos);
  • e ao grande destaque do futebol francês neste momento, chamado Nélson Oliveira, muito devido aos seus 7 golos em 11 jogos, o que já mereceu especial destaque da FIFA.
As minhas escolhas são Nélson Oliveira e Rodrigo. Contudo, olhando um pouco para o que se passa no mercado, as movimentações de empresários, interesses de clubes estrangeiros, mas sobretudo o próprio interesse do Benfica em querer vender e fazer um lucro oportuno que permita melhorar o racio financeiro das suas contas, estou convicto de que um destes dois não irá ficar muito tempo (leia-se - na próxima temporada já não deverão estar cá). O meu receio é que esse nome até seja o de Nélson Oliveira, pois é o que está melhor cotado, actualmente. Receio isso, porque orgulharia-me como Benfiquista e Português ver este jovem a triunfar de águia ao peito pelo menos uma ou duas épocas antes de prosseguir para outros futebóis mais competitivos. Contudo, Rodrigo também tem muito mercado... Em qualquer dos casos, penso que ambos se sairem já na próxima temporada serão duas verdadeiras pechinchas para quem os contratarem, pois não estão a ser valorizados se estivessem a jogar como titulares e a marcar muito mais golos.

Nesse contexto, entre Funes Mori e Alan Kardec para ocupar uma possível vaga...? Não sei! Penso que dependeria do negócio, pois não são jogadores que há primeira vista possamos dizer que vão ser titulares indiscutíveis. O Kardec tem evoluido imenso em termos mentais no último ano. Tem assumido mais o seu papel e as suas responsabilidades. Contudo, continua muito alheado em certos jogos do golo. Mas, verdade seja dita, ele tem criado muitas oportunidades para os seus companheiros. No entanto, mais uma vez, ele tem jogado na série B brasileira... Quanto ao Mori, é dois anos mais jovem e da mesma geração do que o Nélson e o Rodrigo, mas não tem o mesmo nível de talento. Contudo, tenho visto no Benfica B, um miúdo aplicado, que faz muitos quilómetros por jogo e que está a aproveitar cada jogo para mostrar serviço. Vê-se que é trabalhador e por vezes isso é o que faz a distinção daqueles que conseguem chegar mais longe, dos que não conseguem.

2 comentários:

  1. Concordo que o Nelson e o rodrigo têm mais talento. Contudo, são fracos no jogo de cabeça e o Benfica tem que ter um PL (pelo menos em certos jogos) que jogue bem de cabeça. Assim, apostaria no Kardec que é o melhor a jogar de cabeça. O Funes poderá ser uma alternativa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso de jogar de cabeça tem muito que se lhe diga... por exemplo, o Falcao a meu ver joga melhor de cabeça do que o próprio Cardozo, embora em termos físicos poderias pensar o contrário.

      Isso são competências que com bom treino consegue-se atingir boas performances.

      O problema que aponto no Kardec é a intensidade com que joga. O ritmo lento da série B brasileira até pode ser bacano para ele, mas jogar numa Liga dos Campeões onde mais que um avançado deve ser o primeiro defesa... é que está quieto.

      Quem me tem surpreendido pela positiva é o Funes Mori. Gostava de vê-lo a jogar um ou outro jogo pela A, mas com uma equipa mais próxima da titular por trás dele, só para ver se ele agarrava a oportunidade. Mas, antes há lista de espera... primeiro está agora o Rodrigo que merece ser titular.

      Será que o Jesus vai metê-lo a titular frente ao Rio Ave?

      ;)

      Eliminar