09 junho 2018

Ronaldo, queres ser...


... de todos os tempos?

Se sim, então aprende a jogar no corredor central! Olha bem para a seguinte lista dos grandes jogadores de todos os tempos: Pelé, Maradona, Eusébio, Cruyff, Di Stéfano, Puskás, Platini, Bobby Charlton, Ronaldo, Zidane e, mais recentemente, o teu arquirrival, Lionel Messi. O que têm todos em comum, para além de serem grandes jogadores? São todos jogadores que se destacaram no corredor central e, na sua maioria, no ataque. Portanto, para realmente seres reconhecido como um jogador marcante precisas de jogar nessas zonas do terreno.

Já reparaste como a tua evolução até tem sido nesse sentido? Engraçado como o destino prega-nos estas partidas, não achas? De facto outrora um extremo puro, depois um falso extremo, seguido de um avançado interior, hoje estás a jogar mais como segundo-avançado do que outra coisa qualquer. No entanto, eu penso que tens de aceitar esse desfecho a começar por ter uma mente aberta sobre como deverás reinventar o teu jogo no corredor central. Não estás farto de ouvir os comentários simpáticos de que tu és "apenas" fruto do teu trabalho, enquanto o "anão" é fruto do talento? É que ao dizerem isso, até parece que tu não tens talento natural e és um produto do ginásio. Olhando para o crescimento futebolístico do Messi, noto uma evolução abismal na sua tomada de decisão no momento que o Guardiola o leva para o centro do ataque, na tal posição de "9,5" que destrói a tua equipa do Manchester United, na final de Roma em 2008-2009. Esse é um marco histórico na carreira do argentino. Há claramente um antes e depois desse reposicionamento em campo.



Ora, eu acho que é precisamente com um semelhante reposicionamento que poderás estender a tua carreira por mais uns anos, como entrares num nível futebolístico incomparável a nível global. Estou convencido, que com abertura de espírito, em pouco tempo conseguirás jogar como um Messi, ou um Jonas no corredor central, a jogar e a fazer jogar toda a tua equipa. Conseguirás conciliar os momentos colectivos com os momentos em que tu sozinho consegues desmontar as defesas adversárias. Ao mesmo tempo, poderás encontrar a casa táctica onde poderás descansar com e sem bola, fazendo uma melhor gestão da tua energia ao longo dos 90 minutos. Não é difícil, mas também não é totalmente fácil. Haverá um período de adaptação, mas ao fim de 5 jogos consecutivos já entrarás no registo. Contudo, acima de tudo é preciso teres um corpo técnico que saiba o que está a fazer e saiba trabalhar a restante equipa nesse sentido.

Nesse contexto, penso que no clube tiveste sorte com o Zidane que já te foi moldando sem tu te aperceberes. Agora, na selecção nacional, acho que tens deixar levar-te pelo Fernando Santos, ainda para mais quando tens como parceiros de ataque jogadores com a casta de Bernardo Silva e de Gonçalo Guedes, tudo jogadores de colectivo e de enorme qualidade individual, que permitirá em colaboração elevar o teu nível futebolístico. Aliás, este mundial pode ser perfeito para dares esse salto qualitativo. Mas, não podes choramingar por querer apenas jogar na meia-esquerda do ataque... Acredito que contigo no meio do tridente, não como ponta-de-lança de referência, mas sim como "falso nove", coadjuvado nas alas pelo Bernardo (à direita) e o Gonçalo (à esquerda) e, com liberdade posicional, seremos os mais sérios candidatos ao título mundial. Quanto ao teu futuro clubístico, gostava de te ver a ser treinado pelo Guardiola. Aí sim, entravas completamente numa escala à parte.



Sem comentários:

Enviar um comentário