03 agosto 2018

Sabem quem eu vejo quando...


Um jogador com o potencial do Patrick Vieira.


Rui, aposta no Alfa para o meio-campo. Aposta sem medo! Este é daqueles que não engana e que se apostares nele, vai-te dar muito mais do que lhe pedes. O jovem de origem guineense chama-se Alfa Semedo e a meu ver é o nome perfeito para aquele que será o melhor médio-centro box-to-box nacional, pois será o jogador alfa naquela zona do terreno até ao final da temporada, se o Rui Vitória apostar nele. Mas, aposta não como médio-defensivo, mas sim como médio "8". Sem receios. Quer em 4-3-3, quer em 4-4-2, se bem que depois de se afirmar no onze titular vais perceber, Rui, que ele dominará o meio-campo praticamente sozinho.

Tal como o Patrick Vieira, o Alfa Semedo alia as características todas que se pede a um jogador de topo do meio-campo: é alto e com pés rápidos, agressivo mas com um temperamento calmo,... Falta apenas ser aposta de Rui Vitória. Recordo que o Vieira antes de sagrar-se aquela potência do meio-campo do Arsenal de Arsène Wenger, também andava ali meio perdido no Milan de Fabio Capello. Foi graças ao acreditar nas suas capacidades, pelo icónico treinador francês, que a carreira do Vieira somou sucesso após sucesso, tendo sido considerado um dos melhores médios box-to-box da história do futebol. Se ainda têm dúvidas, nada melhor que ouvirem o próprio Wenger a falar do Vieira, é tão isto!



6 comentários:

  1. Muitos golos e pouco do mais importante: a forma como Vieira transportava o jogo da defesa para a frente. Mas dá para ver como aquilo que o treinador "confiava" no jogador para fazer difere em muito daquilo que o Rui Carlos quer que os seus jogadores façam.

    E se quiseres acreditar que o Wenger só acreditava nos jogadores e depois ia beber águas a dar volta a rotundas, acredita. Se quiseres acreditar que aquilo vinha tudo do campo de treino e que o treino era importante, acreditas. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «a forma como Vieira transportava o jogo da defesa para a frente»
      Interrogo-me se tens visto os jogos do Benfica e com o Alfa Semedo em campo. Não é à toa que acaba por ser o jogador com mais remates do Benfica na ICC, incluindo todos os avançados utilizados e contando apenas os escassos minutos em campo.

      Não é à toa que é dos mais bem referenciados pelos jornalistas espanhóis que têm um olho mais clínico e mais independente do que os portugueses.

      A questão para o Alfa Semedo é exactamente essa: a de como o Rui Vitória o vê e que tipo de funções lhe confia no Benfica. Neste momento, claramente que o vê como opção ao Fejsa. Mas, até nisso ele tem dúvidas, pois quando o coloca em campo, não é para substituir o Fejsa. Primeiro, foi para substituir o Pizzi. Somente, frente ao Lyon foi para substituir o Fejsa e já sem Pizzi no campo e com Jonas, formou um meio-campo com o Gedson. O mais engraçado foi ver a dinâmica entre os dois e, ao contrário, do que estaríamos à espera, foi mais o Alfa a assumir as rédeas de coordenação do jogo a meio-campo, como box-to-box, do que propriamente o Gedson. Aqui percebe-se logo a energia e a força deste monstro. O mais interessante é que o Gedson até pareceu-me agradecer essa mudança de funções, aceitando-a naturalmente.

      Quanto ao Wenger e ao Vieira, há ali muito treino e trabalho como é óbvio, mas o fundamental para aquele sucesso foi o treinador ter desde logo visto o potencial do Vieira. Confesso que gostaria de saber o que o Capello pensava fazer do Vieira naquela altura no Milan. Muito provavelmente, via nele um novo Marcel Desailly.

      Eliminar
  2. O alfa tem de ser titular neste benfica, seja a substituir o fejsa ou a substituir outro medio. Para mim o maior problema do benfica é que tem muitos jogadores que não metem medo a ninguém. Com o futebol actual não dá para ter uma equipa tão pouco agressiva. Na esquerda jogas com grimaldo e cervi depois tens pizzi talvez gedson e o avançado que pela pre epoca deve ser o ferreyra, são muitos jogadores que perdem 90% dos duelos individuais.
    Eu apostava num meio campo com fejsa alfa(este a controlar as subidas fo grimaldo e nesmo em ataque ajudar) e pizzi na frente destes 3 era zivkovic(erro ter saido o raul, era aqui que ele devia ter jogado) salvio e ferreyra.

    Abraço ,
    Mouse

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também considero um erro a saída do Raul...

      😉

      Eliminar