15 junho 2018

O Bruno? O Mário?


Ele sim é a solução para a selecção nacional.


Mas, andam todos a dormir ou o quê?! Que moda é esta agora de estarmos a escolher jogadores que ora não sabem defender sem bola e têm um posicionamento horrível (João Mário) ora pecam por demasiado individualismo e muitas perdas de bola (Bruno Fernandes), quando até temos um jogador que combina o melhor dos dois mundos defensivo e ofensivo, tem uma experiência internacional brutal, tem golo nos pés, tem meia-distância, é exímio nas bolas paradas e ainda para mais vem rotinado com basicamente as mesmas funções que o seleccionador nacional pretende para aquela posição de médio-interior/ala/extremo esquerdo. E, já não vou falar de jogar em "casa" (leia-se na Rússia)... Estão à espera do quê para apostar no Manuel Fernandes?!

O meu onze para Portugal defrontar a Espanha no nosso
primeiro jogo no mundial Rússia 2018.

Sinceramente, não entendo esta adoração pelos "pés de barros" do Bruno Fernandes e do João Mário por parte de toda uma cúpula de jornalistas. Será que não vêem os jogos do Manuel Fernandes no Lokomotiv de Moscovo nas últimas temporadas? Será que não conseguem ver, que com ele, o William Carvalho e o João Moutinho podem transformar num trio de meio-campo capaz de esconder jogo com a bola nos pés e com isso, fazer a Espanha dançar o malhão-malhão? Será que não conseguem ver que o Manuel Fernandes tem um raio de acção com e sem bola do tamanho da meia-esquerda do nosso ataque, podendo, sendo o elemento com maior liberdade ofensiva ocupar terrenos mais à frente no ataque? E a capacidade de pressão? E a capacidade de penetração? E a qualidade de decisão e de passe? Ninguém lhe dá mérito em Portugal? Nem mesmo vendo para crer?!






P.S.: Se calhar até percebo esta adoração dos jornalistas pelos dois "miúdos" João Mário e Bruno Fernandes. É que estes dois jovens ainda têm muito para mostrar na maior montra do futebol mundial, pois ainda estão em idade para serem transferíveis e gerarem várias comissões tanto para empresários como para os clubes que representam. Mas, é aqui que pergunto: onde está o compromisso com o melhor para a nação? Onde está o compromisso com o fazer tudo para ganhar? É que não me parece que não colocando os melhores estejamos a fazer tudo para ganhar. Mas daí, se calhar, os "melhores" tem muito que se lhes diga...

6 comentários:

  1. Também acho que o Manel Fernandes dá 15 a zero à concorrência. Em todos os aspectos do jogo e também pela questão posicional - é o que está mais apto a fazer de falso médio/extremo esquerdo. Mas sabes, o Manel não tem o selo do Comédia e a lagartagem que infesta a descomunicação social não vai à bola com ele. Pode ser (long shot) que o engenheiro o tenha escondido para ser a arma secreta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Catarino da Sport Tv passou a semana toda a defender o Adrien ao lado do William Carvalho em vez do João Moutinho... WTF?!

      Eliminar
    2. O Moutinho em forma é como jogar com 12. O homem está em todo o lado, é impressionante! Eu até admitia o Adrien, mas nunca por troca com o Moutinho. Numa perspectiva mais conservadora, assumindo pouca bola e muita transição, meter o Adrien para ajudar o William na recuperação e dar mais liberdade ao Moutinho. Mas não acho que seja caso para isso.

      Eliminar
    3. Temos quatro jogadores de nivel mundial: CR7, Moutinho, Manelelé e Pepe.

      Depois temos o Bernardo Silva, o Guedes e o Guerreiro a consolidarem o nivel elevado.

      Depois temos os apoiados pelos dragartos...

      😉

      Eliminar
  2. Onde está o artigo que postaste a dizer que o Ronaldo deveria jogar como falso 9 ?

    Porque frente à Espanha parece-me que desempenhou um papel muito semelhante ao que pediste : https://www.youtube.com/watch?v=gpBKPvXs3DY

    Independentemente de ser extremo ou avançado centro no papel é assim que o Ronaldo deve sempre jogar : com total liberdade. Tanto aparecia no meio-campo para fazer jogar e assistir os colegas, como nas alas (principalmente a esquerda) para fazer aquelas arrancadas tão típicas dele que os espanhóis só conseguiram travar com falta, e na área para finalizar.

    Apesar desta exibição 7 estrelas do melhor do mundo, não me parece que o resto da equipa tenha estado ao seu melhor nível, nomeadamente Bernardo Silva e Gonçalo Guedes.
    Parece-me que o Bernardo Silva ficou muito preso à ala direita para ter influência no jogo, quando deveria jogar num papel simétrico ao de Ronaldo : com liberdade posicional e uma preferência natural para a metade direita do campo (por ser canhoto). Acho que podia dar coisas mesmo fantásticas se o Bernardo Silva fosse ter mais vezes com o Ronaldo nas posiçôes entre-linhas...

    Quanto ao Gonçalo Guedes, acredito que tenha sido apenas um jogo menos bom, porque o talento está lá. Mas é procupante que o Ronaldo seja o único capaz de marcar golos. Mesmo com todo o talento que tem será difícil jogar os restantes jogos todos no nível de ontem (já só digo "difícil" porque com ele nada parece impossível), por isso espero que os restantes jogadores melhorem os seus desempenhos nos próximos jogos e que o nosso CR7 continue neste nível.

    De qualquer forma, força Portugal !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O artigo está aqui:

      http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.com/2018/06/ronaldo-queres-ser.html

      Para te ser franco, o Fernando Santos não trabalhou bem a equipa. Tal como eu previa, tanto o Bruno como o Mário naquela posição de interior/ala esquerdo não funcionam. Não percebem bem o jogo com bola que têm de fazer naquela posição e pior que isso, não percebem puto de jogo sem bola.

      Isso prejudicou a nossa frente de ataque, pois o facto de Bruno Fernandes não segurar o jogo fazendo com o Moutinho e o William Carvalho o tridente de apoio em posse de bola, fez com que o Bernardo Silva não conseguisse ficar mais entre-linhas no ataque, porque não conseguia sair do momento de cobertura ao Jordi Alba, que era a sua função sem bola.

      O mal do Guedes é de ter 21 aninhos, desde ser o seu primeiro jogo numa competição desta envergadura como é o mundial e, depois, logo contra a poderosa Espanha. O Guedes também não tem uma personalidade muito extrovertida, mas abenegada, por isso é preciso deixá-lo, apoiá-lo e não crucificá-lo.

      ;)

      Eliminar