03 fevereiro 2019

Hoje tem de ser...


... e à Benfica!


Esta é a nossa final, mais uma na cavalgada que teremos de fazer nesta segunda volta do campeonato, rumo à reconqui37a. Não pode haver outro pensamento e a entrega terá de ser total. O adversário já começou a trabalhar na nossa divisão. Já se fez sentir fora das quatro linhas. Os ataques do presidente do Sporting, os elogios de Sérgio Conceição ao seu aliado de Lisboa, a entrevista do hacker Rui Pedro, a nomeação do Artur Soares Dias por parte de Fontelas Gomes, as perguntas envenenadas dos jornalistas da CMTV, são apenas alguns dos exemplos. Mas, é no rectângulo mágico que se decide tudo, por mais inclinado que o tentem colocar. E, aí temos de ser implacáveis. Não deixar dúvidas de quem realmente é a melhor equipa e tirar-lhes o nome de "campeão de inverno" que vaidosamente ostentam, em pleno covil do leão.

Para isso, hoje entraria com os seguintes 11 guerreiros: Odysseas na baliza; André Almeida a lateral direito, Rúben Dias e Jardel como centrais e Grimaldo na lateral esquerda; Pizzi na meia-direita, Samaris e Gabriel no miolo e Rafa na esquerda; no ataque a dupla do momento, João Félix e Seferovic. Basicamente, a mesma equipa que jogou frente ao Boavista, porque em equipa que se ganha... não se mexe! Mas, atenção. O jogo vai ser muito quezilento. O modelo defensivo do Sporting baseia-se na anulação de transições ofensivas do adversário com o recurso à falta. Basta olharem para os dois jogos frente ao Porto para percebermos como estes dois defendem: tudo graças à conivência dos senhores do apito. Percebem agora a bajulação (após a coação) que fazem a estes, não percebem?

O meu onze para o dérbi desta tarde frente ao Sporting.

Pois é... preparem-se porque vamos ter que ter muito estofo e muita cabeça fria. A atenção tem de estar sempre muito elevada. Em termos tácticos, podemos ter vantagem se soubermos executar um pouco da assimetria que falei anteriormente. Isto não só nos equilibrará, como também nos permitirá desequilibrar o Sporting. O Keizer deverá mandar a sua equipa jogar mais directo para o Bas Dost, ainda para mais com a nossa melhoria na pressão alta e na contra-pressão. O gigante holandês deverá posicionar-se quase sempre no espaço entre os centrais e os respectivos laterais, quer seja à direita como à esquerda. O uso do defesa invisível (regra do fora-de-jogo) poderá ajudar a dominá-lo, mas vai haver momentos em que isso não é possível e aí tanto o Rúben como o Jardel têm de ser imperiais e não deixar dúvidas sobre quem é que realmente manda dentro das quatro linhas.

Ofensivamente, a chave estará em conseguirmos libertar o Rafa para os desequilíbrios ofensivos, daí também a minha insistência no modelo de jogo assimétrico, que o permitirá estar em campo mais confortável e como peixe na água. Recordo-vos que há umas épocas atrás este pequeno (e grande) jogador acabou por inclinar o jogo para o Sporting de Braga frente ao Sporting em Alvalade, numa excelente exibição individual e colectiva. Por outro lado, Almeida-Pizzi-Félix poderão ajudar nessa libertação, concentrando numa fase e rapidamente quer seja pelo Pizzi como pelo Gabriel uma variação rápida para o Rafa ficar isolado com o seu marcador directo. Ainda para mais quando na defesa do Sporting não jogará um experiente Mathieu. É importante, que joguemos simples, rápido e eficazmente, para fugirmos às entradas dos jogadores do Sporting, que tentarão, conforme escrevi acima, tentarem-nos parar com recurso à falta. É preciso também ter muita cabeça fria quando o fizerem, porque o árbitro irá amarelar qualquer reacção mais intempestiva nossa face a uma falta grave do adversário. Mas, temos de estar confiantes, sem receios e com aquela fome de vitória que caracteriza os verdadeiros campeões, porque hoje podemos fazer história. Hoje podemos assumir ao mundo a nossa RECONQUI37A!


4 comentários:

  1. É isso mesmo! Carrega Benfica!

    Para além disso das faltas, os lagartos praticamente não têm processo defensivo..muito frágeis, mesmo, sobretudo em transição defensiva! O que, aliado à nossa capacidade de recuperar bolas altas e fazer ataque rápido, promete...:-)

    Que saudades que eu tinha de encarar estes jogos com confiança e optimismo!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo com o soares a dias ladrão? O caldinho está todo feito para roubar o Benfica mais uma vez.

      Eliminar
    2. Estou a tentar esquecer isso, pelo menos até o jogo começar...mas sim, esse factor é o que pode equilibrar o derby...

      Nem sei quem é o VAR, mas aposto num Hugo Miguel, um Tiago Martins, um Luís Apito Dourado Ferreira ou um Manuel Camarote do Draguuume Oliveira...o bom do Xistrema também nunca os deixa ficar mal...

      Eliminar
    3. Se a bola circular de forma simples entre os jogadores encarnados, o Soares Dias não pode fazer nada. Nem tão pouco os jogadores do Sporting, porque vão chegar de tal forma atrasados à bola, que nem esta, nem o jogador do Benfica lá estarão.

      Eliminar