26 abril 2015

E agora?


...quem jogará por ele?

A notícia bombástica desta manhã é o abandono do centro de estágio do Seixal por parte do extremo argentino, confirmando o pior dos pesadelos para os adeptos encarnados. Mas, será que este não terá sido o verdadeiro "bluff" de Jesus para este encontro?

A meu ver, o Jesus já tinha esta ausência planeada. Potencialmente cria uma dificuldade acrescida ao Porto, que para além da recuperação anímica da pesada derrota, tem menos dias de trabalho de preparação para este importante encontro. Tendo em conta, que nos últimos encontros, houve muitas mudanças no potencial onze mais forte encarnado - por exemplo, o Ola John jogou como extremo direito, o André Almeida como lateral direito, o Fejsa retornou à equipa como médio mais defensivo - e atendendo às mudanças surpreendentes que Jesus costuma operar nestes encontros - por exemplo, André Almeida no meio-campo, jogar com apenas um ponta-de-lança,... - tudo isto cria enorme incerteza no adversário que poderá ser aproveitado pela equipa encarnada.

O Porto deverá alinhar com o seu melhor onze, ou seja, com Fabiano na baliza; Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro no quarteto defensivo; Casemiro, Olíver e Herrera formando o triângulo do meio-campo; e, Quaresma, Brahimi e Jackson Martinez formando o tridente atacante. I.e., o onze que surpreendeu em casa o Bayern Munique de Pep Guardiola. Aliás, penso mesmo que a estratégia de jogo portista será muito idêntica à desse encontro.

Assim sendo, qual deverá ser a mudança no onze encarnado esta tarde, que não desequilibre a equipa?

Hipótese 1: Ola John
Caso a opção recaia sobre o extremo holandês, espero que este jogue sobre a extrema esquerda do ataque encarnado. Isso fará com que o Nico comece o encontro sobre a ala direita e permitirá que este entre mais na manobra criativa da equipa, como ele tão bem gosta de fazer. Quanto ao Ola, ele jogando na esquerda terá que ser muito acutilante em termos defensivos, tendo que incomodar muito a dinâmica Danilo-Quaresma, referido anteriormente aqui. Salientar que esta hipótese faria com que o núcleo do meio-campo (Samaris e Pizzi) não sofresse alterações, o que é sempre importante para estes grandes encontros. Por outro lado, com a passagem de Nico para a ala direita, este poderia combinar bem com o Maxi, criando uma ala muito mais ofensiva que a ala esquerda, uma vez que a "química" entre Ola John e Eliseu em termos ofensivos não ser idêntica à dos amigos sul-americanos. Esta dinâmica poderia inclusive funcionar em nosso favor, uma vez que Danilo e Quaresma teriam muito menos espaço para jogar.

Hipótese 2: Talisca
O brasileiro foi a primeira opção vinda do banco para substituir o Ola John no encontro da passada semana, frente ao Belenenses. Entrou para a ala direita e verdade seja dita, penso que poderá até ter futuro nessa posição. Contudo, neste momento parece um pouco peixe fora de água ali. Aliás, parece ser um jogador estranho à equipa sempre que entra, pelo que a meu ver não seria a minha primeira aposta para hoje. Mas, estes são sempre os jogos que os jogadores querem jogar... e depois da armação que a comunicação social fez durante a semana, se calhar até seria benéfico utilizar as "ganas" que terá para este encontro... Notar que Talisca sobre a direita pode ser importante para responder a uma possível pressão alta do Porto. É que o brasileiro nessa posição poderia ser o alvo de passes de longa distância da defesa encarnada, quando esta fosse pressionada. E, atendendo à diferença de envergadura física entre o Talisca e o lateral esquerdo do Porto, o Benfica teria teoricamente vantagem nesse duelo.

Hipótese 3: Fejsa
A entrada do sérvio no onze, seria não para a posição do Salvio, mas sim para o meio-campo encarnado. Jesus testou um pouco esta situação no encontro em Belém. Essa alteração faria com que Pizzi ocupasse uma das faixas do ataque. Neste caso, penso que o ideal seria o Pizzi ir para extremo esquerdo, um pouco como a abordagem da hipótese 1, com o Ola John. Muito sinceramente, penso que esta opção será operada no momento que o Jesus queira "trancar" o encontro e não tanto uma opção para titularidade, até porque o Fejsa ainda não fez um jogo inteiro pela equipa encarnada, nesta temporada.

Hipótese 4: André Almeida
Esta hipótese poderá ser dividida em duas sub hipóteses. A primeira é o internacional Português vir a ocupar a posição de lateral direito, fazendo subir o uruguaio Maxi para médio-ala/extremo direito. Seria uma opção ao estilo de Pep Guardiola, conforme posicionou Phillip Lahm no último encontro da Liga dos Campeões frente ao Porto. A segunda sub hipótese é a de André Almeida jogar no meio-campo, tal como fez em Alvalade. Neste caso, isso significaria que seria o Pizzi a ir para extremo.

Hipótese 5: Mudança táctica
Esta será a hipótese que menos acredito que Jesus poderia apresentar. Sobretudo, depois do que disse na última conferência de imprensa. Se operasse uma mudança táctica no onze titular - por exemplo, jogando com apenas um avançado, num 4-2-3-1 - estaria a contrariar-se e isto poderia ser nefasto para o grupo de trabalho. No entanto, acredito que durante o jogo ele possa operar uma mudança táctica, tal como já ensaiou noutros tantos encontros.

3 comentários:

  1. Há males que vêm por bem. Penso que isso acarretará um fortalecimento do meio campo. Fejsa ou Ruben?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mudança táctica? Penso que seria um erro nesta altura... poderia passar a mensagem errada... mensagem de receio do adversário.

      Eliminar
    2. Apostarias na hipótese 3 que referi acima, ou na hipótese 5?

      Eliminar