03 junho 2017

E depois do...


Um olhar sobre possíveis soluções.


A saída do jovem guardião canarinho deixa a baliza do Benfica entregue aos veteranos Júlio César (37 anos) e Paulo Lopes (38 anos). Atendendo que a carreira de guarda-redes é longa e face à qualidade que o imperador brasileiro possui, o Benfica poderá ficar descansado no curto prazo quanto à posição diz respeito. No entanto, deve aproveitar este capital humano para preparar o futuro. Sendo assim, e porque uma equipa deve ter 3 guarda-redes, para suprimir qualquer eventualidade, o Benfica deve procurar conceder essa terceira vaga a um jovem guarda-redes.

Desta forma, o perfil passará sempre por um jovem jogador na casa dos 19 aos 24 anos. Menos que 19 anos, penso que não possui ainda estaleca suficiente para entrar numa equipa como o Benfica, podendo ser contra-producente como foi a entrada de Rui Nereu em 2005/2006 num jogo de Liga dos Campeões, onde foi literalmente lançado aos leões. Logo, desta forma estou a retirar desta equação nomes como os jovens da equipa B, como é o caso do Zlobin e André Ferreira, que apesar de já estarem dentro da margem de idade, faltam-lhes carimba num nível mais elevado - ambos jogaram esta temporada na equipa B do Benfica.

É nesse contexto, que ainda à pouco tempo, cheguei a falar de nomes como o de Bruno Varela, para além dos já mencionados pela imprensa André Moreira e Joel Pereira. Destes três, a minha preferência vai para o ex-formando do Seixal, até porque lhe vejo mais potencial nos pés que os outros dois. E, é aqui que acho que devemos refinar o nosso perfil de guarda-redes para o Benfica. O Ederson pode ser único com aquele pontapé que tal como Rui Vitória mencionou à pouco tempo numa entrevista, trata-se de uma verdadeira arma táctica. No entanto, mais do que saber fazer este tipo de remates e passes, um guardião de futuro para o Benfica deve saber jogar bem com os pés e sentir-se à vontade para fazer de libero, numa defesa que normalmente se colará à linha de meio-campo.

Basicamente, o que estou a pedir é algo como podem ver no video seguinte. Reparem como ele resolve o lance como um libero de alta qualidade, com uma recepção orientada com o pé direito, acompanhada com uma finta de corpo que anula a pressão do avançado e, depois, com um passe de 50 a 60 metros com o pé esquerdo que deixa o avançado em posição de finalização. O nome do guardião é Predrag Rajkovic, tem 21 anos experiência de 1ª Liga e competições europeias através do Maccabi Tel Aviv. Em termos físicos este sérvio impressiona pela sua enorme envergadura (1,91m) e tecnicamente, entre os postes é igualmente muito forte. A não se investir no Bruno Varela, era neste que eu investia, pois é isto que eu quero que um guarda-redes do Benfica faça na maior parte do tempo de jogo.



8 comentários:

  1. Para mim, Joel Pereira, sem dúvida. O André Moreira, pelo que vi pela seleção, é uma mentira de talento. O Rajokovic só conheço do Fm :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Rajkovic a ter decisões como esta do video deixa-me completamente de água na boca. ;)

      Eliminar
  2. Queres um craque com menos de 19 anos? Fácil. Donnarumma! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse já tem o seu destino traçado... ;)

      Eliminar
  3. Viva PP, tudo bem?

    Acho que precisamos de alguém que já esteja capaz de discutir a titularidade com o JC, mesmo que seja jovem. Dos mais falados, Joel Pereira e André Moreira, ainda não vi o suficiente para formar uma opinião, mas tenho um bom feeling em relação ao primeiro. O Bruno Varela, acho-o fraquito nos cruzamentos e não é um GR dominador do espaço aéreo fora da pequena área. Precisamos de um monstro!

    Espero que o nosso scouting encontre um keeper ao nível de Oblak ou Ederson. É uma posição em que vale a pena um investimento grande, se não se conseguir arranjar bom e barato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou com o Miguel Costa. Acho que precisamos de um novo Oblak ou novo Ederson para ser titular de caras.

      Eliminar
    2. Miguel e Benfiquista: Mas, o Rajkovic não vos enche as medidas?!

      ;)

      Eliminar
    3. PP, se me começas a chamar só Benfiquista, vou ter que te começar a chamar só P ;)

      Este lance que está no vídeo é de facto incrível - que grande imitação do Ederson ele faz :D

      Mas um lance não chega para avaliar um guarda-redes, não faço ideia se este com nome de personagem do Dostoiewski tem valor para ser titular de caras ou não.

      Eliminar