20 maio 2017

Esta é...


... e o Boavista um verdadeiro caso de polícia.

O que se passou hoje às portas do estádio do Bessa, quer sejam nas portas destinadas aos sócios do Boavista ou não, é lamentável e um autêntico atentado a um Estado de Direito e Democrático. Aliás, vou mais longe, uma vez que é inconstitucional. A liberdade do Boavista em exigir que naquela zona do estádio o público não possa usar determinadas cores, colide e extravasa a liberdade própria do cidadão. Só em casos muito específicos e, normalmente, relacionados com a segurança é que se pode ir um pouco mais longe. Mas, num Boavista - Benfica, dois clubes que nem sequer são da mesma cidade ou são rivais, ainda para mais num encontro de final de temporada de um campeonato já determinado, só se entende tamanha posição de força por clara má fé.

E é sobre esta que todos os Benfiquistas, através do clube devem demonstrar indignação e mais, não deixar que estas situações ocorram de forma impune, levando-as até às últimas consequências. Esta situação também é demonstrativa de muitas outras que ocorrem diariamente e que as pessoas se encolhem por desconhecimento de como se devem mover perante estas situações. O pior que podemos fazer é ficar de braços cruzados. É preciso acção. Que a direcção, através do presidente do Benfica, tenha uma palavra a dizer sobre estes temas que são recorrentes todas as épocas no futebol nacional. É que, de que vale estarmos a batalhar para um futebol nacional mais profissional e competitivo, se continuamos a ter este tipo de energúmenos por cá? A evolução do futebol nacional passa necessariamente pela erradicação deste tipo de agentes desportivos.



8 comentários:

  1. Luis Filipe Vieira é muito mole nestas situações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver o que vai acontecer... penso é que também os adeptos encarnados devem fazer uma força para que este assunto não caia em esquecimento.

      É preciso haver regulamentação sobre isto e aqui entra o promotor da competição: a Liga de Clubes.

      Eliminar
  2. É vergonhoso terem feito a receita da época à nossa custa e terem o desplante de nos fazerem uma coisa destas. É cobarde e ordinário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais vergonhoso é ninguém fazer nada sobre isso... tudo a empurrar com a barriga, como se não passasse nada.

      Eliminar
  3. R.B. Nort¢r21/05/17, 12:04

    Como já disse noutros locais, não é diferente do que sucede em muitos estádios por essa Europa fora: fora das zonas destinadas a visitantes não há adereços de outros clubes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é inconstitucional, tão simples quanto isso. Só ocorre quando há um risco de segurança enorme e só em casos muito específicos. De qualquer maneira, nessas situações não é o clube A ou B que decide isso, mas sim a autoridade de segurança nacional, coisa que não aconteceu neste caso.

      Por isso, é que agora vê-se muita gente a confundir alhos com bogalhos, dizendo que isso já aconteceu no estádio da Luz, Alvalade e Dragão, nomeadamente nos dérbis e nos clássicos. É normal nessa situação porque isso foi algo imposto pelas forças de segurança.

      O que se passou no Bessa é do mais mesquinho que possa existir. Na realidade, acredito que o Boavista, mais não é que um clube secundário com muita gente de outros clubes. Só assim se explica o acesso de milhares de sócios Benfiquistas a bilhetes de sócios do Boavista (podem ser sócios de ambos os clubes, por exemplo) e de haver boavisteiros com tamanha azia contra o Benfica (provavelmente são até sócios do Porto e do Boavista).

      Eliminar
    2. Vamos por parte. Não estou a falar de situações determinadas por quem gere o jogo, falo de jogos em que o clube da casa decide unilaterlamente que "cenas" de outros clubes fora da zona dos visitantes não.

      Por outro lado, isso do inconstitucional... Calma pá! É um comportamento reprovável? Sim mas devido a uma combinação de duas premissas: não é costumeira essa proibição e não terá havido aviso prévio. Há uma distância incrível entre o imoral e o ilegal, convinha não a esbatermos porque sim.

      É mesquinho? Claro que é. Agora vamos imaginar que a malta do Benfica decide boicotar jogo na casa de clubes que sigam essa atitude? Quantos clubes em Portugal se podem verdadeiramente dar ao luxo de tomar essa atitude? Poderá o Boavista dar-se ao luxo de o fazer, para o ano, por exemplo?

      Vamos ter calma!

      Eliminar