19 setembro 2016

Hoje é para ganhar!



Bem, na verdade, é para vencer hoje e sempre! Mas, hoje a vitória terá um peso muito importante para o desenrolar do campeonato. Não só as agulhas das críticas que o Benfica tem sido alvo neste início de temporada mudarão para o outro lado da segunda circular, como também conseguiremos atingir o lugar onde devemos estar sempre: o primeiro!

O discurso de Rui Vitória, ontem na conferência de imprensa antes do jogo com o Sporting de Braga, foi espectacular. Sempre num tom claro, não fugiu a nenhum dos temas quentes que lhe colocaram. Ora foi a questão das lesões, ao qual respondeu que são coisas que acontecem numa equipa e que não há responsabilização particularizada de um ou outro departamento, porque «aqui só há um Mega Departamento, que é o Sport Lisboa e Benfica».

Depois, os jornalistas disseram-lhe que ainda não ganhou no estádio da Luz esta temporada, tendo averbado dois empates nos dois jogos oficiais em casa. Mais uma vez, Vitória calmamente recordou a todos os presentes que há um ano o problema era que o Benfica não marcava golos fora de casa e que essa situação foi resolvida. E, foi mais longe ao dar uma bicada a muitos outros adversários, dizendo que «não precisamos de adversários para nos motivar». Sobre o encontro com o Sporting de Braga, Vitória diz que «vai ser um jogo de grau de dificuldade elevado», mas que «jogamos em casa» e «vamos entrar determinados, cientes do nosso valor e das nossas capacidades e vamos colocá-las em prática», «respeitando o adversário», mas querendo «ganhar».

Relativamente ao onze que vai defrontar a equipa de José Peseiro, de referir que o técnico encarnado  anteviu que «não vai acontecer nenhuma revolução de forma vincada». Resta-nos entender se haverá realmente alguma alteração ou não. Pessoalmente, e conforme já tive a oportunidade de referir, não apostaria na titularidade de Fejsa, para que este não possa ter uma recaída ou um agravamento de um problema físico de curta duração e que se transforme em algo mais prolongado. Por outro lado, e mesmo dando de borla a mudança de guarda-redes (entrada de Júlio César e saída de Ederson), penso que o Benfica sairia beneficiado com a entrada de Luisão no eixo defensivo e a manutenção do quarteto atacante móvel. No entanto, pelo discurso do Rui, muito provavelmente, irá manter o Fejsa no meio-campo e as únicas alterações serão mesmo na baliza e no ataque, com a entrada de Júlio César e de Mitroglou, para as saídas de Ederson e Cervi, respectivamente. Ou seja, o onze tradicional deste início de temporada.

De qualquer maneira, quaisquer que sejam as alterações ao onze, penso que seria fundamental manter o Gonçalo Guedes no onze titular. Apesar dos erros em frente ao guarda-redes turco no confronto de terça-feira passada, o jovem internacional português merece este voto de confiança. E, mais do que isso, merece todo o nosso carinho. É um jogador que dá tudo em campo e solicita quase sempre os colegas. É um jogador de equipa que por sinal também tem uma enorme qualidade técnica. Agora, precisa de amadurecer o seu jogo e o seu lado emocional, para se defender do nervoso miudinho que no momento H ainda vem ao de cima.

Por fim, como curiosidade, esta noite será também um confronto de irmãos, o dos irmãos Horta. Ricardo (Sporting de Braga) e André (Benfica) irão-se defrontar pela primeira vez em campo. O jogador emprestado pelo Málaga ao Sporting de Braga é um extremo esquerdo destro de muito talento. Penso mesmo que será um dos destaques desta temporada pela equipa minhota e se conseguir colocar em campo todo o seu potencial poderá ser um caso sério no futebol nacional. Por isso mesmo, necessário termos muita atenção a ele durante esta partida, pois antevê-se que o perigo sairá do seu lado.

4 comentários:

  1. Mai nada!
    Vamos encher a Catedral e empurrar a nossa equipa para cima!

    ResponderEliminar
  2. António Madeira19/09/16, 16:54

    Excelente, como sempre.
    Concordo com a entrada de Guedes e Luisão, mas duvido que Fejsa seja poupado devido à lesão de Samaris. Se o jogo correr de feição, certamente que Celis ajudará a gerir o esforço do sérvio mais para o fim. Espero também que Zivkovic se poda estrear na Liga. Tal como, creio, todos os benfiquistas, estou ansioso para ver a bola nos pés daquele miúdo...
    Apenas uma achega: o discurso do Rui não foi espetacular apenas ontem, é espetacular quase sempre. Claro que isso não ganha campeonatos, mas que ajuda, oh! se ajuda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade António Madeira. O Rui tem tido um discurso espectacular praticamente desde que chegou à Luz. Pena é que no início a maioria dos adeptos encarnados ainda ouviam mais o Jesus que o Rui, no que aos temas do Benfica diziam respeito. Por isso, toda aquela má imagem do Vitória nos primeiros meses. Mas, a qualidade vem sempre ao de cima. E o Rui é como o algodão... não engana!

      Eliminar