23 setembro 2016

Uma década de CFC


Parabéns por um projeto glorioso para o futebol encarnado e exemplar a nível nacional.


Para quem não teve oportunidade de assistir, aqui está uma lista de reprodução de programas e informações imperdíveis sobre os 10 anos da Caixa de Campeões. Vale a pena ver e rever. Talvez percebam a extensão deste projeto e modelo de negócio para o nosso Benfica. É um modelo que nos catapultará para o sucesso e independência que nos tornará a médio e longo prazo uma das maiores potências futebolísticas internacionais.


15 comentários:

  1. Balelas. Só os patetas sem opinião nem inteligencia acreditam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó anónimo das 14.51, por regra não intervenho a propósito de comentários imbecis como o teu. Para quê perder tempo com merda?! Mas há sempre excepções e de facto a tua opinião sobre só patetas sem opinião nem inteligencia também acreditarem naquilo que o dono do blog crê, é digna, essa sim, de um individuo com défice mental. Procura quem te ajude ou, em alternativa, dá um tiro nos cornos e a seguir foge pra Espanha, pá. Isso é que era de valor. Foda-se, desculpa lá ó PP, mas é que há cada chalado que poisa onde não deve, como o anónimo, que só dá vontade de um gajo desconversar.

      Eliminar
    2. Cá está. A biblia num comentário e opinião fundamentada por qualquer porcaria que seja ZERO.

      Tu percebeste bem o que eu disse. Se a carapuça te serviu...

      Eliminar
    3. Tendo em conta que no final da década de 90 e ao longo da primeira década do início deste século, a formação do Benfica formou muito pouco e com o reflexo nas seleções nacionais, que tiveram inclusive de naturalizar jogadores estrangeiros para representar o país.

      Durante este período, houve uma desvalorização brutal do jogador nacional, apesar de termos uma ou outra excepção a dar cartas no futebol internacional, como foram Figo e Rui Costa. Ou seja, apesar do jogador nacional ter qualidade, nunca foi visto como oportunidade de negócio, num futebol cada vez mais industrial.

      Por isso mesmo, este projeto do Benfica faz todo o sentido. Já viu quantos jogadores de qualidade o Benfica está a formar?

      Eliminar
    4. Não falo nisso. Agora acreditar que o futuro do clube está assegurado com os lucros PREVISTOS que se faram com os jovens do Seixal é crer em balelas.

      Não, o futuro não depende nada disso. Pode tornar mais viável a situação financeira do clube mas nunca passará por aí o futuro do clube, esse passa pelo negócio NOS, só para dar um exemplo, que todos desejamos que sirva para abater o passivo.

      Eliminar
    5. Se me permite, não é "faram" mas sim "farão".

      Sobre a parte das balelas, o que toda a gente sabe é que neste momento, os contratos de direitos televisivos não representam mais de 20% das receitas da SAD por ano. As transferências de jogadores representam e têm de representar um valor superior, sobretudo nos clubes que competem na Champions. As receitas das Champions representam cerca de 30% a 35% das receitas do clube.

      O negócio NOS é muito bom, mas não se compara nada com os milhões que um mercado televisivo na EPL. Ali eles até se dão ao luxo de desprezar as competições europeias.

      Portugal está muito longe de atingir o nível de competitividade e qualidade de uma EPL. Basta vermos o tipo de dirigentes que temos em Portugal. Ora, o que o Benfica está a fazer está a fazer muito bem.

      O Porto, que até há bem pouco era visto como o exemplo de melhor gestão, fruto do modelo de negócio que visava a valorização de jogadores estrangeiros por intermédio de uma relação com vários empresários e fundos, agora vê-se obrigado a abraçar (leia-se copiar) o novo paradigma do Benfica. Pelo menos eles tentam copiar, através da aposta dos jovens do clube, como acontece com o André Silva.

      Contudo, fazem uma sportinguização da formação. No Benfica não se forma apenas. Forma-se em qualidade e a ganhar!

      Eliminar
    6. O principal entrave é que não os consegues manter no plantel quando vem um Bayern ou Real bater á porta. Nem dá tempo para valorizar o jogador, pois na melhor das hipóteses faz uma época e vai embora.

      Aí é que entram as maiores "balelas" onde quase todos caiem como patinhos. Os jogadores de qualidade não caiem do céu, aparece um por geração e já é muito. A vender assim como querem depois manter um plantel equilibrado? Impossivel.

      O futuro está assegurado, UMA OVA!...

      Eliminar
    7. Mas, qual o problema disso? Não consegues ver mais à frente? O Benfica se manter esta cadência de produção de talentos, logo logo, começa a ter independência financeira. O próximo passo depois será aumentar os orçamentos para o futebol e isso sim irá ser o passo fundamental para começares a manter talentos e até mesmo cativares jogadores de outra craveira, como um Cristiano Ronaldo ou um Messi. Pelo menos é essa a estratégia a médio e longo prazo.

      Para mim, nunca percebi essa razão que aponta. É que a outra solução envolve também a residência de jogadores por pouco tempo no clube (a solução à la Porto). A do Benfica é muito melhor. Não só estão a criar um produto nacional, como também estão a criar vários postos de trabalho (vê a dimensão da estrutura do Benfica hoje, com a da década de 90... nada a ver).

      Por fim, essa visão que está a escrever é a visão do garimpeiro. Penso que a história é o melhor exemplo daquilo que aconteceu com os garimpeiros...

      O que o Benfica está a fazer é criar, algo que quem vê o mundo de forma exploratória e consumista, tem dificuldades em entender. Mas, a verdade é que há mais mundo para além desse...

      Eliminar
    8. Agora é que me deste razão sem te aperceberes.

      "O Benfica SE(!!!) manter esta cadência de produção de talentos, logo logo, começa a ter independencia financeira"

      Aqui está o ponto da discórdia. Como em tudo na vida, os recursos não são 100% "renováveis". Lanças agora três anos um "Renato Sanches", mas certamente haverão anos em que não lanças nenhum e por isso nunca dará por si só garantias de independencia financeira. É um erro dizer isso.

      Eliminar
    9. Sendo assim, então é melhor fecharmos as universidades porque só saem bons médicos e engenheiros de 5 em 5 anos. Não vale então a pena investir dinheiro em formação.

      Opá! Não estamos a falar de petróleo, de ouro, de diamantes ou até mesmo de plutónio. Estamos a falar de jogadores de futebol.

      Continua-se a pensar que o jogador de futebol é apenas o mais talentoso. E se te disser que a maioria dos mais talentosos de cada geração nem sequer chegam a entrar num jogo da Champions?! Acreditarias?!

      O futebol é muito mais que isso. Olha bem para os exemplos desta temporada do Taarabt e do Talisca. Dois jogadores cheios de talento, mas com cabeça muito pobre. Agora vê o Grimaldo. Um jogador que fisicamente para defesa é um... enfim, mas vê o que ele joga... inteligência em campo.

      O futebol do futebol é o jogador inteligente. Um jogador que seja capaz de ler bem o jogo e que saiba o que fazer em cada momento e em cada fase do jogo. O Benfica forma não só talento mas jogadores inteligentes. Basta ver o Bernardo e o André Gomes.

      Depois, a formação do Benfica não é apenas os jogadores em Portugal. O Benfica tem um departamento de prospecção que está atento à captação de talentos em todas as partes do globo. Portanto, qual é a desculpa agora por causa do talento?

      A minha questão é saber até que ponto é que o modelo vai conseguir resistir aos velhos do Restelo, que há primeira dificuldade vão querer lançar o projeto à fogueira. Basta olharmos para o que estava acontecer precisamente à um ano, com as ondas de críticas.

      Eliminar
  2. Anónimo
    Bem me quis parecer que és um dos pregadores da desgraça. De facto, a ti é que a bíblia deve assentar que nem luva.
    É preciso ter lata para vir argumentar com falta de argumentação quando o autor do post tem manifestado fundadamente a sua opinião, concorde-se ou não com aquilo em que acredita.
    A mim pouco me importa no que vossemecê crê. Não deve é desconsiderar, como o fez, quem partilhe em parte ou no todo da opinião do PP.
    Quanto a carapuça, e não vou perder mais tempo com V. Exa, tem dias, e às vezes dá jeito.
    O resto são balelas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É completamente contraditório. SE é uma incerteza, como podes dar como garantida uma incerteza? Não podes. É um erro grosseiro de pensamento.

      Eliminar
    2. Se está inerente à realidade. Não há certezas absolutas na vida. Agora, o que temos de entender é se o "SE" da Formação é maior ou menor que o "SE" da política normal. E nesse contexto, o "SE" da Formação é muito mais concretizável que o outro. Só não quer ver quem não quer.

      Os resultados operacionais do Benfica desta temporada assim o atestam. Perante factos...

      Eliminar
    3. incertezas ha sempre, mas sejamos honestos e vejamos para aequipa principal, (ederson nelsinho lindlof grimaldo horta danilo cellis zivkovic cervi guedes rafa) so aqui tens 11 jogadores com 23 ou menos anos de idade (nem contei com jose gomes kalaica jovic por nao serem regulares) e que sao titulares/segunda opçoes ou seja jogam com regularidade daqui tens 11 miudos a valorizar e ja com capacidade para lutar por titulos. na equipa b o jogador mais velho que tens tem 22 anos o benitez, a maioria e senior primeiro ano e ja tem 2 a 3 anos de experiencia a jogar na segunda liga. tendo em conta os varios miudos da geraçao sub 17 que foram campeoes europeus e que alguns ja estao tb na equipa b eu diria que esses "ses" todos nao se poe em questao, e que agora como adeptos deviamos aplaudir o trabalho que tem sido feito. melhor que isto e quase impossivel sejamos honestos se ha area que nao me preocupa neste momento e a formçao penso que o benfica ja deu provas de que aposta nos jogadores e que consegue forma los como deve ser, nao e por acaso que muitos dos que vieram da equipa b chegaram e singraram tanto na nossa equipa a como em outros clubes

      Eliminar
    4. Os "Ses" existem sempre. É preciso é entender o tamanho desses "Ses". É preciso efectuar uma correcta análise de risco.

      Dei o exemplo de Taarabt e Talisca. Ambos foram dois importantes investimentos do Benfica nos últimos anos. Agora reparem no que poderão gerar de receitas... Vai ficar muito aquém do que se esperava fazer com eles, tanto em termos desportivos, como financeiros. Ou seja, representaram um enormíssimo "Se".

      Por outro lado, a aposta em jogadores como Gonçalo Guedes e André Horta, por exemplo, representam um "Se" muito inferior. Muito por culpa do investimento que representaram, i.e., quase 0!

      Depois, é preciso entender que a formação do Benfica não é uma formação garimpeira, como foi a do Sporting. O Benfica tem um departamento de prospecção, para descobrir talentos em todo o lado, dando preferência como é óbvio ao jogador nacional. No entanto, vejam-se os casos do Ederson e do Lindelöf. E, agora mais recentemente com Kalaica, Jovic e Saponjic vindos dos balcãs. O CFC funciona como uma universidade de topo. I.e., pretende dar uma formação futebolística de topo aos melhores futebolistas.

      Eliminar