29 junho 2017

«Calma, não há bruxos!»


...do presidente do Benfica.


Já antes do jantar, à saída da inauguração da exposição «Lisboa e Benfica - 20 clubes, 20 histórias»,  o presidente encarnado, Luís Filipe Vieira, tinha tido uma tirada humorística para os jornalistas à sua espera, dizendo para todos terem «calma» porque «não há bruxos» nenhuns. Mas, o melhor estava reservado para o jantar com os deputados no estádio da Luz, com o discurso final como poderão ver de seguida. Aqui o presidente disse tudo. Expôs de forma clara o que se anda a passar pelo futebol português nos últimos tempos, mas sempre focando os nossos objectivos e estratégias. Excelente texto e excelente comunicação. Como ele diz muito bem:
RUMO AO P3N7A!








P.S. 1: O texto foi tão bom que, para além de responder aos adversários com muita classe e de fazer uma leitura interna sobre o planeamento para o novo ciclo, acaba também por canalizar o foco dos media para o tal jovem jogador de um grande clube internacional que chegará amanhã. A pergunta agora nos jornais já não é saber quem é o bruxo, mas sim quem é esse jogador? Finalmente, começasse a falar de bola no defeso de verão!

P.S. 2: Discurso completo de Luís Filipe Vieira:
«Benfiquistas,
As boas tradições são para se manterem, e é uma boa tradição este nosso encontro anual de convívio dos representantes do povo com o clube do povo, o Sport Lisboa e Benfica.
Faz um ano, lançámos como grande objetivo a conquista do nosso primeiro Tetra. Pois bem, aqui está connosco a taça do primeiro Tetra da nossa história, num ano em que fizemos o primeiro triplete dos últimos 36 anos – e que culmina quatro anos em que afirmámos uma hegemonia do futebol português com números que falam por si.
Nos últimos quatro anos, em 16 títulos possíveis conquistámos 11. Houve quem, na mesma altura, não conquistasse nada ou apenas dois. E isso faz toda a diferença.          
Resultados desportivos que são o culminar de um projeto de recuperação, credibilização e profissionalização do Benfica em todas as áreas.   
Hoje temos contas consolidadas, um património e um conjunto de infra estruturas que nos permite olhar o futuro com total confiança.
Estamos a avançar com um novo ciclo de ambição, que passa por uma nova geração de infra estruturas com o alargamento da Caixa futebol Campus e a criação do novo Centro de Alto Rendimento que se vai localizar no concelho de Oeiras.
Nova ambição que passa também, pela expansão e uniformização das Casas do Benfica, pelo reforço da Fundação Benfica, pela Rádio Benfica e pela criação da nova plataforma digital – o novo site – que vai ser âncora da estratégia de proximidade com os nossos milhões de adeptos espalhados pelo mundo.
Somos reconhecidamente a melhor marca do país. Neste último ano sucederam-se as notícias a colocar o Benfica no top 10 dos mais variados estudos. Seja do ranking da UEFA, do clube que melhor rentabiliza as vendas dos seus ativos, em número de espectadores no Estádio, passando pelas inúmeras estrelas internacionais das várias áreas que fizeram questão de aparecer com a nossa camisola.
E um dos aspetos em que mais nos distinguimos, foi pelo reconhecimento do trabalho realizado, pela nossa famosa escola de formação do Benfica.
Neste momento, talentosos jovens que jogam em grandes clubes internacionais procuram vir para o Benfica, porque sabem que para além da forte aposta na sua formação, têm oportunidades de mostrar o seu valor na equipa principal.
Por isso, este ano lá teremos uma nova fornada de cinco a seis jovens vindos da equipa B a iniciar a época na equipa principal. Ganhar faz parte do nosso ADN e é na formação que queremos desde logo construir essa mentalidade.
Em síntese, temos provas dadas, resultados, uma estratégia e um novo rumo já definidos, o que nos torna fortes, unidos e coesos com confiança total no trabalho que temos todos juntos vindo a desenvolver.    
Mas, caras e caros Benfiquistas, nas últimas semanas, o País assistiu a uma agitação no mundo do futebol, que procurou instalar a ideia de que todos somos iguais e que teria, caso resultasse, o efeito de destruir os restos de credibilidade que ainda levam adeptos aos estádios e os sócios a apoiarem os clubes da sua preferência.
Ao mesmo tempo, tentou-se criar um manto de suspeita e condicionamento sobre todos os agentes desportivos quando se aproxima o início de uma nova época.
No ambiente de grande agitação que foi artificialmente criado, o Sport Lisboa e Benfica foi brindado com uma sucessão de acusações, todas elas falsas e infundadas.
Neste momento, cabe-nos manter a serenidade e conservar distância em relação a comportamentos que não são próprios da atividade desportiva e muito menos próprios das relações que devem existir entre parceiros do mesmo sector de atividade.
Por isso, importa destacar que só devemos travar as batalhas que nós próprios escolhemos, jamais aquelas para onde nos querem arrastar.  
O Benfica em nada contribuiu para este conflito suicida que, no final, acabará por vitimar quem a desencadeou e alimentou de forma irresponsável. Por essa razão, congratulamo-nos pelo facto de o assunto já ter sido levado às instâncias próprias.  
Quero garantir aos sócios e simpatizantes do Sport Lisboa e Benfica que no nosso Clube não existem atos praticados à margem da lei, nem condutas que possam ser objeto de censura.
A seu tempo, este facto ficará claro para todos. 
Os Benfiquistas não devem estranhar que o nosso Clube esteja a ser o alvo de ódios alheios.
Os sucessos desportivos, a estabilidade financeira e a existência de uma organização muito profissional são motivo de incómodo para quem não pode orgulhar-se de estar no patamar de excelência, que faz do Sport Lisboa e Benfica uma referência a nível internacional.     
E desenganem-se aqueles que pensam que nos fazem distrair dos nossos principais objetivos, pelo contrário, a todos os Benfiquistas quero garantir que o nosso foco está e estará no planeamento e preparação da próxima época, nas mais diferentes modalidades, para que no final voltemos a ter as alegrias, que tanto nos faz ter orgulho no nosso Clube.     
E por isso não tenham dúvidas, vamos iniciar esta nova época com renovada ambição porque temos um novo feito inédito a conquistar o Penta.
Rumo ao Penta

Sempre com humildade e respeito por todos os adversários.
E sempre contando com esse apoio inexcedível dos milhões de Benfiquistas que por onde a nossa equipa se desloque, estão sempre lá a apoiar.   
Mas quero fazer uma confidência sobre o segredo dos nossos resultados, a verdadeira poção mágica para tantos golos marcados e defesas extraordinárias.   
O nosso feiticeiro mor chama-se Rui Vitória.  
As fantasias mais deslumbrantes são do Jonas, os segredos mais poderosos do capitão Luisão, a poção mais forte de Fejsa que por onde passa ganha todos os títulos. E os pós mais inebriantes saem dos dribles dos nossos vários artistas como o Nélson Semedo, Cervi, Rafa e tantos outros.       
Mas temos mais segredos. Investimos em formação em vez de crime informático. Em aprender com os erros em vez de culpar sempre terceiros. Em estabilidade em vez de despedimentos de sucessivos treinadores. Num próprio rumo em vez de alianças negativas.
E por isso digo sempre, a melhor resposta que podemos dar é continuar focados no nosso trabalho e continuar a ter resultados.
Benfiquistas, um Clube com a força dos nossos adeptos, em Portugal e no Mundo, está obrigado a trabalhar para ganhar, para formar, para ser uma referência.     
É este o nosso registo, positivo, sólido, ganhador e global.  Podem continuar a contar com o Benfica para ganhar. Viva o Benfica! Viva Portugal!»

35 comentários:

  1. Esse jogador não será o Martin Chrien ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Esse já tinha sido apresentado à tarde. Será o guarda-redes André Moreira do Atlético de Madrid? Tinha outra preferência para a baliza do Benfica, até porque agora já fomos resgatar o Varela ao Setúbal...

      Será o João Cancelo que está no Valência? Ou será outro miúdo de outro grande colosso internacional? E, mais, para que posição virá?

      Eliminar
  2. chris willock, escolas do arsenal desde os 5 anos, o wenger inclusive ja o deu 2 jogos pela equipa a. e grande esperança de inglaterra muito bem contado la. mas nao sei se e ele

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse seria para o colocar directamente na equipa B. Sinceramente, para a posição dele o que não falta são jovens com valor na equipa principal.

      Olhando para o plantel encarnado, para as possíveis saídas até agosto, para as férias de alguns que chegarão mais tarde (Semedo, Eliseu, Pizzi e Raúl), apenas vejo espaço para um jogador que venha para guarda-redes, lateral direito/esquerdo e avançado centro.

      Eliminar
    2. se for um reforço, entao esta de parabéns, porque esconderam mesmo bem o nome, alias o proprio chrien so soubemos hoje. se for um jovem reconhecido e que so saibamos amanha e mesmo top ate para mostrar o como a imprensa esta a nora sobre quem queremos contratar

      Eliminar
    3. Bem verdade. Mas, agora o exercício é, face às posições de lateral direito/esquerdo e avançado centro (estou a descartar a posição de guarda-redes porque já temos o Varela), quais os miúdos com potencial e que pertencem a grandes clubes internacionais, capazes de virem? Alguma sugestão?

      Eliminar
    4. tens o lee do barça como avançado assim mais mediatico

      Eliminar
    5. Olha muito bem visto! Será ele?

      Eliminar
    6. trouxessem esse e o willock e de repente tinhamos great britain e o asia a verem os nossos jogos de equipa b, ainda arriscavamos a ter mais visualizaçoes num benfica b academica que num benfica sporting XD

      Eliminar
    7. O Will-Rock já cá está. Falta o outro. Tu queres ver que...

      ;)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Ainda hoje o presidente do Bayern falou que o miúdo iria ficar e ter nova hipótese lá...

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Depois, ainda agora contratámos mais um meio-campista...

      Eliminar
  5. Discurso perfeito, sem dúvida. Destaque para o que temos feito, e bem, e para o vamos fazer, ainda melhor. As alfinetadas à campanha porca do Porto foram certeiras e com nível. Muito, muito bom, mesmo.

    E o que dizes do Chrien?
    Aumentam as possibilidades do Pizzi estar de saída?

    Cumps!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Chrien não é para o imediato (leia-se esta temporada), mas é de certeza para o imediato (avaliá-lo na pré-época para saber quais deles - Krovinovic, André Horta e Chrien - está em melhor posição para ir substituir o Pizzi esta temporada sempre que for necessário).

      Cumps 😅

      Eliminar
  6. Discurso perfeito! Isto é o Benfica: a Águia não chafurda no lodo, plana muito acima dele!...

    Fundamental este princípio: só travamos as batalhas que escolhemos, não as que nos querem impingir. Silêncio onde queriam peixeirada, humor onde queriam drama e Autoridades Judiciais onde queriam Alarvidades Mediáticas. Que maravilha.

    Se mantivermos invariavelmente esta estratégia e o foco no que verdadeiramente interessa, seremos penta. Embora eu só descanse com o hexa de 2019, diz que sem penta não há hexa ;)

    Entretanto, já temos mais um 8...presumo que seja para a equipa B (?!) - assumo que não vamos jogar em 4x6x0 no próximo campeonato! Mais a sério, como disse quando veio o Krovinovic, infelizmente cada vez mais me cheira que vamos vender o Pizzi (vá de retro!), talvez também o Samaris...ou então sai só o Samaris mas queremos ter plantel para um outro sistema (4x3x3?3x5x2?)...vamos ver. Mas Pizzi, Horta, Krovinovic, Filipe Augusto, Christie e ainda, fala-se, o Danilo, para uma posição no onze em 4x4x2, não vai ser de certeza...

    Carregaaaaaa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos valores envolvidos nestas contratações são para o médio prazo. Acredito que o Pizzi será referência no Benfica se não sair depois do P3N7A.

      😉

      Eliminar
    2. Acima, onde se lê Christie, deve ler-se Chrien - obviamente. É tal o meu entusiasmo pela contratação...

      Só espero que tenhas razão em relação ao Pizzi!

      Em que traduzes 'médio prazo'? Empréstimos? Equipa B? Mesmo assim, tirando o Chrien e o Filipe Augusto, e ignorando Samaris e Danilo, sobram os tais três que há dias defendeste já serem muitos...

      Enfim, parece que a nossa síndrome de excesso de extremos passou a síndrome de excesso de médios centro J antes assim: pelo menos vamos deixar de ouvir ad nauseum o mantra 'falta-nos um 8!!!'...

      Eliminar
    3. Há dois tipos de números "8". Aqueles que jogam mais em passe e aqueles que gostam de transportar. Os primeiros são muito usados em sistemas com duplos pivôs. Os segundos são os chamados box-to-box, com capacidade de transporte.

      O Filipe Augusto e em parte o Samaris é do primeiro tipo. O Pizzi, o André Horta, o Krovinovic e o Chrien são do segundo tipo.

      Penso que a intenção é ter 6 médios para 3 posições, i.e., para que quando Benfica jogar na Champions poder reforçar o seu meio-campo.

      Inclusive, o perfil de avançado que temos procurado vai a esse encontro. Em vez de um ponta-de-lança mais fixo e pouco pressionante sem bola, como é o Mitroglou, a aposta vai para jogadores mais móveis e com enorme capacidade de trabalho sem bola.

      Por outro lado, os nossos extremos têm golo (Salvio e Cervi são dois belos exemplos), o que poderá complementar um modelo alternativo baseado em 4-2-3-1.

      Já agora, os 6 que considero são:
      - Médio defensivo: Fejsa e Pêpê (ou Danilo)
      - Médio centro: Samaris e Filipe Augusto
      - Médio box2box: Pizzi e André Horta (ou Krovinovic ou Chrien)

      Notar que todos estes médios "b2b" podem dar uma perninha na ala, por isso também não defendo muitos alas...

      Eliminar
    4. Já começas a admitir que podemos estar a preparar mudança de sistema táctico...pudera, com tantos médios centro a chegar! De resto, espero que tenhas razão e seja só um Plano B táctico para a Champions. E também espero que seja 4x3x3 mesmo, com dois '8' interiores à frente do Fejsa, e não duplo pivot, em 4x2x3x1...porque detesto o 4x2x3x1 e porque acho que o Fejsa é daqueles 6 que joga melhor sozinho do que com outro pivot ao lado.

      Essa distinção que fazes entre os dois tipos de '8' faz sentido, claro, mas acho discutível que o Pizzi seja um 8 de transporte puro. Pelo menos se compararmos com o protótipo de 8 de transporte que tivemos no ano passado (Renato)...por isso, como acho a subdivisão dos '8' que fazes discutível, não concordo que mantenhas o Filipe Augusto no plantel para abdicares do Krovinovic...e eu até nem desgosto do Filipe Augusto! Mas o critério deve ser, tão simplesmente, os melhores jogadores para a função. Por isso, para mim os seis eram:

      Posição 6: Fejsa e Pepê (ou Danilo)
      Posição 8: Pizzi, Horta, Krovinovic, Samaris

      Acho que com estes 4 para a posição 8, temos capacidade mais que suficiente tanto para passe como para transporte.

      Eliminar
    5. É só um plano B e para determinado tipo de situações. Já na época passada aconteceu o mesmo. Por exemplo, em Tondela, na 2ª parte, o Benfica jogou em 4-2-3-1. Ainda recordo-me do golão do André Horta nesse encontro.

      Apesar de muitos idolatrarem o Renato, na minha opinião (e na de outros grandes treinadores), ele precisa de comer muita sopinha ainda para chegar ao nível que o Pizzi demonstrou esta temporada.

      Só para veres bem, o Renato só foi o Renato do Benfica, porque atrás dele tinha um Fejsa, no lado direito tinha um Pizzi e do esquerdo tinha um Nico.

      O Pizzi esta temporada segurou o meio-campo todo, quer com Fejsa ou Samaris atrás, quer com Salvio ou Zivkovic à direita, quer com Cervi, ou Rafa ou Carrillo no lado esquerdo. Ou seja, das 4 posições do meio-campo, 2 delas foram ocupadas por jogadores que pouco ou nenhuma experiência tinham no nosso modelo de jogo e uma terceira posição intermitente devido às lesões do Fejsa.

      Eu mantenho o Filipe Augusto no plantel, porque primeiro ele servirá como um médio-centro e não um criativo. Segundo, porque o Filipe Augusto tem mais maturidade para ficar no banco e tem experiência suficiente para quando tiver a oportunidade apresentar-se minimamente. Já o Krovinovic, aos 20/21 anos ele precisa é de jogar para evoluir. Será um crime manter-lo cá para fazer 5 jogos. Ele na próxima temporada tem de fazer 2000 minutos, tal como fez esta época ao serviço do Rio Ave. Dessa forma estará preparado para poder render o Pizzi num futuro próximo, mas não no imediato.

      Eu continuo na minha, entre André Horta, Krovinovic e agora o Chrien, escolheria apenas um para rodar com o Pizzi e se possível entrar no onze para valorizar. Um destes três, ou o Pizzi, será uma das vendas da próxima temporada. Portanto, se tens uma montra com um determinado espaço, tens de escolher o artigo que mais facilmente será cobiçado.

      E, agora, há também o Danilo que é um miúdo com imenso talento, mas precisa de uma equipa e jogar, pois está a correr o risco de se perder para o futebol (de elite) antes de chegar aos 21 anos. Neste momento, preferia emprestar o brasileiro e ficar com o Pêpê para poder formatar este, pois acho-o muito especial e muito único face ao tipo de médios 6 comuns. Logo, se não houver um trabalho bem feito com ele, a nível mental, o miúdo pode-se também perder, daí querer que ele ficasse no plantel para dar-lhe outra estaleca. Caso contrário, será outro Cristante perdido numa Atalanta.

      Eliminar
    6. Claro que o Pizzi é muito superior ao Renato! Se bem te lembras, sempre fui muito crítico em relação ao Renato...não os comparei em termos de qualidade, só em termos de serem médios de transporte puros ou não.

      Eliminar
    7. Isso da pureza não existe. Se queres saber, eu acho que o Renato falha por não perceber o jogo sem bola. Algo que o Pizzi faz melhor do que ninguém em Portugal e diria no mundo.

      Eliminar
    8. Claro que não existe, devia ter escrito 'puro'...mas tu é que dividiste os 8 em 8 de passe ou 8 de transporte, eu só disse, aceitando a tua subdivisão, que o Renato é mais de transporte que o Pizzi.

      Eu acho que o Renato falha porque não percebe o jogo ponto. Nem com bola nem sem bola...mas com bola disfarça mais, com a força e qualidade que tem a queimar linhas em condução...

      Eliminar
    9. E é por não perceber o jogo que ele está sempre a transportar. Há momentos que deve-o fazer e outros que não. Por isso é que achas que o Pizzi transporta menos, pois o transmontano sabe quando o deve fazer.

      😉

      Eliminar
  7. E o tal Wilcoch (não se é assim que se escreve, mas inbestiguesse..) do Arsenal, que acabou de assinar.
    Cunps.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Will-Rock. É mesmo esse Ppimenta 6.

      ;D

      Eliminar
    2. Acho que é Willock. Ontem vi um vídeo dele e, como sempre nestes vídeos (...), pareceu-me craque! Excelente drible curto, técnica para dar e vender e tem golo. Alguém me sabe dizer se é extremo esquerdo ou direito?

      Eliminar
    3. Prefere jogar como extremo esquerdo, um pouco à imagem do Rafa. Mas, duvido que fique no plantel esta temporada.

      Isto foi um business que o Benfica arranjou. E, quanto a mim bem. A ver se escrevo sobre isto, porque há muita gente mal informada e a retirar maus juízos de valor sobre a abordagem empresarial do Benfica quanto ao mercado.

      Eliminar
    4. Vá lá, vá lá, menos um obstáculo à titularidade do Zivkovic...;)

      Achas mesmo que não é para ficar, depois de ter sido anunciado ontem pelo presidente? Hummm...

      Eliminar
    5. Acho que só ficará se um Salvio e um Carrillo saírem. Como acho que não saírão...

      😉

      Eliminar
    6. Pois...eu acho que o Salvio vai sair e por isso fomos buscar este! ;)

      Eliminar
    7. Sinceramente, não acredito muito. Não acho que o Salvio tenha feito uma época de encher o olho.

      Acredito é que o Will-Rock acabará por ser emprestado para a EPL. Acho que a custo 0, com um baixo vencimento, mas talentoso, foi uma excelente oportunidade de negócio. Se for bem gerido vai ser ótimo para o Benfica, pois acaba por abrir-nos definitivamente o mercado inglês. Mercado esse multimilionário...

      Eliminar