30 outubro 2015

Discurso Presidencial


O discurso de Luís Filipe Vieira no jantar de homenagem a Armando Jorge Carneiro pelos cinco anos ao serviço do SL Benfica.

A Aposta:

«Assumimos neste ano uma opção difícil, uma opção de mudança, uma aposta clara na Formação do Seixal. Fizemos esta mudança por convicção, sabendo o risco, mas sabendo também que o nosso futuro deve passar por aí, que não é um projeto de uma época, mas de muitos anos.

Não há sucesso sem coerência. Quando as dificuldades surgem não podemos vacilar, nem mudar de rumo. O rumo está traçado e é por aqui que vamos.

Chegamos aqui de forma planeada. O projeto da Formação não começou este ano, começou há muitos anos, mas foi nesta época que a Formação conseguiu chegar ao topo da pirâmide.

Sempre acreditei que este tempo chegaria. Obra de muitas pessoas, de muitos técnicos, de muita gente anónima que trabalha diariamente no Seixal, mas obra também de uma pessoa que liderou o projeto do Seixal nos últimos cinco anos e que nesta semana nos deixa para abraçar um novo desafio.

Este jantar não é uma despedida, é um até já, é um sinal de gratidão por tudo o que o Armando Jorge Carneiro fez nos últimos cinco anos nesta casa.»
Nesta primeira parte do discurso o presidente encarnado vinca a aposta encarnada na formação, uma aposta com riscos calculados, daí a existência de um projecto e da promessa de não se desviarem da estratégia delimitada, mesmo que possam existir algumas dificuldades de percurso. Por aqui vê-se que este é um projecto com substância e não apenas um fogacho feito em cima dos joelhos, ora não mencionasse os anos que ele já tem.

Não deixa de ser curioso que ao elogiar o responsável pelo projeto da formação, Armando Jorge Carneiro, e todos os outros envolvidos neste projeto, incluindo os respectivos técnicos, no fundo está a dar uma resposta de luva branca às declarações hoje emitidas na imprensa pelo antigo técnico principal encarnado. Afinal, há muita gente que percebe de futebol dentro do Benfica!



Os Números:

«Neste período, conquistámos 30 Campeonatos na Formação. Fomos o Clube que mais Campeonatos conquistou.

Vencemos 40 Torneios internacionais em 16 países diferentes. Fomos finalistas, logo no seu primeiro ano, da Liga dos Campeões para os jovens, e somos o Clube que até à data tem o melhor desempenho desportivo, desde que existe esta competição.

Lideramos consecutivamente, nos últimos cinco anos, as convocatórias nas Seleções Nacionais jovens.

Temos seis atletas da Formação na equipa A, e 15 na equipa B.

Nestes cinco anos, vendemos cinco jogadores da nossa Formação que representaram um encaixe para o Clube de largos milhões de euros.

Por tudo isto, só posso agradecer ao Armando tudo o que fez, tudo o que deixa, e dizer-lhe que a porta fica sempre aberta.»
Aqui, Luís Filipe Vieira, apresenta os números, os resultados, que este projecto da formação já atingiu. O facto de estarmos a nível competitivo bem representados internacionalmente é um garante da qualidade com que se tem trabalhado no Seixal. Por isso é natural que tenhamos mais jogadores nas selecções nacionais e nos escalões profissionais do clube.

Por outro lado, a menção dos 5 jogadores da formação já vendidos por largos milhões de euros, acaba por dar a entender um dos motivos da aposta na formação. É que o Benfica tem aqui uma mina de ouro em termos financeiros, isto para não falar das vantagens desportivas que a formação trás para uma equipa de futebol. Saliento pelo sentido de gratidão que o presidente tem com um dos seus colaboradores, deixando-lhe uma porta aberta. É também assim que se criam laços com as pessoas. A diferença de tratamento com as pessoas quando existe gratidão e saber estar... comparem esta despedida com a de Jorge Jesus... pois é!



O Substituto:

«É evidente que quem fica a substituí-lo assume uma grande responsabilidade. Mas estou certo de que o Nuno Gomes tem capacidades para manter e até elevar a fasquia que o Seixal atingiu com o Armando.

O Nuno tem o ADN do Benfica, tem a experiência de quem jogou e os conhecimentos que soube e quis adquirir no fim da sua carreira, estudando e ganhando competências académicas que não tinha.

Tenho por isso a certeza de que o Caixa Futebol Campus continuará a ser uma referência mundial no capítulo da Formação.»
Nuno Gomes tem aqui a sua grande oportunidade profissional após a enorme carreira como futebolista. Pessoalmente, fico sempre um pouco reticente com ex-futebolistas que lhes são dadas funções de liderança numa estrutura empresarial. O futebol pode preparar-nos para muitas coisas, mas há lugares cujas competências técnicas fazem todo o sentido e os de liderança é uma delas. Não só por ter uma visão mais ampla e não tão fechada como usualmente tem quem está dentro do futebol. Mas, a estas dúvidas o presidente responde rapidamente dizendo que o Nuno se preparou para o lugar, estudando e ganhando competências académicas para tal. Vamos ver como o projecto é encaminhado a partir de agora. O ex-camisola 21 da Luz tem nas mãos o tesouro da Luz! 



As Respostas
«Permitam-me agora que durante breves minutos traga duas notas à margem desta cerimónia:

A primeira nota tem que ver com credibilidade.

O Benfica conta hoje com vários patrocinadores globais, parcerias que nos acrescentam valor e nos responsabilizam enquanto Clube. E, se hoje podemos contar com esses patrocinadores, é porque trabalhámos durante anos para ser um Clube credível, respeitado e seguido a nível internacional.

Somos o único Clube português que conseguiu dar esse salto, que afirmando-se a nível internacional conseguiu captar parceiros globais.

A credibilidade do Clube e a sua defesa não se fazem aos gritos. Porque a razão não está naqueles que mais gritam, a razão não se ganha na praça pública.

Ou temos ou não temos razão. E, se precisamos de estar permanentemente aos gritos, é porque não existe razão naquilo que gritamos.

Num tempo em que, cada vez mais, os clubes nacionais vão ter de ir à procura de patrocinadores internacionais, em que é preciso credibilizar a Liga portuguesa, em que é preciso valorizá-la, não contem com o Benfica ou com o seu presidente para fazer exatamente o contrário.

Uma postura permanente de suspeição, de guerrilha, de conflito não prejudica o Benfica, prejudica todo o Futebol português.

A conjuntura hoje não é a mesma de há 10 anos. O nosso Futebol precisa, cada vez mais, de se credibilizar, de atrair investimento estrangeiro. Mas não se atrai esse investimento desvalorizando diariamente o “produto”.

Não esperem atrair patrocinadores para a Liga portuguesa ou para os nossos clubes acenando diariamente com insinuações e calúnias que lançam um manto de suspeição injustificado e altamente penalizador.

O presidente da Liga deve saber que o exercício do poder tem de ser efetivo, que tem de exercer com determinação o poder que lhe foi conferido.

E isso implica a necessidade de responsabilizar e punir aqueles que diariamente insistem em manipular factos, insinuar e desvalorizar a Liga portuguesa.

Se alguém tem razões de queixa do Benfica ou de outro clube qualquer que as apresente às instâncias competentes e espere!
Deixem de deslumbrar-se com os microfones, respeitem o Futebol português e quem nele investe!

As palavras têm consequências, e essas consequências vão chegar. Não vamos andar a gritar a nossa razão, vamos apenas reclama-la onde o devemos fazer!

O mais fácil, acreditem, seria responder ao mesmo nível, mas seria igualmente o pior que poderíamos fazer ao Benfica e ao Futebol português.

Os parceiros internacionais vieram trabalhar connosco porque reconhecem no Benfica um Clube sério e credível. Não podemos perder isso.

Este é um Clube que se preocupa em unir, em construir, em inovar, em apresentar soluções para o Futebol português.

É por isso que nos próximos meses vamos poder anunciar um novo parceiro global, mais uma multinacional de referência associada ao Benfica.

É isto que a nossa ponderação e a nossa maturidade nos têm permitido fazer.»
Nesta primeira nota em jeito de resposta aos ataques exteriores, o presidente encarnado fala na postura do Benfica que ao contrário de muitos é ponderada e madura. Luís Filipe Vieira sabe que entrar em gritarias em praça pública não credibiliza clube algum quanto mais uma Liga Portuguesa. Por isso, é que ele fala em patrocinadores e investimentos estrangeiros. São esses quem têm dinheiro para poder financiar e solucionar alguns problemas da nossa Liga. Mas, para isso acontecer é preciso haver uma certa estabilidade. Ninguém irá investir num campeonato manchado por injúrias e suspeições constantes.

Chamo particular atenção para a mensagem que LFV manda para o presidente da Liga que tem competências e autoridade para poder punir quem esteja a difamar o futebol Português através de injúrias e suspeições em praça pública. Muito bem! Até que enfim, alguém faz menção à inércia sobre as pessoas com poder no futebol nacional. Ou será que Pedro Proença é mais um fantoche? Vamos ver qual será a reacção dele.

A verdade é que o Benfica com os seus projectos está igualmente interessado em apresentar soluções para o futebol Português. Na realidade, o Benfica sabe que para crescer ainda mais precisa de estar inserido numa liga que permita ser apelativa para o mercado global. E, isso só se consegue se o futebol nacional estiver preparado para dar esse salto, diria civilizacional, deixando por completo o regime tribalista. O Benfica por si só já está a fazer o seu trabalho, ao arranjar mais um patrocinador de renome mundial. Com ele os holofotes do mundo estarão em Portugal. Vamos ver como os indígenas se comportam... Uma coisa é certa, o presidente encarnado disse mais em meia dúzia de linhas sobre a credibilização e projecto do futebol Português que o seu homólogo (se é que podemos chamá-lo de tal) do Sporting e do que o presidente da Liga, que desde que foi empossado, pouco ou nada se ouve falar dele. 


«Segunda nota que aqui queria deixar:

No domingo, perdemos um jogo que queríamos ganhar. Perdemos perante os nossos Sócios e adeptos. E foram estes que nos deram o primeiro sinal de como deveríamos reagir.

Saibamos aprender com os nossos Sócios e adeptos: É nos momentos difíceis que aparecem os verdadeiros Benfiquistas, aqueles que lutam, que sofrem, mas que apoiam o Benfica de forma desinteressada, apenas pela sua paixão.

Nos maus momentos, devemos apoiar, devemos incentivar, devemos dizer presente. Os nossos adeptos deram uma lição incrível do que é apoiar uma equipa, do que é apoiar o Clube.

Devemos criticar nos momentos bons, e apoiar nos momentos mais difíceis.

Fazer o contrário é ir contra a história e os valores do Benfica. Fazer o contrário é prejudicar o Benfica!

O Benfica é de todos nós. Todos ganhamos quando a equipa ganha, todos perdemos quando a equipa perde!

Armando, obrigado mais uma vez por estes cinco anos, e felicidades no teu novo projeto.»

Esta segunda nota tem como alvo as vozes de discordância interna. Sinceramente, partilho a opinião do presidente porque de facto ele tem razão. Neste momento, é preciso é apoiar, mesmo que as derrotas recentes nos estejam a magoar. Haverá com toda a certeza momento de fazer uma reavaliação do caminho do projecto e aí fazer as necessárias rectificações. No entanto, colocar tudo em causa, é darmos tiros nos pés e sobretudo dar armas aos nossos directos adversários que não duvidem que irão aproveitar.

Ao ler estas linhas fiquei com clara ideia de que tratou-se de uma mensagem para os mais descrentes e cépticos. Incluindo para o Rui Gomes da Silva que ainda esta semana fez algumas críticas à direcção encarnada.

Pessoalmente, acho muito fácil colocarmos tudo em causa. No entanto, o que seria mais desvantajoso para o Benfica neste momento? Continuar com o caminho traçado, trabalhando com mais afinco para evitar novos desaires, ou mandar tudo para o ar e recomeçar de forma diferente? Será que mandar um projecto que já vai no seu 5º ano, conforme mencionado neste discurso, fará algum sentido? Será que faz sentido mudar lideranças num momento em que ainda nada está perdido? E se hipoteticamente falando, fossem tomadas essas mudanças que muitos exigem, quem vos garante que surtiam efeito?



P.S.: Depois desta "resposta à Benfica" por parte do presidente encarnado, estou expectante para ver a resposta ao desaire de domingo por parte da equipa encarnada hoje frente ao Tondela, essa sim a verdadeira resposta que todos nós pretendemos!

14 comentários:

  1. ...MEU CARO, permite-me felicitar-te pela(mais que opinião)leitura correta do discurso do PRESIDENTE SR FILIPE VIEIRA....(constantino

    ResponderEliminar
  2. Caro PP

    Nunca intervi neste blogue, hoje tenho de o fazer, porque a tua interpretação é muito boa. A tua opinião é a minha opinião. Revelas discernimento e quase me apetece dizer que és quase um saudável oásis no meio do que por aí anda.
    Parabéns e abraço benfiquista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço-te o elogio Alma Encarnada! ;)

      Sobre a corrente que anda por aí, penso que não devemos entrar em guerras. Eu percebo a estratégia global do Benfica e apoio-a, porque é o único caminho que o clube pode para haver sustentabilidade, isto olhando para a forma como o mercado futebol está a evoluir.

      Por exemplo, hoje em dia um simples clube como o Monaco, já tenta reproduzir um modelo de negócio que foi implementado em Portugal durante a década de 2000, i.e., compra e venda de activos através da sua valorização desportiva. Em breve esse modelo vai-se tornar obsoleto, pois os próprios pequenos clubes nas grandes competições já estão a copiá-lo. Por outro lado, como há cada vez mais clubes a replicar esse modelo o preço de um jovem jogador proveniente desses mercados ricos em talento, começa a aumentar e atingir níveis proibitivos. Facilmente, hoje em dia um miúdo da américa do sul que mesmo não tendo ganho nada mas fazendo uns belos jogos, vale logo mais de 7M€.

      Qual a solução face a esta mudança de paradigma? Torna-se mais barato fazer cá dentro! Afinal de contas somos o país europeu que nas últimas décadas mais jogadores bola de ouro criou para o mundo (Figo e Ronaldo), pelo que talento existe em Portugal. E, os resultados estão já à vista: as vendas de André Gomes, João Cancelo, Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro são delas excelentes exemplos de que o modelo de negócio funciona dessa maneira.

      Só que esta estratégia por ser inovadora carece ainda de afinações. O pessoal quando apanha uma derrota como a do passado domingo, emocionalmente falando fica logo desestabilizado. A maior parte das críticas vai para a forma como as coisas estão a ser feitas. Muitos põem tudo em causa. Mas, nenhum coloca verdadeiramente um plano de acção com pés e cabeça.

      Ao quererem mudar de treinador esquecem que o que viesse teria de adaptar-se e a equipa a ele. Isso muito provavelmente iria-nos custar jogos (pontos e competições) até reaver novo equilíbrio.

      Os que querem que gastemos dinheiro em novos jogadores, esquecem-se, primeiro que o mercado está fechado até Janeiro, segundo que em Janeiro estaríamos a contratar no mercado mais inflaccionado, logo mais caro, e terceiro, estariam a mandar para as urtigas os 5 anos do projecto de formação, visto que jogadores como Guedes e outros não teriam espaço no clube. E, tudo isto sem ainda abordar os custos desses investimentos e a engenharia financeira para cobrir tudo isso...

      Eu acho que a melhor forma de desmontar essas opiniões é debatê-las. Fazer ver aos nossos adeptos emocionalmente mais sensíveis a racionalidade das coisas.

      Sou-te sincero Alma, há imensas coisas que a direcção do Benfica e até mesmo os técnicos encarnados fazem que eu próprio faria de forma diferente, embora partilhe o mesmo objectivo. Mas, não é por isso que coloco tudo em causa. Na realidade, existe mais do que um caminho para a vitória, tal como o futebol nos ensina.

      Abraço

      Eliminar
    2. PP

      Não sou dado a guerras e também eu acho que não servem a ninguém. É também por isso que compreendo a posição de LFV em não responder deliberadamente àquilo que os outros bem pretendem.
      Tenho para mim, tenho-o manifestado no blogue do GV, que o rumo que o Benfica encetou deve ser seguido, naturalmente com as necessárias correcções que se imponham. É assim no caminho da vida e terá de ser assim também no rumo que foi decidido seguir no nosso futebol profissional.
      Fazemos parte de um país de grande paixão clubistica, o que me parece um pouco diferente de paixão pelo futebol, o que leva à perda de noção da realidade quando as coisas não correm de imediato conforme o desejável e que, pelo que vemos, está a suceder no momento presente na imensa mole benfiquista. Basta uns espirros e teme-se de imediato a doença.
      Fazemos parte de um país pobre, e tal como tu, pelo que tenho interpretado das tuas opiniões, creio que o nosso clube tem obrigatoriamente de ter visão de futuro se de facto quisermos ter um futuro melhor, daí a aposta consistente no Seixal. A criação de alicerçes sólidos que produzam "mão de obra" de qualidade é obrigatória de modo a obtermos solidez desportiva e económica financeira. Eu considero isso indiscutível.
      Por isso, meu caro, se bem interpreto os fortes indícios, até mais do que isso, que LFV vem dando, não serão os tropeções, alguns deles bem dolorosos, que ultimamente temos tido que farão que o caminho seja alterado. Pode aqui e ali haver uma ou outra inflexão de modo a suavizar o caminho para o objectivo, mas este, não tenho dúvidas, está traçado.
      E, já agora, ai do líder que perca a lucidez por causa de barulhos, quer sejam eles de terceiros para confundir e lançar o caos, quer da histeria de alguns, muitos ou poucos, resultante dos ditos tropeções. Nesse dia, aí sim, seria o caos.
      Dito isto, sendo sócio há quase 50 anos, tendo vivido tempos áureos de vitórias e, infelizmente, demasiados anos de imensas tristezas e de grande preocupação pelo futuro, hoje em dia, mesmo doendo cada escorregadela, tenho como certo que a breve trecho o objectivo será alcançado: O dos títulos rotineiros e o engrandecimento cada vez maior do clube. Acredito que os nossos adversários/inimigos bem sabem disso e daí a guerra, aquela que tu, eu, não gostamos, mas que na visão redutora deles é a única forma que consideram possuir para nos impedir de cumprirmos o nosso destino.
      Grande abraço para ti

      Eliminar
    3. Exactamente Alma Encarnada! ;)

      Já agora convido-te a leres o que escrevi sobre a estratégia dos nossos adversários... resume-se tudo ao paradoxo do poder:

      http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2015/10/o-paradoxo-do-poder.html

      Eliminar
    4. Fui ler e excelente a imagem comparativa. Reveladora de inteligência da tua parte. Pena é que boa parte da nossa gente, à primeira turbulência, ponha tudo e todos em causa e não entenda que o caminho mais adequado é este mesmo, para, como bem o dizes, num futuro breve, então, nada darmos aos outros e tudo lhes tirarmos.

      Abraço e carrega Benfica

      Eliminar
    5. Eu acho que devemos partilhar a imagem da estratégia que o Benfica tem para o seu futuro. Acho que há muito desconhecimento sobre o que é realmente o projecto e os reais motivos para tal abordagem por parte do Benfica.

      Com mais pessoas a entenderem o projecto, melhor e mais rápido o podemos colocar em funcionamento. Aliás, até poderá haver pessoal a complementar a estratégia e o próprio projecto, juntando novas ideias.

      Eliminar
    6. "Acho que há muito desconhecimento sobre o que é realmente o projecto e os reais motivos para tal abordagem por parte do Benfica", referes e tendo a concordar contigo, mas se isso não deixa de ser verdade, não é menos verdade que boa parte dos adeptos nem perdem tempo a querer saber, a interpretar o(s) porquê(s).
      Para eles o que interessa é ganhar, ganhar e ganhar. Isso é que conta. A forma como lá se chega é-lhes indiferente. Não param um instante para reflectir um pouco e concluírem que às vezes é mais fácil triunfar aqui e ali do que criar sustentáculos de forma a que os títulos sejam uma constante e não excepção.
      O presidente do Benfica decidiu que este era o momento de viragem face à realidade do futebol. Não vou especular se com JJ poderia ser feito essa alteração e não vou por várias razões, sendo a principal porque para mim JJ é passado. Eu vivo de factos e esse é imutável. Por isso, é com RV que LFV entende prosseguir no projecto que delineou e é com aquele que eu espero, pelo nosso Benfica, que brevemente consigamos êxitos.
      Seja como for, parece-me claro que LFV está preparado para alguns percalços, as tais dores de crescimento, e é aí que eu acho que talvez pudesse ter sido mais claro, embora, quiçá, se o tivesse sido, muitos entenderiam isso como estando prematuramente a criar descrença e desmotivação na equipa. Não é fácil em qualquer organização e ainda por cima numa tão "monstruosa" como o Benfica agradar a todos, principalmente numa área como o futebol, de tanta paixão, com tudo quanto esta comporta.
      Enfim, seja lá como for, aconteça o que acontecer no caminho, com um ou outro ajuste, acredito que a estratégia que tem como finalidade tornar o Benfica mais forte económica e financeiramente, logo, bem mais fortes desportivamente, dificilmente poderia ser outra.

      Eliminar
    7. Percebo-te perfeitamente. ;)

      Eliminar
    8. Termino enviando-te um abraço e que sendo tu titular de um blogue afecto ao nosso clube que nunca te falte a lucidez de que dás mostras, sobretudo em tempos menos bons, que é quando ela é mais necessária.
      Grande abraço

      Eliminar
  3. Depois de tanta merda (desculpa a expressão) que se tem lido nalguns blogues, ler este teu post devia ser OBRIGATÓRIO para muitos benfiquistas.

    Parabéns pela lucidez!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o elogio. A minha intenção é de apenas de dar a entender um projecto que acho que tem tudo para dar certo e ser um "case study" para o Benfica e Portugal.

      Eliminar