31 janeiro 2019

Neste mercado de inverno...


... com o Raúl Silva.


A questão para o Benfica neste mercado de inverno é simples: precisamos de resolver o problema defensivo, o problema ofensivo e a melhoria da qualidade de construção de jogo, pelo que falta saber quem poderemos ir buscar ao mercado, que possa entrar de imediato na equipa, trazer valor, mas sem criar muita instabilidade no grupo? Ah! E, não esquecer no factor custo...


Pois é, meus caros, só vejo um nome: o Raúl Silva. O central brasileiro é o jogador que realmente precisamos. Do ponto de vista físico, é um central muito robusto (1,91m) e muito rápido, sentido-se confortável por disputar lances com jogadores como Marega e Bas Dost, mas também com os meias-lecas armados em Maradonas que possam tentar querer entrar na zona defensiva. É um central agressivo e muito proactivo, pelo que ajuda a concretizar a ideia de jogo de uma linha defensiva muito subida no terreno. Depois, em termos técnicos, é um jogador brasileiro daqueles que trata por tu e por redondinha o esférico de jogo. E, não esquecer aquele pé canhoto (já sabem que há muito que ambiciono ter um central esquerdino), que facilita e de que maneira a construção de jogo pelo lado esquerdo da nossa defesa. Referir que tem algo de David Luiz, na forma como sai das zonas de pressão e dribla um ou dois adversários antes de meter com régua e esquadro para o companheiro de ataque. Se já faz isso num Sporting de Braga, nem quero imaginar o sucesso que terá com a qualidade que temos na Luz. E, em termos ofensivos, o Raúl é um central goleador. Quer seja no aproveitamento de bolas paradas através do seu exímio jogo de cabeça, quer seja através de livres directos, quer seja de penetrações na grande área adversária à Beckenbauer. E, tudo isto por 5M€, preço de etiqueta. Estão à espera do quê?!


Para rodar com o Jardel, dando tempo e espaço para que Conti se redimie da imagem que nos deu na primeira parte desta época, tenho a certeza que seria a melhor contratação do mercado de inverno em Portugal e, quiçá para nós, da Europa.


20 comentários:

  1. Com Ruben (1,87), Jardel (1,92), Conti (1,92), Lema (1,90) ? e Ferro (1,92) não precisamos de mais defesas. Ainda temos o Kalaica (1,95) para o ano.
    É dar jogos aos menos rotinados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nenhum deles tem o que referi no texto. Mas, também, de nada serve porque acabamos por não comprar ninguém.

      Eliminar
    2. Este anónimo não pode ser Benfiquista.
      Na linha defensiva do Benfica não há um jogador que tivesse lugar no porto. Já nem falo no Braga...

      Eliminar
    3. Tivesses o VAR do nosso lado e podias meter a defesa da equipa B contra o ataque do Liverpool e também dirias isso da nossa defesa.

      😜

      Eliminar
  2. Isto era se a nossa gestão desportiva fosse boa...

    Mas na realidade ou há incompetência larvar ou sabotagem deliberada. O último disparate é digno de um sketch de Monty Python: de 5 avançados para 1 lugar no onze, em 433, passámos para 3 avançados para 2 lugares no onze, em 442!?! Sendo que um dos três (Jonas) tem estado quase sempre indisponível nesta época! O absurdo excesso depois do mercado de Verão foi 'corrigido' com uma igualmente absurda insuficiência no mercado de Inverno!...

    Isto o que era giro era o Presidente de uma SAD cujo core business é o futebol perceber alguma coisa de futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se a gestão desportiva está assim tão má. Pelo menos, era o que eu faria no lugar do Lage, do director desportivo e até do Rui Costa.

      Entretanto, para estas saídas, o Benfica subiu 4 da equipa B: Zoblin, Ferro, Florentino e Jota. Acredito que o Lage acredite que estes miúdos estejam à altura dos compromissos que restam até ao final da temporada.

      Eu tentaria um compromisso. Por exemplo, não acredito que o Ferro esteja preparado para o desafio de não falhar em qualquer do jogo que entre, apesar da vantagem que tem em termos de comunicação com Rúben Dias, fruto de épocas nos escalões jovens juntos. Preferia contratar o Raúl Silva, até porque desfalcava de certa maneira o Sporting de Braga. Era capaz de envolver o empréstimo do Ferro para este começar a acumular minutos numa 1ª liga.

      Quanto aos avançados é uma falsa questão. Já não se formam extremos puros. Formam-se avançados interiores. Basta olharmos para os melhores avançados mundiais do momento, para percebermos que todos eles fizeram formação nessa posição: Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar, Salah, Firmino, Suarez, Müller, Reus, Marega, Raúl Jiménez,... como tal, temos o Seferovic, o Jonas e o João Félix, mas temos também, o Salvio e, agora, o Jota, para não falar no Paulo Henrique que chegou agora do Leixões e tem dado muito boas indicações. Depois, temos de entender que o 4-4-2 poderá não ser sempre o sistema a utilizar. Facilmente se passa de um 4-4-2 para um 4-2-3-1, sobretudo, pela forma como o Lage tem trabalhado a dupla de meio-campo (quase como um duplo pivô).

      Por fim, penso que acabámos por resolver um problema que vínhamos a criar ao longo dos últimos tempos: excesso de jogadores. Não é possível trabalhar bem com um plantel tão extenso. Não é possível um treinador dar atenção ao desenvolvimento dos jogadores com tantos atletas.

      Esse é um dos motivos pelo qual o Guardiola, o Klopp e outros treinadores de topo preferem apenas ter 2 opções por posição e apenas mais um punhado diminuto de juventude.

      A minha preocupação, neste momento, é que temos Svilar, Rúben Dias, Conti, Yuri Ribeiro, Gedson e João Félix para serem trabalhados arduamente. E, agora, temos mais estes 4... muita gente, para a exigência de uma segunda metade de temporada que se quer imaculada.

      Eliminar
    2. Eu também achava que era importante emagrecer o plantel, e escrevi noutros sítios que antes de eventuais reforços, teria que haver saídas. Mas nós não emagrecemos o plantel significativamente porque saíram 5 e entraram 4! O problema de excesso de jogadores mantém-se. Já espreitei o teu post seguinte e no plantel que lá puseste no fim, faltam os 4 que vieram da equipa B e o Lema...não se resolveu o problema de excesso de jogadores, simplesmente trocou-se jogadores experientes, contratados no Verão passado, por jogadores da formação, vindos da equipa B no mercado de Inverno.

      Espero bem que tenhas razão com essa de ser uma falsa questão a falta de avançados-centro para o 4x4x2, mas duvido. Está visto que Jonas esta época não conta, mesmo com a adaptação de Salvio à linha avançada parece-me pouco. Isto para não falar do que será, agora que já aproveitamos o espaço entre-linhas no corredor central do último terço, pôr ali o Salvio com a sua leitura de jogo e a sua tomada de decisão...ele pode resultar se for o Seferovic, não se for o João Félix. Tem que ser o primeiro avançado e ficar reservado para o ataque à profundidade e finalização, além de abrir espaço arrastando marcações. E mesmo assim, não deixa de ser uma adaptação...se não perdemos valor na frente quando sai um ponta de lança experiente da craveira do Ferreyra e entra o Salvio adaptado a uma posição que nunca foi a dele, eu vou ali e já venho...

      Eu li bem: tu incluíste o Marega na lista dos "melhores avançados mundiais do momento"??? Já nem falo do Jimenez, que sendo muito mais jogador que o Marega, está muito longe dos outros que enumeras...o Marega??? Não só não é um dos melhores do mundo neste momento, como é dos piores avançados que já vi no Fruta Corrupção Pancadaria! Quem já teve Falcões, Lisandros, Jacksons, agora tem Soares e Maregas, enfim...

      Eliminar
    3. Já o teu comentário ali em cima sobre o VAR, não podia subscrever mais! Tenho por princípio tentar falar só do jogo jogado, mas o Apito Dourado 2.0 é tão obscenamente descarado que se tornaria obsceno ignorar. O resultado oficial do último clássico é a maior mentira que vi em jogos grandes do futebol português - e vai para 4 décadas que o acompanho. Uma vitória nossa por 2-1 foi transformada numa derrota por 3-1, com interferência directa da (vídeo)arbitragem em 3 (TRÊS!) golos! Qual América Latina, qual quê...

      Eliminar
    4. O Jonas tem contado esta temporada. Agora o seu estado físico é algo que não podemos controlar. A meu ver, ter o Jonas no banco pronto a entrar ao minuto 60 para trocar ora com o Félix, ora com o Seferovic, é mais do que o suficiente, tal como ter o Salvio. Engraçado que são dois grandes jogadores que continuam na Luz porque fisicamente têm limitações que não os permitem competir em equipas de campeonatos bem mais competitivos.

      Quanto ao emagrecimento do plantel, o que houve foi a inscrição dos 4 miúdos como jogadores da equipa principal. Duvido muito que os 4 treinam continuamente com a equipa principal. Acredito mais, que caso um Salvio se lesione, o Jota comece a treinar com a equipa principal, o mesmo acontecendo para os restantes jovens. Caso contrário, será uma má decisão, pois os miúdos precisam é de jogar neste momento. A vantagem nestas saídas e entradas, é que o Lage já leva 6 meses de trabalho com estes 4, mais até do que com os jogadores da equipa principal, o que pode facilitar a integração quando surgir a oportunidade.

      A lista não é dos melhores avançados do mundo. A lista é dos avançados que estão a dar cartas neste momento e quer se goste ou não o Marega é um deles. Aliás, nem sequer estaríamos a falar do Marega agora, se o Benfica do Rui Vitória tivesse feito o mesmo com o Raúl Jiménez. A ideia foi explicar que os pontas-de-lança já não existem nas ideias de jogo mais fascinantes do mundo futebolístico. Basta olharmos para as grandes equipas e vermos de onde surgem os melhores avançados.

      Eliminar
    5. BP, não é apenas o VAR. É também a comunicação social, que mais não funciona que um canal de vendas para a indústria que está por detrás do financiamento de equipas como o Porto, o Sporting, o Portimonenses, o Feirense, o Estoril, etc.

      Eliminar
    6. É mais do que suficiente SE o Jonas estiver disponível para entrar aos 60 minutos (tem estado quase sempre indisponível, seja por problemas físicos ou outro tipo de problemas...) e SE o João Félix E o Seferovic não estiverem lesionados ou castigados. O pior é se alguma das muitas condições não se verifica...

      Tu duvidas e eu espero que venhas a ter razões para o fazer. Mas até prova em contrário, temos que presumir que é verdade o que foi anunciado oficialmente: que aqueles 4 foram integrados no plantel da equipa principal...repara que não foi anunciado que ficam os 4 na equipa B, sinalizados pela estrutura para pontualmente subirem à equipa principal, exclusivamente em caso de necessidade. Isso não é o que foi anunciado: é o que tu querias que tivesse sido anunciado...vem-me à cabeça um tal de wishful thinking ;-)

      Eu percebi a tua tese genérica, e até acho que está bem explanada e que é pertinente - ou, pelo menos, interessante. Mas a aplicação dessa tese genérica ao contexto particular do nosso plantel actual é desadequada, quanto a mim. Porque neste contexto a particularidade é estarmos a falar do Salvio, que ironicamente é um dos exemplos de extremos que, por mais que o ambiente e o treino sejam de avançado interior (admitamos em abstracto, embora não tenha sido o caso de Salvio no Benfica - tanto JJ como RV sempre pediram dele que fosse extremo puro), continua a marrar no velho paradigma do extremo puro como se não houvesse amanhã...além de que comparar a inteligência de jogo e a qualidade da decisão do Salvio com as que têm a maioria dos jogadores que enumeraste, só mesmo por brincadeira!...

      Eliminar
    7. Claro que sim, PP! Mas quem disse que era só o VAR? Eu não fui de certeza. Limitei-me a comentar um comentário teu, que era só sobre o VAR - para o subscrever completamente, aliás.

      Cofina, Impresa, Media Capital - é fazer as contas, como dizia o outro...

      Eliminar
    8. Se o Jonas não estiver disponível tens o Salvio. Se este não estiver disponível tens o Jota. 😉

      Eliminar
    9. Não acho que tenha de vir anunciado o quer que seja. Hoje em dia quer-se quase mandar no clube de fora para dentro e isso não pode ocorrer. Os juízos de valor face às decisões do Benfica são sempre discrecionadas pelos me(r)dia. Tal não acontece com outros clubes. E não é apenas porque não vendem. É porque os desportivos são veículos controlados pela aliança Porto-Sporting.

      Eliminar
    10. Se o Salvio passar a participar no jogo na 2ª para a 3ª fase e não na 2ª fase, irás ter outra opinião sobre a tomada de decisão e importância do jogo do Salvio. 😉

      Eliminar
    11. Sobre os me(r)dia, apenas dizer o seguinte: e ainda o Porto e o Sporting dizem que jogam contra tudo e contra todos... É só para rir!!!

      Eliminar
    12. Então estás de acordo comigo quanto ao Salvio: reservado para a última fase, de preparação da finalização e finalização...;-) e isso implica que a posição dele tem que ser a de primeiro avançado - se for a de segundo, vai participar demasiado nas fases a montante da finalização, e isso sabemos por experiência própria no que dá: perda de bola e contra-ataque para o adversário...;-)

      Eliminar
    13. Eles como só vêem Benfica, pensam Benfica e sentem Benfica, chamam de "tudo e todos" ao jornal "O Benfica" e à BTV! 😉😂

      Eliminar
    14. Os nossos avançados são ambos primeiro e segundos avançados. É importante isso para a gestão de esforço e a variabilidade atacante. 😉

      O Salvio é bom no último passe, na finalização e no um contra um. Como médio-ala, muitas vezes força é o um contra dois ou contra três. Para mim, esse é o seu pior erro: o de avaliar uma situação de um contra um, contra um contra dois ou três.
      😉

      Eliminar
    15. Sinceramente, chegam a tirar a paciência a um santo. Mas, temos de ser superiores. A melhor resposta é sempre com humor, mas melhor que esta é continuarmos a vencer mesmo com toda esta pressão.

      Eliminar