26 maio 2016

A Besta (Parte IV)


Falemos das bestas que nos interessam a nós adeptos de bom futebol: grandes jogadores. Podemos dizer que o futuro é risonho e made in Benfica.

José Gomes a besta das balizas adversárias
O jovem ponta-de-lança do Benfica e da selecção nacional sub 17, recém campeão do europeu do seu escalão, foi considerado o melhor jogador do torneio - o jogador de ouro. Este prémio por si só já é de enorme prestígio e orgulho para o atleta. Nada mais, nada menos, jogadores como Rooney (2002), Fabregas (2004), Kross (2006) e Götze (2009) - só para nomear alguns bem conhecidos - também receberam este distinto prémio. Mas, o jovem de origens guineenses não ficou por apenas este prémio. Não fosse ele ter como referências futebolísticas o Suárez pelo seu posicionamento e como ídolo de juventude o Henry, o camisola 9 da selecção nacional só poderia ser avançado e ainda por cima goleador. Foram 7 os golos marcados nesta fase final do europeu de sub 17, totalizando 12 em toda esta temporada de 2015/2016 na caminhada da selecção para este europeu, o que conferiu logo o título de melhor marcador do torneio disputado em Azerbeijão e a alcunha de Zé "Golos". Este menino de 17 anos, que faz das suas capacidades físicas descomunais, como a mobilidade, a impulsão e agilidade, assim como da sua potência e facilidade de remate, as suas maiores armas em frente à baliza dos adversários. Mas, para verem o diamante que temos nas mãos, ele é nada mais nada menos que o melhor marcador de sempre desta competição do Euro sub 17 com 16 golos (12 nesta temporada mais 4 na anterior), pulverizando o recorde de 14 golos que pertencia ao ponta-de-lança espanhol e que actualmente joga no Valência, o Paco Alcácer. Eis um recorde que nem o Cristiano Ronaldo quebrou. Termino questionando se depois de Fernando Gomes e de Nuno Gomes, não estará aqui mais um ponta-de-lança para seguir a linhagem do apelido com sinónimo de golos na frente de ataque no futuro da selecção nacional? Penso que a resposta é bastante intuitiva e positiva...




P.S.: Mas, não foi apenas o "Zé dos Golos" que deu nas vistas no Azerbeijão. Também o avançado/extremo esquerdo João Filipe deu nas vistas. Durante toda a campanha da competição marcou no total 7 golos, o que indica um olfacto goleador bastante interessante e uma dor de cabeça para as defesas rivais, mas também alguma inteligência de jogo na forma como aborda os espaços e os momentos de jogo. Fisicamente, tem atributos bem interessantes pois é um jogador explosivo. Tecnicamente, o que ressalta à vista para além do seu drible é a qualidade dos seus cruzamentos. Temos pois jogador para o futuro e para seguir com muita atenção. O que eu acho mais interessante é a química que ele tem com o José Gomes. São jogadores que se complementam bastantes e já antevejo uma bela dupla de atacantes made in Seixal, num futuro não muito distante. Que não se percam e que tenham excelentes tutores, é tudo o que lhes desejo.


Atenção defesas futuras que estes dois meninos estão aí para fazer grandes estragos.

4 comentários:

  1. Já o tenho em referencia de há dois anos para cá. E desde aí que me parece que o problema da seleção portuguesa atual vai desaparecer quando no futuro a nossa dupla de PL for José Gomes e André Silva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este miúdo é doutra casta diferente do André Silva. É um autêntico diamante puro. Fisicamente, tem uma capacidade física brutal. Tecnicamente, é impecável. E depois dentro do "garrafão" sabe-a toda.

      E o João Filipe?! O Benfica que os trabalhe os dois, pois são dois jogadores que combinam bem e têm um talento enorme. Se mantiverem-se juntos, a soma dos dois será sempre superior à soma individual dos dois. Portanto, investir nestes dois miúdos.

      ;)

      Eliminar
  2. o nuno "gomes" não tinha apelido gomes, era alcunha. o nuno "gomes" é nuno ribeiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! Mas, não afecta o sentido do texto. ;)

      Eliminar