... e à Benfica!
Esta é a nossa final, mais uma na cavalgada que teremos de fazer nesta segunda volta do campeonato, rumo à reconqui37a. Não pode haver outro pensamento e a entrega terá de ser total. O adversário já começou a trabalhar na nossa divisão. Já se fez sentir fora das quatro linhas. Os ataques do presidente do Sporting, os elogios de Sérgio Conceição ao seu aliado de Lisboa, a entrevista do hacker Rui Pedro, a nomeação do Artur Soares Dias por parte de Fontelas Gomes, as perguntas envenenadas dos jornalistas da CMTV, são apenas alguns dos exemplos. Mas, é no rectângulo mágico que se decide tudo, por mais inclinado que o tentem colocar. E, aí temos de ser implacáveis. Não deixar dúvidas de quem realmente é a melhor equipa e tirar-lhes o nome de "campeão de inverno" que vaidosamente ostentam, em pleno covil do leão.
Para isso, hoje entraria com os seguintes 11 guerreiros: Odysseas na baliza; André Almeida a lateral direito, Rúben Dias e Jardel como centrais e Grimaldo na lateral esquerda; Pizzi na meia-direita, Samaris e Gabriel no miolo e Rafa na esquerda; no ataque a dupla do momento, João Félix e Seferovic. Basicamente, a mesma equipa que jogou frente ao Boavista, porque em equipa que se ganha... não se mexe! Mas, atenção. O jogo vai ser muito quezilento. O modelo defensivo do Sporting baseia-se na anulação de transições ofensivas do adversário com o recurso à falta. Basta olharem para os dois jogos frente ao Porto para percebermos como estes dois defendem: tudo graças à conivência dos senhores do apito. Percebem agora a bajulação (após a coação) que fazem a estes, não percebem?
O meu onze para o dérbi desta tarde frente ao Sporting. |
Ofensivamente, a chave estará em conseguirmos libertar o Rafa para os desequilíbrios ofensivos, daí também a minha insistência no modelo de jogo assimétrico, que o permitirá estar em campo mais confortável e como peixe na água. Recordo-vos que há umas épocas atrás este pequeno (e grande) jogador acabou por inclinar o jogo para o Sporting de Braga frente ao Sporting em Alvalade, numa excelente exibição individual e colectiva. Por outro lado, Almeida-Pizzi-Félix poderão ajudar nessa libertação, concentrando numa fase e rapidamente quer seja pelo Pizzi como pelo Gabriel uma variação rápida para o Rafa ficar isolado com o seu marcador directo. Ainda para mais quando na defesa do Sporting não jogará um experiente Mathieu. É importante, que joguemos simples, rápido e eficazmente, para fugirmos às entradas dos jogadores do Sporting, que tentarão, conforme escrevi acima, tentarem-nos parar com recurso à falta. É preciso também ter muita cabeça fria quando o fizerem, porque o árbitro irá amarelar qualquer reacção mais intempestiva nossa face a uma falta grave do adversário. Mas, temos de estar confiantes, sem receios e com aquela fome de vitória que caracteriza os verdadeiros campeões, porque hoje podemos fazer história. Hoje podemos assumir ao mundo a nossa RECONQUI37A!
É isso mesmo! Carrega Benfica!
ResponderEliminarPara além disso das faltas, os lagartos praticamente não têm processo defensivo..muito frágeis, mesmo, sobretudo em transição defensiva! O que, aliado à nossa capacidade de recuperar bolas altas e fazer ataque rápido, promete...:-)
Que saudades que eu tinha de encarar estes jogos com confiança e optimismo!...
Mesmo com o soares a dias ladrão? O caldinho está todo feito para roubar o Benfica mais uma vez.
EliminarEstou a tentar esquecer isso, pelo menos até o jogo começar...mas sim, esse factor é o que pode equilibrar o derby...
EliminarNem sei quem é o VAR, mas aposto num Hugo Miguel, um Tiago Martins, um Luís Apito Dourado Ferreira ou um Manuel Camarote do Draguuume Oliveira...o bom do Xistrema também nunca os deixa ficar mal...
Se a bola circular de forma simples entre os jogadores encarnados, o Soares Dias não pode fazer nada. Nem tão pouco os jogadores do Sporting, porque vão chegar de tal forma atrasados à bola, que nem esta, nem o jogador do Benfica lá estarão.
Eliminar