27 novembro 2013

Ainda é possível...


... e nada está perdido!


O problema
Estamos em terceiro lugar no grupo C da fase de grupos da Liga dos Campeões de 2014, com 4 pontos (1 vitória, 1 empate e 2 derrotas), 3 golos marcados e 5 sofridos. À nossa frente, encontra-se o Olympiacos em segundo lugar do grupo, com 7 pontos (2 vitórias, 1 empate e 1 derrota) e com 6 golos marcados e 6 golos sofridos. Em primeiro lugar do grupo estão os franceses do PSG com 10 pontos (3 vitórias, 1 empate e 0 derrotas) e 13 golos marcados, com apenas 2 sofridos. Por fim, na última posição estão os belgas do Anderlecht, adversário de hoje do Benfica, com apenas 1 ponto (0 vitórias, 1 empate e 3 derrotas) e com 1 golo marcado e 11 sofridos. Se a fase de grupos terminasse agora, o Benfica não permanecia em prova, indo disputar a Liga Europa. Mas, haverá ainda hipóteses de sonhar com a final na Luz?


O exemplo do Celtic
Eu penso que podemos ainda sonhar em passar pelo menos à próxima fase de eliminação e a partir daí sonhar com a final. Há um exemplo bem presente na nossa memória, pois passou-se na época passada, no nosso grupo com a equipa escocesa do Celtic. Eles empataram com o Benfica em casa e perderam na Luz. Contudo, no final das contas foram eles que passaram à fase seguinte. Para isso muito contribuiu a vitória caseira frente ao Barcelona. Ora, agora substituam o nome do Celtic pelo Benfica, o nome do Benfica pelo Olympiacos e o nome do Barcelona pelo PSG. Digam lá se não parece a situação que o Benfica vive hoje? Se eles conseguiram passar, será que nós não podemos ambicionar o mesmo? Será que temos de ser constantemente pessimistas?


A solução
O problema tem fácil solução neste momento para nós. Ganhar e marcar muitos golos. Depois é deixar as coisas fluir, pois os nossos adversários também terão as suas dificuldades. Aliás, reparem que se o PSG perder os próximos dois jogos (frente aos gregos em Paris e na Luz) até poderão não ir à próxima fase (dependeria dos golos sofridos), pelo que hoje deverão em casa querer terminar com qualquer dúvida, para depois quando vierem a Portugal estarem mais descontraídos e talvez com algumas poupanças. Por outro lado, o Benfica irá defrontar um adversário até agora mais fraco do grupo, que com o orgulho ferido irá tentar dominar o jogo. E isto, até poderá ser muito bem aproveitado pelo Benfica para vencer o jogo e dilatar a balança de golos. Vencer é importante, mas marcar golos poderá ser ainda mais importante, pelas possíveis questões das diferenças de golo, mas sobretudo, para transmitir pressão sobre os nossos mais directos adversários, que se falharem, nós estaremos prontos. E quando essa preocupação de não falhar se apoderar dos nossos adversários, é quando tenderão a falhar mais - a lei de Murphy é lixada!

4 comentários:

  1. essa história dos muitos golos não se põe, pois em caso de iguauldade pontual com os gregos ficamos sempre atrás....e com o psg teríamos de lhes ganhar por mais de 3-0 na luz e pronto (mais uma vez os golos com o anderlecht são praticamente irrelevantes)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é já pensamento derrotista, pois os golos até poderão ser importantes, não no duelo contra o Olympiacos, mas no duelo (pouco provável é certo) com o PSG.

      Para além disso, transmite uma outra confiança para dentro do grupo e assusta os adversários. Tem um efeito psicológico muito positivo.

      Mas, sim, a vitória é que é essencial.

      Eliminar
  2. e isto para não falar que o empate hoje dos outros acaba logo com tudo... maldita lei de murphy...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O empate entre PSG e Olympiacos, não decide tudo. Decide para o PSG, que fica com uma das duas posições para a próxima fase. Agora o Olympiacos, até se empatar depois em casa, e o Benfica ganhar os dois jogos que lhe restam, os gregos morrem na praia... um pouco como aconteceu connosco na época passada com o Celtic...
      ;)

      Eliminar