26 setembro 2016

Noite de Futebol à Segunda


E esta noite com um convidado especial e espectacular:
Jürgen Klopp!





A forma como os programas desportivos em Portugal deveriam ser está aqui com este Monday Night Football (MNF para os amigos). A forma como se privilegia a informação e acima de tudo a formação da literacia futebolística é demais evidente neste programa. O pivot é um jornalista desportivo atento e com gosto de aprender. O comentador é quase sempre um antigo futebolista de renome internacional e de preferência inglês. E, já não bastava ambos fazerem análises espectaculares, com recurso a meios audiovisuais de primeiríssima água (não vale a pena ter 300 câmaras dentro de campo, se depois não sabem trabalhar as imagens e os efeitos de análise como os ingleses fazem), como agora convidaram um dos melhores e mais carismáticos treinadores do mundo para falar um pouco de si, mas também do momento da sua equipa. Tudo isto de forma bastante transparente, sincera, e aberta. Estamos a quantos anos de fazer algo assim em Portugal? Se calhar, seriam preciso nascermos todos 10 vezes para isto acontecer. E, mesmo assim tenho as minhas dúvidas... Bem chega de falar em tristezas e mediocridades. Fiquem sim com a autêntica aula dada pelo consagrado técnico germânico.



8 comentários:

  1. Em Portugal só daria visualizações se tivesse polémica. Andarem a discutir durante duas horas se foi mão na bola ou bola na mão. Programas esses que estão neste preciso momento a decorrer aos "molhinhos". :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São assim, porque são programas que custam pouco e satisfazem o que as televisões querem: audiências. Contudo, é uma nivelação negativa que em nada contribui para a modalidade e a forma como as pessoas vêem o jogo.

      Ao contrário, lá fora, o jogo é muito mais entretido. Dentro e fora das quatro linhas. Toda a gente fica a pensar em futebol durante os 7 dias da semana. Não deixa de existir um ou outro foco de polémica, mas as análises são sempre muito mais enriquecedoras.

      Já há muito que deixei de ver os programas desportivos nacionais, ou melhor, pseudo-desportivos. Actualmente entretanho-me a ver este MNF ou o MOTD da BBC ao fim-de-semana.

      Eliminar
    2. É representativo da falta de cultura desportiva que abunda neste país... e estamos nós a falar da modalidade rainha que é o futebol de longe, se formos falar de outras modalidades ninguém sabe nada. É triste mas é a realidade.

      A moda de falar nos árbitros vem muito dos países latinos. Na Inglaterra o futebol representa o que verdadeiramente é e o que significa para a população. Fala-se no jogo, fala-se nos clubes. Cá fala-se nas arbitragens e nos comunicados do Burro do Caralho. É essa a diferença.

      Por isso concordo contigo, a criação de um programa desportivo (no real sentido da palavra) em canal aberto seria um passo á frente na cultura desportiva do país.

      Eliminar
    3. O problema é que as televisões não querem isso. Preferem gastar uns milhares em senhores ditos da elite da sociedade, do que em direitos de transmissão de resumos e golos. Uma mediocridade brutal de forma de pensar e de estar.

      Para mim, este é mais um reflexo do porquê de nunca podermos ter um futebol de primeirissima água em Portugal. É preciso haver uma mudança cultural brutal.

      Eliminar
    4. para nao falar que quando fazem analises, mesmo sem suporte tecnologico, sao analises bastantes abstratas em que se arranja um chavao ou outro para dar uma de intelectual "rafa tem dificuldades em jogar em espaços curtos" "e o tiki taka de guardiola" "autocarro de mourinho" "nota artistica de jorge jesus" lindo XD

      Eliminar
    5. Exacto alexanderson! São sempre opiniões muito próprias e que na maioria dos casos carecem de fundamento.

      Vê bem o programa com o Klopp e a maneira descomplexada como ele diz a certa altura que essa é a maneira dele jogar, mas que não é de todo a única maneira de jogar e de ter sucesso. Por cá, as opiniões convergem sempre para uma visão e isso acaba por empobrecer a modalidade, porque resume o debate a um acenar de cabeças tipo carneirada.

      Eliminar
    6. Alex, na mouche. Vês este tipo de programas e são análises de jogadas a la LE ou Visto de Vermelho e Branco, o único que tentou fazer isso durante uns tempos foi o vómito do Rui Santos. Como percebia tanto da poda como eu de pesca à linha, a coisa foi-se com a mesma celeridade com que veio.

      Eliminar
    7. R.B. nem mais. Há muito que deixei de ver esses programas nacionais. É uma pena, porque há gente competente que sabe do jogo e que poderia dar outras visões.

      O problema é que muitos que lá vãoe lá estão, estão como alpinistas e a tentarem fazer lobbie para a sua colocação no mercado dos treinadores de primeira liga... ou seja, produzem muitas leituras enviesadas.

      Eliminar