08 junho 2018

Talentos...


... titularíssimos no mundial pela selecção nacional.


Que exibição de gala dos nossos meninos frente à Argélia, no último encontro antes da partida da equipa das quinas para a Rússia. E, logo num palco tão mítico para os dois: o estádio da Luz. Fico feliz pelos dois craques made in Seixal, mas fico ainda mais feliz e confiante pelo sonho de ver a selecção nacional ser campeã mundial, pois com o Beni & Ducati, o nosso ataque torna-se muito mais perigoso.

Estamos no bom caminho Fernando Santos. Finalmente, lá acertaste com o "tridente" atacante. Coloco as aspas no tridente, porque sei que o seleccionador nacional quer que pensemos que jogamos em 4-4-2. No fundo, ele está a adiar o inadiável: o CR7 terá que passar para o corredor central e aprender a jogar nesse corredor, mais não seja, porque começa a ser demasiado previsível na ala e não sendo um jogador muito trabalhador sem bola, tende a criar desequilíbrios defensivos para a sua equipa. Mas, isso é outra história. O foco deste artigo é sobre o Bernardo Silva e o Gonçalo Guedes. A meu ver, estamos a caminhar no sentido das melhores ideias de jogo. Pois, ao contrário do que muitos comentadores (na sua maioria com uma visão antiquada do jogo), que defendem que devemos jogar com um avançado de referência, as melhores equipas do futebol moderno, têm demonstrado o contrário, ou seja, é através de um tridente com mobilidade que se fazem os piores estragos nas defesas adversárias (vejam o ataque do Liverpool, do Barcelona versão MSN, do Real Madrid, etc).

Por fim, uma pergunta à SAD do Benfica, que também fez destaque destes dois menino no seu site: Será que agora já conseguiremos manter futuros meninos made in Benfica, com esta qualidade, por mais anos de águia ao peito? Ou será que vamos continuar a vendê-los? Pergunto isto, porque espero que a restrição orçamental da época passada tenha sido para a partir de agora, conseguirmos manter os nossos melhores miúdos e subir a parada do nosso plantel, pois caso contrário porque é que tivemos essa estratégia?



12 comentários:

  1. a tua pergunta foi respondida com a venda do joao carvalho e saida do diogo gonçalves XD mas uma coisa e certo, temos imenso talento na nossa casa. a questao e sera a que % aproveitaremos o talento que temos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi bem respondida, porque aí estarias a dizer que o João Carvalho e o Diogo Gonçalves têm tanta qualidade como o Bernardo Silva e o Gonçalo Guedes, algo que não foi verificado esta temporada...

      ;)

      Eliminar
    2. quando o bernardo saiu tb era assim desconhecido, eles tem que evoluir, tem que jogar e serem trabalhados mas que tem o talento para esse nivel penso que sim

      Eliminar
    3. Não era bem assim... ;)

      Eliminar
    4. o Bernardo saiu directamente da equipa b para o Mónaco. Portanto não seria assim tão conhecido. O Cancelo e o Ivan Cavaleiro também sairam da equipa b. No entanto o Cavaleiro ainda teve algumas oportunidades na equipa principal. O Gonçalo Guedes foi vendido mal tinha agarrado a titularidade na equipa principal. Visto de fora, o trabalho do Rui Vitória com os jovens do Seixal parece inconsequente. A maneira como deu a titularidade ao Diogo Gonçalves e depois como deixou de ser aposta não faz sentido. Também queimou o João Carvalho no Restelo Além de no final do campeonato a aposta no Seferovic também não era aquilo que a equipa precisava, mas sim mais controlo no meio campo. Qual será a desculpa do Vieira este ano para vender os jogadores da formação?
      Abraço,

      Ricardo

      Eliminar
    5. Penso que devemos comparar o nível dos jogadores exactamente com Ivan Cavaleiro e Gonçalo Guedes, porque ambos foram apostas na equipa A, mas ambos tiveram destinos diferentes.

      O nível do Ivan é diferente do Gonçalo. E tendo em conta esta escala, penso que tanto o Diogo Gonçalves como o João Carvalho estarão mais para o tipo de carreira do Ivan, do que propriamente a do Gonçalo.

      O Rui Vitória não os queimou. A questão aqui é que para agarrar a titularidade ou ser opção na equipa principal do Benfica, tem de se entrar rapidamente no comboio. É preciso os jogadores conseguirem crescer muito rapidamente. Algo, que tanto o Diogo e o João não conseguiram. E, olha que tiveram várias hipóteses esta temporada.

      No final desta, penso que face à qualidade do grupo e de possíveis jogadores que entretanto vão subindo, acabam por não justificar ficarem no plantel. Logo têm de ir rodar.

      A meu ver poderão ainda voltar, mas acredito muito pouco. Era preciso crescerem rapidamente e fora de um clube como o do Benfica, ou apanham uma excelente equipa técnica no clube para o qual irão, ou então só quando forem muito mais experientes é que irão atingir um nível mais próximo do seu potencial.

      Temos de entender, que nós formamos jogadores de futebol, tanto de top, como de primeira liga... por isso, é normal que nem todos os jogadores da nossa formação fiquem nos quadros, mesmo depois de serem incluídos numa primeira época.

      A minha preocupação com a direcção, prende-se a casos como o de Gonçalo Guedes, i.e., que saíram demasiado cedo. Posso ter entendido, o caso do Guedes, dada a conjuntura financeira. Mas, agora, em que ponto estamos?

      Eliminar
  2. Estes títulos de "talentos made in " não me enchem a barriga.

    O que me enchiria a barriga era o Bernardo e o Guedes a festejarem o Penta antes de serem despachados por dinheiro à séria que entrava nas contas do clube.

    Cada um sonha com o que quer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. Daí as minhas questões no final do artigo...

      Eliminar
    2. As tuas questões vais tu respondê-las quando tentares justificar uma qualquer estratégia que "nós" não percebemos porque estamos desligados da realidade.

      Estive afastado por motivos de férias e não vou comentar os posts, interessantes de resto, todos. Recomeço agora, mas tanta coisa sobre a selecção quando temos a venda do Jiménez e do Talisca para comentar...

      (Patrício, mesmo com o Odisseas, seria titular de caras, Bruno Fernandes sentava o Pizzi e se o Sálvio depois do hat-trick que espero que marque na final do Mundial ainda fosse titular com Gelson no plantel...)

      Eliminar
    3. Deixa a poeira assentar, sobre as vendas dos nossos jogadores. Sabe-se pouco ainda...

      Estas questões que faço no artigo, bem que poderiam ser colocadas hoje na Assembleia.

      ;)

      Eliminar
    4. O pouco que se sabe chega para comentar. São as chamadas relações priveligiadas e a necessidade de engenharias financeiras decorrentes da campanha lastimável na Champions e a falta de acesso directo para o ano.

      Mas tudo bem, perdemos mas ganhámos como disse o Querido Líder ontem...

      Eliminar
    5. Eu quero ver o orçamento com maior rigor para perceber bem a estratégia, pois também há coisas que acho que estão mal contadas.

      Eliminar