20 junho 2017

Uma chapada...


... de mão cheia.


Tendo em conta a roubalheira que foi o jogo do dérbi entre Sporting e Benfica para o hóquei de patins, na noite anterior, mas também, tendo em conta, o facto do clube de Alvalade já ter conquistado o título de campeão nacional de juvenis desta temporada, entrando em campo pavoneando esse título, quer com insígnias, quer com uma atitude sobranceira,  adorei a reacção muito personalizada e sem qualquer complexo por parte dos nossos miúdos. O resultado final foram os cinco dedos marcados nas caras dos sportinguistas da autêntica chapada de luva branca de enorme futebol por parte dos miúdos do Seixal. Do princípio ao fim só deu Benfica no centro de estágios de Alcochete.

Mas, porque é que o Benfica não foi campeão neste escalão? Essa será a pergunta que muitos de vós estará a fazer. Tentando explicar-vos um pouco os motivos, é necessário contextualizar-vos. O escalão dos juvenis e dos júniores são escalões que começam a afunilar a qualidade. Há a separação do trio do joio em termos de quem tem o talento e a mentalidade para chegar mais longe, daqueles que deverão ficar por aqui e dedicarem-se a outras actividades profissionais. É por isso que são escalões com mais do que uma equipa. E, devido a esse processo de triagem, há muitos jogadores que são subidos um ou dois anos. Há miúdos com idade de juvenis a treinarem nos júniores e outros até que já foram mais além. Ou seja, a equipa acaba por ser uma classe heterogénea em termos de maturidade. E, como tal isso reflecte-se muito nos resultados. É por isso que se olharmos bem para os resultados desportivos, verificamos que em termos de escalões jovens temos conquistado títulos em todos os escalões menos nos juvenis (pelo menos nestas duas temporadas). Por outras palavras, faz parte do processo. Mas, acredito que quando houver maior estabilização até mesmo neste escalão tão heterogéneo os resultados irão aparecer. Aliás, só a atitude dos nossos jovens em Alcochete dá por si só excelentes indicativos para o futuro encarnado desse escalão. Mas, melhor é verem pelos vossos próprios olhos...







P.S. 1: E o Úmaro Embaló?! Este não engana. Tem talento a potes. Se tiver a cabecinha no sítio e se o Benfica o souber rodear de gente que não o faça descarrilar, está aqui ouro meus amigos. Tem um pé esquerdo fenomenal para driblar os adversários, tem a velocidade de uma gazela e a agilidade de um leopardo e por fim é mortífero à frente da baliza. Jogava mais descaído sobre a direita, mas acredito que fará carreira a avançado (mas, não a ponta-de-lança tipo "pinheiro"). É um jogador único e isso torna-o ainda mais precioso. Veremos como ele e nós gerimos a sua carreira daqui para a frente.

P.S. 2: E, não é que até o filho da Madona sabe qual é a melhor formação do mundo? A do Benfica, pois claro!

20 comentários:

  1. este escalao parece que tem imenso talento ou e o de juvenis b? o jair, nuno cunha, umaro, pedro alvaro, (o valido parece me tb fixe dado o historial dele no desporto, mas nunca o vi jogar ele fez uma coisa que defendo que é a pratica de varias modalidades ao longo da formaçao) so falta mesmo o umaro renovar. Achas que esta geraçao chega aos calcanhares da do florentino ou do renato? bom texto ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito do Tiago Dantas, o número 10 neste jogo. Também gosto muito das movimentações do Mamadou Koné.

      O Jair Tavares é o primo do Renato Sanches, mas ele tem de ter maior consistência no seu jogo. Por exemplo, não aguenta 90 minutos. Ainda perde-se muito no jogo, é ele e bola. Tem talento, mas precisa de se instruir sobre o jogo. Uma coisa é driblar na rua, outra é driblar com objectivo numa equipa. Na maioria das vezes deve driblar não para ele, mas para um companheiro. Outras, nem sequer driblar e passar ao colega. Mas, tem apenas 16 aninhos.

      O Álvaro é um daqueles que falei no texto que passou pela peneira e já saltou um ou dois escalões. Ele agora está a gravitar entre os juvenis e os juniores. Não é fácil para ele, mas o desafio foi-lhe colocado porque ele nos juvenis iria-se aborrecer. Agora, tem é de amadurecer rapidamente para conseguir acompanhar os sub19.

      O Nuno Cunha veio do Sporting de Braga. Tem ainda que se adaptar rapidamente à realidade do Caixa Futebol Campus. Esse é o maior desafio dele agora. Preparar-se bem durante as férias, para depois se mostrar.

      O João Valido só tem 8 jogos como guarda-redes... tem 1,84m de altura o que a meu ver é logo uma desvantagem naquela posição nos dias que correm, infelizmente. Agora, se ele apostar num treino com bola nos pés, para além do das mãos... quiçá. É ainda miúdo.

      Acho que esta classe misturada com a anterior poderá fazer coisas interessantes.

      Uma coisa que tenho gostado é que o modelo e sistema de jogo usado na equipa principal já começa a ser usado neste escalão. O 4-3-3 é talvez o sistema mais universal que existe, permitindo assim aos miúdos começarem a aprender as bases tácticas dos posicionamentos no futebol de 11. No entanto, dado o facto da peneira ser cada vez mais fina, temos cada vez mais jogadores inteligentes que podem nos sub15 para os sub17 saltar essa base táctica, permitindo que quando chegarem à equipa B, já levam uns dois anos nesse sistema. Por outro lado, isto é benéfico para os nossos miúdos. Assim formamos com ainda mais qualidade, pois por exemplo:
      - um médio "8" do Benfica acaba por fazer duas posições no meio-campo, a de "8" e a de "10" (de um 4-3-3);
      - um extremo do Benfica acaba por fazer também mais do que uma posição, a de extremo, a de médio-ala/interior e a de avançado interior;
      - um avançado do Benfica acaba por fazer de "10", de avançado interior e de segundo avançado.
      E, podia continuar com o mesmo exercício para as outras posições.

      Por fim, não esquecer que também estamos atento ao talento no mundo para complementar ou servir de estimulo aos que temos.

      Eliminar
    2. sim quanto ao ultimo ponto o csboth e o exemplo e vai ficar, e ao que parece contratamos outro avançado bosnio que e das maiores esperanças do mundo e tem 18 anos. o valido com 1,84 aos 16 anos e mau porque? sendo que ainda cresce pode muito bem ir aos 1,9 nao? o resto do jogo e que nao sabia acerca dele. o kone ao que parece nao vai ficar mas quando o vi num jogo gostei dele. essas constantes alteraçoes tacticas nao mexem com os principios de jogo?

      Eliminar
    3. Eu não disse que o Valido é mau. O que eu disse é que com aquela altura aos 17 anos para guarda-redes é uma desvantagem que ele terá de combater, uma vez que o perfil físico que se pretende para um guarda-redes é o de 1,90m para cima. Ele pode crescer um pouco mais, mas mesmo que cresça ou não, no lugar dele, se ele realmente quiser vingar no futebol mundial, apostava num bom treino com os pés.

      Os princípios de jogo são uma coisa, a táctica são outras. O problema é que muitos miúdos não têm uma formação decente e então nem sequer sabem o que são princípios de jogo. Por isso, vês miúdos da rua, cheios de talento e com robustez física a entrarem nos clubes com 14/15 anos, conseguem durante dois anos superiorizarem-se perante miúdos mais fracos técnica e fisicamente, mas depois quando chegam aos juniores e têm que defrontar equipas com outra qualidade, que fazem com que todos da tua equipa tenham de defender, eles não o sabem sequer um princípio tão básico como a cobertura defensiva.

      A questão táctica do 4-4-2, é que ela faz aumentar a responsabilização nas funções dos jogadores. O médio "8" por exemplo, deixa de ter um apoio de um outro médio interior. Esse terá que ser dado à vez pelo extremo ou pelo avançado móvel.

      Eliminar
  2. Segundo notícias em vários jornais ingleses tanto o MU como o RM já ofereceram 12M de libras pelo Embaló. Vieira recusou!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E, faz muito bem! É importante que o Benfica o mantenha, mesmo que ele depois não dê em nada. Para ele é essencial aos 16 anos manter-se junto do seu seio familiar. Mais, precisa de acabar os estudos.

      O que faz o Embaló ter tantos pretendentes é a sua capacidade física para a sua tenra idade. Este miúdo aguenta os 90 minutos e ritmos mais elevados. Isso quer se goste ou não é crucial para colocá-lo rumo ao futebol de elite.

      Eliminar
  3. É preciso é fazê-lo passar férias num bunker. Já se fala de Juventus atrás dele...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica sabe o que tem em mãos. A preocupação seria se esses clubes acenassem umas valentes notas ao miúdo, mas duvido. Sempre que se fez isso, deu errado. O contexto social que o miúdo teria que mudar seria prejudicial para a sua evolução futebolística. Este miúdo tem de ser bem acompanhado pela estrutura cá no Benfica, quanto mais se fosse para outro país. E, como não estou a ver esses clubes investirem assim tanto no bem estar de um jovem de 16 anos, acredito que ele vá ficar por cá durante muito tempo.

      Eliminar
    2. Há um ReportTV sobre o Chalana, recente, em que o Chalana até lhe vêm lágrimas aos olhos a falar desse puto...

      Eliminar
    3. Não sabia... se souberes de um link para ver isso, gostaria. 😉

      Eliminar
  4. Isto é um resumo de um jogo, mas o Nuno Tavares também parece interessante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem observado RB! É mais um daqueles pés esquerdos.

      ;)

      Eliminar
    2. Nem é só o pé esquerdo, é o que faz com ele, o que faz com bola e o que faz sem ela. Só vi até ao quarto golo e as movimentações e as opções parecem muito acima do que todos os outros jogadores estão a fazer.

      Não tenho hipótese de seguir a formação, mas se isto não for o jogo outlier, o Nuno seguir para um clube do Mendes por 15/30 Mendilhões (consoante a cotação) daqui a 2/3 anos, é daquelas coisas que não surpreenderia.

      Eliminar
    3. Vamos ver como ele amadurece...

      Eliminar
  5. O Úmaro Embaló é absolutamente fenomenal! Espero que o puto tenha cabeça e seja bem aconselhado para perceber que está no melhor sítio em que pode estar.
    Conto com ele para o "meu" plano do Benfica Campeão Europeu entre 2020 e 2025!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, já vai bem embalado nesse teu planeamento Miguel.

      ;D

      Eliminar
  6. 'E o Sporting é a nossa p**a!'🎼🎼🎼

    Haverá vídeo melhor para se ver no Verão que um resumo, na Sporting TV, de um derby em que vamos dar 5 secos a casa deles?

    Não me parece.

    Obrigado PP, fizeste o meu Verão! ;)

    ResponderEliminar
  7. http://vedetadabola.blogspot.pt/2017/06/o-nada-o-folclore-e-os-infiltrados.html

    ResponderEliminar