29 outubro 2015

O que tu queres sei eu... pá!


As 14 milhões de razões para Jorge Jesus querer criar divisão nas hostes encarnadas.

A vitória do Sporting na Luz aumentou ainda mais o ego do antigo treinador encarnado. É fácil mandar bocas ao adversário quando se ganha. Logo por aí dá para ver realmente o tamanho do carácter de quem vence. Mas, a nível estratégico é o melhor momento para um clube com a dimensão e valores do Sporting tentar nivelar por baixo o Benfica, tentando-o dividir internamente. Isto torna-se mais fácil porque o Benfica não está a utilizar a estratégia de comunicação mais simples e eficaz em caso de derrota: culpabilizar tudo e todos. E haveria boas razões para tal... desde logo a começar por falar abertamente sobre o clima de pressão sobre todo o Benfica nas últimas semanas, sobre a pressão e diria mesmo coacção sobre a arbitragem que acabou por reproduzir efeitos no derby (as duas grandes penalidades que não foram marcadas a favor do Benfica), entre outras.

Contudo, esse tipo de desculpas não faz parte da equipa encarnada, por dois grandes motivos: por causa dos valores que o Benfica defende e porque não teríamos imprensa favorável. Porque é que este ultimo facto acontece? Porque desde que o Benfica formou a Benfica TV criou um adversário de todos os meios de comunicação social e isso nenhum deles gosta, porque vêem-se a ter que disputar um mercado pequeno com o maior representante desse mercado. Têm dúvidas? Tenham atenção à forma como a RTP (por exemplo) tem criado os seus "sketchs" de publicidade aos jogos da Liga dos Campeões (ver vídeo em baixo), ou então à força que os diários desportivos e até mesmo semanários dão a outros clubes em detrimento do Benfica, ou os estudos e as estatísticas sobre o número de adeptos encarnados apresentados nas últimas semanas... tudo para diminuir o Benfica. Sendo assim, a estratégia da "choradeira" tão utilizada pelo Sporting esta temporada, por exemplo quando fracassou na Liga dos Campeões, não seria aconselhável de todo para o Benfica, mesmo que tivéssemos razões para tal.



Por tudo isso, a melhor estratégia encarnada de comunicação é o silêncio. Deixar os adversários falarem, falarem e falarem. O tempo será o melhor amigo do Benfica, porque em breve as pessoas irão começar a saturarem-se dos assuntos. Os adversários de tanto falarem mal e de tanto quererem mexer com a coesão encarnada, vão começar a contradizerem-se (vejam o vídeo em baixo). Depois, com o tempo a equipa irá serenar. Os resultados irão aparecer. Tal como aconteceu depois do jogo da Supertaça. E, com isso os adeptos irão conseguir ultrapassar esta fase pós-derby e voltar a acreditar, pois na realidade nada está perdido.

Dito isto e retornando ao tema original, a quem o leitor acha que serve esta boca do Jorge Jesus? Para que é que ele faz isso e ainda por cima neste momento? Porque não fez-lo em Julho, por exemplo? Dois grandes motivos: criar divisão dentro do Benfica e questão pessoal. Esta última é fácil, pois Jorge Jesus terá que ir a tribunal. E, se provar aquilo que se diz em boca pequena, terá que desembolsar 14 milhões de euros ao Benfica. Portanto, logo por aqui já tem um enorme motivo para diminuir o clube encarnado. Depois, quem conseguir analisar a actual situação do Benfica com cabeça fria, perceberá que o campeonato está longe de ser perdido pelos encarnados. Verdade que estamos a 8 pontos da liderança, mas também é verdade que com uma vitória no jogo em falta, reduziremos essa diferença para 5 pontos. Mais a mais, dentro de um mês joga-se uma eliminatória da Taça de Portugal entre Benfica e Sporting. Por isso, convém que o Benfica esteja mal e dividido, porque assim torna-se mais fácil para o Sporting atingir os seus objectivos.


Um exemplo de como com o tempo as contradições de quem nos atacam virão ao de cima.


O leitor que não me entenda mal. Haverá claramente muito que afinar na máquina encarnada. Mas, isso é muito diferente que pôr tudo em causa. Ainda por cima, só porque um adversário o diz... adversário esse que tem tudo e mais alguma coisa para desejar o nosso insucesso. Aliás, não é à toa que ele utiliza o nome de Rui Costa para atingir o seu fim. É que o antigo camisola 10 encarnado é nada mais, nada menos que uma figura de proa do Benfica e de todos os Benfiquistas. Ou seja, Jesus quer colar-se à credibilidade de Rui Costa.

Por tudo isso é que devemos dizer: O que tu queres sei eu... pá!

4 comentários:

  1. Pica-chouriços29/10/15, 13:00

    Desculpem lá o palavreado, mas a ordinarice não pode ser tratada com luvas de pelica.
    Para o Jasus, pançudos/rabudos, pseudojornalistas, comentadores, paineleiros que destilam ódio contra o meu Benfica: nas nalgas é um descanso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso sermos mais inteligentes... se passas ao ataque sem cabeça, acabas por dar o flanco e como o Benfica está rodeado de antis, torna-se facilmente um alvo deles.

      O que é que tu achas que aconteceria se o Benfica falasse sobre a arbitragem em tom de crítica, como todos os outros fazem?

      Mas, isso não significa que não possa falar da arbitragem mas de uma forma mais inteligente. Por exemplo, os dois casos do jogo (Luisão e Gaitán) poderiam ter sido corrigidos se houvesse mais árbitros em campo. Bastava os dois árbitros da linha de baliza, como acontece em Itália. E acredito que se o Benfica apresentasse uma proposta de aumentar o número de árbitros nas equipas de arbitragem em cada jogo do futebol profissional que teria o apoio da arbitragem e até da liga (tendo em conta que o Pedro Proença foi um ex-árbitro e sabe que essa é a melhor solução).

      Eliminar
  2. Enquanto o Benfica andar sempre atrás do prejuízo, nunca chegará a liderar o futebol nacional.
    Infelizmente no Benfica anda tudo há balda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu tenho cada vez mais a opinião de que o Benfica está cada vez mais organizado e sabe exactamente o que quer em termos futuros.

      Estas derrotas podem custar um pouco neste momento, mas assim que tudo assentar, estamos a preparar-nos para as vitórias ano sim, ano sim. Disso não tenho dúvidas.

      Podemos, contudo, fazer críticas sobre algumas coisas menos positivas e que podem ser mais bem feitas. No entanto, espero bem que não mudem o projecto pois tem tudo para dar certo.

      Eliminar