17 agosto 2018

O mantra do Rui...


... numa só jogada.


Muitas têm sido as críticas à forma de jogar da equipa encarnada. Eu próprio, aqui no blogue tenho-as feito, se bem que de forma construtiva. Faço-as porque vejo muita margem para melhorar e evoluir. No entanto, todos nós devemos ter a consciência que "Roma e Pavia, não foram feitas num dia". Por outras palavras, há pormenores do modelo de jogo de Rui Vitória que irão com certeza evoluir nos próximos tempos, pelo que não se pode exigir tudo e mais alguma coisa neste momento precoce da temporada. Mas, atenção! Também não podemos contentar-nos com o que atingimos neste momento. Devemos sim, elogiar o que de bom está a ser feito e basear-nos neste sucesso para planear o futuro. É por este motivo que vos trago esta jogada, em que o mantra que Rui Vitória se referiu no início da temporada (e que vos recordo no vídeo seguinte), é tão bem demonstrado: «atrair, libertar espaço e acelerar».


Acredito que os próximos passos serão o envolvimento do corredor central e a melhoria da tomada de decisão. Penso, que o primeiro evoluirá naturalmente com o crescimento táctico do Gedson Fernandes na equipa. Por outro lado, o regresso do Jonas irá também contribuir imenso, tal como ocorreu noutras temporadas, em que a ligação Pizzi-Jonas foi muito importante. E, quanto à tomada de decisão, ultrapassada esta fase de início de temporada em que muitos jogadores colocam ainda o individual à frente do colectivo, por vezes sem intenção, mas como reflexo da competitividade interna pela luta da titularidade. Será, portanto, essencial serenar as hostes, referindo-se aos vários objectivos de (re)conquista e à longa temporada que se inicia. Fiquemos então com a jogada de altíssima qualidade futebolística.







P.S.: Ainda acerca das percepções (erradas) dos adeptos, reparem no teor das críticas ao Rui Vitória e, por seu turno nas comparações que se fazem a outros treinadores. Um deles foi o Abel, treinador do Sporting de Braga que tem feito um excelente trabalho na pedreira, mas que ontem saiu pela porta dos fundos da entrada da Liga Europa. Já repararam nos defeitos defensivos do Braga?  Ou seja, o que quero dizer com esta observação, é que todas as equipas experienciam os chamados «problemas de crescimento» nesta fase da temporada. O essencial é que estes problemas sejam controlados e que não se reflictam nos resultados, ou melhor, nos objectivos da equipa.

18 comentários:

  1. Saudades do 4-4-2 à Benfica :( ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Gedson entrar na grande área adversária conforme entrou aqui neste lance, acabamos por ter um 4-4-2... 😉

      Eliminar
  2. Eu gosto muito do Rui Vitoria , e acho um treinador de excelencia , onde consegue fazer muita coisa bem feita , vejam alguns links no youtube que dizem.. Tiki Taka Benfica , que inclusive foi elogiado pela Uefa.
    O rui vitoria pode nao ter o mediatismo , do JJ ou do Marco Silva , mas sabe poor uma equipa ajogar à bola. e acho muito injusto estarem sempre a bater no homem. nao falo do PP , falo no geral. claro que tambem erra e tem resultados menos bons, mas nao quero outro treinador e nem vejo outro treinador atrabalhar tao bem os jgoadores e os jovens como ele.
    PP respondendo a outro post , tambem gosto mt do Jota , mas esta liga vale tudo , e nao é com putos , nao digo para nao ir apostando .. precisamos e dum craque q entre por ali dentro , tipo simao , gaitan , ou di maria. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens o Rafa, Bruno. O Rafa seria o titular na ala direita e passarias o Salvio para lateral.

      O Rafa tem um potencial terrível e quanto ao problema de finalização dele acredito que quando marcar o primeiro será como o ketchup.

      Eliminar
  3. Depois do jogo contra o Guimarães e do de ontem - com a particularidade de o de ontem ter sido fora, e no Bessa - confesso que já começo a aproximar-me mais do teu proverbial optimismo...

    Ainda quero ver esta tendência confirmar-se em mais um par de jogos, incluindo um jogo grande como o derby, mas para já é sem dúvida o melhor arranque do Benfica de RV! Não só nos resultados como também na qualidade de jogo, sobretudo nestas duas jornadas do campeonato. Como sabes, eu acredito que é mais provável conseguir bons resultados com qualidade de processos no jogo - embora seja possível ganhar jogando mal, é menos provável e acho que o Benfica de RV já esgotou a bolsa da sorte de ganhar mesmo jogando mal...

    As melhorias do nosso jogo com bola vão precisamente no sentido que antecipas neste post, o mesmo que eu venho reclamando há mais de três anos: mais e melhor jogo interior, mais utilização do corredor central, menos gente fora do bloco na primeira fase de construção e por conseguinte mais gente a dar linhas de passe dentro do bloco, mais entradas na área com bola no pé e boas condições numéricas, melhores decisões em todas as fases do jogo com bola...sem bola, também temos tido melhorias evidentes.

    Estava a dar a Dom Salvio mais uns jogos para confessar que concordo com o RB - este Salvio sim, é uma mais valia para a equipa. De vez em quando ainda baixa a cabeça e mete-se na cabine telefónica, mas em geral está a jogar muito mais inteligente e muito mais colectivamente. Livrou-se da fobia de se afastar demasiado da linha lateral e da obsessão com a linha de fundo, joga e combina por dentro quando isso é o melhor para a equipa naquele contexto e até - pasme-se - anda a decidir bem depois de desequilibrar no 1x1 (segundo golo de ontem exemplar na decisão, percebendo o efeito do movimento de Ferreyra na libertação de Pizzi mais atrás)!!

    Em compensação, do outro lado, realmente, o Cervi parece ter herdado o antigo ceptro do Salvio. Com o mesmo repertório de disparates, sem tirar nem pôr...mas porque é que o Rafa não joga ali, meu Deus?? Há tanto tempo que Cervi não serve...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Repara em que fazes da construção de jogo cada um participa. Repara também em que posições cada um recebe a bola. Agora vê o antes e agora do Salvio. 😉

      Eliminar
    2. O Cervi participa em fases mais precoces da construção, o Salvio tende a ser envolvido em fases mais próximas da finalização - certo? Por conseguinte, o Cervi tende a receber bola de costas, o Salvio tende a recebê-la de frente para o adversário - certo?

      Eliminar
    3. Um pouco por aí, mas não tem necessariamente que ser assim. É preciso que o jogador saiba preparar o momento de recepção de tal forma que lhe permita a recepção orientada, que deixa quase sempre o primeiro marcador pregado ao chão.

      A malta gosta muito de falar da capacidade de drible do Messi e da sua decisão, mas onde ele faz milagres é na forma como aparece sempre no sítio certo e no momento certo, com a posição corporal correcta para receber um passe dos seus colegas. Há muito treino aqui envolvido. Não é apenas talento inato.

      Eliminar
    4. Pois, mas pelos vistos o Cervi só tem mesmo o talento inato - em mais de dois anos de treino, não só não evolui nada como está cada vez pior...

      Acho que ele devia ser adaptado a lateral e que, a manter-se como extremo esquerdo, teria que ser o terceiro da hierarquia, atrás de Rafa (falso extremo, como muito bem já sublinhaste os extremos puros estão em desuso no contexto da elite actual) e até de Zivkovic (embora goste muito mais de vê-lo no meio ou na direita como falso extremo, se é para se optar por extremos puros, antes ele que o Cervi).

      Ou então...nem extremo puro nem falso extremo: avançado interior, como tens muito sugerido por aqui. Permitir-nos-ia matar dois coelhos de uma cajadada: resolvíamos o 'problema' do excesso de quantidade de qualidade nos avançados do plantel e aumentaríamos a eficácia ofensiva, tornando mais produtivo, em golos, o nosso ataque posicional, que começa finalmente a melhorar. Com este Salvio a extremo puro na direita, dou comigo a pensar no Castillo a avançado interior esquerdo, com Jonas ou Ferreyra no meio. Efectividade e agressividade defensivas na primeira fase de construção do adversário estavam garantidas, capacidade de chegar à área e finalizar, aproveitando os efeitos dos movimentos inteligentes de Ferreyra/Jonas e a chegada de Pizzi e Gedson à frente, pelo meio, garantidas estavam. Ele a partir do meio espaço esquerdo, com o Grimaldo e o Pizzi por ali, a inteligência de Jonas ou Ferreyra na frente, e o trio AA-Gedson-Salvio no outro flanco...ui ui! Até para a estratégia de jogo mais directo seria bom tê-lo ali para ganhar a primeira bola...

      Eliminar
    5. Nestas questões eu costumo fazer a seguinte questão: pegando num extremo puro esquerdo de classe mundial como um Sané ou um Douglas Costa, se colocasse no lugar do Cervi jogariam muito melhor?

      A resposta que eu daria era não. Provavelmente, muitos de vós diriam que que sim, porque estão a ver esses jogadores nas suas equipas onde o rendimento é máximo. No entanto, esqueceu-se do contexto. E, o contexto é isso que escrevi acima.

      No início da época, ainda em junho, eu pedi o Cervi como extremo e apostava num modelo de 3 avançados com falsos extremos/avançados interiores. Não sendo esse o modelo em vigor e optado pelo Vitória e, apostando no regresso do Yuri Ribeiro, não faz agora sentido o recuo do Cervi. Faz sim sentido criar as condições ideais para ele vingar.


      Sobre avançados interiores, dispensaste os teus dois melhores avançados interiores: Raul e Talisca (e o Heriberto que muito aprecio). Mais nenhum no plantel fará melhor essa função que eles, a não ser o Jota. O Rafa precisa de confiança para jogar e colocando-me com essa pressão seria mal para ele. O Zivkovic gosta muito mais de assistir e falta-lhe objectividade. O Salvio é o único que tem golo, mas necessita de receber o passe de fora para dentro e por vezes precisas de jogar de dentro para fora. O Cervi é muito sangue quente perdendo o timing perfeito.

      😉

      Eliminar
    6. 'Mais nenhum no plantel fará melhor essa função que eles, a não ser o Jota. O Rafa precisa de confiança para jogar e colocando-me com essa pressão seria mal para ele. O Zivkovic gosta muito mais de assistir e falta-lhe objectividade.'

      E no entanto, depois de escrever o comentário acima, vi que tinhas publicado um novo post e lá sugeres precisamente o que eu sugiro acima: 1a opção falso extremo com Rafa, 2a opção Zivkovic porque, embora também esquerdino, sempre tem melhor decisão/definição que o Cervi...

      Eliminar
    7. No final da época passada, ainda sem saber das contratações comecei a pensar em como poderia organizar e reforçar a equipa com o talento que tinha à disposição no clube, nos emprestados e na formação. Reunindo essa info, resolvi apostar num modelo que previa ou dois falsos extremos (Rafa e Zivkovic) ou dois avançados interiores (Raúl e Heriberto) ou um misto de um de outro (Rafa+Heriberto e Raúl+Zivkovic). Por curiosidade, os avançados seriam o Jonas, o Talisca e o Seferovic, o que davam para todas as situações, até porque o Talisca se quisesse seria o meu terceiro médio.

      Nesse modelo, apostava no recuo do Salvio e do Cervi. Também previa o Eliseu a central, mas seria para uma situação de adaptar um modelo de 3 defesas e era para tentar esticar um pouco mais a carreira do açoreano.

      Agora, no actual modelo, tendo um Ferreyra que adora movimentar-se pelos canais (entre o central e o lateral) com pequenas diagonais no último terço do terreno, será ideal ser alimentado por falsos extremos criadores.

      Pensando numa variante que pudesse albergar um segundo avançado, com o Ferreyra seria ideal ter um Rafa à esquerda, e um Heriberto à direita, que ao entrar na grande área poderia levar dois defesas e deixar mais solto o Ferreyra ao segundo poste (poste direito no sentido do nosso ataque).

      A questão do Rafa e do Zivkovic na posição actual do Cervi prende-se com o reconhecimento da zona onde o jogador recebe a bola e o à vontade com que ele se sente. Para o estilo de jogo explosivo e vertical do Cervi, ele precisa de receber a bola mais à frente, na 3ª fase de construção. O Rafa e o Zivkovic podem receber na 2ª como na 3ª fase, pois têm outra facilidade. No entanto, os recentes jogos não parecem ir de encontro com as minhas palavras. Razão? Necessidade de provar que podem ser soluções no onze titular, leva a excederem nas jogadas.

      Eliminar
    8. Ora bem! Bem me parecia que estávamos de acordo ;-)

      Sublinho a parte final do teu comentário...Ziv e Rafa podiam já ser os novos Gaitán e Di Maria, se tivessem sido aposta consistente logo há dois anos. Assim, estão a ser queimados em fogo lento...

      Eliminar
    9. Também é bem verdade. E pior, corremos o risco de não fazer muito 💰 com eles por causa disso.

      Eu até acho que eles se ganharem a titularidade este ano, no próximo ou no outro ano poderiam ser vendidos (ano de europeu). E nessa altura já Jota e Heriberto estariam devidamente integrados.

      Eliminar
    10. Exacto! Nós já não estamos a ter proveito desportivo, o mais provável com a queima em fogo lento durante tanto tempo é nem proveito financeiro virmos a ter. Isto para o Benfica. Para eles, o risco é passarem ao lado da grande carreira que se previa para ambos...

      Vou-me abster de apontar o responsável - para não dizeres que estou sempre a bater no homem! ;-)

      Eliminar
    11. Eles também são responsáveis...

      Eliminar
    12. Como é que eles são responsáveis? Do banco e da bancada fica difícil...só ao fim de um ano e meio no clube foram titulares (por lesões noutros). Quando finalmente jogaram meia dúzia de jogos seguidos, o valor deles foi evidente. Mas esta época voltaram a ser encostados...

      Eliminar
    13. Nos treinos e quando têm oportunidades.

      Eliminar