04 junho 2018

Contratação castiça...


... pode significar saídas ou empréstimos.



Sou-vos franco: não teria contratado o Nicolás Castillo. Não porque o jogador não tenha valor (ele é internacional A pela selecção campeã da América do Sul!), mas sim porque penso num trio de ataque com uma determinada dinâmica. E, como tal, penso que o Castillo não irá oferecer mais do que um Raúl ou um Seferovic ofereceram esta temporada. De qualquer maneira, sê bem-vindo Castillo.


Com a mais que possível contratação de Facundo Ferreyra, o Benfica ficaria com uma espécie de clone do Jonas para a posição 9 do seu 4-3-3. Tendo em conta que temos extremos esquerdos destros como o Rafa, o Willock e, mais recentemente, o João Amaral (já para não falar no miúdo Diogo Gonçalves que se fala estar de saída para o futebol inglês), mas também, temos um avançado com o talento de um Heriberto Tavares, que gosta de jogar encostado no flanco direito e depois flectir para o centro do ataque, penso que é nesta formula que deveríamos apostar. Até porque, existe no mercado um jogador muito interessante que poderia reforçar a concorrência ao Heri no flanco direito e que actuou nos últimos meses no Marítimo. Estou a falar de brasileiro/camaronês Joel Tagueu. O investimento não seria elevado e o Joel combinaria bem com qualquer um dos dois pivôs ofensivos (Jonas ou Ferreyra), emprestando velocidade e capacidade física. Aliás, tanto o Joel como o Heri formariam duplas excelentes com os dois números "9" da equipa. E, poderíamos ter uma dinâmica do trio atacante mais em conformidade com as necessidades do nosso meio-campo e das últimas tendências do futebol mundial, conforme podemos entender pela seguinte explicação do Henry sobre como o tridente ofensivo do Barcelona de Guardiola trabalhava.



Com apenas 1,77m de altura, apesar de ser voluntarioso e intenso, o Castillo não é o "poacher" típico que costuma aparecer ao segundo poste para finalizar de cabeça, ou ficar entre os centrais para jogar com outro avançado ao lado. Pode fazer isso, mas numa possível dupla com Jonas ou Ferreyra, parece não haver uma complementaridade de características físicas e, sobretudo, posicionais. Tenho receio que a química não surta efeito, para ser sustentável um esquema a 2. E, para ser lançado no sufoco, penso que lhe falta dimensão física em termos de estatura, para um estilo de jogo de chuveirinho/cruzamentos. É por isso que para esse estilo de jogo gostava que se Raúl e o Seferovic vão sair, que fossem buscar um jogador do estilo do Bas Dost... Contudo, El Zlatan é um rato de área. Mas, não esperem que lá por ter a alcunha do poderoso ponta-de-lança suco (Zlatan Ibrahimovic de quem é fan), tenha um estilo futebolístico idêntico, atenção. No entanto, tem muito golo conforme poderão verificar na peça que o clube da Luz publicou hoje no seu sítio da internet


Na minha opinião, esta contratação é do mesmo género que ocorreu na pré-época de 2015-2016, com a contratação do "novo Suárez" (engraçado como todos eles vêm com alcunhas referentes a grandes craques), o uruguaio Jonathan Rodríguez, que fez essa pré-época do Benfica devido à ausência por férias de alguns jogadores internacionais que chegaram mais tarde. Como era um pouco curto, por ser também muito jovem, acabou por não agarrar o lugar (um pouco como aconteceu com o Arango a época passada). Agora, acredito que poderá ficar no plantel se o Benfica conseguir vender tanto o Raúl Jiménez como o Seferovic, mas com a entrada previsível do Ferreyra, o ponta-de-lança chileno será talvez a terceira opção para a tal posição 9.

12 comentários:

  1. António Madeira05/06/18, 23:29

    Tudo bem que se façam contratações, e estes dois reforços para a frente parecem ter qualidade para a equipa A, mas eu estou para ver o que vai ser a equipa em termos táticos... vamos voltar ao 4-4-2?
    E o Jiménez e o Seferovic vão conseguir ser vendidos após a montra do Mundial?
    Muitos ses.... espero que isto seja algo bem planeado e não apenas uma reação à desconfiança dos sócios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito que voltaremos ao 4-4-2 tradicional. Penso que seria um retrocesso, até porque para tal precisaríamos de um certo tipo de médios-centro com outras características.

      Eu penso que o Castillo será para depois ser emprestado, ou ser o 3º avançado da equipa, ou então o Jonas começar a ter um papel secundário na equipa.

      Eliminar
  2. Eu quero é ver esta fotografia com o Ferreyra!

    (Ainda queria mais ver esta fotografia com o treinador dele, mas isso é outra história...)

    Parece que se aprendeu a lição com a falta de investimento na época passada! Ainda falta um guarda-redes titular de caras. Um lateral direito para fazer concorrência ao André Almeida também era bem vindo.

    Como escrevi há dias, também receio o regresso/retrocesso ao 4x4x2...mas não me parece que seja inevitável que estas duas contratações signifiquem isso, necessariamente: acho que nos podemos estar a preparar para a falta de disponibilidade física do Jonas, bem como para as saídas de Seferovic (seguramente) e de Raul Jimenez (?)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PS Muito obrigado pelo vídeo com o Thierry Henry, PP. Uma delicia!

      Eliminar
    2. Não voltaremos ao 4-4-2 na minha opinião. Esta contratação e a do Ferreira (esperar para ver), serão acima de tudo para começar a trabalhar na pré-época, pois o Raul e o Seferovic vão estar de férias, na melhor das hipóteses (senão forem vendidos entretanto).

      Eliminar
    3. No vídeo do Henry, percebe-se como se deve atacar com 3 avançados. Penso que se formos buscar o Joel ao Marítimo e subir o Heriberto e o Willock, teremos com o Rafa, o Jonas e estes dois, dois tridentes ofensivos muito fortes.

      Salvio e o Cervi para mim recuavam no terreno, para laterais.

      Eliminar
    4. "No vídeo do Henry, percebe-se como se deve atacar com 3 avançados. Penso que se formos buscar o Joel ao Marítimo e subir o Heriberto e o Willock, teremos com o Rafa, o Jonas e estes dois, dois tridentes ofensivos muito fortes.

      Salvio e o Cervi para mim recuavam no terreno, para laterais."

      Momento histórico: concordo com tudo! 😉 Dou de barato o do Marítimo, que não conheço. E o Salvio, para mim, idealmente vendido, mas não sendo, sem dúvida recuá-lo para lateral direito! Embora vá voltar a participar mais em fases mais precoces de construção - e ambos já concordamos que isso prejudica o colectivo - acredito que recebendo de frente para o jogo e não de costas, possa ser diferente, para melhor.

      Eliminar
    5. Eu gosto do Joel, porque alia a técnica brasileira à força bruta africana. Há ali muito potencial e tem "apenas" 24 anos.

      Tendo mais experiência acabaria por impor um tridente ofensivo como o que defini, podendo o Heriberto vir a beneficiar disso, sem pensar que ao primeiro erro o treinador mudaria de modelo de ataque, como ocorreu a época passada.

      Não venderia o Salvio, embora acredito que a direcção o pretenda. O Salvio é dos jogadores com mais cartel e finais a seguir ao Luisão. Esta temporada retiraria o Luisão, o Eliseu e o Paulo Lopes, logo precisamos de manter referências para não se perder a mística. Em termos posicionais, o Salvio na lateral direita ganharia nova vida. E, o Benfica em vez de atacar com apenas 3, ou com mais um médio, atacaria na realidade com 4 mais 1 lateral ofensivo. Antevejo mais assistências e golos que a última época, curiosamente, jogando mais atrás.

      Ah! E o Cervi iria pelo mesmo tipo de reformatação posicional.

      ;)

      Eliminar
    6. Quanto ao Castillo, achas que a qualidade dele não é superior à de um Arango?

      Eliminar
    7. A questão está na forma de servir o Castillo. Assim como esteve na forma de servir o Seferovic e o Raúl quando não tivemos o Jonas disponível...

      Eliminar
  3. António Madeira06/06/18, 22:53

    "Um lateral direito para fazer concorrência ao André Almeida também era bem vindo."

    Já contratámos e joga na seleção da Nigéria, que estará no Mundial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais! E, ainda temos o que para mim será o titular da albiceleste nessa posição neste mundial da Rússia.

      ;)

      Eliminar