01 agosto 2016

Começa a faltar referências...


... ao mundo desportivo nacional.

Verdade que a vida de Moniz Pereira, à luz da estatística nacional estava no percentil mais elevado. Não apenas nos feitos da sua vida, mas também nos números do tempo (95 anos). De qualquer maneira, apesar da imortalidade dos seus feitos, do altruísmo que dinamizou todo o desporto (em particular o atletismo) e da excelência dos seus valores, não deixa de ser uma perda enorme para todos nós, adeptos de desporto. O que poderei dizer para além da saudade que nos vai deixar? Apenas... valeu a pena!

O que revolta é que o exemplo destes homens acaba por não ser seguido pelos principais intervenientes da nossa sociedade desportiva. E, por isso mesmo, não deixa de ser uma curiosidade infeliz, que no mesmo dia do falecimento do "senhor do atletismo", tenha havido demonstrações infantis de inveja. Não sobre ele, mas sobre outro comportamento exemplo que se deveria seguido, como aquele protagonizado entre um francês e um miúdo descendente de portugueses que percorreram o mundo, mas que os azuis-e-brancos ruídos de inveja querem desvirtuar.


Como se pode criticar estas imagens da vinda do adepto francês a Portugal por parte do turismo nacional possa ser tão mal interpretado? Numa palavra: inveja! Se os representantes que escrevem em nome do Porto fossem realmente nobres em valor, jamais teriam tal baixeza de espírito. E, mais teriam o cuidado de perceber que a entidade pública do Turismo de Portugal quis oferecer uma viagem única ao adepto francês que não só o possibilitasse visitar Portugal, como a casa da selecção nacional, como também o clube português por quem o adepto torce: o Glorioso. Como se costuma dizer por aqui... temos pena!




P.S.: E, já agora, sem querer provocar, tenho a consciência que não fosse o luto do Sporting, pela partida do Moniz Pereira, tenho a certeza que hoje teria havido uma declaração da comunicação leonina a defender-se sobre a saída do lateral direito do Lyon, o Rafael, quando disse que «acho que o Benfica jogou melhor, foi um pouquinho superior ao Sporting». Bastava isto para a máquina de propaganda leonina vir a público expor a sua dor de cotovelo. "Valeria a pena" olharem para o exemplo da forma de estar do "senhor atletismo". Talvez aprendessem o que realmente é necessário para ser-se campeão.

Para o internacional A canarinho Rafael, o Benfica foi melhor equipa que o Sporting.
Também, enfrentar adversários como o Cervi, não deve ser nada fácil.
Este é um dos reforços que promete muito.

6 comentários:

  1. Quanto a referencias...Mas as principais e objectivas não são ditas, aliás são escondidas.
    Em primeiro atletas verdes, em segundo verdes atletas, em terceiro verde às riscas, em quarto riscas verdes, em quinto raramente não verdes, em sexto só não verdes, mas também, se a isso algo se impunha e por ultimo verdes osgas e seus congeneres e assim se torna fenómeno apadrinhado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa eu sei, o Sporting a nível de referências está a ficar num Porto...

      Era muito importante para o desporto nacional, gente destes clubes começarem a olhar sobre a inveja que existe nesses clubes do Benfica.

      É que tenho a certeza que quando olharem para eles e evitarem isso, estarão muito mais próximos da excelência de valores digna de um verdadeiro campeão. Até mesmo as prioridades e concentrações serão outras e as que realmente são necessárias.

      Eliminar
    2. Metam uma coisa na cabeça,

      Enquanto o Bruno de Carvalho lá estiver nunca vai existir paz no Futebol Português...
      E pior ainda enquanto fizer dupla com o JJ, que é outro arruaceiro sem valores Éticos e Morais, onde o único que lhe interessa é aumentar o seu ego com títulos para poder encher as páginas dos jornais com babuseiras de Auto-Elogios.

      Esse senhor que outrora foi considerado um senhor do Futebol, e ainda o é por muitos, está a fazer muito mal ao Futebol, assim como Pinto da Costa o fez em outros tempos.

      Sim outros tempos porque agora vai tentando umas investidas de bastidores mas já não tem coração nem pulmão para elevar a voz podre de insultos como em tempos o fazia...

      Neste momento temos do outro lado da 2ª Circular uma tentativa de imitação do que se viu a Norte com a dupla (Pinto da Costa e Pedroto), mas sem títulos não será possivel.

      Por este motivo apenas peço uma coisa, FORÇA BENFICA e dá cabo deles!!!

      Eliminar
    3. Completamente!😉

      Eliminar
  2. Grande homem! Dos poucos que mesmo sendo do rival são respeitados devido ás suas atitudes e pelo que fez pelo desporto português.

    PS: O Dragões Diário só serve para limpar o dito cujo e ir pelo esgoto a baixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que me incomoda mais nesta sociedade é que actualmente os invejosos têm mais tempo de antena que aqueles que são os bons exemplos para ela.

      Eliminar