19 agosto 2018

Um já está!


Faltam agora 2 ou 3 reforços?


Aqui está a aposta de risco e custo controlado de aumentar a qualidade do plantel encarnado. Através deste empréstimo de um ano, o Benfica consegue o concurso de um internacional A, que foi internacional em todos os escalões jovens, da actual campeã mundial, a França. Fruto da prestigiada academia Clairefontaine, foi ao serviço do Lille do "Louco" Bielsa que deu um verdadeiro salto a nível do futebol sénior.  Salto esse que lhe abriu as portas à liga espanhola por intermédio da equipa sevilhana. Ao serviço do Sevilla estava a ter uma boa época até à lesão que o impediu de jogar desde o início deste ano. Devido a uma reformulação do modelo de jogo sevilhano, mas também graças a dois pesos pesados locais como são Jesús Navas e Aleix Vidal e que jogam como carriello no actual 3-4-3 andaluz, o recém recuperado Corchia perde espaço e sendo um jogador de qualidade precisa de estar a jogar. Neste contexto, penso que a contratação é perfeita para todas as partes: para o Benfica porque garante uma alternativa de qualidade para competir com o André Almeida, para o jogador porque poderá ter mais hipóteses de jogar regularmente e para o Sevilla que não vê um jogador insatisfeito e a desvalorizar rapidamente, por ficar parado.



Agora, atenção para não se fazer com o Sébastian o mesmo que foi feito com o Douglas a época passada. Se é verdade que o brasileiro emprestado pelo Barcelona aparentava não ter tanta qualidade como poderia prever-se, também não é menos verdade que quando jogou com mais regularidade começava a dar sinais de que iria engatar. Isto remeteu-me para pensar até que ponto ele não jogou mais por causa do contrato que previa que se jogasse um certo número de jogos obrigaria o Benfica a contratá-lo? Espero que se isso aconteceu, que não se repita aqui com o lateral francês. É que a gestão desportiva de uma equipa de nível de Champions não se coaduna com este tipo de negócios.



Mas, que tipo de lateral é o Corchia? Na minha óptica é um lateral completo, apesar de não ter uma dimensão física fora-de-série (1,75m). O internacional francês, que tem duplo passaporte franco-italiano, é admirador confesso de Dani Alves e de Phillip Lahm. Há pois uma referência clara a estes dois jogadores quer em termos ofensivos, quer em termos defensivos, uma vez que sabe muito bem posicionar-se e movimentar-se tanto em termos verticais exterior (como o lateral brasileiro é exímio) como interior (tal como o lateral alemão ficou conhecido). Tacticamente, sempre foi um jogador maduro e, tecnicamente, é um jogador que pauta pela sua qualidade de passe, de remate e de tomada de decisão. Acredito que se lhe for dada a oportunidade de jogar 5 jogos consecutivos que o André Almeida vai ter que colocar o seu melhor jogo nos treinos. Mas, com uma época que se avizinha tão longa, devido à reconquista de todos os títulos em todas as competições que estamos inseridos, penso que ambos terão oportunidades e a sua importância nos êxitos. Na minha opinião, vamos ter lateral para ser o que possui maior número de assistências para golo da temporada e até mesmo golos.







P.S.: Faltará agora mais 2 ou 3 reforços, mas para tal pergunto quem sairá da Luz? Samaris? Salvio? De qualquer maneira a sair, talvez pudesse sair o Samaris e fosse buscar o Ramires que acaba por ter perfil idêntico para as funções da posição do Gedson.

34 comentários:

  1. Quem disse que faltavam 2 ou 3 reforços? Não conseguem interpretar o português? Ouvem mal? Oiçam outra vez o que disse o Varandas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Varandas Fernandes:

      «Em relação ao Corchia, o processo ainda não está encerrado. Quando estiver, falaremos sobre ele. Está em curso e entregue ao presidente. A seu tempo, havendo um desfecho positivo, serão informados da aquisição do lateral-direito. Aliás, em relação a aquisições de jogadores há dois/três processos a decorrer. Há dois/três jogadores que podem fazer falta ao Sport Lisboa e Benfica e cuja aquisição pode acontecer.»

      Eliminar
    2. "Há dois/três processos a decorrer". Isto é, há processos a decorrer, entre eles o do Corchia que ainda não estava contratado, que poderão dar origem a 1 ou 2 contratações.
      Porque para contratar 2 jogadores tem de haver sempre, espero eu!, alguns processos abertos (mínimo de 2 por jogador).
      Foi assim que eu percebi.
      Eu suma, virá mais um, no máximo!!! Mas isso sou eu a interpretar e a ler nas entrelinhas.

      Eliminar
    3. Não queiras ser sabichão, porque ele é bastante claro: «Há dois/três jogadores que podem fazer falta ao Sport Lisboa e Benfica e cuja aquisição pode acontecer»

      Pessoalmente, só faz sentido mais um jogador, mesmo que saiam dois (Samaris e Salvio). Recordo que o Salvio vai para o último ano de contrato, assim como o Samaris.

      Se o grego sair, vejo com bons olhos o regresso do Ramires. E, se o argentino sair, que elevem o Jota à equipa principal e apostem definitivamente no Rafa.

      Eliminar
  2. Agora fiquei entusiasmado com este reforço! Tenho pena pelo André Almeida - eu e tu devemos ser os únicos benfiquistas que achamos que ele está feito um grande lateral direito :-D mas se ele for uma mistura das suas duas referências na posição, o Almeidão não tem hipótese!

    O Samaris pelo Ramires é trocar a lira italiana pela libra inglesa pré-Brexit! :-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto do Samaris. Gostava de o ver a jogar na posição do Gedson. Dá-me a ideia de que o Vitória nunca o viu ali. Mas, acredito que era capaz de fazer jogos jeitosos naquela posição. Agora, ele está a menos de 6 meses de poder assinar contrato por outro clube a custo 0 (o mesmo acontece para o Salvio). Face a isso um encaixe que desse para cobrir o investimento do Ramires era bem visto.

      Ou isso, ou renovação, empréstimo do Lema e recuo no terreno do Samaris para central.

      😉

      Eliminar
    2. Eu espero que depois da pausa das selecções este tipo seja titular indiscutível. Não que o conheça, não que ache o AA mau, mas pelo que o Benfica vai pagar pelo empréstimo ou é mesmo bom e vai ficar no fim do ano, ou pagar o que lhe pagamos para ser suplente do AA...

      Já disse noutro comentário que o AA precisa de concorrência de nível porque normalmente se nivela pela concorrência que tem. Este tipo para tirar o lugar vai ter de suar muito. Se for outro Douglas...

      Quanto a mais reforços, eu acho que é fundamental é honestidade com os adeptos. Se a ideia é abrir espaço aos jovens para poderem ir tendo espaço para brilharem, o plantel já está bom como está e talvez até demasiado populado em algumas áreas.

      Se for para fazer um all-in (com 12 meses de atraso) então se calhar mais um ou dois reforços, com para mim a lateral esquerda à cabeça, não se perdia nada.

      O Samaris gosto dele como pessoa, mas odeio o jogador que ele é. Pelo bem do balneário ficava. Pelo bem da equipa saía.


      E PP... Doseia os comentários que a este ritmo não consigo acompanhar! =P

      Eliminar
    3. Ah, sobre saídas: Svilar tem de ir rodar para uma equipa onde jogue. Não adianta ter um GR de 19 anos a fazer sombra a um de 21/23 se não vai evoluir. Ou desce à B ou vai emprestado. Luisão é caro demais para estar encostado, se quer ir para o Cruzeiro que vá andando, se é para assumir um cargo na "super"-estrutura que vá assumindo. Ou o Alfa vai jogar jogos das taças no lugar do Fejsa, apesar de nos últimos dois jogos não ter actuado nessa posição, ou continua a faltar um alter-Fejsa. Na frente é preciso perceber o que se vai pedir dos avançados. Se for para alinhar com o 442 em passando este período mais turbulento então Ferreyra, Castillo, Jonas e Esferovite deveriam chegar para as encomendas. Há a grande dúvida se o Suíço aceita ser a 4ª escolha e como RV vai resolver o "problema" Jonas (ou quanto tempo vai durar a "lesão"). Se calhar o Suíço prosseguia carreira noutro lado para abrir espaço a uma solução interna (Rafa ou Sálvio como avançado mais recuado?).

      Eliminar
    4. Gosto dessa ideia de dar jogos ao Corchia só pelo simples facto dele entrosar com os companheiros rapidamente. Para jogarmos ao sábado para o tugão e a meio da semana para a Champions, precisamos de ter dois jogadores para a posição. E, com um lateral esquerdo jovem como o Yuri Ribeiro no outro flanco, é importante ter qualidade como este Corchia.

      Não precisamos de ter mais jogadores. Na forma como desenhei o plantel, temos 2 jogadores por posição, mais um hibrido: o João Félix. O Lema emprestava, recuava o Samaris e contratava o Ramires por empréstimo durante uma época.

      Eliminar
    5. Em 4-4-2, o Castillo e o Ferreyra são compatíveis. Já se viu que o Nico gosta de combinar com os colegas e o "Fecundo" gosta de movimentar nos canais... Com médios e extremos que percebam isso e tenham qualidade criativa poderão ser tão ou mais fortes que no modelo actual.

      Acredito que só se aposte no 4-4-2 quando o Jonas regressar, porque o Jonas tem histórico que transmite confiança ao meio-campo para jogar em 4-4-2. Daí será mais fácil para o Vitória começar a construir e evoluir o modelo nesse sistema.

      Eliminar
    6. O Corchia tem de justificar o lugar. A bitola pode não estar ao nível Mundial, mas não está bem ao nível de chegar e pegar...

      «Não precisamos de ter mais jogadores» Pois não, assim haja capacidade de trabalhar o que se tem. É neste capítulo que tenho as minhas dúvidas. Não pude ver o jogo do Bessa, mas mais logo já vejo se as tão propaladas melhorias não foram um ar que se lhes deu.

      Em 442 qualquer combinação dos 4+2 avançados que temos é compatível, é o 433 que não permite isso. Claro que tudo depende do que se trabalha. Eu não sei se a lesão do Jonas não vai durar até as coisas começarem a ficar complicadas...

      Eliminar
    7. Só vai justificar o lugar se lhe derem oportunidade de jogar. É internacional A, não é um miúdo e tem conhecimento da posição, portanto, é apostar também nele para jogar. Óbvio que depois será o rendimento dele a fazer o resto, mas não é para fazer como fizeram com o Douglas, que só entrava quando o Almeida estava impedido de jogar.

      Estamos a trabalhar muito bem. Basta vermos o jogão que fizemos contra o PAOK na Luz, apesar do empate.

      O 4-3-3 permite a variação para o 4-4-2. Hoje o Rui Vitória já mostrou exactamente isso, com a inclusão do Zivkovic, que ao fugir para dentro libertava o Gedson para a ala e tinha depois uma segunda vaga com o Almeida a entrar pelo canal.

      Eliminar
    8. Vou pegar na tua frase sobre a forma de justificar lugares e acrescentar que, depois do jogo contra o PAOK não há motivo para tão cedo se ver um só extremo argentino a titular no Benfica.

      RV incrível a ler o jogo, para dizer o mínimo, incrível...

      E um azar do Karadas na frente. Entre Pizzi e Ferreyra foram 5 golos cantados... Aquela espécie de Marco Tabuadis que o PAOK tem... Fdx, que azia!

      Eliminar
    9. RB, as substituições do RV, sobretudo as trocas de extremos, não são em função de qualquer leitura de jogo, boa ou má: são em função da tabela Excel que ele tem com os minutos de consolação, perdão, de utilização dos extremos que não têm Red Pass Relvado - Ziv e Rafa...são substituições decorrentes da gestão de egos, não do rendimento efectivo ou do que o jogo precisa. Por isso vai tantas vezes contra a mais elementar leitura de jogo...o apogeu foi retirar o Rafa do Clássico do título do ano passado, numa segunda parte em que a nossa estratégia já era claramente o contra-ataque! Ontem foi só mais um episódio de uma novela de mediocridade que já enjoa mais do que os 'Morangos com Açúcar'.

      Eliminar
    10. Até parece que foi tudo um encanto ó RB. Se estás a falar do Zivkovic, olha que ele também teve muita má tomada de decisão em muitas jogadas.

      Mas, uma coisa é certa, o Zivko acaba por beneficiar muito das características do Gedson que tende a fugir de dentro para a ala, dando largura a esta.

      Contudo, falta ao camisola 17 mais presença nas zonas de finalização. Por isso é que no início da temporada gostava de ter mantido o Heriberto. Acho o jogador muito mais incisivo e objectivo no último terço do terreno.

      Eliminar
    11. Eu percebi a ideia do RV, BP. Agora uma coisa é a ideia e outra é ter capacidade para a executar. Acho que foi isso que faltou. Também é por isso mesmo que tenho criticado muito nos últimos jogos as nossas substituições pedindo mais tempo para os substitutos poderem entrosarem-se rapidamente. Acredito que muitos dos erros e do abaixamento da qualidade de jogo deveu-se exactamente a isso. Rafa não é o mesmo que o Zivkovic a jogar na ala direita.

      Depois, temos de entender uma coisa, com um Gedson mais desgastado, terias que gerir a sua condição. O ideal foi colocar o Rafa para podermos, a defender, ter um quinteto de meio-campo.

      O golo do PAOK foi caído literalmente dos céus. Aponto o desligar do chip competitivo do Gedson, do Pizzi e do Rafa nesse lance, em que ficaram parados a ver a bola cair na zona central.

      Eliminar
    12. Se percebeste a ideia de RV, por favor partilha. Eu posso partilhar qual acho que foi a ideia de RV: foi - como ele está sempre a dizer - refrescar aquela ala e compensar o Rafa por ter escolhido o Zivkovic para substituir o Salvio...

      Não tendo feito um jogo deslumbrante - longe disso - o Ziv estava a acrescentar muito mais valor ao colectivo do que o Cervi cabeça-no-chão...

      Eliminar
    13. Não foi para compensar o Rafa, mas sim gerir a condição do Salvio e premiar o trabalho do Rafa.

      A ideia era que a defender tivéssemos um meio-campo povoado com 5 jogadores. O plano de jogo foi idêntico ao do Fenerbahçe na Turquia. O resultado até foi o mesmo. Agora, o desperdício de golos durante toda a partida... tem de haver responsabilização.

      Repara no artigo que acabei de escrever. O City do Guardiola frente ao Burnley na época passada teve exactamente o mesmo problema que nós ontem. Ele não foi atrás do "Rafa" da equipa dele, porque também houve naquele jogo. Ele foi à procura do real mal daquele jogo: o desperdício no aproveitamento das jogadas de golo.

      Eliminar
    14. Referia-me à ideia de tirar o Ziv em vez do Cervi, para entrar o Rafa...

      Eliminar
    15. Dizer que Rui Vitória tem uma leitura incrível da situação é a alternativa mais simpática para o treinador.

      O Benfica não sofreu o golo por causa das substituições. Teve azar no lance como teve azar lá frente, quanto isso nada que o treinador possa fazer, não é sequer aquela coisa que alguns dizem de "ah as bolas paradas [defensivas]".

      No entanto o Benfica põe-se a jeito para sofrer aquele golo a partir do momento em que oferece metros ao adversário e lhe permite chegar cada vez mais perto da área. E isto tem a ver com duas coisas e que acontecem quase em simultâneo. A primeira é o cartão amarelo ao Gedson, a segunda a entrada do Warda.

      Gedson na segunda parte foi uma sombra do que mostrou na primeira parte e o treinador do PAOK viu isso e bem logo aos 5 minutos e reforçou aquela zona. O cartão amarelo simplesmente marcou o momento em que o puto rebenta psicologicamente e por acaso acontece mesmo antes da entrada do egípcio.

      RV e os seus adjuntos levam 15 minutos a perceber porque é que a equipa não só não avança, como ainda está a perder metros no terreno. E depois decidem tirar o único jogador que ainda era capaz de transportar a bola.

      Se assumirmos um cenário em que metemos o Rafa para aproveitar o balanço do PAOK e ao mesmo tempo explorar o lado esquerdo deles, então o jogador a sair teria de ser um do duo Cervi/Gedson com Ziv a ir para o lugar do que saísse.

      Quanto a mim, à entrada de Warda RV tinha de responder com Alfa no lugar de Gedson. E não 15 minutos depois. Se calhar 15 minutos depois lançava era o Rafa para o lugar do Cervi para o assalto final ao forte.

      Agora, quanto ao que se viu no resto, PP não percebo a tua campanha de relativização. Ziv teve más decisões? Teve. Teve um rácio de más decisões comparável ao do Sálvio? Longe, longe disso. E como é que foi aquela frase do Corchia... "Só justifica o lugar com minutos". Isto só é válido para os Red Passes ou é válido para os outros também? Porque sinceramente, o que eu vi do Félix, do Rafa e do Ziv diz-me que precisamos desesperadamente que estes sejam os titulares. Por um motivo muito simples que é, só nos poderemos lamentar de desperdício quando eles jogam, porque sem eles nem sequer ocasiões de golo temos para desperdiçar.

      Eliminar
    16. Ah, a alternativa menos simpática par RV é que Gedson tem de jogar a todo o custo os jogos inteiros. Gestão top de talento jovem... #sarcasmo

      Eliminar
    17. Concordo com a demora da reação da equipa técnica nas substituições. Isto tem de já estar previsto até porque é humano os jogadores neste início de temporada terem este nível de desgaste.

      Eliminar
    18. Primeiro é a demora depois a natureza das mesmas. Como diz o BP, isto às vezes parece planeado a priori e depois não há capacidade de ajustamento.

      Eliminar
    19. Exacto, RB. Não retiro uma linha ao que escrevi acima - gestão de egos no balneário é o critério máximo de RV para as decisões de substituições (sobretudo para os alas/extremos), e como tal elas já estão previamente alinhavadas - com muita 'determinação', naturalmente. Se o resultado está favorável, ele cumpre o guião fielmente, independentemente do rendimento que o jogador em causa está a ter ou do que o jogo está a pedir. Se o resultado está desfavorável, é vê-lo de olhar desesperado a pedir socorro ao adjunto...no estádio é muito evidente, na TV às vezes a realização é mais piedosa e não mostra esses momentos...

      Eliminar
    20. Ó RB, tu se tiveres experiência de treino, sabes que durante a semana vais treinando opções segundo um modelo de jogo que queres aplicar no jogo.

      Quando entra o Rafa e o Zivkovic para o lugar de Cervi e Salvio, respectivamente, é porque foram trabalhados para tal. Agora, se não rendem em campo, não é porque eles foram para o lugar errado. Foi sim, que eles não conseguiram desempenhar as funções que lhes pediram.

      Podemos dizer que há funções e posições nas quais os jogadores têm competências inatas, e neste caso, o Rafa e o Zivkovic foram colocados nessas posições e funções. Acontece que a falta de entrosamento com os restantes colegas, a falta de ritmo de jogo e muitas más decisões ditaram o desfecho muito perdulário e de desperdício. Por isso, é que é necessária exigência. É preciso sentirem a pressão.

      Eliminar
    21. Primeiro estás a assumir que foram trabalhados para tal. Lá está é a modalidade tentar racionalizar a coisa que acaba por ser simpática para RV. Segundo, eu não estou a dizer que fazia aquelas mudanças porque quem entrou (ainda estamos a falar do PAOK certo?) não rendeu. Eu faria aquela mudança porque quem estava em campo nao estava a conseguir "desempenhar as funções que [acho que] lhes pediram".

      Eliminar
    22. Claro que foram trabalhados para tal. Estamos a falar de futebol profissional. Nestas grandes equipas trabalham-se não apenas os titulares como todos os outros, fundamentalmente, nestes mesociclos de densidade elevada. É necessário ter alternativas a Cervi, Salvio e Ferreyra.

      Eliminar
    23. Gostava e ter o teu optimismo, mas «É necessário ter alternativas a Cervi, Salvio e Ferreyra», concordamos em concordar então?

      Eliminar
  3. Já foi operado... Acho que vai mudar de nome para corcheia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resta saber se foi daqueles azares que acontecem, ou se era um azar evitável.

      A verdade é que o dossier Lateral-Direito no Benfica continua a ter episódios dignos de clube de Distrital.

      Eliminar
    2. Clubes de distrital! Outro inteligente!
      Então para ti as roturas de ligamentos também são de clube de distrital!! Fiquei elucidado sobre a tua inteligência e conhecimentos!

      People! A melhor maneira de evitar problemas no menisco e roturas de ligamentos é ficarmos deitados e não nos mexermos.

      Se eu tivesse feito isso, não teria tido necessidade de fazer 3 artroscopias aos meus 2 joelhos (meniscos).
      Que burro que eu fui!!

      Eliminar
    3. Se tu quiseres e eu quiser somos dois inteligentes. Com a diferença que apesar de inteligente tu continuas analfabeto funcional. Ou se calhar não és assim tão inteligente uma vez que a raiz etimológica de inteligente vem de "ser capaz de ler para lá do que se vê".

      Bom resto de dia então!

      Eliminar
    4. E que tal falarmos de futebol e deixarmos os egos de parte, malta?

      ;)

      Eliminar