09 junho 2017

O fair play financeiro é...


Um olhar sobre a "mão leve" da UEFA ao Porto.



Imaginem-se como empresários numa indústria. Imaginem-se que vocês para chegarem ao sucesso que atingiram, seguiram o caminho correcto, sem atalhos, com sacrifícios e muito suor e trabalho. Imaginem-se que fizeram os investimentos necessários como manda o figurino. Já entraram na pele desse empresário? Muito bem! Agora, imaginem que aparece um empresário concorrente no mesmo mercado que para atalhar o crescimento, faz tudo ultrapassando as margens da lei. E, faz isso porque o sentido ético que possui é muito baixo e, sabe também que a punição é inferior aos dividendos que poderá daí retirar. O que é que acham que isso irá provocar na tal indústria?! Irá provocar igualdades? Os futuros empresários irão percorrer que caminho? O caminho do bom samaritano? Ou o caminho do corrupto?

Sim! Chamo de corrupto ao empresário que tenta atalhar passando por cima da lei, porque sabe que não sairá assim tão prejudicado. É corrupto, porque acaba por corromper todo o sistema. Muitos desses corruptos, virão com a falácia que o sistema é que está mal e que a punição deveria ser maior. Mas, toda esta falácia esconde o verdadeiro problema deles: o defeito de carácter. O Porto, esta semana foi beneficiado na decisão da UEFA. Uma decisão que eles há muito sabiam que iria ser aquela, tais os casos recentes com o PSG e o Manchester City. O que são uns míseros 700k€ para um Porto que com a venda de um júnior conseguirá muito provavelmente cobrir isso e muito mais?

Onde está a igualdade na indústria que a UEFA deveria promover. É que o Porto pela sua história e nome, muito provavelmente conseguirá encontrar investidores que permitam investir no clube e este acabar por nuns primeiros anos sair fora do tal fair play financeiro. Mas, um clube mais modesto que tente crescer de forma sustentável e sem a alavancagem destes fundos e grupos, como fica no meio da indústria? As condições não deveriam ser iguais para todos?

O que é certo é que a UEFA até tem um regulamento que permite decisões mais pesadas, mas tem tido sempre uma atitude muito branda com os clubes que entram neste tipo de incumprimento. Isto dá a clara sensação que a organização está muito permissiva perante este tipo de gestão, o que quanto a mim é um erro. Sobretudo, quando se trata deste tipo de modelos de gestão num país tão periférico como Portugal e em que se permite ainda a entrada de fundos na indústria do futebol. Seria importante, a UEFA começar a pensar melhor este tema e ser mais inflexível perante isto, pois está em causa, conforme escrevi acima a estabilidade da indústria.

6 comentários:

  1. A UEFA e a FIFA estão cheias de carreiristas e corruptos que gostam é de se coçar para dentro - como é que o presidente da FPF, com o passado que tem, chegou lá? Doutores e velhadas que querem é amanhar-se e se estão cagando para os adeptos e para o futebol, que nunca praticaram ou que praticaram mal. Aquilo são antros dos quais não há que esperar grande coisa em termos de ética.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, o mais curioso é que se não tiverem ética, o mais certo é impludirem com a indústria do futebol a médio e longo prazo. Mas, pronto, muitos deles já não estarão por lá, não é verdade?!

      Eliminar
  2. Penso que te esqueceste de alguns promenores que se calhar fazem a uefa agir assim, lembra te da vontade dos clubes grandes quererem criar a "superliga europeia" a uefa como e obvio perderia todo o poder aqui e a propria champions seria desvalorizada e se os clubes ja tem vontade de mudar imagina com sançoes mais pesadas... quanto ao porto, ao que li no ngb nao era assim tao facil para eles porque a uefa estaria a controlar as contas e alem disso reduziria o orçamento deles em bastante, ai e que esta a dureza desta aplicaçao

    ResponderEliminar
  3. o futebol esta transformado numa puta duma lixeira......abencoados tempos os de ver futebol no domingo a tarde e no dia a seguir ir comentar o jogo com os amigos......falavasse se do jogo e nao de fairplays financeiros e emails de corrupcao.....era a puridao do desporto agora e a degradacao......que nojo ver tantos xoninhas a falar de questoes nao desportivas e passar por isso como se comentario desportivo se tratasse

    ResponderEliminar