10 março 2018

Quem substituirá o...


... hoje, frente ao Aves?


E, as soluções apresentadas pelo técnico encarnado ontem foram as seguintes e sem qualquer ordem de preferência ou hierárquica: Samaris, Keaton Parks e João Carvalho. Existe também a opção do Raúl Jiménez. Aliás, esta seria talvez a minha opção técnica, se estivesse no lugar do Vitória. O avançado internacional mexicano já há muitos jogos que vem justificando a entrada a titular na equipa. Quando se entra a poucos minutos do final e esfarrapa-se todo na pressão dos defesas adversários, com uma energia e intensidade que contagia a equipa para se manter ligada e ambiciosa no jogo, diz tudo sobre o jogador. Estivesse no outro lado da 2ª circular e já o tinham promovido a rei leão, isto olhando para o que se passou após a exibição do Fábio Coentrão na passada 5ª feira... Bem, continuando, tacticamente, penso que o camisola 9 poderia ser uma mais valia no ataque posicional para este encontro com o Desportivo das Aves, transformando o 4-3-3 num 4-4-2 nesse momento de jogo. Quando em transição defensiva/ofensiva e momento defensivo, a equipa poderia reorganizar-se em 4-3-3 (variante de 4-1-4-1). Como? Sem Pizzi, o Zivkovic ocuparia o lugar sobre a meia-direita do tridente do meio-campo, enquanto Cervi sairia da faixa para ocupar o lugar de médio-interior esquerdo, deixando o Raúl escondido nessa ala. Notar que o jovem sérvio no último jogo já actuou a maior parte do tempo nessa posição e quando na segunda parte entrou o Raúl, ficou sozinho com o Fejsa e depois com o Samaris no meio-campo, empurrando o Platini de Bragança para a ala direita.


Contudo, também temos de verificar o seguinte, temos tido uma aposta forte no modelo de jogo baseado no sistema 4-3-3, com muito treino a aperfeiçoar as triangulações entre o lateral, o médio-interior e o extremo das nossas alas. Em 4-4-2, puro esse tipo de movimentos torna-se mais difícil, sobretudo, mantendo o equilíbrio defensivo, pois há menos um jogador no meio-campo para mantermos superioridade numérica em caso de transição defensiva. A opção que indiquei acaba por tentar encontrar o melhor dos dois mundos. No entanto, temos que entender que vamos defrontar uma equipa do Aves com um meio-campo experiente e com qualidade, constituído por 3 elementos. Sendo assim, entendo a possível aposta do Rui Vitória na manutenção de 3 médios. Agora, será Samaris, Keaton Parks ou João Carvalho? Penso que a aposta será no Joãozinho, que terá aqui nova e talvez derradeira oportunidade de mostrar ao treinador e à equipa que é solução, não apenas para o que resta do campeonato, como também para a próxima temporada. Hoje, o camisola 90 terá de jogar rápido e simples. Em 80% do tempo que tiver a bola nos pés, terá que jogar de primeira ou de segunda. Não terá muito tempo para rodar e transportar a bola como gosta de fazer, até porque não jogará uns 10 ou 15 metros à frente como habitualmente jogava. Como médio-interior, deve interiorizar que ele é um jogador que deve acelerar o jogo ofensivo não com correrias e dribles, mas sim com passes e boas decisões. É óbvio que se fizer assim, criará oportunidades mais a jusante para ele próprio desfrutar, quer seja em drible, quer seja em chegada à área adversária e finalizar. É muito importante o João Carvalho entender essa mudança de chip face ao que ele jogava. É um jogo para adaptar o princípio KISS (Keep It Simple Stupid). Ele que olhe para o exemplo de Paulo Machado e de Vítor Gomes, seus adversários hoje, que passaram uma carreira inteira a insistirem em jogar como "10" puros na posição de interiores e o quanto isso lhes atrasou a evolução futebolística. Apesar de agora serem referências na suas posições neste campeonato, não podemos deixar de mencionar que com a idade do João Carvalho antevia-se carreiras para outros voos. Sem bola, o João tem de ser intenso. Mal perca a bola a sua reacção tem de ser muito forte, nem que para isso recorra à falta (a chamada falta inteligente). Se souber utilizar bem estes conselhos, acredito que hoje poderá festejar à grande o aniversário que comemorou ontem...


4 comentários:

  1. Eu acho que mudar de sistema nesta altura seria desaconselhável. Por muito que o Raúl mereça mais tempo de utilização, e também acho que merece, o carrossel em 4-3-3 está a funcionar bem demais para mudarmos agora a sua configuração.

    Para o lugar do Pizzi hoje optava pelo Keaton Parks. Precisamente pelo princípio KISS (tá boa, essa) que referes. A praia do João é o último terço, o espaço 10. Gosto da simplicidade de processos do nosso texano, parece-me mais reactivo à perda de bola, e tem boa chegada à zona de finalização.

    Palpita-me que vai jogar o João, e há-de jogar bem melhor do que no Restelo, mas eu optava pelo Keaton.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o bem da carreira do João Carvalho, espero que ele entenda que jogando nas costas de um avançado não terá futuro numa equipa grande. Falta-lhe velocidade e intensidade. É um jogador demasiado cerebral e talentoso, ou seja, gosta de ter a bola no pé. Como tal, aconselho-o vivamente a adaptar-se a interior. Dou aqui vários exemplos de jogadores recentes que tiveram de recuar no terreno para serem jogadores de referência mundiais: Modric, Thiago Alcantara, Kroos, Iniesta, Lampard, entre outros.

      Se é para colocar um meio-campista, que seja o João e não o Parks, até porque o primeiro tem vindo a treinar com a equipa principal à mais tempo.

      O Raúl não destruiria a dinâmica em 4-3-3. Acho que traria algo de novo que o José Mota não estaria preparado. A presença do mexicano meteria o Jonas mais dentro da construção de jogo e retiraria a atenção sobre ele dos centrais do Aves. Mais, jogando o Raúl sobre a esquerda e não jogando o Ponck que é o central do lado direito do Aves, poderia pressionar esse sector de forma mais intensa.

      Eliminar
    2. Aos exemplos que dás também podemos juntar o De Bruyne, gosto muito. O Zivko adaptou-se muito bem a interior. Até me parece que já é a sua melhor posição. Mas também já era um jogador mais evoluído que o João.
      Enfim, vamos lá ganhar, ganhar!

      Eliminar
    3. Sim o De Bruyne... e até mesmo o David Silva, já que falaste no Zivko.

      Eliminar