13 março 2018

O quê?!


... não convocar o Jonas, ó Tite?!

«Willian José e Talisca trazem componentes diferentes. Talisca tem finalização de média distância, bola aérea, imposição física que pode emprestar virtude contra defesas com linhas de cinco ou quatro.
O objetivo é ter opções, jogadores de características diferentes. 
[Willian José] é um pivô, mas tem mobilidade. É alto, mas movimenta-se e cabeceia muito. Tem números bons em campeonatos importantes. Se encontras uma linha de cinco, com uma de quatro à frente, em alguns momentos, com um balanço da bola, podemos infiltrar-nos pelo lado para criarmos cruzamentos, e nessa altura precisamos ter um grande cabeceador, com presença na área. Willian José ou Jô oferecem isso.»
Por Tite (seleccionador do Brasil)

Portanto, reparem na contradição do seleccionador brasileiro: quer diversidade, mas no fundo quer é "pinheiros", tal a obcessão por um modelo de jogo de cruzamentos para a grande área, vulgo "chuveirinho". Por mais explicações que ele queira dar, tivesse eu na conferência de imprensa apenas perguntava-lhe: e eficácia? Não será isso também importante e talvez o maior requisito para um goleador? É que o Jonas é talvez o avançado mais eficaz a jogar na Europa neste momento...

Mas, as incongruências não acabam por aqui. Para aplicar esse modelo de jogo, ele vai levar quem para cruzar as bolas teleguiadas? Isso é compatível com o melhor jogador brasileiro da actualidade e, o qual os brasileiros depositam grande esperança rumo ao hexa, mas também ao troféu de melhor jogador do mundo que já lhes escapam há uma década, o Neymar? Ou será, que um Jonas a tabelar com o Neymar, queimando linhas defensivas de 3, 4, 5 ou até mesmo 6 jogadores defensivos, não será melhor solução do que bombear bolas para a grande área? Reparem, que todos os extremos do Brasil não são conhecidos por grande capacidade de cruzamento. São sim, jogadores de penetração e que gostam eles próprios de chegar a zonas de finalização. Precisam então de um avançado que saiba decidir bem. Quem mais decide bem como o Jonas na posição 9 do futebol brasileiro? O Jô?! O Willian José? O Tite só pode estar de brincadeira.

Esta história até acaba por demonstrar o quanto os treinadores brasileiros ficaram parados no tempo. Basta olharmos para os modelos futebolísticos mais recentes de maior sucesso no futebol mundial, como são o caso do Barcelona e do Manchester City, e olharmos para o tipo de avançados que essas equipas têm. Sinceramente, o Tite não conhece o Jonas. Ou então conhece, mas há outros interesses maiores por trás do escrete, ou seja, a promoção e negócios de jogadores. Mas, isso é outro assunto. De qualquer das maneiras recomendo-lhe o seguinte artigo e vídeo.





P.S. 1: Gostava de ouvir a opinião do "baixinho" Romário, sobre este tema...  só lamento que o Jonas já tenha jogado pela canarinha, porque senão era daqueles a receber um visto gold com bilhete para a Rússia no avião da selecção nacional. Decerto que com ele a conquista do campeonato do mundo estaria ainda mais perto.

P.S. 2: Jonas, para ficares de consciência completamente tranquila e deixares sem resposta os grupos de interesse à volta do escrete canarinho, sê o melhor goleador europeu, mesmo com o desvantagem dos teus golos valeres 1,5 vezes e os dos grandes campeonatos valerem 2,0 vezes. Estou certo que assim, por mais desculpas que queiram dar, as pessoas perceberão que não estão avaliar segundo a meritocracia. Força "Pistolas"!

20 comentários:

  1. A luta no brasil é o Luan , querem todos o Luan em vez desse Willian José , quando dizem que Jonas nao tem finalizaçao de cabeça , fazem me rir. Mas ainda bem que nao vai , assim fica sossegadinho sem risco d voltar lesionado e demorar a encontrar o ritmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que no mundial, a bola vai chorar nos pés do ataque do Brasil...

      Eliminar
  2. e atençao que o tite e dos que mais evoluiu no futebol brasileiro, agora imagina o que eles estao a desperdiçar... para o que tite pretende com pinheiros so me lembro do douglas costa que e um extremo mais puro e ainda assim estou a puxar um bocado. obviamente nao faz sentido ter o jo com o jonas a jogar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Douglas Costa e o Lucas Moura tÊm o perfil, faltam-lhes os números de assistências.

      Eliminar
  3. Não li o texto. Para mim o Jonas não precisa de se "promover" para outros tubarões portanto é deixá-lo "sogadito" no Seixal.

    Também nutro sentimentos contraditórios quanto à convocatória de jogadores Gloriosos para aqueles torneios de Verão que se fazem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto não tem nada a ver com promoção de jogadores. O que está em causa é a meritocracia e, neste caso, sinto uma enorme injustiça, pois o Jonas está a fazer tudo para ter uma chance, ainda por cima depois do calvário da época passada.

      Eliminar
  4. O Grande 10nas que carregue baterias com umas merecebidas férias e assim o Hexa não seja uma miragem porque o P3N7A já esboça o sorriso... Foco nos 40 e na conquista P3N7A, isso sim é o mais importante! Até lá ironia das ironias... Muita notícia para destabilizar irá ser criada (regresso JJ, acordo com MS, venda do Pizzi... Enfim! A cagança foi-se e com ela a confiança). "O melhor está para vir!" EH! EH! EH! Assim o espero :D

    ResponderEliminar
  5. Excelente post, caro consócio - subscrevo tudo, com tetra-veemência ;)

    Mas a julgar pelas citações que aqui pões, parece que o seleccionador do Brasil percebe tanto do futebol actual como o Tino de Rans percebe de mecânica quântica...

    De qualquer forma, sendo uma descomunal injustiça para o nosso Pistolas, é uma excelente notícia para nós!...dou-te um exemplo: uma parte de mim quer que o Rúben Dias vá ao Mundial, mas há outra parte que só quer que haja mais uma injustiça do calibre desta do Jonas e que deixem o nosso futuro capitão ter férias decentes e pré-época normal. E receio bem que está última parte seja dominante...;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quero que o Rúben, mas também o Almeida e o Pizzi vão ao mundial da Rússia, no verão, porque quero ser campeão do mundo.

      ;)

      Eliminar
    2. Eheh bom, já eu sou como o outro: vibro mais com um jogo amigável de pré-época do Benfica do que com qualquer jogo da selecção, nem que seja a final do Campeonato do mundo.

      Mas mesmo que fosse como tu, a tua tese é de um optimismo quase delirante - mesmo que vão, eles não jogam. Fernando Santos é uma espécie de novo Scolari. Só iam mesmo perder as férias e parte da pré-época...

      Eliminar
    3. Exactamente, o Santinho é como o Scolari, pelo que teria que com as derrotas e más exibições da selecção nos jogos de preparação, teria que colocar a ala direita do Benfica para safar, tal como o Scolari aproveitou o meio-campo do Porto do Mourinho.

      ;)

      Eliminar
    4. :-)

      Está bem esgalhada essa, se não fosse o facto de ser Scolari incluir uma espécie de veto aos jogadores do Benfica...

      Enfim, não esperava outra coisa de uma Federação liderada pelo Fernando das deusas Gomes e pelo Tiago cachecol do Porto Craveiro, que até teve o desplante de fazer do Mestre Madureira líder da Claque Alegadamente Portugal...

      Eliminar
  6. Lamento... mas a seleção nada me diz, desde do tempo de Deco. Os interesses que existiram e existem ao redor da mesma, tiraram-lhe o brilho! Esta campanha contra o nosso clube na seleção o efeito é o mesmo. Ao meu olhar o estado das "coisas" faz com que um cidadão português, por sinal Benfiquista, hoje em dia se sinta proscrito no seu próprio país, mais... por este andar qualquer dia nos currículos a afinidade clubística será uma das partes da "balança." Voltando ao tema da seleção... no passado o dedo da acusação para a falta de jogadores nossos nas Quinas, era porque só tinhamos estrangeiros e os nossos tugas eram fracos. Actualmente a sensação que tenho é que os nossos só o são convocados na ausência de não haver mais soluções... recuando, acredito que o Renato só foi ao europeu depois de se saber que era jogador do Bayern. Olho para esta convocação e acho inconcebível o ignorar constante ao Pizzi e ao melhor lateral português da actualidade. Rubém só é escolhido porque os centrais escasseiam e o Semedo deu no que deu. Olha-se para a convocatória questiona-se a mesma, o critério... eu não sendo fã de Scolari dou comigo em estado de dejávu. A maioria dos escolhidos jogam pouquíssimo, melhor! Não jogam. Os do Benfica jogam, ganham colectivamente e individual, mas têm de provar, provar e provar. Reparam que o Jardel podia ser um dos eleitos e que o Ederson poderia ter optado pela quinas dos tugas. Por isso e a tudo isso o meu sentimento o meu coração, a minha seleção é o meu Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém que me diga o que o Bruno Alves está lá a fazer na convocatória? Para levar a água ao Rúben Dias?

      Eliminar
    2. Com Bruno Alves nos treinos e haver quem deseje Pizzi ou Almeida... Mesmo o Rúben vamos ver como corre, eu sou do tempo em que um central do Porco partiu uma órbita ocular a um GR do Porco que não era amado pelas bancadas...

      Eliminar
  7. Ps: Agora peço aos meus... que não vão! Gozem umas saborosas férias e com a nossa ajuda o nosso apoio, conquistam tudo! E peço, suplico e agradeço ao selecionador... não os convoque!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faz sentido convocar o André Gomes, quando se tem um super Pizzi! Este e o Manuel Fernandes devem ser os melhores "8" portugueses da actualidade. O Moutinho só vai lá, porque já tem histórico, porque em termos de rendimento desportivo está uns belos furos abaixo do Pizzi.

      Eliminar
    2. Eu agradeço cada dinossauro que vai em vez de um jogador do Benfica, seja para que selecção for. Quero-os é fechadinhos no Seixal a recuperar, para o RV não dizer depois que não tinha o plantel para trabalhar...

      Eliminar
    3. Sabes que isso não é bem assim. Eles podem ficar de férias e depois lesionarem-se a sério no primeiro treino.

      Eliminar