28 março 2018

A palestra do professor...


... sobre “Os caminhos para chegar a Campeão Nacional”.


Faz-me uma tremenda confusão, numa altura que no futebol português se fala pouco de futebol, quando há um evento como este Fórum do Treinador em Braga, haja tão pouca divulgação desta palestra do treinador encarnado. Agradeço ao site do Benfica por partilharem o vídeo da dissertação do técnico bicampeão. Ao menos haja quem fale de futebol que realmente interessa pois é disso que o povo gosta.


Influência do contexto na ideia de jogo



Relação com os jogadores



Jovens jogadores



Análise, observação e treino do jogo



Seleccionar, aplicar e corrigir



Evolução do futebol português



Redução dos focos de dispersão



Tendências do futebol



Preocupação com futebol português



Jogador inteligente e processo de formação



Talvez com esta partilha, muitos de vós, mais críticos com o Rui Vitória, possam ver que ele é muito mais treinador do que vocês pensam. Somos todos moldados por estereótipos de perfis de treinadores de sucesso, assim como de jogadores. Por esse motivo, é que muitas vezes não nos apercebemos destes talentos disruptivos. Termino por escrever que há muitos pontos de debate provenientes desta palestra, que nos próximos tempos tentarei sempre fazer a ponte com o que se vai passando no nosso futebol.

4 comentários:

  1. isto foi um hino ao desporto, pena que nao o ponham a falar mais vezes. mais tempo de antena aos treinadores e jogadores e aprendia-se tanto....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não querem. A comunicação social está completamente instrumentada ao serviço de interesses que apoiam clubes como o Porto e o Sporting. Por isso é que evitam a todos os custo mostrar provas da nossa competência. Eles querem vender a ideia de que só ganhamos com ajudas.

      Eliminar
  2. provávelmente, ganhe ou não o penta, muito dificilmente manteremos Rui Vitória nno glorioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No lugar dele não saíria. Nem sem ou com o P3N7A. Ele está a desenvolver e evoluir muito a equipa que estará no ponto na próxima temporada.

      Eliminar