19 abril 2015

Os 3 patinhos feios


Eliseu, Lima e Ola John são neste momento os jogadores que os adeptos encarnados mais desconfiam e que facilmente retirariam do onze titular. Mas, será que têm razão?

Embora seja um defensor da inteligência colectiva para análise de descobertas de galáxias, entre outros temas, no futebol sou já bastante céptico. Não é tanto porque o adepto comum é leigo no futebolês catedrático, ou porque tenha um olho destreinado quanto às regras de jogo, mas sim porque quer queiramos quer não, a maioria das análises são pré-feitas por quem relatam os jogos. Resultado: cada jogada é analisada pela dupla de comentadores dos jogos, cuja maioria de nós aceita como a correcta, mesmo que saibamos que comentador A ou B é de clube S ou P... Por isso mesmo quando leio e oiço comentários sobre os jogadores encarnados tento sempre distanciar-me deles e fazer o meu próprio julgamento. Actualmente, os jogadores mais fustigados com críticas são os três que figuram neste artigo: o Eliseu, o Lima e o Ola John.

O lateral açoreano é quanto a mim um dos mais injustiçados pelo adeptos de futebol. As principais críticas são: fraco posicionamento táctico, técnica atabalhoada, pobre capacidade defensiva no um para um, excesso de peso e consequente falta de velocidade e agilidade. Começando por estas três últimas críticas, o Eliseu já enfrentou Tello, Brahimi, Quaresma, Pardo, Carrillo e Nani, só para nomear alguns dos extremos mais rápidos e ágeis da 1ª Liga, e nesses duelos saiu sempre vencedor. Nada mal para um "pino peso pesado trintão", não acham? Relativamente às duas outras críticas, é preciso recordar que o futebol é um jogo de tempos e de espaços e o Eliseu jogando na posição de lateral esquerdo sofre o mesmo que todos os outros nessa posição. A técnica atabalhoada deve-se muitas vezes a passes à queima de seus companheiros. Estes muitas vezes correm com a bola na sua direcção a passam-lhe de forma a que quando esta chega aos seus pés, o açoreano já tem dois jogadores adversários em cima. Por outro lado, muitas vezes num segundo momento de construção de jogo ofensivo, onde o Eliseu se desdobra numa desmarcação ofensiva pelo seu corredor, o meio-campo encarnado perde a bola, originando um contra-ataque adversário pelo flanco esquerdo descoberto. É impossível exigir-lhe omnipresença. Aliás, não é à toa que todos os laterais ofensivos sofrem dos mesmos problemas. Basta verem o que acontece com Alex Sandro, Marcelo, Ashley Cole, Evra, Alba, entre outros. Só os Azpilicuetas e Ivanovics do futebol, tal não aocntece... eles não sobem!

Passamos ao brasileiro Lima. O ponta-de-lança encarnado é outro que quanto a mim é muito mal interpretado pelos adeptos. É verdade que muitas vezes poderia marcar e falha muitos golos. Mas, penso que tal deve-se ao facto de se desgastar imenso em desmarcações e movimentações que depois não lhe são endereçadas. Aliás, para mim esse é o verdadeiro problema: muitas vezes os extremos não transportam o caudal ofensivo necessário para que ele possa marcar. Não é à toa que os jogos em que o Lima consegue sobressair, são aqueles em que os extremos conseguem transportar mais jogo ao último terço do terreno e conseguem assistir. São os jogos em que Nico Gaitán está endiabrado e as fintas de Salvio saem com naturalidade. Em suma, se o Benfica conseguir melhorar o seu jogo no meio-campo e conseguir fluir o jogo para o último terço do terreno, o Lima começará a ganhar a sua verdadeira dimensão, e as críticas irão desaparecer.

Por fim, o holandês Ola John. Sempre lhe reconheci o talento, mas também desde sempre reconheci que só uma mudança radical de mentalidade permitiria-lhe elevar o seu jogo a um nível senior de topo. Penso que o verdadeiro problema do extremo seja mesmo a mentalidade. É muito "na boa" para um futebol cada vez mais competitivo. Nota: o brasileiro Neymar também é aparentemente um jogador "na boa", mas dentro de campo transforma-se numa fera. Isso vê-se quando parte para cima dos adversários e quando pressiona-os sem a bola. Ora, é isto que não vejo no Ola John. O que eu vejo é um tipo a encolher-se e não assumir o jogo. Esconde-se na linha quando tem espaço para atacar e procura quase sempre o apoio quando pode bater o adversário no um contra um,... enfim, torna-se exasperante vê-lo jogar. É verdade que parece render menos quando joga na direita do que na esquerda. Mas, isso acontece também ao Nico e mesmo assim é no lado menos bom que o argentino tem feito pela vida na Luz. Enquanto aos outros dois, não lhes reconheço medos, ao holandês quase que dá vontade de perguntar-lhe: qual é o teu maior medo Ola John?

Por tudo o que escrevi, penso que apenas relativamente ao holandês os receios dos adeptos encarnados fazem sentido. Aliás, em vésperas do clássico, se confirmar-se a lesão do Toto Salvio, a minha opção para aquela posição seria a de Pizzi (e consequente entrada de Fejsa para o meio-campo). Noutra perspectiva, percebo o porquê de se apostar no holandês em detrimento de outros jogadores. Trata-se claramente de uma tentativa de valorizar um activo cujo investimento foi elevado. No entanto, penso que ele está a roubar o espaço e o tempo (outra vez estes dois, agora num contexto um pouco diferente...) para outros jovens jogadores, como por exemplo o craque Gonçalo Guedes. E, isto é que deveria ser melhor pensado pela estrutura do futebol encarnado.

17 comentários:

  1. Assino por baixo. Tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Mas, já agora, podias mesmo assinar com o teu nome, em vez de Anónimo... fica aqui o desafio.

      ;)

      Eliminar
  2. Eliseu - Apenas lhe posso apontar a falta de rigor táctico a nível defensivo, no preenchimento dos espaços para o qual o adversário pode-lhe causar mais calafrios, o Eliseu não jogou no dragão portanto ainda estamos para ver o ke vale contra os extremos do FCP.

    Lima- Nada apontar excelente no plano táctico e de empenho nos jogos.

    Pizzi/Samaris - É que são o 3 patinho feio em conjunto pois o Samaris ainda faz faltas desnecessárias e o Pizzi defende mt mal, um sofre mais pelo o outro.

    Olá Jonh - Já teve mais do que oportunidades suficientes, se para JJ Sulejmani não conta está lá o Guedes que provou mais uma vez que já merece o mesmo número de oportunidades do Olá Jonh.

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Madskinn!

      Penso que o Eliseu é demasiado fastigado com erros que eu sinceramente custa-me a atribuir a ele por completo. Quanto ao não jogar no Dragão, tens toda razão. Mas, nos jogos mais difíceis que ele jogou, eu até penso que foi dos melhores a nível defensivo.

      Samaris, Pizzi, Salvio e Nico, ainda há muito trabalho que poderá ser feito para eles elevarem o nível para outro patamar... por exemplo, penso que Salvio, muitas vezes bloqueia o jogo ofensivo encarnado.

      Por fim, o Ola John, referiste aí dois jogadores que já deveriam ter mais minutos nas pernas: Sulejmani e Gonçalo Guedes. Aliás, este último penso que já poderia ser aposta do treinador. Confesso que prefiro aturar a imaturidade do Guedes que a do John, mas é como referi: custo de investimento.

      Eliminar
  3. Também assino por baixo. Excelente análise.

    ResponderEliminar
  4. Almeida Vizela20/04/15, 01:22

    Discordo em quase tudo desta análise.

    Eliseu é péssimo, sim mais uma vez digo, péssimo a defender. A única sorte dele é que 90% das equipas que jogam com o Benfica jogam "lá atrás". Ele ainda não defrontou Tello, Quaresma e Brahimi. Para mim um lateral antes de saber atacar tem de saber defender e o Eliseu não me enche de todo as medidas. Para concluir, do Benfica da última época é por aqui que mais se nota a diferença.

    Lima - Para mim um Senhor. Pode passar meio ano sem marcar, mas tem tanta qualidade, personalidade, atitude ... Para mim "nada a apontar" .

    Ola John - Compreendo que o Benfica queira ter algum retorno com ele, mas para já ... Zero. Se há coisa que não admito de quem envergue a camisola do Benfica é desleixo e este "projeto de jogador" é habil nisso. Dá para ver qualidade e tal mas não chega ... Não mostra sequer aquela atitude de quem quer agarrar o lugar e não é por falta de oportunidades.


    Já agora deixo o meu 11 para o jogo com o Porto:

    Julio César
    Maxi Pereira - Luisão - Jardel - André Almeida
    Pizzi - Samaris
    Salvio - Lima - Gaitan
    Jonas

    Se não estou em erro o mesmo 11 do Estádio do Dragão trocando Enzo Perez por Pizzi. Vamos ser sinceros, o Porto está fortissimo e só um Benfica a 200% será capaz de vencer o jogo. O Benfica tem extrema dificuldade em jogar com equipas que façam pressão alta e o Porto (que o diga o Bayern) é perito nisso. Jorge Jejus tem de arranjar forma de aniquilar a posse de bola do Porto e como ? Na minha opinião jogando o Lima ou Jonas bastante/muito recuado, os extremos a ajudarem tambem e tentar-mos ser nós a ter bola. Poderíamos introduzir Amorim ou Fejsa na equipa mas seria descaracterizar a equipa e acho que não faz sentido. Fazer deste jogo o último joga da vida de cada um e para acreditarem sempre sempre. Mostrem-lhes o video da festa do Marquês, mostrem-lhes todos os videos arrepiantes. Tudo é pouco ... E aos adeptos e ao Speaker do estádio, façam toda aquela casa ir abaixo, vamos nós fazer do jogo como se fosse o último. Temos de rebentar com eles por favor. Eles vão ao Allianz Arena e vão sentir a fúria dos Alemães e vão pensar que o pior já passou, mostrem-lhes que estão enganados .... ACREDITEM !!! AMO-TE BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Almeida Vizela!

      É muito positivo haver outras formas de ver o jogo e os jogadores.

      Para mim o Eliseu não é um péssimo lateral esquerdo. A maior parte dos seus "erros" são comuns do tipo de características de lateral que ele é. Não podemos esquecer que os laterais ofensivos, acabam por estarem quase sempre longe dos centrais, pois sobem no terreno. É o que acontece com Marcelo, Alba, Bernat, Clichy, Evra, entre outros. O mesmo já não acontece com defesas laterais, pois estes formam quase sempre uma linha de quatro com os centrais. É o que acontece com Ivanovic e Azpilicueta no Chelsea. Já agora repara na crítica que se faz muitas vezes aos blues: falta de dinâmica, criatividade e fluidez do ataque da equipa do José Mourinho. Por outro lado, têm das melhores defesas da Liga Inglesa, dada a coesão.

      Enfim, é a questão da manta que se quer tapar a cabeça, destapa os pés...

      Por isso, mesmo não consigo crucificar o Eliseu pelas críticas que fazem. E, quanto à evocação do Siqueira, recordo que também o brasileiro cometia os seus erros de posicionamento... e não esquecer que este tinha ainda o Garay no seu auge...

      Quanto ao teu onze para o Porto, eu irei escrever um artigo mais detalhado sobre o que eu penso que deverá ser a estratégia encarnada e quais as personagens principais. No entanto, apenas referir que não concordo com o teu onze e táctica. O Benfica deve jogar à mesma com a sua identidade, num 4-4-2. Espero é que Salvio e Maxi recuperem para o encontro. Ah! E o Eliseu seria o meu lateral esquerdo.

      ;)

      Eliminar
  5. o eliseu e extremo e tem de atacar mais o lima que continue a marcar golos aos merdas dos tripeiros o ola john que va jogar pa liberia vamos digam ai ao lusinhfilipino vieira pa contratar o treinador do sevilha po benfica que o jj vai se embora

    ResponderEliminar
  6. Se o treinador do Sevilha conseguir ganhe de goleada a todas equipas e que aos 5 minutos, o Benfica já esteja a ganhar no mínimo, 3-0, pode vir já... Ai que saudades dos tempos em que o Benfica perdia o campeonato logo na primeira volta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo Geraldo!

      Deixemos esse assunto de treinadores para depois... ainda há muito para ganhar esta temporada.

      ;)

      Eliminar
  7. eliseu- o seu problema é o posicionamento quase sempre mal, depois faz sempre tudo em esforço passa em esforço recupera em esforço nada do que faz é natural.
    péssimo a fazer o fora de jogo das vezes que não conseguimos colocar os adversários em fora de jogo foram quase todas provocadas por ele.
    por fim para quem era extremo e é muito ofensivo tem poucas assistências alias o andre almeida que nem é nada ofensivo deve ter mais.

    lima- o problema dele, e até nem digo quer deva ser substituído porque as alternativas não sei se são melhores, é que é pouco inteligente como bem dizes vai a todas mesmo aquelas em que não deveria ir porque tem pouca probabilidade de sucesso. corre muito corre mas a maioria das vezes mal luta muito luta mas se querem um gajo que corra muito e lute muito ponham lá o maxi que nestes dois capítulos rende muito mais.
    Lima é precisamente o contrario de nene mas este era muito mais ponta de lança do que o lima porque era inteligente não se desgastava com coisas inúteis para depois poder estar bem quando era preciso que era marcar. mas a malta gosta é de gajo que corram muito mas marquem pouco.

    ola john- o problema dele é confiança ele quando chegou era um jogador espontâneo e não tinha medo de encarar os adversários e partir para cima deles mas levou tanto na cabeça que hoje é um jogador com medo deixou de ser espontâneo em vez de ser natural pensa naquilo que o treinador quer que ele faça e perde o momento e a espontaneidade e também por isso não confia em si próprio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João Carlos!

      Se tiveres oportunidade desliga o som dos comentários dos jogos e começa a ver bem as movimentações colectivas. Tenta ver os tempos e espaços que o Eliseu acaba por ter devido aos colegas. Depois diz se ele é assim tão mau como o pintam.

      Dos dois laterais, por incrível que pareça é o Eliseu que tem maior liberdade pela ala, e é o que é menos solicitado pelos colegas nas triangulações e desmarcações. Tal deve-se ao facto de Nico, driblar para dentro e procurar quase sempre uma tabela com um dos dois avançados ou do Ola John fugir sempre para dentro à procura do apoio, desprezando quase sempre a desmarcação pelo corredor do Eliseu. Como na zona interior é mais congestionada com os adversários, o resultado é que normalmente a bola é interceptada e rapidamente é lançado o contra-ataque pelo flanco do Eliseu que tem no mínimo 20 metros de atraso sobre o adversário nesse momento.

      É humanamente impossível. E, não vejo apenas a acontecer ao Eliseu. Vejo frequentemente a acontecer a jogadores do gabarito do Marcelo e do Alex Sandro.

      Quanto aos foras-de-jogo, é normal isso acontecer. O Eliseu é o elemento mais novo do quarteto defensivo encarnado. Todos os outros levam pelo menos mais duas épocas de águia ao peito e de trabalho com o Jesus.

      Quanto ao Ola John estás errado. Uma coisa é jogar no Twente e fazer uns quantos jogos e brilhar. Outra é teres que brilhar constantemente num Glorioso. Ou tens uma atitude mental condizente ou então não passas de mais um talentoso jogador que passou por cá. Tremer todos tremem, agora conseguir construir algo sobre isso não é para todos.

      Mais, o holandês levou na cabeça por causa da sua falta de cultura táctica e defensiva. Aliás, sabes porque é que o Jesus quase nunca abdica do Salvio? Porque simplesmente sabe que mesmo que o argentino não dê uma para a caixa, pode sempre contar com o voluntarismo dele nos trabalhos defensivos. Com o Ola isso já não é assim.

      Eliminar
    2. podes não gostar das minhas opiniões, podes não concordas e elas até podem estar erradas mas cheguei lá de modo próprio e isso que dizes é um atestado de imbecilidade que a mim não cola, a não ser que queiras que eu desligue os comentários da btv.

      verdade problema que sofre ele, o andre almeida e sofreram o silvio e siqueira o ano passado e não vias em todos eles os problemas que vês no eliseu. depois nunca me viste comparar o eliseu, ou outro jogador da nossa equipa, com jogadores que não jogam ou nunca jogaram na nossa equipa por isso não o vou fazer aqui.

      quanto aos foras de jogos estas certo mas a realidade é que vasta ver os erros do inicio da época e os do ultimo jogo e esta tudo na mesma não existe evolução nenhuma. ainda assim silvio e siqueira o ano passado também eram o elemento mais novo da defesa e não os vias cometer estes erros. por fim mais me ajudas se existe um jogador com mais experiência andre almeida e que não comete esses erros a pergunta é porque joga sempre o mesmo.

      quanto ao ola john tu é que partes da premissa errada que eu estava a falar do seu desempenho no twente que não estava, estava a falar da sua primeira época em que foi o 13 jogador mais utilizado nessa época jogou 42 jogos fez 4 golos e 8 assistências.
      eu sei porque é que ele levou na cabeça, e talvez tenha sido erro meu que passei mal a mensagem, e nem sequer estou a dizer que ele não devia ter levado na cabeça apenas constatei que por isso ele deixou de ser espontâneo e passou a ser um jogador medroso sempre com medo de levar ainda mais na cabeça.
      agora podemos discutir é se a forma como lhe deram na cabeça era a melhor tendo em conta as características psicológicas deles mas isso é outra conversa.

      Eliminar
    3. Ó João Carlos, vamos lá ver uma coisa: não estou a passar atestados nenhuns. Cada um vê as coisas como bem quiser. O que tu defendes é o que a maioria defende e é também a razão principal para ter escrito este artigo. Como poderás ter verificado, o artigo visa um pouco a desmistificar os erros de avaliação que as pessoas fazem para com jogadores como o Eliseu e o Lima.

      Quanto ao não ver problemas que o André Almeida, Silvio e Siqueira tinham na mesma posição do Eliseu, lamento informar-te, mas todos eles tinham. Só por exemplo, a maioria dos golos dos adversários nascia muitas vezes pelo lado esquerdo do Siqueira. Perdemos uma final da taça de Portugal com o André Almeida a lateral esquerdo e a perder bolas infantilmente no meio-campo. Sílvio até podia fazer boas exibições defensivas a lateral esquerdo, mas não conseguia dar a profundidade a essa ala, porque simplesmente não é um canhoto.

      Com isto, não quero dizer que o Eliseu seja o melhor naquela posição. Mas, está longe daquilo que leio e oiço ele ser.

      Porque é que joga sempre o mesmo? Porque o Eliseu é o único lateral esquerdo canhoto que tens em condições. E, tu precisas de ter um lateral canhoto naquele flanco se queres continuar a dar liberdade ao Nico para fugir para dentro.

      Quanto ao Ola John sabes o que eu digo: que se torne um homenzinho! Se ele tem medo, então não tem personalidade para envergar a camisola encarnada. Se ele não tem humildade para aprender e tentar fazer o que lhe pedem, então tem de perder toda essa sobranceria.

      E já agora, o pessoal também pensa que lá por o Jesus gritar espernear, dizer alguns palavrões, que está a tratar mal os jogadores. Esquecem é que isso acontece no calor do jogo. Será que ele é assim com os jogadores nos treinos? Acredito que não, dado os rasgados elogios que a maioria dos seus ex-jogadores lhe dão.

      Num mundo ideal, o Ola John teria que ser levado ao colo por treinadores que lhe ajudassem a fazer a mudança de mentalidade. Agora, no mundo real, não há tempo. Depois há muita competitividade. O Benfica tem para além de Ola John, o Gonçalo Guedes e o Sulejmani. Há bem pouco tempo tinha também o Bebé. Enfim, mesmo assim ele bem que se pode congratular-se em ter o apoio da direcção que o vê claramente como uma aposta para rentabilizar o investimento feito nele. Estou certo que se tal não fosse, já tinham apostado noutro...

      Eliminar
    4. que todos tinham problemas é sabido se não tivessem eram os melhores do mundo que claramente nenhum deles é agora o que eu disse é que cometem todos menos erros que o eliseu.
      se achas que o eliseu é melhor que o siqueira então estamos conversados.
      mas queres comparar o andre almeida de à três anos atrás que fazia nesse jogo o seu terceiro ou quarto jogo a lateral esquerdo com o que ele tem feito este ano nessa posição mesmo sem ser lateral esquerdo.
      sobre o silvio a tua analise esta correcta mas como também já disseste a equipa pouco ou nada utiliza o eliseu ofensivamente, alias basta ver quanto cruzamentos do eliseu deram golo ou quantas assistências ele fez, por isso ganhávamos sempre no aspecto defensivo porque ai silvio é melhor que eliseu.

      quanto ao facto de o treinador ser diferente nos treinos do que é nos jogos tudo indica que não alias as palavras do witsel esta semana vem confirmar isso já que ele disse que nos treinos ele andava sempre atrás dele a buzinar-lhe ao ouvido.

      Eliminar