15 fevereiro 2014

"Não alimentem os jornalistas!"


No mesmo dia que saiu mais uma peça jornalística sobre o Bernardo Silva, saiu também uma afirmação de Luis Suarez que considero ser muito oportuna, sobretudo para os jovens jogadores...


Numa pesquisa que tenho estado a fazer sobre a forma de jogar do Liverpool (cujo modelo de jogo penso que poderá ajudar a melhorar o futebol do Benfica de Jesus... mas que escrevei mais tarde), encontrei um artigo bastante curioso do avançado uruguaio Luis Suarez, para a rádio uruguaia Sports890. O artigo podem encontrar aqui. Nele o goleador uruguaio fala um pouco dos erros que tem cometido na sua vida como profissional de futebol e um dos que ele menciona é o de alimentar a imprensa:
«Se eu não alimentar os jornalistas, então os jornalistas não poderão falar de mim, por isso agora eu estou mais focado no futebol.»
por Luis Suarez

Olhando um pouco para o mundo do futebol, quantas vezes o bom não se torna no vilão pela imprensa? Quantas vezes não são os órgãos de comunicação social quem mais facilmente tornam de bestial a besta um jogador? Quantas vezes é que isso já não aconteceu e não voltará acontecer?

Aliás, o próprio Bernardo Silva poderá concordar comigo, quando há tempos e por causa de uma troca de mensagens pelo facebook, a própria imprensa tentou explorar uma possível confusão entre o jovem e a equipa técnica da equipa principal. Tentaram criar uma tempestade num copo de água. Tentaram criar uma notícia do nada. É por isso, que quando vejo muitas entrevistas, quase todas as semanas de jogadores como o Bernardo e outros começo a preocupar-me. É que agora eles podem estar na mó de cima, parecendo que estão sobre o controlo de tudo o que se passa. Mas, ao mínimo deslize, a imprensa que outrora os bajulavam será a primeira a dar-lhes facadas nas costas. E estas entrevistas sempre vão deixando pontas soltas, que podem ser usadas de ambas as formas.

Acredito que hoje em dia, esta rapaziada já sabe que isto acontece. Contudo, saber lidar com isto é que penso que não sabem. Por isso passo-lhes o conselho do Luis Suarez:

Não alimentem os jornalistas! Foquem-se no futebol!

1 comentário:

  1. Tiago Dias15/02/14, 15:54

    Para um jovem jogador de futebol é um conselho que vale ouro :) Por vezes a comunicação social pode pregar algumas partidas...

    ResponderEliminar