22 agosto 2016

Este ano o Benfica...


Este fenómeno já não é novo, mas esta temporada está a começar bem cedo...

... E, não é apenas algo que esteja a acontecer apenas à equipa principal do Benfica. Já na sexta-feira, a equipa B tinha experimentado essa "força" que existe e conspira contra o Glorioso, alterando a realidade normal de um jogo de futebol. Dessa feita foi com a anulação do que seria o segundo golo da equipa de Hélder Cristóvão, por fora-de-jogo mal assinalado.

E, não é para menos. Há motivos em forma de milhões e milhões de euros, para toda uma fauna de pókemons que vivem principescamente à custa do futebol profissional português. O Benfica, nas suas equipas técnicas, até podem ter também a sua dose de responsabilidade - e sobre isso escreverei futuramente - mas, é demais evidente esta força sem rosto que está a crescer para derrubar o gigante encarnado. Motivos, como podem ver não faltam. É o tradicional "caranguejos no balde" luso. Não podem ver ninguém a triunfar que em vez de fazerem para melhorar e atingir o mesmo nível, tentam isso sim nivelar as coisas pregando rasteiras.


Ontem, no Estádio da Luz vimos perfeitamente isto a acontecer e tudo com a conivência da equipa de arbitragem. Dúvidas houvessem sobre a "encomenda", ficaram desfeitas com uma única situação: o número de minutos de desconto de tempo. Apenas 4 minutos (?!), para um jogo que sofreu inúmeras paragens de tempo, maioria delas fruto de anti-jogo gritante por parte da equipa do Vitória de Setúbal? Até poderia fechar os olhos a alguns erros de decisão da arbitragem (grandes penalidades por marcar, agressões incolmes mas quando chegamos ao final dos 90 minutos num jogo deste tipo, e o árbitro apenas concede 4 minutos de descontos... ainda este fim-de-semana, num jogo muito mais disputado e com menos paragens de jogo na EPL, o árbitro concedeu 5 minutos. No mínimo, ontem deveriam ter concedido 10 minutos. Só assim se disciplina e extingue-se o anti-jogo, não apenas dos jogadores dentro de campo, mas do anti-jogo estratégico instruído pelas equipas técnicas. Não é Couceiro?

Por tudo isto, mais do que nunca devemos estar juntos. A receita para o sucesso é aquela que faz jus ao nosso lema enquanto clube e é a mesma que nas últimas temporadas. Isso não significa que não tenhamos as nossas responsabilidades e que estejamos a culpar os outros. Não devemos ter receio de fazer aquilo que o Rui Vitória fez no final da partida, i.e., confrontar a equipa de arbitragem e falar como falou na conferência de imprensa sobre esta.
(Pequeno parêntesis - não deixa de ser curioso que um treinador da nova vaga como o Couceiro, que tanto fala de futebol positivo, é dos primeiros a usar deste tipo de estratégia do "velho tugão"... é este o futuro da modalidade em Portugal?)

29 comentários:

  1. O Benfica nada jogou.Em vez de branquear o normal das arbitragens deve-se questionar o treinador que não inventou o suficiente na pré época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não jogou nada?! Quantas vezes o Varela não defendeu bola de golo? Estamos a brincar ou o quê?!

      4 minutos de descontos pelo anti-jogo do Setúbal? Num jogo em que houve 6 substituições, o que equivale a 3 minutos de descontos logo per si?!

      Uma expulsão perdoada ao Vasco Fernandes que faz um corte à Bruno Alves?!

      Brincamos! Não falar nisso é sim branquear o jogo.

      Eliminar
    2. Normal das arbitragens? Então para ti o Benfica ser roubado é normal e toca a falar de outras coisas? Grande benfiquista me saíste. O Benfica não jogou bem mas foi o suficiente para ganhar.

      Eliminar
    3. O SLB nada jogou.Demos a 1ª parte ao adversário.
      Pizzi não funciona atrás de Mitro, embora se perceba a ideia.Guedes não tem lugar nas laterais, apenas como 2º avançado.Horta não tem ainda estaleca para o meio campo dividido com um imperial mas insuficiente Fejsa. Qualquer equipa que povoe o meio campo cilindra o nosso meio campo.

      Infelizmente quase sempre jogamos contra equipas que se motivam contra nós, e arbitragens contra nós.Penso que isso é claro.

      Apesar do curioso do tom e da hora do comentário anónimo, já não há pachorra para o «sou mais do Benfica que tu, nhanhanha nha».

      Eliminar
    4. Na primeira parte tivémos várias oportunidades de golo. Inclusive duas do Pizzi.

      O Guedes no último jogo foi massacrado por muitos adeptos e agora volta a salvador para os mesmos?

      Não creio que o problema seja do Horta. Temos muito para evoluir é certo, mas o que fizemos dava e sobrava para vencermos. Os outros vencem jogando muito menos... e isso ninguém fala. Assobiam para o lado!

      Eliminar
    5. Por ser massacrado por muitos adeptos não significa que é inválido como única opção a fazer o que faz Jonas.

      Eliminar
    6. Daí que não se possa falar mal também de Pizzi e de Salvio como têm feito. O maior problema aqui não são as lacunas do Benfica. São sim as pressões que existem para que o Benfica não vença esta temporada.

      Eliminar
    7. O Benfica ser roubado não é nada de novo!
      Já vem de tempos de antanho.
      A Equipa tem de ir para o campo a saber disso e contar com isso!
      Aos responsáveis (Direcção) cabe o papel de, atempadamente, resolver essas questões nos locais próprios!
      Se não fazem, não vamos ser nós os adeptos a resolver o que não nos compete.
      A cada um o seu papel.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    8. Perfeito Correia, não te retiro a razão, mas por vezes é complicado...

      Contudo, este artigo serve para recolocar alguns pontos. Pois no final da partida parecia que o Benfica tinha empatado porque jogou muito mal. Pouco ou nada se falou do antijogo e das agressões dos sadinos e do pouco tempo de descontos e dos erros de arbitragem. E isso este ano começou cedo.

      Basta olharmos para a nossa equipa B.

      Eliminar
  2. Toda a gente incluindo a famosa estrutura do Benfica teve conhecimento das ligações do presidente dos árbitros e mulher, acessora do proenca à lagartagem, e o que foi feito? A estrutura do Benfica está aburguesada com as vitórias e assiste impávida e serena à medida que a lagartagem vai tecendo uma rede de influências nos vários organismos do futebol. Os casos slani e do futsal são exemplos disso assim como as nomeações para os primeiros jogos. A lagartagem tiveram duas arbitragens de dois dos deles, xistra e hugo miguel ds maricon. A nós enviaram um arbitro do porto, frequentador do camarote do estádio do moção e com provas dadas de hostilidade contra o Benfica no passado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que propões quando o sistema está recheado de antis?! O problema é esse, ou seja, não há outras soluções...

      Eliminar
  3. Temos de responder em campo, de jogar MUITO MELHOR do que os outros. Se assim fizermos, estaremos sempre muito mais perto de somar os 3 pontos da ordem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de jogar melhor que os outros é normal para vencermos os jogos. Agora termos que jogar o dobro e o triplo dos outros para ganhar os mesmos jogos é que está errado!

      Isso não está correcto e é sintoma de um futebol dual...

      Eliminar
  4. Não me revejo neste tipo de posts. O Benfica deu 45 minutos de avanço. Não se pode querer ganhar jogos em casa contra equipas que defendem bem com Pizzi e Mitro como avançados. Foi desculpa para colocar o Salvio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não me revejo é na hipocrisia que existe à volta do futebol. O Benfica tem as suas lacunas, mas os outros têm bem piores e nunca se vêem a serem prejudicados.

      Sobre ganhar jogos em casa com Pizzi e Mitroglou estás equivocado. E o Salvio e o Cervi? Jogam na defesa não? O Bayern Munique ganhou tudo o que podia ganhar em 4-2-3-1 com o Jupp Heynckes. O United joga em 4-2-3-1 com Rooney atrás do Ibrahimovic. O mesmo com o Real Madrid, o Dortmund, o Arsenal, o PSG e muitas outras grandes equipas.

      Não acho que o problema seja a escolha das caras. Acho sim que há muita coisa para ser feita ainda... mas, o que fizemos dava e sobrava para vencermos facilmente os sadinos.

      Eliminar
    2. Dás-me razão ao enumerar Ibra e Rooney...:) E voltas-me a dar razão com o Bayern: Mandzukic e Muller. Claro que é possível ganhar apenas com um avançado, mas o nosso campeonato exige quase sempre o uso de dois. Mandatório em casa, pelo menos.
      Salvio foi um desastre; Cervi tem que subir degraus ainda. Não tem preponderância no jogo; não o assume. Mas tem muito talento.

      Eliminar
    3. Isso não é verdade! O Porto sempre foi campeão com apenas 1 ponta-de-lança. Não é um problema de sistema.

      Mais o Pizzi teve só na 1a parte duas grandes oportunidades de golo. Ou seja, o Benfica conseguiu criar oportunidades. O Rui Vitória está certo ao dizer que faltou eficácia. Agora fizemos mais do que o suficiente para vencermos.

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Nós é que não jogámos o suficiente!!! A arbitragem foi o normal... não vale a pena branquear a pouca criatividade do nosso treinador, que não sabe mexer no jogo e depois dá no que dá.

    Com estes jogadores portugueses que não valem um charuto queimado o fracasso é o nosso destino.

    Mentalizem-se disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pouca criatividade do Benfica?! 22 remates em todo o jogo... enfim! Opiniões para todos os gostos.

      Eliminar
    2. O jogo de domingo não pode resumir-se ao numero de remates. Estivemos praticamente o jogo todo a dormir á espera que o golo caisse do céu. O Rui Vitória mostrou mais uma vez as suas debilidades a mexer no jogo. Isto é digno de critica.

      Eliminar
    3. E ainda diziam mal do Jorge Jesus!!... com ele no banco queria ver se aquelas bestas não acordavam ao intervalo e começavam a jogar á bola.

      Opiniões...

      Eliminar
    4. Apenas opiniões pessoais e nada mais do que isso.

      Poderei argumwntar com fatos, mas para isso é preciso ter abertura para tal e deixar ódios ou gostos pessoais de parte.

      Eliminar
    5. O facto de ter 22 remates efetuados é totalmente irrelevante. Vê-se o jogo e percebe-se bem que a equipa esteve a dormir e que o treinador mexem mal no jogo.

      Eliminar
    6. A equipa esteve a dormir... epa, há coisas que eles fizeram mal, e que até tem explicação para tal, mas dizerem que estiveram a dormir... enfim. Ainda para mais, criticas os jogadores que mais procuraram trabalhar para vencer a partida, como o Pizzi. Eu acho que estão a ser injustos com a equipa, porque para aquilo que fizeram mereciam vencerem.

      Elogiam muito mais equipas que nem sequer produzem metade de jogo e agora critica-se facilmente o Benfica. No fundo até entendo, é o lado "como-treinador-faria-muito-melhor-que-o-atual" do adepto.

      ;)

      Eliminar
    7. É impressionante como não consegues admitir que o RV esteve bastante mal neste jogo e inventou à grande com o Pizzi naquela posição...

      Para além de que o Salvio estava cada vez mais burro a jogar, e perdendo a explosividade devido aos problemas físicos tem de abancar ou ser vendido

      RV mudou o sistema e errou, não o devia ter feito, ali ou jogava o Guedes (prémio pela boa exibição contra o Tondela, apesar do Guedes ser fraco e devia era ser emprestado..espero que o Rafa venha) ou então jogava o Jimenez para aumentarmos o poder de fogo

      Eliminar
    8. Caro Kafka
      Que é isso chamar burro ao Sálvio?
      Tento na língua por favor

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    9. O RV não esteve mal. Se há conclusão do anterior jogo frente ao Tondela é que o Pizzi é fundamental no corredor central. Podemos questionar se jogando fixo lá ou aparecendo vindo da faixa é a melhor solução. Mas, isso é muito diferente do que escreveste atacando jogadores e treinador. Não é uma questão posicional per si que está em causa, mas sim alguns pormenores do modelo de jogo. Esta semana tem sido complicado escrever um artigo sobre isso, mas o farei assim que o puder. O caso do Salvio até explica bem isso que quero dizer...

      Eliminar