20 abril 2015

Jonas Pistolas...


... ou Indiana Jonas?


Qualquer que seja a alcunha que se lhe queira dar, a verdade é que este brasileiro recrutado no fundo de desemprego de Valência está a ser claramente o melhor jogador e o melhor avançado da Liga Portuguesa esta temporada.

Com um início de 2015 em grande gás, está apenas atrás de: Messi (1º lugar com 16 jogos, 20 golos e 1395 minutos), de Harry Kane (2º lugar com 14 jogos, 15 golos e 1244 minutos) e de Griezman (3º lugar com 15 jogos, 14 golos e 1094 minutos), tendo o mesmo número de jogos e golos que o avançado do Atlético de Madrid, perdendo para este em termos de minutos jogados (o brasileiro contabiliza mais tempo de jogo: 1297 minutos). Mesmo assim, o camisola 17 encarnado está à frente do melhor jogador do mundo, o português Cristiano Ronaldo, que embora tenha o mesmo número de jogos e golos, tem ainda mais tempo de jogo (1342 minutos). Ou seja, a performance do brasileiro está entre os melhores dos melhores campeonatos do mundo.

No entanto, em Portugal, continua apenas a 1 golo da liderança dos melhores marcadores da 1ª Liga, que pertence ao portista Jackson Martinez (17 golos em 25 jogos enquanto Jonas contabiliza 16 golos em 22 jogos). O jogador encarnado tem melhor racio golo por jogo que o portista, assim como demora menos tempo a balançar as redes que o internacional colombiano (111 minutos contra 124 minutos do Jackson). Assim sendo, será assim tão impossível voltarmos a ter o melhor marcador do campeonato um jogador do Benfica? Notar que isto pode acontecer já na próxima jornada...

Uma outra curiosidade, sabiam que se o Jonas for o melhor goleador da 1ª Liga, pode juntar ainda o título de melhor marcador da Taça de Portugal (é actualmente líder com 6 golos embora o Benfica já tenha saído de competição) e o de melhor marcador da Taça da Liga Portuguesa (é actualmente líder com 4 golos e ainda falta-lhe disputar as meias-finais e a final da competição), tudo isto na mesma temporada?! Quantos jogadores conseguiram esse feito no futebol luso? Penso que nenhum (a Taça da Liga é uma competição muito recente)...

São estes os grandes desafios do camisola 17. Uma época de sonho e de certa forma de redenção. Contudo, algumas questões ficam a pairar... Será que o Jonas está a jogar apenas para a renovação do contrato? Como será o desempenho do brasileiro quando na próxima temporada tiver que jogar 3 vezes por semana? Será que terá estofo?

De qualquer modo, uma coisa é certa, Jonas é claramente o melhor avançado do campeonato português, qualquer que seja o prisma que se tente fazer a análise:
- os números dizem que sim
- a análise técnica e táctica também diz que sim
- a análise física idem aspas
- a análise financeira então... é a "pechincha" da temporada!

2 comentários:

  1. Eu ia para o Indiana Jonas, é mais sonante!
    Ou como era chamado no Brasil:Detonador.

    Avante pelo Benfica!

    ResponderEliminar