12 setembro 2016

Quem jogará...


Sem o Jonas, sem o Mitroglou, sem o Raúl, sem o Jovic e sem o Rafa...


... qual será o parceiro de ataque ao lado de Gonçalo Guedes?
Será o jovem José Gomes? Será o argentino Cervi? Ou será o Carrillo conforme aconteceu em Arouca? Para o jovem José Gomes esta deve estar a ser uma grande semana. Rui Vitória, que neste jogo ainda por cima vai ficar na bancada a cumprir castigo da expulsão do encontro frente ao Bayern de Munique da época passada, já veio dizer a público que o processo do jovem atacante teve de ser acelerado, como que a querer dizer e explicar que a aposta será um pouco antes do tempo. Mas, também a referir-se que as oportunidades são assim, «aparecem quando menos se espera». No entanto, não deu como certo a sua titularidade. A meu ver, o melhor parceiro para o ataque ao lado do Gonçalo Guedes seria o Salvio. Com isso poderia fazer entrar o Carrillo ou o Cervi. Provavelmente o peruano deve levar vantagem sobre o jovem argentino, mas a meu ver seria o canhoto a melhor opção para dar maior imprevisibilidade e variedade ao ataque (que já de si está repleto de jogadores destros).

Relatório do Departamento Médico do Benfica:
Jardel - Estiramento muscular na face posterior da coxa esquerda;
Danilo - Traumatismo da face posterior da perna direita;
Rafa - Lesão muscular na face posterior da coxa direita;
Jonas - Drenagem de volumoso hematoma do pé direito pós traumatismo;
Jovic - Ferida contusa, suturada, do primeiro dedo do pé esquerdo
Raúl - Entorse joelho esquerdo com lesão do ligamento lateral interno;
Mitroglou - Estiramento miotendinoso na face posterior da coxa esquerda.

... e sem Jardel e sem Danilo!
Ao todo são os 7 jogadores encarnados no estaleiro. Imaginem o que seria se isto acontecesse noutro clube? Caia o Carmo e a Trindade. O discurso seria completamente diferente. Seria um discurso mais contido e de certa forma de pré-desculpa por algum fracasso. Contudo, o discurso é bem outro. É optimista. É de desafio perante a adversidade e não de fado. A lesão de Jardel apanhou-me um pouco desprevenido, até porque depois do encontro em Arouca, gostei imenso da dupla Lisandro e Jardel, até mais do que os jogos que Lisandro e Lindelöf actuaram juntos. Verdade seja dita, também o grau de entrosamento entre o argentino e o brasileiro é bem maior, fruto das várias temporadas juntos. No entanto, agora assim terá de ser. Ou será que o Luisão tem uma palavra a dizer? É que Luisão e Lisandro já jogaram juntos e o Lindelöf só agora recomeçou a treinar por causa da lesão enquanto o capitão tem estado a trabalhar. De qualquer maneira, não estou preocupado. Nem neste sector, nem no meio-campo. Ah! E, apesar de tudo, uma boa notícia: o André Almeida está de volta!

Lista de convocados:
Guarda-redes – Ederson e Júlio César;
Defesas – Lisandro, Grimaldo, Luisão, Lindelöf, Eliseu, André Almeida e Nélson Semedo;
Médios – Fejsa, Samaris, Cellis, André Horta, Carrillo, Salvio, Pizzi, João Carvalho e F. Cervi;
Avançados – G. Guedes e José Gomes.

... mas com velocidade!
E diria mais: com mobilidade e intensidade. É assim que o Benfica com um ataque peso pluma pode conseguir infligir o máximo de danos à defesa turca. Achei curioso a resposta de Gonçalo Guedes na conferência de imprensa que antecede este encontro frente ao Besiktas, de Ricardo Quaresma, Talisca e Aboubakar, amanhã no estádio da Luz. O camisola 20 encarnado quando questionado sobre o que poderia dar diferente do Jonas ao jogo encarnado, respondeu velocidade. Mas, para mim, ele pode oferecer muito mais que isso. Ele pode oferecer intensidade, pressão elevada, desmarcações, diagonais, exploração das costas da defesa contrária, etc.. É verdade que a eficácia ainda tem de ser trabalhada, mas também não é menos verdade que o miúdo até agora tinha jogado no meio-campo na equipa principal e já marcou em momentos importantes e palcos muito difíceis. O que eu aconselharia ao Guedes neste momento era, dar uma vista de olhos bem abertos sobre a forma de jogar de Luis Suarez e de Antoinne Griezmann. Para mim, são dois jogadores cujo estilo de jogo, capacidade física e técnica se assemelham às que Guedes possui. Fica aqui um vídeo com os melhores momentos destes dois jogadores para o nosso miúdo poder-se inspirar...


2 comentários:

  1. Creio que nem o próprio Gonçalo está consciente daquilo que (já) pode dar à equipa, daí ter vendido o seu peixe tão barato. Para além dos exemplos de Suarez e Griezmann, vejo no Guedes muitas semelhanças com a interpretação do jogo de Thierry Henry. Obviamente, (ainda) não com tanta qualidade como o francês.

    Em relação ao companheiro na frente de ataque, para mim existem três opções: Salvio (entrando Cervi) Horta (entrando Samaris), ou o Zé. Pessoalmente, não apostaria em Salvio para a posição, mas entendo que Rui Vitória veja nele características para desempenhar o papel. A minha escolha pessoal seria o André, tendo também em conta aquilo que o grego Samaris pode acrescentar no miolo - há que relembrar que, apesar de ser visto como "6" em Portugal, essa não é a posição "natural" do nosso Andreas (apesar de cumprir em qualquer posição da faixa central). Força, experiência, chegada à área e, principalmente, critério no passe vertical. Seria ele a minha aposta para o 11.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te esqueças que jogamos em casa, que habitualmente jogamos com 2 avançados e que frente ao Arouca este sistema deu belíssimos resultados. 😉

      Eliminar