11 junho 2018

Vamos buscar estes...


... após fazermos deles campeões, vendê-los?


A ideia até partiu por um dos sócios encarnados na Assembleia Geral, quando se dirigiu ao, agora director geral, Rui Costa. E, sejamos francos, não é nada mal pensado, ou será? As rescisões com justa causa (diga-se!) de William Carvalho, Bruno Fernandes e Gelson Martins, mais a de Rui Patrício, fazem com que o Sporting passe de clube nacional mais representativo a ausente na selecção nacional. Apenas o Benfica é o clube nacional mais representativo com a presença do Rúben Dias, pois o Ricardo Pereira que era o representante do Porto já foi vendido ao Leicester. (Agora quero ver como estes jogadores serão agora tratados pelos jornalistas desportivos lagartos que estão agora na Rússia...) Para além destes internacionais portugueses, também o ponta-de-lança holandês Bas Dost rescindiu (e, muito provavelmente os argentinos Battaglia e Acuña seguirão as mesmas pisadas), todos eles internacionais A pelos seus países, logo de qualidade inquestionável. O facto de estarem a partir deste momento livres para assinar por qualquer clube é um aliciante que não pode ser ignorado, e que explica a reacção do presidente Luís Filipe Vieira quando diz:
«Este ano vou fazer uma pequena loucura que se calhar não devia fazer. Mas vou fazer. Não interessa se é o Bruno, se é o António ou o Joaquim. Há 25 anos brincaram connosco.»
Sinceramente, eu acho que o deve fazer. Em termos éticos, nem sequer estamos a ter a mesma atitude que Sousa Cintra teve há 25 anos atrás quando veio à Luz aliciar e buscar Paulo Sousa e Pacheco, porque o clube estava com pagamentos em atrasos. Desta feita, o Sporting por intermédio da direcção de Bruno Carvalho, acabou por criar um clima insustentável para a segurança quanto mais para o trabalho desses craques. A forma de tratar os jogadores por parte do presidente leonino, a meu ver, só tem comparação num tempo onde a escravatura e a ditadura ainda existia. Os jogadores têm toda a razão para se desvincularem do Sporting pelos motivos que indicaram. Acredito que só não o fizeram mais cedo porque estiveram à espera que a actual direcção caísse por si só. Mas, com esta resistência e com a necessidade de desde já protegerem as suas carreiras, não podem esperar muito mais tempo. Mais, mesmo que, por algum milagre do antigo regime, os jogadores venham a ser condenados, "apenas" terão que pagar aos leões os vencimentos que estavam em causa até ao final do contrato que rescindiram. Ora essa quantia será sempre inferior às actuais cláusulas de rescisão. Dessa forma, até o clube para os quais esses jogadores forem poderá assumir essas verbas para os jogadores, pois numa qualquer futura transferência, mesmo que por valores menores que as cláusulas de rescisão actuais, o clube teria sempre ganhos. No caso do Benfica, penso mesmo que seria um excelente negócio a nível financeiro e desportivo. Financeiro, porque adquiríamos vários internacionais pelo preço da uva mijona e que poderiam trazer-nos receitas não apenas em futuras transferências, como também em chegar mais longe nas competições europeias. Desportivo, porque reforçaríamos com jogadores de qualidade para posições em que estaríamos mais carenciados e com maior qualidade, mais perto estaríamos de títulos. Depois, há o impacto mediático e emocional sobre os nossos adeptos e adversários. Fiquem com este esboço de plantel encarnado:

Em asterisco se encontram os jogadores que penso que
poderiam entrar no plantel encarnado.

10 comentários:

  1. Onde é que eu assino? :)

    Que plantel seria este! Não ficaria nada atrás dos melhores que JJ teve à disposição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este plantel dava para dominar dentro de portas e fazer umas gracinhas na Champions. 😉

      Eliminar
  2. Eu trocava o Gelson pelo Rafael Leão, se ele rescindir. Já imaginaram como seria o festejo dum golo dele na Luz? O speaker: "RafaEEELL", e nós: "LEÃAAAO AH!AH!AH!AH!AH!AH!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acho que o Rafael Leão um fora de série. Prefiro o Gelson, porque com a imagem que trás facilmente o vendes ao fim de um ano. E, precisarás de vender, se depois queres ter espaço para apostar num Diogo Gonçalves com mais traquejo... 😉

      Eliminar
  3. para mim so era preciso o bruno o gelson o podence e caso rescinda o leao. teriamos os mlehores activos possiveis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não gosto do Podence, nem do Rafael Leão. Não acho que sejam jogadores de primeira linha num clube de renome.

      Eliminar
  4. Sinceramente não sei o que uma coisa tem a ver com a outra. Se existem activos valiosos disponíveis no mercado a custo 0 seria uma falha enorme não tentar as suas contratações. Esses lirismos já não existem e mesmo que estivéssemos tentados a ser melhores que eles basta ver o que se tem passado nos últimos largos meses para perceber que eles nunca terão o mesmo respeito por nós.

    Em relação ao plantel propriamente dito, acho que necessitamos de algumas melhorias, nomeadamente na defesa e no meio-campo:

    GR: Necessitamos de um GR que seja titular indiscutível. Não conheço o suficiente do Vlachodimos para dizer que não será esse jogador, mas espero que tenhamos outras opções em carteira.

    DD: André Almeida é um jogador razoável que cumpre qunado chamado, mas não pode ser titular. Tenho esperanças no Ebuehi, pareceu-me um bom jogador com semelhanças com o Nélson Semedo. O Salvio seria uma excelente opção mas perece-me que vai sair este ano.

    DC: Cristian Lema do Banfield seria uma boa opção visto que é um central forte no jogo aéreo e ao mesmo tempo tem bom jogo de pés. Sinceramente não fiquei muito entusiasmado com o que vi do Conti, pareceu-me algo lento e tosco... Espero que ele me desminta com o passar do tempo. Luisão devia pendurar as chuteiras, Jardel é uma opção válida e Rúben Dias será titular. Mais uma opção de qualidade seria bem-vinda, e nem é necessário comprar ninguém. A razão pela qual estou a escrever este post é porque pela primeira vez vejo alguém com o mínimo de bom-senso para perceber que o Samaris será porventura o nosso melhor central! Vai passar ao lado de uma carreira brilhante como central sem se perceber porquê. Enfim...

    DE: Yuri pode ser uma boa opção de plantel, mas precisamos de um titular assumindo que o Grimaldo sairá. Gostei do que vi do Aaron Martin do Espanyol.

    MD: Podemos clonar o Fejsa? Não sendo possível, temos algumas boas opções disponíveis na equipa B e até emprestados como o Pelé. Sinceramente se dependesse de mim reforçávamos o meio-campo com 3 ou 4 opções de grande qualidade, visto que é neste sector que disputa a maior parte do tempo de jogo. Melhores intérpretes com mais tempo de posse de bola= maiores possibilidades de vencer.

    MC: Pizzi, Krovinovic. É curto, muito curto. Zivkovic é uma adaptação e não temos mais ninguém com perfil de médio-centro, vulgo 8 no plantel além de Krovinovic. Pizzi é um bom jogador mas não tem características para jogar num meio-campo a dois. O regresso do Renato seria excelente assim como a compra do Guilavogui. Aqui há uns tempos falou-se do Nikola Moro do Dinamo Zagreb, um jovem com muito talento também. Erdal Rakip, emprestado ao Crystal Palace, alguém sabe se é bom jogador?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. GR: o Rui Patrício era perfeito, pelo menos para avaliar o greco-germânico...

      LD: eu apostava no Salvio para acompanhar o André Almeida. Aos 28 anos, só se algum clube inglês o quiser, porque vejo-o a assumir a liderança do plantel (capitão). O nigeriano será para avaliar...

      DC: eu apostava na reforma do Luisão, na adaptação do Conti, na regularidade do Jardel para ultimo ano e na reformatação posicional do Samaris na posição de central, pois quero uma defesa bem subida e pressionante.

      LE: ou vou buscar o Acuna ao Sporting, ou adapto o Cervi. Não iria ao mercado, a não ser para ir buscar um miudo para a B. Vender o Grimaldo, pois jamais valerá o que vai valer se sair agora (25M€).

      MD: tentaria o William Carvalho, mas sei que é dificil. Há o Pelé, há até o Keaton Parka. Mas, veria se não seria benéfico ir buscar o David Simão para essa posição, pois já é um jogador feito e para aquela posição precisas de um jogador com conhecimento de jogo, não de um puto que possa ter musculo mas não sabe onde está. O Guilavogui é dinheiro mal gasto.

      MC: Três nomes. O Bruno Fernandes. O Lucas Paquetá do Flamengo. O Lucas Evangelista. Por esta ordem. O Paquetá seria o maior investimento, mas é jogador para sair daqui directamente para um tubarão pela quantia recorde.



      Eliminar
  5. MAD: Penso que Salvio sairá. Temos o Rafa, o Zivkovic e eventualmente o regresso do Carrillo, embora não acredite que fique no plantel. Pizzi é sempre uma opção e Pavon é sonho impossível... Veremos o que acontece.

    MAE: Cervi nunca me convenceu, é bom jogador mas não tem nada de excepcional tirando a raça. Rafa talvez tenha a melhor oportunidade a titular aqui se começar a parar de tentar acertar nos guarda-redes contrários. João Félix pode aproveitar para se tentar estabelecer na equipa por aqui também.

    PL: Muito nível este ano, Ferreyra é um óptimo PL e vai marcar muitos golos. Castillo será uma espécie de Lima, tem golo e raça, veremos como corre a sua adaptação. Jonas é o melhor jogador do campeonato, veremos quanto tempo a sua condição física permitirá manter o nível.

    Em relação aos jogadores que rescindiram com o Sporting, vejamos...

    Rui Patrício e William dificilmente virão, são jogadores com muito mercado e com uma idade que poderá complicar um retorno do grande investimento que será necessário para os contratar.
    Gelson e Bruno Fernandes são duas boas opções que poderiam acrescentar qualidade ao plantel, mas serão sempre operações complicadas pelos valores envolvidos. Qualquer um seria bem-vindo, assim como o Acuna que acrestaria qualidade à lateral esquerda.
    Battaglia poderia ser uma opção interessante mas duvido que o Benfica tente contratá-lo, assim como o Bas Dost. Já fomos buscar o Ferreyra com um ordenado milionário, não necessitamos de um jogador com as mesmas características e ordenado igual ou superior.

    Resumindo: Gelson, Bruno Fernandes e Acuna sim, Battaglia talvez, o resto não vale a pena.

    Entretanto fico à espera que a Direcção entenda que este plantel ainda é curto. Mais 3 ou 4 opções de qualidade são necessárias se queremos entrar na Champions, e por favor não descurem o meio-campo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MAD: O Carrillo é para fazer dinheiro. Se sair o Salvio que o transformem no lateral direito. Quero nesta posição extremos falsos/puros, ou avançados interiores. Por isso, a opção do Gelson Martins (extremo puro) e do Heriberto (avançado interior). Depois o Zivkovic poderia se fosse necessário jogar como falso extremo.

      MAE: A lógica é a mesma que na posição de MAD. Cervi como extremo puro e Rafa como falso extremo/avançado interior. Provavelmente, o Castillo também pode adaptar-se bem como avançado interior nessa posição.

      PL: Jonas, Ferreyra e Castillo chegam e sobram. Ainda há o caso do Seferovic e a oportunidade do Bas Dost... Mas, com Ferreyra... Nem o Real Madrid tem um suplente ao mesmo nível para o Benzema, por isso...

      Eliminar