13 junho 2017

Com todo o respeito, amigo Simões...


O Benfica somos todos nós!


Todo e qualquer sócio, adepto, jovem e menos jovem, empregado e desempregado, de todas as cores e feitios, de Benfica e do universo que ame este clube e a sua ideologia é do Benfica. Se o meu amigo quer ser uma referência, mais do que falar deve, simplesmente, sê-la. Não é criticando outros adeptos, sócios, dirigentes, o que quer que seja Benfiquista, que vai conseguir atingir esse estatuto.

Infelizmente, na semana passada acabei por não ter tempo para escrever sobre este tema, até ponderei falar sobre o caso dos emails, mas achei um pouco patético e claro o que estão a tentar fazer com o nome do Benfica. Agora, a saída do meu amigo, em pleno programa na BTV, quando lhe tinham pedido um comentário sobre a situação de chicotadas psicológicas em Portugal... minha nossa! Quer dizer, passou desse tema para falar de estarmos num país faz de conta. Até aqui até percebo, mas depois aproveita para falar do sobrinho que trabalha num "call-center" com as condições de trabalho paupérrimas, para logo a seguir levar o tema para a representação de Pedro Guerra no caso dos emails?! E, ainda por cima sem nunca citar o nome do "colega" Benfiquista?! Ao menos que o tratasse pelo nome, não?

Termino por deixar a curiosidade na (in)coerência do discurso do meu amigo, que se bem que concorde com muitas das "meias-verdades" que proferiu, há outras que acaba por se contradizer. Uma delas ocorre quando, por exemplo, num momento está a dizer que devemos defender os valores do Benfica, de sermos democráticos, respeitarmos a opinião dos seus sócios, dos seus jogadores, dos seus treinadores e dos seus funcionários, poucos minutos depois de ter criticado veementemente a conduta de Pedro Guerra, por causa do caso dos emails.

Não estando satisfeito com este linchamento público ao Pedro Guerra (sem nunca o referir pelo nome, mas subentendo pelo contexto), sem sequer tentar procurar perceber se o que aconteceu era verdade ou não, foi ainda mais longe em se auto-afirmar com o senhor Benfica. Lamento, mas isso não posso deixar passar. Lamento, mas nunca na vida o Senhor Coluna, o Rei Eusébio ou o Velho Capitão Mário Wilson, alguma vez proferiam tamanha afronta. A nossa maior força reside na nossa pluralidade. É por isso mesmo que todos os nossos adversários tentam dividir-nos. Gostava que este texto servisse de reflexão para todos aqueles que pensam que são o Benfica... o Glorioso somos todos nós!






P.S.: Acredito que o António Simões tenha tido a melhor das intenções, mas acabou por cometer o que ele estava ali a denunciar. Acredito também que há razões pessoais, mais fortes que o Benfica, para o fazer, tal a ginástica com que mudou o assunto em mesa, e isso é que me deixa um pouco triste. Mas, o que me deixa mesmo triste é como é possível este senhor que depois do adeus do nosso Rei é a referência do clube, não consegue entender o lema do mesmo:
E Pluribus Unum.

20 comentários:

  1. O Benfica tem é de ser entregue a verdadeiros Benfiquistas, que amem o clube, que queiram ver o clube cada vez mais e mais forte, não andar metido em negociatas com funcionários com outras cores clubísticas ou com lambe botas que o único que querem é comer à pala do Benfica, queremos um Benfica que seja efectivamente defendido de todo o tipo de ataques de inimigos motivados pelo ódio e inveja ao nosso clube.
    Tem razão em muita coisa o António Simões e quanto a isso este post não o rebateu, apenas o criticou por dizer o que pensa, sendo muito do que disse verdade.
    Viva o Benfica.

    Tony Montana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tony Montana, e quem te diz a ti que o António Simões não tem a sua própria agenda? Não achas estranho que ele tenha abordado o tema dos emails do Pedro Guerra, quando o tema de conversa era outro completamente diferente?

      O António Simões está no seu direito de falar o que lhe bem entender, assim como eu estou de criticar quando acho que deve ser feito. Ele criticou de forma muito rispida o comportamento de um outro Benfiquista, sem se perceber que estava a cometer o mesmo erro. Não é por ter aflorado meias-verdades que isso credibiliza toda a atitude que ele teve para com outro Benfiquista. Não achas?

      Eliminar
  2. Não tinha ainda visto esta peça. Infelizmente, o Simões caiu a pique na minha consideração. «Eu sou o Benfica!». E depois diz que respeita todos os benfiquistas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou-te sincero. Não gostei mesmo nada de ouvir o que ele disse.

      Eliminar
  3. Fosse eu Presidente era a última vez que este senhor aparecia na BTV e associado ao Benfica. Isto é vingança contra o Pedro Guerra. Pior que tudo está a atacar o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deu-me a sensação que havia ali uma ponta de azia com o Pedro Guerra. Mas, porquê? Eu não sei.

      Eliminar
  4. Eu sou o Benfica?! A sério?! Eu ouvi isto?! LOL
    Mas este pateta anda aqui a fazer o que?! Envergonha?! Põe-te no caralho!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não é necessário atingirmos essa linguagem...

      Eliminar
  5. Não disse mentira nenhuma!!!
    Grande Simões!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quais foram as verdades que ele disse? E, que realmente tinham a ver com o tema que estava a ser debatido?

      Era preciso rebaixar o Pedro Guerra, no caso dos emails? E ainda diz que fica sem credibilidade para poder falar? Então com que credibilidade fica o outro Benfiquista?

      Eliminar
  6. Há uns tempos largos defendi o Simões sobre um qualquer assunto de que não me recordo e fui vilipendiado e acusado de vieirista por o Simões ser tio do Vieira. Parece que agora isso já não interessa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de existir motivo de força maior para ele ter caído em cima do Pedro Guerra. Só pode? Dinheiro? Protagonismo?

      Eliminar
  7. Grande Simões???? eu sou o Benfica... Nem o Eusébio que era quem com mais propriedade poderia afirmar teve algum dia a ousadia...mais humildade sr Simões... O Benfica somos todos nós... Todos ... sim O Pedro Guerra tb ! tenha vergonha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela boca morre o peixe e o Simões parecia uma garoupa...

      Eliminar
  8. Epá o homem q quis dizer +e que ele é o Benfica ele é aquilo queo Benfica fez dele e o Benfica para ele era tudo que ele falou , dai ele dizer que é o Benfica, fazem logo filmes. So se ofendem por coisas ridiculas , deviamos era canalizar toda engergia no jmarques e cia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Não foi isso. O que ele quis foi calçar os sapatos altos e ficar de bicos de pés. Não pode haver Benfiquistas de primeira e de segunda.

      E, já agora, porque raio é que ele em vez de atacar o Guerra não atacou forte de feio o Marques e Companhia Limitada?

      Eliminar
  9. Nesta altura melindrosa o discurso do Simões não é propriamente uma coisa ridícula. Ele não gosta de algumas coisas que vê no Benfica? Mexa-se e atue! Se ele é o Benfica, algum peso deve ter. Não me parece que ir à televisão e ter um desabafo como se fosse um popular anónimo ajude a melhorar algo. Bem pelo contrário.

    ResponderEliminar
  10. Um comentário meu, se me permitem,já um pouco atrasado. Em 1° lugar,António Simões é a SEGUNDA referência ATUAL do Benfica, (se falar-mos em termos de longevidade e qualidade ao serviço do Glorioso...no que respeita o Futebol.)a seguir a JOSÉ AUGUSTO Pinto de Almeida. Assisti ( é do meu tempo...)à chegada de A.Simões, vindo do Amora para o Benfica; depois foi ver a sua ascensão e classe, mundiais,que demonstrou em Portugal e no Estrangeiro. Acabou a carreira, e num conflito com o Benfica,por uma questão de dinheiros,(???), pô-lo em Tribunal. No 25 de Abril de 1974 tornou-se membro do CDS que era só o partido que "abrigava" quem era conotado com o Salazarismo ( mostrando já o seu "desalinhamento"), sem perceber que a Revolução dos Cravos foi precisamente, entre outras coisas, para permitir a existência de¨Partidos¨Políticos. Teve umas passagens pelo futebol, sem relevo,como Treinador,(e dirigente ?), acompanhou LFV no Alverca, e é sobrinho, por aliança, de LFV. Fui SEMPRE um dos FÃS de A.Simões, mas condeno com veemência as suas declarações contra o Pedro Guerra, assim como a sua pretensão de ser a nossa referência N°1, O seu estatuto como jogador de Futebol não lhe deu humildade nenhuma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele acaba por ter um discurso contraditório com as suas acções... enfim.

      Eliminar