09 janeiro 2019

Mais do mesmo ou...



... é mesmo (o primeiro) reforço para o Benfica 2019/20?

A contratação do Caio Lucas, um autêntico craque, daqueles que trazem magia, malabarismo, fantasia, nota artística, técnica, alegria,... aceleração e velocidade a qualquer equipa, não será portanto, questionada. No entanto, não deixo de ter um sentimento agridoce com esta aquisição. O valor é inegável. Contudo, ele vem para uma posição onde neste momento temos: Salvio e Rafa (na equipa principal) e, Willock, Jota e Rodrigo Conceição (na equipa B e nos sub23). E, isto sem contar que temos ainda sob contrato o André "La Culebra" Carrillo, que se encontra emprestado ao Al-Hilal e o miúdo Diogo Gonçalves que também está emprestado (ao Nottingham Forest).



É muita gente... Por mais que digam que talento a mais nunca não é um problema, eu penso que a este nível começa a ser um problema, até porque o treinador deverá querer ver e estar com os jogadores tornando dessa forma a pré-época numa espécie de maratona de treinos de captação, quando na realidade deveria ser para focar os jogadores na ideia de jogo que se pretende para a equipa. E, mesmo que por exemplo, se venda o Carrillo, ou se adapta o Salvio e o Diogo Gonçalves a lateral direito, temos ainda o Willock, o Jota e o Rodrigo Conceição, para além do Rafa. Este último foi a contratação mais cara entre clubes do futebol português e, depois de um ano de adaptação, o internacional português começa a ter números que sustentam uma explosão na performance e consequentemente a ascensão a titular.



Depois sobra uma outra vaga, que a meu ver, tendo a formação um jogador como o Jota, cujo futuro será de um jogador de classe mundial, para competir como melhor jogador do mundo, se não apostar-se no miúdo será quase um crime. Quanto ao Willock, sendo inglês e com as boas relações que o Benfica tem com os clubes britânicos, advinho o seu regresso à ilha, quer seja por empréstimo, quer seja por venda definitiva. Já, quanto ao filho do treinador do Porto, penso que subirá à equipa B e a partir daí fará o percurso que o Jota tem vindo a fazer esta temporada.



Portanto, deste leque de jogadores, consigo arrumá-los e arranjar as duas escolhas para a posição de extremo destro (que podem jogar tanto na ala direita como extremo "puro", como na ala esquerda como "falso" extremo) para a próxima temporada. Contudo, com esta contratação do Caio Lucas, ficamos novamente com um excedente de extremos destros. Eu entendo que devemos aproveitar as oportunidades que o mercado nos concede, mas se calhar os recursos financeiros que foram esgotados no Caio, poderão vir a ser necessários noutros jogadores para posições mais importantes para nós.



Por exemplo, preferia que contratássemos ou assegurássemos um Pedrinho, um jovem extremo canhoto, também ele fantasista e com a capacidade de jogar em ambas as faixas. Este jovem extremo do Corinthians poderia ser a solução ideal para um substituto de um Zivkovic, também ele canhoto. O sérvio seria o titular na próxima temporada (estou aqui a considerar o recuo do Cervi para lateral esquerdo, caso Alex Grimaldo saia no defeso de verão). Verdade que seria uma contratação dispendiosa, da ordem dos várias dezenas de milhões de euros, mas é daqueles jogadores que se paga com ingressos, números, títulos e venda recorde (para além de satisfazer a entourage desta indústria, i.e., os empresários).





28 comentários:

  1. Muito bem, PP! Subscrevo tudo.

    Se há lei natural imutável nesta vida, é que o Benfica contrata extremos!...Podemos já ter oito ou nove, e faltar-nos até titulares decentes para outras posições, não interessa: é extremos que compramos. Já chateia! É mais uma prova que no Benfica só há política financeira de aproveitamento do mercado, não há verdadeira política desportiva...

    Já estou mesmo a ver como me vou sentir quando o Ziv ou o Rafa saírem do Benfica sem se terem imposto como titulares indiscutíveis...isto para não falar do Jota, que como muito bem dizes, será criminoso não aproveitar (embora já saibamos que, se o aproveitarmos, aquele bloguista encarnado, um tal de PP - não sei se conheces - vai criticar por ele não ter ainda maturidade suficiente! :-D)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi agora o vídeo do Pedrinho e fiquei obeso imediatamente, de tanto chocolate!

      Era um Di Maria, all over again - ainda hoje me arrepio quando me lembro de certos lances do Angelito, como aquele golo de letra em corrida, de fora de área, à saída do guarda-redes, depois de ter arrancado do meio-campo e sentado duas vezes o mesmo adversário, a segunda das quais com um túnel, depois do desgraçado ter recuperado do primeiro nó com um sprint desesperado! Lembras-te? Acho que foi contra o AEK, na Luz...

      PS. Subscrevo os parabéns do RB pela nova imagem de cabeçalho! Perfeita!

      Eliminar
    2. Se não te lembras, aqui fica esse "golo do ano":

      https://m.youtube.com/watch?v=aTZzn2NsMVw

      Ao rever o lance, constatei que a minha memória ainda engrandeceu mais o lance...🤗 Afinal não arrancou do meio-campo com a bola e "só" sentou o adversário uma vez...armadilhas da memória humana e da idolatria ;-)

      Eliminar
    3. Longe disso BP. O Jota é um jogador diferenciado. No Brasil já seria titular indiscutível na equipa principal de um grande clube. É talento natural e tem a mentalidade competitiva para agarrar já o futebol profissional. Ele quer ser o melhor e faz tudo para o ser-lo.

      Eliminar
    4. O Pedrinho é chocolate. É daqueles que ficaria cá no máximo 2 temporadas e sairia não apenas com títulos mas como maior venda do futebol português. O contrato dele termina em 2020... Este é daqueles que não me importo que venha e que o passe seja repartido por mais do que um fundo. É um "game changer". Tem tudo.

      Esse golo foi sim com o AEK e com o Maradona na bancada a ver (era o seleccionador argentino naquela altura).

      Finalmente, o reconhecimento pelo novo cabeçalho!!! Estava a ver que não...

      ;P

      Eliminar
  2. Podes tirar o Diogo dessa lista de extremos, porque "cláusulas" e tal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dava um belo lateral direito. E caso o Samaris saísse, mudaria o André Almeida para o centro da defesa.

      Eliminar
    2. Tens qualidade nos plantéis que não justificam minimamente essa adptaçao.

      Eliminar
    3. Quem? O Conti? O Lema? O Ferro? São tudo centrais de raiz. Habituados a jogar em contenção e sem bola. Para ganharmos mais um jogador de construção na primeira fase de construção, temos que optar por jogadores com outro tipo de perfil.

      Eliminar
    4. Sim o Conti e o Ferro. Se arranjares um conveniente LD o Almeida fica livre para, por exemplo, ser uma alternativa ao Fejsa, posição que já fez. Ou para obrigar o Yuri a fazer pela vida, posição que já fez. Almeida, sem ser vistoso, tem uma ética de trabalho que lhe permite fazer muita coisa, portanto não falo de ele ser incapaz. O que digo é que há posições onde faltam claramente opções, gente para ser trabalhada, que não a posição de DC.

      E como o passado, ou outras paragens, já nos mostraram, mesmo DCs podem aprender a jogar de formas diferentes. Haja é um treinador para isso.

      Eliminar
    5. O Conti e o Ferro dificilmente serão jogadores para o nível do Benfica. Vê o jogo da equipa B frente à congénere do Vitória de Guimarães e vê como o Ferro é totalmente batido em termos de posicionamento, em termos físicos (explosão e velocidade) no controlo da profundidade e depois no desarme no um contra um com o avançado do Vitória.

      O Almeida seria um excelente central, porque é muito certinho. É um jogador "italiano" se é que me faço entender com isso.

      Para a posição de defesa central, numa equipa como o Benfica, só precisamos de um central de raíz. O outro parceiro deve ser ou um médio, ou um defesa lateral, por causa da fase de construção e na transição defensiva.

      Eliminar
  3. Resumindo, Diogo Gonçalves, Carrillo não têm qualidade para jogar no Benfica. Serão vendidos. Valem 30M.
    Conceição? Tem 19 anos acabados de fazer. Muito verde e duvido muito que dentro de 2 anos a fúria que mostra hoje, que herdou, seja relevante ou suficiente no futuro. Tecnicamente fraco. Irá ser emprestado e depois desaparece.

    Jota sim, tem futuro no Benfica.
    Willock também. Não sei é se será em Portugal.

    Rafa é para ficar. Grande jogador, diferente dos outros.


    "os recursos financeiros que foram esgotados no Caio, poderão vir a ser necessários noutros jogadores para posições mais importantes para nós."
    Isto é a brincar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Diogo para extremo de equipa grande falta-lhe mais postura. Agora a lateral direito...

      Os recursos financeiros do Benfica não são ilimitados. Oferecer um vencimento de 1,5M€/ano limpos, fora os prémios de assinatura, para um jogador na qual há cobertura com jogadores actuais, não sei não...

      Verdade que depois podem sempre emprestar, mas numa urgência ficamos sem dinheiro para um compra realmente necessária.

      Eliminar
    2. «"os recursos financeiros que foram esgotados no Caio, poderão vir a ser necessários noutros jogadores para posições mais importantes para nós."
      Isto é a brincar?»

      Não há brincadeira nenhuma. Bons ou maus não faltam extremos no plantel. Se tirássemos os maus, os bons até poderiam vir a ser muito bons.

      Agora vamos ver as opções para LD, LE e MD. Onde estão essas paletes de reforços? Não são necessários?

      Eliminar
    3. LD: Diogo Gonçalves e Salvio.

      LE: Yuri Ribeiro e Cervi.

      Eliminar
    4. Como o PP ilustra, há tantos extremos no plantel que para se arranjarem laterais temos de ver quais os que podem adaptados.

      Claro que o PP acha que o Diogo Gonçalves não foi vendido, mas nós perdoamos-lhe isso.

      Eliminar
    5. O Diogo não tem jogado no Forest. Acredito que não exerçam a cláusula de compra, por isso estou a fazê-lo regressar na próxima época.

      Em vez de estar a comprar laterais duvidosos, prefiro apostar nos extremos miúdos que sei que nunca farão uma grande carreira como extremos, mas que poderão fazer grandes carreiras como laterais, como o caso do Miguel, Nélson, Cancelo e Semedo.

      Eliminar
    6. Não jogar no primeiro clube do carrossel nunca impediu que "as cláusulas" fossem pagas. O Cavaleiro teve problemas no Depor e não voltou...

      Eliminar
    7. True! Mas, enquanto no caso do Cavaleiro não havia espaço para ele, eu consigo encontrar espaço para o Diogo na próxima época.

      Eliminar
  4. Diogo Gonçalves tem qualidades para dar jogador. Seja a extremo ou lateral. É escolher o lado.

    Extremos, o Willock não me convence. Não acho que vá dar jogador para o Benfica. É um matulão com bons pés, mas falta as ganas, a rotação de um Félix, por exemplo. Falta-lhe o click de jogador líder. É demasiado complementar do jogo, em vez de principal.


    Ferro ou Kalaica. Ferro tem uma qualidade de passe fora do normal. Na sua idade, deve ser dos melhores da Europa, com os pés... mas de resto, fica muito a desejar. É muito mole, desatento, aceleração fraca...não acho que vá dar jogador para o Benfica.
    Ao contrário do Kalaica. É um jogador bem mais agressivo. Confio mt neste.

    PS: Deverias começar a fazer uma série a abordar miúdos da formação. Deves acompanhar. Seria bons temas de conversa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Diogo já tem 21 anos e como extremo é muito curtinho. Como lateral pode ser enorme.

      O Willock é claramente para depois ser vendido para a EPL. O Willock não é nenhum matulão, muito pelo contrário. É bem baixinho. E, depois, ele é falso extremo esquerdo.

      O Ferro terá uma carreira como um Pêpê. Poderá regressar mais tarde ao Benfica, mas neste momento não tem qualquer hipóteses de ficar no plantel da equipa principal a não ser por decreto.

      Eliminar
  5. Não sou grande fã do Rafa. É um jogador que nos está a enganar esta época. Os problemas dele, continuam todos lá. E problemas de decisão, afastar-lo-ão sempre do topo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sterling também tinha problemas de decisão, mas vê lá o que se tornou esta época.

      Pep effect? Talvez, mas sobretudo muito trabalho com o jogador. Para tal, é preciso haver tempo e não haver tanta escolha para o trabalho do treinador também ser focado.

      Eliminar
  6. Ziv é outra coisa. Um jogador que decide bem em 9/10 estará no topo em pouco tempo. Parece-me um pouco pesado. A rever.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 9/10?! Que exagero... O Zivkovic será um jogador ao nível do Shakiri e do Tadic. É outro que precisa de ser puxado. Ele e o Rafa seriam os meus projectos principais para as alas na próxima temporada.

      Eliminar
    2. E merecem ser os projectos. Estou de acordo. Por isso, é que esta contratação, como referes, não se compreende. Veremos quem vai sair.

      Eliminar
    3. Eu posso compreendê-la numa óptica de negócio e de criação de vantagem junto de outros parceiros (clubes e empresários). Por outro lado, esta contratação é para jogar pelo seguro, ou seja, se amanhã surgir uma proposta pelo Rafa de 40M€, será irrecusável, penso e assim temos um jogador para entrar logo.

      Eliminar
  7. Dom Salvio e Cervi no banco ao segundo jogo, Ziv titular, João Félix e Seferovic de novo na frente!

    Muitas melhorias a defender e a atacar...o Benfica voltou a ser Benfica! Dinâmica dentro-fora, jogadas de envolvimento a um-dois toques, associações constantes, criatividade e inteligência. Sobretudo, um jogo muito mais colectivo e muito mais ofensivo.

    Que saudades de ver o Benfica a falhar goleadas contra equipas pequenas por querer adornar os lances e dar espectáculo, sentindo o jogo na mão!...é um bocadinho diferente de levar banhos de bola e sofrer aos dois e aos trés golos de rajada dessas equipas pequenas, parecendo que não...

    Temos treinador.

    ResponderEliminar